sábado, 16 de julho de 2011

Futebol e campo ruíns, um péssimo Criciúma e competência do Salgueiro.

O que foi aquilo que vimos neste sábado contra o Salgueiro??? Gente.....foi o pior Criciúma de 2.011, sem nenhuma dúvida!!! Acompanhei todos os jogos deste ano durante o Estadual e agora no Brasileiro e, então, chego a tal conclusão. A atuação na derrota de 2 à 1 em Paulista, na Grande Recife, foi vergonhosa. O futebol mostrado? De baixíssima qualidade! E o Salgueiro, que tem o Ceará como centroavante, conseguiu ser mais competente do que o Criciúma. Além disso, se o Tigre foi "gatinho", o "Carcará (apelido do Salgueiro) mesmo tendo vencido foi o pior time enfrentado pelo Criciúma neste Brasileiro. Depois da partida, jogadores e treinador falaram muito sobre a condição do gramado. As fortes chuvas pioraram o já "batido" piso do estádio Ademir Cunha. Mas entendo que tal justificativa não pode servir como desculpa. Todo o time esteve abaixo da crítica e permitiu a virada pernambucana com duas falhas coletivas da defesa que, até então com Guto no comando, estava dando conta do recado. Sobre o treinador, sua opções de escalação e substituições continuo com minhas opiniões. Guto Ferreira tem idéias de se preocupar muito mais com o sistema defensivo do que com o ataque. Inventou quando escalou Diogo Oliveira como atacante. Errou mais uma vez ao escalar três volantes e manter dois quando o time precisava atacar. Em resumo, técnico e time dentro de campo ainda não passaram a devida confiança. O que fazer? Calma, trabalho, treinamento, algumas alterações e mais ousadia.....dentro e fora de casa!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Guto e o seu 4-5-1....ou 5-4-1.

É uma questão de opinião, mas, pelo que estamos observando em relação às idéias do técnico do Criciúma, Guto Ferreira para esse jogo contra o Salgueiro, o sistema tátito à ser usado é um 4-5-1 ou até um 5-4-1. E, imaginem só.....não tem nenhum mistério! Ou seja, a leitura é simples. Dois zagueiros(Rogélio e Ânderson Conceição), com dois laterais(Fabinho Capixaba e Pirão); 3 volantes(Jáckson, Baráka ou Hênik e Mateus); dois meias(Aloísio e Diogo Oliveira); e, um atacante(Schwenke). Temos ainda a polivalência de Jáckson que, dentro das variações táticas é usado também como zagueiro. Daí a opção do tal 5-4-1. Mas, independente do esquema que é um autêntico "prato cheio" para torcedores e comentaristas, entendo que o mais importante é a postura do time em campo. Todos sabem que o Salgueiro não é grande coisa. Aliás, insisto que ninguém ainda impressionou neste Brasileiro da Série B. Portuguesa e Ponte Preta merecem referência. Mas ainda estão longe de serem consideradas equipes de grande destaque. E, sobre a campanha do Criciúma até agora....digamos que sartisfatória. Entretanto, também longe de passar total confiança em relação à briga por acesso à Série A!!!

A dispensa de Rôni da Seleção Brasileira Sub-20.

Considero algo absolutamente normal o não aproveitamento do meia-atacante do Criciúma pelo técnico Nei Franco, na Seleção Sub-20 que vai jogar em breve o Mundial da categoria na Colômbia. A concorrência, todos sabíamos, era muito forte. E também entendo que já há uma boa valorização do jogador e, por consequência, de bons rendimentos para as partes interessadas. Conversei com Rôni durante o programa que apresento todas as tardes na Rádio Eldorado e senti uma autoconfiança muito grande por parte dele. Rôni parece não ter se abalado pelo fato de estar ausente do grupo selecionado para a Copa do Mundo Sub-20. O garoto tem boa cabeça e já projeta seu retorno ao Tigre onde espera voltar a ser aproveitado pelo técnico Guto Ferreira. Sobre os possíveis negócios, Rôni diz desconhecer qualquer interesse em relação a uma transferência para o futebol do exterior. Entretanto, depois de seu retorno ao Clube, admite conversar sobre o assunto juntamente com seus procuradores e com o presidente A. Angeloni. "Sêo" Tito, pai de Rôni me disse preferir que seu filho fique mais um tempo no Criciúma por considerá-lo ainda muito "novo"(19 anos) e necessitar de melhor desenvolvimento para uma negociação futura mais vantajosa e lucrativa para os envolvidos. Inteligente e esperto o "sêo" Tito!!!

Cléber, do Palmeiras....que coisa!!!

O meia atacante do Palmeiras, Cléber, jogador de boa qualidade técnica, está aprontando mais uma! Assim como já havia feito no Cruzeiro, Cléber está pressionando os dirigentes para ganhar aumento salarial. Até aí nada demais. Mas a forma como o atleta age me deixa indignado e revoltado. Não tenho maior ou menor simpatia clubística, no caso. Entretanto, alegar estar machucado para não jogar em consequência de impasses financeiros é algo que não condiz com um comportamento profissional dígno. Claro que, além da vontade pessoal, Cléber está sendo orientado por procuradores e empresários. Pra clarear um pouco a situação, o meia ainda no Cruzeiro pediu dinheiro para ficar, provocou desentendimentos inclusive com torcedores e resolveu aceitar um convite do Palmeiras. Agora, no Parque Antártica onde ganha R$ 400.000,00 por mês, 300 mil à menos do que o técnico Luiz Felipe Scollari, Cléber quer aumento, não está atuando entre os titulares e ameaça deixar o clube. O Flamengo chegou a convidá-lo mas depois desistiu. Cito o exemplo de Cléber para, mais uma vez, mostrar que a tal Lei Pelé é a principal responsável por atitudes como essa. Lei Pelé que mudou a "cara" do futebol brasileiro e a maneira de conduzí-lo. Na minha opinião, mudanças que beneficiaram bem mais os atravessadores do que o futebol em si. Quem acompanha sabe e concorda!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Copa América sem tempero.

Uma competição em que, pelo menos na primeira fase, ninguém empolgou ou mostrou um futebol de boa qualidade. Muito se esperava de Brasil, Argentina e Uruguai, mas todos estiveram muito abaixo de um rendimento pelo menos razoável. Nem Diego Forlan, Méssi ou Neymar. Aliás, nenhum nome até o momento merece destaque. Todos nós que gostamos de um futebol competitivo e com a "cara sul-americana", esperamos algo bem melhor à partir das quartas de final. E olha que confrontos como Uruguai x Argentina e Brasil x Paraguai são de difíceis prognósticos até pela rivalidade existente. Já Colômbia x Perú, Venezuela x Chile tendem a despertar menor interesse da mídia. E penso ainda que em termos competitivos chegou a hora de quem sabe jogar, mostrar o que os outros não sabem! Sobre o dito favoritismo de Brasil e Argentina, mesmo com as carências e deficiências apresentadas, imagino que passem e cheguem até às finais. Ou alguém aposta.....por exemplo.....na Colômbia....no Chile.....???

quarta-feira, 13 de julho de 2011

1º de agosto pode ser......

......mais um dia histórico para o Criciúma E. C. Digo isso porque nesta data haverá uma reunião do Conselho Deliberativo e no referido encontro o presidente A. Angeloni novamente vai expôr sua idéia de comandar o Clube por um período de 10 anos. Lembram.....no começo do ano? Angeloni já havia manifestado tal interesse e depois recuou em razão de alguns questionamentos surgidos. Na época, claro, gostei da idéia. E ainda tenho o mesmo pensamento! Refletindo sobre o que foi realizado no Criciúma desde a volta do "sêo" Antenor e pelos seus projetos e anseios o óbvio é que tudo tenha uma continuidade. A anunciada co-gestão proporcionaria ao Criciúma como instituição e clube de futebol uma solidêz necessária para alcançar objetivos e sucesso. Há também o outro lado da moeda. Afinal, os conselheiros e sócios patrimoniais precisam discutir e avaliar a questão. Entretanto, entendo ser apenas algo "protocolar". Ou seja, o parecer do Conselho e do quadro associativo precisa ser favorável. Todos nós que vivenciamos o Criciúma temos a obrigação de encampar e abraçar a idéia! Há outra saída? Não! Ou outro alguém se habilita a presidir e "bancar" o Criciúma?????

Times da Série B....seus estádios e número de jogadores.

As informações à seguir constam de pesquisa realizada afim de proporcionar melhor conhecimento por parte de nossos leitores e simpatizantes com relação aos 20 clubes que jogam a Série B do Camp. Brasileiro. Num momento em que se discute muito o número ideal de atletas para tal disputa e as dimensões dos campos onde acontecem as partidas, fomos buscar os seguintes dados:
ABC c/ 37 jogadores, Estádio Frasqueirão c/ 16.000 torcedores e dimensões de 105 x 68;
Americana, 42 atletas, Estádio Décio Vitta onde cabem 15.000 torcedores e mede 105 x 77;   
A.S.A., 32 jogadores, Estádio "Fumeirão" de capacidade p/ público de 15.000 c/ dimensões de 110 x 70;
Barueri, plantel de 56 atletas, joga na Arena Barueri c/ 27.419 torcedores e dimensões de 105 x 65;
Boa Esporte, 41 jogadores, Estádio "Melão" c/ público máximo de 45.000 e medidas de 110 x 75;
Bragantino, 43 atletas, Est. Nabi Abi Chedid, máximo de 18.220 torcedores c/ dimensões de 110 x 60; Criciúma, 32 jogadores, Estádio Heriberto Hülse, capacidade p/ 19.900 torcedores medindo 100 x 70;
Duque de Caxias, 49 atletas, Est. Cláudio Moacir(Macaé), público de 16.000 e medidas de 110 x 70;
Goiás, 36 jogadores, usa o Serra Dourada onde cabem 54.049 torcedores e dimensões de 118 x 90;
Guarani, 43 no plantel, Est. Brinco de Ouro c/ capacidade p/ 30.800 de público e medindo 105 x 70;
Icasa, 49 atletas, Estádio Romeirão, público máximo de 12.000 e dimensões de 105 x 75;
Náutico, 33 jogadores, joga no Estádio dos Aflitos c/ capacidade p/ 19.900 torcedores e mede 105 x 70;
Paraná, usa 44 atletas, Estádio Dorival de Brito c/ público máximo de 20.083 e dimensões de 110 x 75;
Ponte Preta, 38 jogadores, Estádio M. Lucarelli c/ capacidade p/ 18.806 torcedores medindo 107 x 70;
Portuguesa, 37 no plantel, Estádio do Canindé, onde cabem 24.500 torcedores e dimensões de 110 x 70;
Salgueiro, 42 atletas, usa o Est. Ademir Cunha que abriga público de até 7.000 e mede 105 x 65;      
São Caetano, 38 jogadores, Estádio A. Campanella, capacidade de 19.425 torcedores medindo 100 x 70;
Sport, 42 no plantel, Estádio da Ilha do Retiro, cabem 35.000 pessoas e tem dimensões de 105 x 70;
Vila Nova, 40 atletas, também usa o Est. Serra Dourada, público de 54.049 e medindo 118 x 90; e,  Vitória, 45 jogadores, Estádio Barradão, público máximo de 35.632 e dimensões de 110 x 68.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Na mesma linha da postagem anterior....

.....sigo destacando algumas situações que envolvem o plantel do Criciúma. Se até ontem eram 38 atletas, hoje esse número caiu para 32, contando com o volante Carlinhos Santos que está se recuperando de cirurgia e ficará afastado ainda por mais 60 dias. Sobre as saídas anunciadas, me causa uma certa surpresa a que se refere ao lateral Thôny. O jogador não conseguiu muitas oportunidades para apresentar aquele futebol que foi destaque na Chapecoense. Por aqui teve mais "baixos" do que "altos" em 6 jogos com a camisa do Tigre. Por sua vez, Marinho Donizétte causou boa impressão quando chegou. Mas depois, caiu de produção e não se recuperou mais. Nícolas e Mariano Rubbo pouco produziram e será melhor que tentem carreira em outros clubes. Sobre Guilherme, que veio no ano passado, também perdeu sua melhor condição técnica mostrada em alguns bons jogos da Série C de 2.010. E, Diego Felipe, sem espaço entre os titulares, vai emprestado para a Chapecoense. Entretanto, penso eu, com obrigação de volta no fim do ano. Pra resumir, atitudes absolutamente normais por parte do Depto. de Futebol e perfeitamente compreensíveis. Se 38 era um número alto de jogadores, 30...32 está de bom tamanho!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os dados à seguir.....

.....foram fornecidos pela Assessoria de Imprensa do Criciúma Esporte Clube. Me refiro ao elenco de atletas do Depto. de Futebol. Afinal, foram efetuadas 20 contratações para o Camp. Brasileiro totalizando, no momento, 38 jogadores incluindo-se quem treina entre os profissionais e joga pelo time júnior no Catarinense. Pois bem, vamos aos nomes: Andrey, Fábio e Bruno (3 goleiros); Fábio Santana, Thôny, Fabinho Capixaba, Pirão, Marinho Donizétte e Massári (6 laterais); Rogélio, Toninho, Nirley, Rodrigo, Ânderson Conceição e Joílson (6 zagueiros); Hênik, C. Santos, Jáckson, Mateus, Baráka, Diego Oliveira, Diego Felipe e Diogo Caxuba (8 volantes); Guilherme, Pedro Carmona, Diogo Oliveira, Rôni, Bréitner, Aloísio, M. Rubbo e Doriva (8 meias); e, Schwenke, Zé Carlos, Nícolas, Bruno Meneghel, Bryan, Adeílson e Éder (7 atacantes). Convenhamos, qualquer comissão técnica encontra dificuldade para trabalhar e administrar um grupo com muitos jogadores. Sei que clubes considerados de ponta no futebol brasileiro têm elencos até maiores. Mas, a atual estrutura do Criciúma e o tamanho da competição em disputa não comportam um plantel tão grande! Qualificar é o principal objetivo dos dirigentes. Mas há necessidade também de muita sabedoria para admnistrar tudo que envolve o sonho de retornar para a Série A.

Maxim Mikhaylov, Dmitriy Muserskiy e cia. ....

.....se transformaram numa barreira intransponível para a Seleção Brasileira de vôlei masculino na final da Liga Mundial contra a Rússia. Entretanto, entendo que não há nada a contestar em relação a esse vice-campeonato alcançado pelo time treinado por Bernardinho. O vôlei é tratado com carinho e respeito por sua Confederação e mais ainda pelo público brasileiro. E os resultados anteriores dão a credibilidade necessária para tal confiança. Assim como também penso que não podemos fazer críticas duras ao time de futebol feminino do Brasil. Marta, Cristiane e as demais meninas fazem um grande trabalho de sustentação da modalidade no País. A derrota nos pênaltes para os Estados Unidos nas quartas de final da Copa do Mundo na Alemanha foi uma briga de dois grandes times do futebol mundial. Como analista e observador dos acontecimentos, penso que vexame mesmo tem sido o Brasil na Copa América. Embora não tivesse ocorrido nenhuma contestação em relação à utilização de Neymar, Ganso, Robinho e Pato, o futebol apresentado pelos quatro e demais companheiros é de baixa qualidade. Nem de perto com o que eles jogam em seus clubes! O motivo? Muita gente tenta mas não encontrou ainda uma resposta convincente!