sexta-feira, 15 de maio de 2015

ABC...pra ganhar!!

Alguém tem alguma dúvida? Eu não! O Criciúma é, disparado, favorito para ganhar o jogo desta 6ª feira(15) pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O adversário vem de duas derrotas! Uma delas, na estréia para o Oeste, em casa, e a outra para o Paysandu, em Belém do Pará, 1 a 0, pela Copa do Brasil, nesta semana. Por que o Criciúma tem melhores chances? Alguns fatores são favoráveis ao Tigre, como, o fato de jogar em casa, ter mais qualificação técnica, além do momento do Criciúma ser melhor...afinal arrancou com vitória em Mogi Mirim.

Sobre o jogo do interior de São Paulo, inclusive, vale frisar que o Criciúma mostrou um esquema tático bem definido em Mogi e em Bragança Paulista, antes, pela Copa do Brasil... lembram? Ficou claro que Moacir Júnior armou seu time com visíveis cuidados defensivos e idéias de explorar contra-ataques. Ganhou os dois jogos e está claro que, quando atuar fora do Heriberto Hülse, a tática será esta, vista por lá! Só que nesta sexta o jogo será em casa e entendo que há necessidade de que seja aplicado um outro estilo de jogar. O ABC talvez fique atrás...esperando o Criciúma. Só que o Tigre, por sua vez, vai precisar sair procurando o ataque e ser bem mais ofensivo do que nas últimas partidas!

O técnico Moacir Júnior não contará com o goleiro Luiz, machucado, e com o atacante Bruno Lopes, este servindo a Seleção Brasileira sub-20. Para estrear em casa, o Tigre poderá ter esta formação: Édson...substituto natural de Luiz e bom goleiro, com boa resposta quando chamado; Maicon Silva, mesmo que Arnaldo tenha sido contratado pra jogar; Adalberto e Fábio Ferreira...dupla de zaga que parece levar jeito de se firmar; e, Rômulo, que tem feito o “feijãozinho com arroz”...sem inventar; Rafael Pereira e Barreto, os dois volantes que não tem sido brilhantes, mas dando conta do recado; Cléber Santana e sua função de armar e dar maior qualidade ao toque de bola do time em campo; mais Dôdi que não é meia de “chegada” a frente, mas tem cumprido bem seu papel...com boa movimentação; Rodrigo Andrade, que é meia e vai jogar no ataque; e, Neto Baiano...centroavante que continua precisando de alguém para “encostar” nele e aumentar o número de jogadas ofensivas que continua em baixa!

Passarinho Arrepiado confirma que a Confederação Brasileira de Futebol já definiu os mandos de campo da próxima etapa da Copa do Brasil. E a boa notícia é de que o Criciúma faz o 2º jogo em casa diante do Grêmio. As datas reservadas são 20 e 27 de maio, 15 e 22 de julho. Já, o Figueirense, o outro catarinense que ainda está na competição, decide sua sorte no Rio de Janeiro, diante do Botafogo. Todos os jogos de ida são estes: Palmeiras e Vitória ou ASA; Figueirense x Botafogo; Sport e Santos; Flamengo e Náutico; Ituano e Goiás; Coritiba x Ponte Preta; Vasco ou Cuiabá e Atlético(GO) ou América(RN); Ceará ou América(MG) x Tupi; Grêmio x Criciúma; e, ABC ou Paysandu x Bahia ou Luverdense. Passada a 3ª fase...os classificados se juntarão aos times que jogaram ou ainda estão na Taça Libertadores, casos de Cruzeiro, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Corínthians, mais o Fluminense, sexto colocado no Campeonato Brasileiro do ano passado.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Lembranças de uma vida!!

São 68 anos de evolução bastante considerável! Afinal, quando alguns jovens...lá em 13 de maio de 1.947 resolveram fundar o então Comerciário Esporte Clube jamais imaginavam que a instituição chegaria onde chegou!! No começo eram só jogos amistosos e depois a disputa de competições organizadas pela Liga Atlética da Região Mineira. O primeiro título veio em 1.949, aqui...regional! Naquela época era tudo diferente! Até pelo menos metade da década de 60...um pouco mais, pra chegar a jogar um campeonato estadual havia necessidade de se classificar conforme posição obtida no certame da L. A. R. M.! E, por aqui, além dos times de cidades vizinhas, havia uma rivalidade bastante acentuada com Metropol, Atlético Operário e Próspera!
Depois de ver várias vezes o Metropol “deitar e rolar”...veio a primeiro conquista em nível estadual do então Comerciário. Por questões de calendário e problemas estruturais da época, o campeonato vencido pelo “Bacharel” se refere a 1.968, mas só acabou no ano seguinte. Ainda assim, o jogo final, diante do Caxias de Joinville não aconteceu no estádio Heriberto Hülse. Foi realizado em Florianópolis, no Adolfo Konder. Pra quem gosta de recordar... aqui vai o time base daquele ano: Batista; Alemão, Lili, Conti e Tôco; Bita, Ivanzinho e Sado; Valdomiro, Chiquinho e Bossinha. Técnico: Ítalo Arpino.

A partir daí o Comerciário e o próprio futebol de Criciúma mergulharam em seguidas crises financeiras. Tanto que o Comerciário pediu licença junto à Federação Catarinense de Futebol em 1.970 e só retornaria ao futebol profissional em 1.976 para jogar amistosos. No ano de 77 voltou a disputar o Campeonato Catarinense. Em março de 1.978, a mudança de nome, idéia de alguns liderados pelo então presidente Antenor Angeloni. O Comerciário deixaria de existir para dar lugar ao Criciúma Esporte Clube. Não havia disputas nacionais e o objetivo era ganhar o Estadual...única competição que participava. Muito foi feito e poucos resultados práticos obtidos. Até que em 1.984, uma mudança mais radical: a troca das cores!!
Pois no dia do aniversário do Clube, em jogo do Catarinense contra o Joinville, um placar de “2 a 2” marcou a substituição do azul e branco no uniforme, passando a ser usado o amarelo, o preto e o branco. Apesar do apelo popular ter aumentado e a união de forças locais também, o Criciúma continuava “na fila” para conseguir ganhar novamente um título! E...isso só foi acontecer em 1.986 quando verdadeiramente “passou por cima de todos os adversários”!! Finalmente o jejum estava quebrado e começava naquele ano uma série de 10 triunfos, em termos de Campeonato Estadual. Time do 1º Catarinense vencido? Luiz Henrique; Sarandi, Sílvio Laguna, Solis e Itá; Jairo, Carlos Alberto e Rached; Vanderlei, Edmílson e Jorge Veras. Técnico: Zé Carlos.
O Passarinho Arrepiado, aqui do lado, me “cutucando” e querendo colaborar com sua rica memória, completando a coluna com suas histórias até os dias de hoje. Pois bem...o “bichinho” conta que depois de se consagrar em nível estadual, veio a maior conquista para o futebol de Santa Catarina...a Copa do Brasil! Aliás, importante frisar que chegar a decisão “bateu na trave” um ano antes com uma eliminação nos pênaltes, para o Goiás. Entretanto, o Tigre fez bonito demais em 1.991 e conseguiu ganhar a competição em cima do Grêmio. Após tal feito, o direito de jogar a Taça Libertadores de 92 e, todos lembram que o Criciúma, pro seu tamanho, fez excelente campanha!! Time base daqueles anos? Alexandre; Sarandi, Vilmar, Evandro e Itá: Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Zé Roberto, Soares e Jairo Lenzi. Claro que atletas como Jairo Santos, Wílson, Vanderlei, Adílson Gomes, Everaldo e Émerson Almeida não podem ser esquecidos!! Mais tarde, vieram outros grandes êxitos alcançados como o Brasileiro da Série B de 2.002, o da “C” de 2.006, e tantos outros títulos, quedas e acessos que fazem parte da riquíssima história do Criciúma!! Como integrante da crônica esportiva e tendo trabalhado no próprio Clube por 4 anos, o Arrepiado e eu temos orgulho de fazer parte da história e ter acompanhado tudo bem de pertinho e ao vivo!!!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Marcar e jogar...aos 68 anos!!

Talvez este seja o desejo de todos os técnicos de futebol. Quando não se consegue exercer bem a marcação ou eventualmente se o sistema ofensivo não funciona, há dificuldades para a obtenção de bons resultados. Alguns treinadores priorizam um esquema defensivo como forma de bloquear o máximo possível qualquer ação do adversário, principalmente quando este possui qualificação técnica mais apurada! Ou seja, “meu time é inferior tecnicamente, então, vamos ficar atrás para tentar explorar os contra-ataques e matar o jogo!”. Quantas vezes você, leitor que acompanha futebol, já ouviu ou observou esta frase? Várias...com certeza! Sem citar a tal “recomposição” que se torna obrigatória nos times que partem em velocidade para o setor de frente. Alguém perde a bola e há necessidade de voltar bem rapidinho e, então, recompor a defesa!

Como todo mundo que gosta de futebol é metido a técnico...eu gosto de time que marca lááá na frente!! Entenderam?? Ou seja, nada de ficar esperando cá no campo defensivo, em algumas vezes atrás do grande círculo, com duas linhas de 4 jogadores...ou uma de 5, e só um na frente correndo atrás dos zagueiros. Quem se comporta assim enfrentando equipes com bons recursos técnicos e de razoável movimentação, acaba sendo envolvido e levando gol(s)!! Na maioria dos casos, quem prefere se dispor em campo desse jeito, se dá bem quando joga contra times mais fragilizados, sem grande virtudes!

Outra situação que está sendo praticada e treinada pelos diversos clubes do futebol dito moderno é a bola parada. Uma falta nas proximidades da área, quando bem ensaiada, pode resultar em gol ou, no mínimo, em jogadas de extremo perigo. Ressalto, entretanto, que há necessidade de treinar bastante para que as coisas funcionem como o esperado!! Hoje em dia, são raros os técnicos e jogadores que procuram insistir repetidas vezes uma bola parada no dia a dia de atividades. Vale frisar que, para alcançar sucesso, é preciso treinar MUITO e váááárias vezes!! O velho e bom Zico ficava ensaiando faltas...sendo persistente! Em razão disso, mais sua qualidade natural como um dos melhores jogadores do mundo em sua época, o aproveitamento era acima da média!! Outro que ficava treinando para procurar se aperfeiçoar era Valdomiro, nos tempos do Internacional. Depois de todos irem pro vestiário, acabado o treino, Rubens Minélli  permanecia no campo passando orientações e ensinando o ex- atacante do Comerciário. Valdir Espinosa fazia o mesmo com Renato Gaúcho, no Grêmio. Assim era com Roberto Dinamite, Rivelino, Éder Aleixo e, hoje, com Rogério Ceni que não se cansa de tentar aperfeiçoar cada vez mais sua quase mortal bola de falta na frente da área.

Passarinho Arrepiado lembra aos leitores que, nesta quarta(13), o Criciúma Esporte Clube faz aniversário! Lá se vão 68 anos de uma história rica e de conquistas! Claro que não há muito o que comemorar...no momento! O “Azulão” que virou “Tigre” vem de descenso no Brasileiro e de uma participação muito ruím no Campeonato Catarinense. Obviamente que a torcida está sentida...triste e magoada! Mas, há de se levar em conta, que o Criciúma, como clube e instituição, cresceu muito no aspecto estrutural, além das vitórias tão decantadas por nós...os 3 títulos nacionais que estampam estrelas na camisa amarela, preta e branca!! Somando e subtraindo tudo...não dá pra deixar de reverenciar o que é o Criciúma, o que representa pra cidade e região!! Assim...parabéns a todos que fizeram ou fazem parte da história da maior “bandeira” do Sul do Estado...o que temos de melhor pra mostrar: o Criciúma...o Tigre de todos nós!! E...como notícia, a informação de que Juba(de calção preto na foto abaixo), atacante de 30 anos, que jogava no Operário de Ponta Grossa-PR é, sim, a 10ª contratação do Criciúma para este início de Série B.

terça-feira, 12 de maio de 2015

O que importa é ser competitivo!

Jogar feio ou jogar bonito, infelizmente, não faz mais parte da cultura do futebol brasileiro. Se foi o tempo em que víamos verdadeiros espetáculos nos estádios de futebol. Hoje em dia o que mais importa é demonstrar alto grau de competitividade e espírito de luta! Hoje se fala muito em “raça, determinação, vontade, sangue no olho”. Enquanto isso, aquele futebol onde a qualificação técnica era prioridade, está cada vez mais raro ou inexiste! E...no caso do Criciúma, isso se caracteriza ainda mais pelo fato de estar jogando a Série B do Campeonato Brasileiro! Na Série A, até que há um pouco mais de cadência e os times participantes têm jogadores de maior habilidade e atributos técnicos.

Faço tal analogia para tentar passar ao leitor o que aconteceu com o Tigre em Mogi Mirim. Dentro do que possui no plantel, o Criciúma foi, sim, competente e jogou pro gasto!! O Mogi não exigiu muito e o Criciúma, mesmo sem mostrar algo empolgante ganhou de 2 a 1. E está claro que o técnico Moacir Júnior vai se utilizar do mesmo esquema de jogo em partidas fora do estádio Heriberto Hülse. Foi assim em Bragança Paulista, pela Copa do Brasil, e contra o Mogi Mirim. Dois jogos, competições distintas e duas vitórias! Penso estar correto o comandante tricolor. Afinal, se está dando certo não há porque mudar!! E não tem nada de especial no que está mostrando o Criciúma em jogos mais recentes fora de casa! Joga “fechadinho”, controla o ímpeto inicial do adversário e arrisca um ou outro contra-ataque para “matar” o jogo! Aptidão e competência? Sim! Futebol bonito...de encher os olhos? Nããããooo!!

O ABC, próximo adversário do Criciúma, no Campeonato Brasileiro, eliminou o Boavista(RJ) na primeira etapa da Copa do Brasil e, nesta terça-feira(12), inicia novo confronto, desta feita diante do Paysandu. Primeiro jogo em Belém, segunda partida semana que vem em Natal. Do Norte, o ABC atravessa o País para enfrentar o Criciúma, na sexta(15). Além do desgaste natural de um jogo...ainda há a questão climática, fatores que poderão favorecer o Tigre que vai estar, teoricamente, descansado e só esperando para conquistar a segunda vitória na Série B!! E, desde já, com certeza dá para apontar o Criciúma com maior favoritismo em relação a esse jogo. Vai estar atuando em casa, ao lado de sua torcida e com expectativa de que o “futebol/competição” apareça de novo e o Tigre seja tigre!

Passarinho Arrepiado e suas informações, sempre precisas...o Criciúma está confirmando a contratação do goleiro Bruno Fuso. Trata-se da 10ª contratação nesta primeira “leva” de reforços visando o Campeonato Brasileiro. Tem 27 anos e é “cria” do Atlético Mineiro. Desde 2.007 quando começou a jogar futebol profissional, andou por Oeste, Náutico, Ponte Preta, Coritiba, XV de Piracicaba, ABC e Vila Nova de Minas. Vem por indicação do técnico Moacir Júnior que o conhece. O Criciúma está correto em trazer mais um goleiro! Tem Luiz, que passa por um período lesionado; Édson, hoje, na pior das hipóteses um reserva de “luxo”; David, o “menino” da base que está indo para a Seleção Sub-20; e, agora, chegando o tal de Bruno Fuso. Vale frisar que dos 9 e agora, 10, só 4 vimos jogar com a camisa do Criciúma. Numa primeira análise, gostei do zagueiro Adalberto, do atacante Neto Baiano e dos poucos minutos que pude ver do Rodrigo Andrade. Não posso dizer o mesmo do lateral direito Arnaldo. Ainda estamos curiosos pra observar o lateral esquerdo Cristiano, o zagueiro Wânderson, os volantes Wéllington e Walfrido, além do meia Hégon, e do atacante Juba, 30 anos, que atuava no Operário-PR.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Criciúma priorizou se defender e ganhou de 2 a 1!!

O futebol é assim! Ou seja, o Tigre foi finalizar contra a meta do Mogi Mirim só aos 15 minutos do 2º tempo, depois de uma hora de jogo, e conseguiu seu 1º gol!! Por outro lado, a 2ª conquista foi conseqüência do que já ocorria na partida. Descrevendo os gols do Criciúma...o Mogi Mirim errou no ataque ao cobrar uma falta, Rodrigo Andrade foi “esperto”, roubou a bola que foi lançada para Barreto. O volante do Criciúma apareceu na área com a bola dominada pela direita, em velocidade, e cruzou na cabeça do baixinho Dôdi: 1 a 0. Depois, quando ampliou pra 2 a 0, falta na intermediária...lado direito, Cléber Santana saiu da bola e deixou para que Rodrigo Andrade levantasse na área para o cabeceio de Fábio Ferreira: 2 a 0. O resultado parecia seguro e tranqüilo. Só que, numa desatenção do sistema defensivo, Júnior Juazeiro apareceu livre na área e, de cabeça, descontou para os paulistas.
A vitória do Criciúma foi justa...sem a menor sombra de dúvida! Mesmo se preocupando em apenas se defender durante toda a 1ª etapa, contra um fraco Mogi Mirim, o Criciúma foi mais eficiente diante das pouquíssimas oportunidades criadas pelos dois times, e confirmou uma boa arrancada na Série B do Campeonato Brasileiro. Individualmente, Luiz mostrou a segurança de sempre, mesmo sem ter sido muito exigido pelo ataque do Mogi. Nota 7. Em razão de lesão muscular, acabou substituído por Édson já quase no fim do jogo que fez boas intervenções diante de uma pressão criada pelo adversário para tentar empatar. Nota 6. Maicon Silva demonstrou discreta evolução ofensiva. Nota 6. Adalberto estreou bem...sem comprometer. Nota 7. Nota 7 também para Fábio Ferreira...até pelo gol! Importante frisar que o sistema defensivo do Criciúma não foi muito importunado em razão da incompetência dos atacantes do Mogi Mirim. Por sua vez, o lateral Rômulo não realizou bom jogo. Sonolento na marcação só evoluiu um pouquinho a partir dos gols do Criciúma. Nota 5. Rafael Pereira cumpriu seu papel de ajudar a “povoar” o meio campo. Nota 6. Barreto foi feliz no lance do 1º gol, mas precisa maior estabilidade. Hora bem...hora mal, ele vai se mantendo no time titular. Nota 5. Cléber Santana continua não errando passes, mas precisa aparecer mais na frente! Nota 6. O garoto Dôdi foi o melhor do Criciúma, mesmo quando o time apresentou futebol muito pobre no 1º tempo. Acabou premiado com o 1º gol! Nota 8. Bruno Lopes esteve apagado. Exagerou nas faltas de ataque e pouco produziu ofensivamente. Nota 4. E...Neto Baiano, que se movimentou muito bem dando a impressão que vai ser bastante útil na sequência da competição. Nota 7. Foram utilizados ainda Arnaldo e Rodrigo Andrade. O lateral foi ajudar Maicon Silva pra “fechar o time” e garantir o placar...e não entendo que tenha cumprido bem seu papel. Nota 4. Sobre o meia, teve participação nos dois gols do Criciúma e demonstrou agilidade e rapidez para puxar contra-ataques. Nota 6. Quanto ao técnico Moacir Júnior, dentro do que se propôs...sucesso conquistado! Uma boa retranca no 1º tempo, duas finalizações e dois gols no 2º!! Pela proposta...bom aproveitamento! Nota 7.

Passarinho Arrepiado me passa os números do jogo: 16 faltas cometeu o Mogi Mirim, 20 o Criciúma, das quais, 10 cometidas por Bruno Lopes. A gol, 5 chutes do Mogi, duas do Criciúma, justamente as duas dois dois gols do Tigre!. Pra fora, 6 finalizações dos paulistas, 3 do Criciúma. Escanteios...5 a 0 para o Mogi. E, impedimentos...4 a 2 para o Criciúma. E assim, o Passarinho Arrepiado encerra, assim, sua cobertura de treinamentos e preparativos para o jogo que marcou a estréia do Criciúma no Campeonato Brasileiro da Série B. Muito bom! Notícias e novidades não faltaram! E só foi a 1ª partida...de um total de 38, dos quais mais 18 fora de casa! Foram 6 dias de trabalho com o objetivo de bem informar o público que nos acompanha aqui neste espaço! E vem muito mais pra você leitor que sempre se mostra sedento por informações e querendo saber tudo sobre o Criciúma! Portanto...fiquem com a gente!!