sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Oeste vai pra cima do Tigre!!

Com toda certeza o jogo desta sexta-feira(13) em Osasco tende a ser de pressão por parte do time paulista. Afinal, se observarmos a tabela de classificação chegaremos à conclusão de que a necessidade de conquistar os 3 pontos é muito maior do Oeste que do Criciúma. O Oeste tem 42 pontos, e está em 15º. Já o Criciúma é 12º com 45 pontos. Há riscos de rebaixamento ainda para o Criciúma? Matematicamente, sim! Masss...convenhamos, seria preciso uma combinação de resultados bastante mirabolante nas três rodadas que faltam. Particularmente, pelo visto, não creio que o Roberto Cavalo e cia. ainda venham a se incomodar com ameaça de descenso. Por sua vez, o Oeste precisa muito vencer porque está há duas posições da “degola” e tem disputa paralela com Ceará e Macaé. Pra quem gosta de curiosidade, além de enfrentar o Criciúma nesta rodada do Brasileiro, o Oeste ainda terá pela frente Atlético de Goiás, fora; e, Payssandú, em casa.

No Criciúma, sem Barreto e Thiago Ádamm, machucados, o técnico Roberto Cavalo definiu que Wéllington atuará como 1º volante e, no setor de frente, há uma dúvida. Esta reside no posicionamento de Bruno Lopes. Cavalo ainda não sabe se o atacante jogará mais fixo... centralizado ou aberto pela direita para ajudar na recomposição de marcação. Como Maurinho fará essa função pelo lado esquerdo, entendo que o melhor será Róger Guedes como centroavante e Bruno Lopes realizando aquela função de atacar e defender...quando o Criciúma não estiver com posse de bola. Time? Vamos lá...Luiz; Maicon Silva, Wânderson, Iânson e Márlon; Wéllington, Douglas Moreira e Dudú Figueiredo; Bruno Lopes, Róger Guedes e Maurinho.

Algumas situações chamam atenção e preciso colocar pro leitor que nos acompanha aqui no criciúmanews. O Criciúma ainda não confirmou a renovação de contrato do goleiro Luiz!! Preocupante? Com certeza!! Luiz é o principal jogador do plantel hoje, já disse que quer ficar e, obviamente, espera valorização!! Ah...custa caro!! Alguém pode alegar isso. Pois bem...o barato pode custar caro, mais tarde!! A renovação precisa ser o quanto antes!! Outro assunto...diz respeito ao lateral Márlon. O menino, 18 anos, tem contrato com o Criciúma até fim de 2.017 e seu salário é baixo. Por conseqüência, a multa rescisória também é com valores mais reduzidos em relação ao mercado. Portanto, o Criciúma corre o risco de, a qualquer momento, perder o jogador para algum grupo de investidores ou outro clube de maior poderio financeiro. Pra se garantir e ficar com o atleta que pode ser mesmo uma revelação, só há uma saída: aumentar os ganhos do jogador o que acarretaria uma elevação também na multa de rescisão. Entretanto, Márlon e seu procurador só aceitariam tal proposta se quiserem. Como tudo gira em torno do “money”, uma negociação pode ocorrer a qualquer momento...seja pra permanência ou até mesmo a saída do profissional!!

Ele estaria com 86 anos de vida que, por sinal, seriam completados justamente na terça-feira passada(10), quando o Criciúma venceu o Boa Esporte por 3 a 0. Me refiro a Osvaldo Patrício de Souza, ex-presidente do Comerciário Esporte Clube...o “pai” do, hoje, Criciúma! Empresário, comerciante e um apaixonado pelo futebol! Esteve em várias edições de copas do mundo quando a saúde ainda lhe permitia. Lembro que, quando o Comerciário voltou ao profissionalismo, em 1.976, ele era o presidente!! Lutou contra a mudança de nome, de Comerciário pra Criciúma. Depois, com o passar dos anos, reconheceu que as modificações eram necessárias!! Ainda em tempo...condolências da coluna a familiares e amigos!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Criciúma 3 Boa Esporte 0...ao natural!!

O Criciúma precisou de “apenas” um tempo pra decidir a partida contra o Boa Esporte. Fez 3 a 0 ao natural...sem forçar e, por outro lado, em nenhum momento foi ameaçado pelo adversário! A equipe mineira teve em Clébson, aquele baixinho de cabelo encaracolado, camisa 10 que trabalha bem no meio campo, sua principal figura. Masss...só! O Boa veio pra cá já nitidamente “largado”!! Com a confirmação do rebaixamento na rodada anterior, entrou em campo só pra cumprir tabela. E...o Tigre, depois de começo meio que modorrento, aos poucos foi se ajeitando no jogo e construiu um placar que até poderia ter sido maior!! No primeiro gol, “casquinha” de Thiago Ádamm após cruzamento da direita e o goleiro Douglas rebateu pra dentro do gol. No segundo, Bruno Lopes fez jogada de pivô e escorou pra batida seca e forte de Dudú Figueiredo. E, na terceira conquista tricolor...em contra-ataque, belo lançamento de Márlon pra Róger Guedes que driblou zagueiro e goleiro e só não entrou com bola e tudo porque não quis! Um dos gols mais bonitos este ano no estádio Heriberto Hülse!!

Individualmente...Luiz quase que só “assistiu” o jogo. O Boa Esporte não incomodou em nenhum momento. Pelo seu comando e regularidade...nota 7. Maicon Silva demorou um pouquinho pra se soltar e ir à frente ajudar o ataque, uma característica sua. Depois, fez boas jogadas se utilizando de velocidade e até dribles! Nota 7. A dupla de zaga, Wânderson e Iânson, não foi acossada pelos atacantes adversários. Atuação tranqüila...tanto de um, quanto de outro. Nota 7 pra ambos. O lateral Márlon, garoto da base, voltou a jogar bem e, com certeza, assumiu sua condição de titular nesta reta final de Brasileiro. Nota 7. No meio, Barreto fez seu trabalho de proteção ao meio sem maiores dificuldades. O mesmo aconteceu com Douglas Moreira que continua com sua função de marcador e apoiador. Masss...acho que ambos podem render um pouco mais ofensivamente!! Nota 6 pros dois volantes do Tigre. Mais uma vez me agradou a atuação de Dudú Figueiredo. O meia fez um gol, se movimentou bem e, depois do jogo, disse que quer ficar no Criciúma para a próxima temporada! Nota 7. Róger Guedes realizou excelente 1ª etapa! Marcou o 3º gol do Criciúma, se utilizando de velocidade, dribles e calma pra finalizar. Nota 8. Sobre Thiago Ádamm...um gol e logo após sentir lesão muscular, ainda antes da metade do 1º tempo, foi substituído. Nota 7 pra ele. Em relação Bruno Lopes...novamente muita disposição e dedicação, além de maior participação em jogadas ofensivas. Foi dele o passe para o segundo gol do Tigre. Também nota 7. Entraram Maurinho...este no lugar de Thiago Ádamm, por lesão, e muito lutou...mas pouco rendeu! Nota 6. Ruan e Joílson, pelo esforço e entrega...nota 6 pra cada um deles!!

O Passarinho Arrepiado e eu usamos o costumeiro espaço dos números do jogo, hoje, pra exaltar o trabalho do técnico Roberto Cavalo. Chegou, mudou a “cara” do Criciúma, mexeu no aspecto motivacional e conseguiu “tirar mais leite da pedra”(o plantel de jogadores). Só não ganha 10 porque perdeu dois jogos!! Então...”9” pra dupla Cavalo e “Pinto”...apelido de Vanderlei, nos tempos de jogador! E...nossas condolências à família do sr. Osvaldo de Souza, ex-presidente do Comerciário, falecido na última 2ª feira(09)!

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Os méritos de Vanderlei e Roberto Cavalo.

Nada mais justo do que reconhecer o que fez a dupla contratada depois das mudanças na área administrativa do Criciúma Esporte Clube. As idéias propostas pela dupla Roberto Cavalo e Vanderlei João Mior, respectivamente técnico e assessor do Depto.de Futebol, estão surtindo o efeito desejado. Claro que tudo foi e está sendo respaldado por Jaime Dalfarra, o novo presidente! Massss...tanto Cavalo quanto o ex-artilheiro chegaram no vestiário e detectaram problemas que estavam contribuindo muito para que o Criciúma estivesse demonstrando baixíssimo rendimento no Campeonato Brasileiro. Algumas “laranjas podres” foram descartadas, um ajuste aqui e ali, e o melhor resultado apareceu com a dedicação e a entrega observadas no jogo com o Botafogo.

Há de se ressaltar, entretanto, que as coisas ainda não estão nos seus devidos lugares!! Ora bolas...não é porque ganhou um jogo, do Botafogo, que agora tudo está ou vai ser “às mil maravailhas”!! Sempre é bom lembrar que o Criciúma cometeu erros absurdos este ano, no futebol, e nunca é demais alertar que tais equívocos não poderão ser repetidos em 2.016! O presidente Jaime Dalfarra fala em R$850.000,00 para fazer um time competitivo e começar a encarar a próxima temporada. Dalfarra acha que umas 5 contratações serão suficientes para as disputas do Campeonato Catarinense, o Brasileiro, a Copa do Brasil e, talvez, a Sul/Minas/ Rio. Pelo que tenho notado, 5 é um número baixo para qualificar o elenco que, dentro do que penso, precisa sofrer mudanças drásticas e consideráveis afim de que o próximo ano seja bem mais promissor do que este!!

Também é bom frisar que o Criciúma ainda não está matematicamente livre do descenso!! “Ah...Gilberto!! Você ainda acredita que o Criciúma ainda pode se complicar??”. Talvez um ou outro torcedor me questione nesse momento! Refresco a memória do leitor lembrando que o Criciúma perdeu pontos importantes, dentro de casa, pra equipes que hoje estão na zona do rebaixamento! No caso, em derrotas pra Macaé e ABC, e empate diante do Mogi Mirim! Então...nada de cantar vitória antes da hora!! Sei, no entanto, que o Criciúma está vivendo momento diferente. A casa, aos poucos, parece tomar o rumo da arrumação! Só que, em 2.015, tirando os jogos diante do Grêmio,pela Copa do Brasil, tendo no meio deles aquela partida contra o Bahia, pelo Brasileiro, o Criciúma não teve uma boa sequência de resultados!! Então...todo cuidado e atenção pra que surpresas desagradáveis não ocorram nas 4 rodadas que faltam...respectivamente Boa Esporte, Oeste, Payssandú e CRB!!

O sr. Roberto Fernando Schneiger está optando por uma mudança no time que enfrenta o Boa Esporte, nesta terça-feira(10), outra vez no estádio Heriberto Hülse. Em razão das melhoras observadas na 2ª etapa da partida de sábado, contra o Botafogo, Wéllington deve deixar a equipe titular para a entrada de Róger Guedes. Assim, volta o esquema com 3 homens de frente e uma formatação tática mais ofensiva. Então...Luiz; Maicon Silva, Wânderson, Iânson e Márlon; Barreto, Douglas Moreira e Dudú Figueiredo; Róger Guedes, Thiago Ádamm e Bruno Lopes. E...de última hora, a informação de que Nílton Rebello, o “Niltinho”(foto logo abaixo), ex-funcionário do Banco do Brasil e ex-atleta de futebol de salão nas décadas de 70 e 80, é o novo superintendente do Criciúma, em substituição a Lédio Daltoé. Trata-se de mais uma das ações do novo presidente, Jaime Dalfarra.


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Vitória maiúscula!!

O Criciúma mereceu ganhar do Botafogo! Mesmo que no começo a equipe de Roberto Cavalo tenha demonstrado estar um pouco confusa, principalmente na marcação do meio prá trás, num todo, a atuação do Tigre foi uma das melhores da temporada!! Lembro aqui jogos como aqueles contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, e diante do Bahia, ainda no 1º turno do Campeonato Brasileiro. Massss...finalmente o Tigre foi um TIGRE!! Jogou com muita garra, raça e determinação e...fez por merecer o resultado! Há de se levar em consideração, entretanto, que o Botafogo, nos primeiros minutos, criou duas oportunidades claras de marcar...com bolas na trave. Também precisamos destacar que aos 9 minutos da 2ª etapa o atacante Thiago Adamm foi seguro e depois puxado na área pelo zagueiro Róger Carvalho. O árbitro capixaba Marcos André Gomes da Penha estava de frente pro lance e preferiu não dar a penalidade. Então...1º tempo com discreta superioridade do Botafogo e uma 2ª fase do jogo com o Criciúma bem melhor, agressivo e merecedor do resultado de vitória!!
Maurinho(à esq.) comemora o gol diante do Botafogo juntamente com Thiago Ádamm e Dudú Figueiredo.

Luiz fez duas grandes defesas, já quase no fim da partida, evitando o gol de empate do adversário. Antes, já havia levado sorte com as duas conclusões do ataque botafoguense que a trave impediu conquista alvinegra. Nota 7. Maicon Silva realizou bom jogo, principalmente na parte ofensiva. Desta feita, usou de velocidade e procurou o ataque a todo instante. Nota 7. Quero fazer justiça para analisar o zagueiro Wânderson. Finalmente, um jogo em que ele não rifou bolas na frente e, defensivamente, não errou...coisa rara se compararmos com atuações anteriores!! Nota 7. O 1º tempo de Iânson foi muito confuso. Por pouco Roberto Cavalo não o tirou...ainda na 1ª etapa! Masss...recuperou-se no 2º e conseguiu tranqüilidade e equilíbrio necessários. Então, pelas falhas comprometedoras...nota 5. O lateral Márlon foi a grata surpresa dentre todos que jogaram com a camisa do Criciúma! Garoto...18 anos, reserva do time júnior, foi chamado pra substituir Crstiano, este mal tecnicamente e, de sobra, deu conta do recado! Foi a frente várias vezes...sendo incisivo e ao mesmo tranqüilo, nos passando a certeza de que não sentiu o fato de ter sido escalado para jogo de tamanha importância! Nota 8. Por sua vez, Wéllington voltou a não jogar bem! Se atrapalhou com a função de dar cobertura no setor esquerdo da defesa. Acertou Roberto Cavalo ao substituí-lo. Nota 4 pro volante do Tigre. Barreto teve atuação razoável...e, dentro do que sabemos, pode render mais! Nota 6. Douglas Moreira cresceu junto com o time na 2ª etapa de partida. Recuou um pouco...tendo incumbência de ajudar na proteção do setor defensivo. Nota 7. Quanto a Dudú Figueiredo, novamente cumpriu bem sua função de meia. Continua mostrando que é um jogador interessante...pensando em aproveitamento pra temporada de 2.016. Nota 7. Bruno Lopes, mais uma vez, realizou trabalho tático de atacar e ajudar na recomposição...algo que ele faz desde o começo da temporada, mesmo com outros treinadores. Nota 7. Em relação a Thiago Ádamm...mesmo preso entre os zagueiros conseguiu realizar algumas boas jogadas. Nota 6. Sobre os que entraram durante o jogo, destaque pra Róger Guedes, pela dedicação e voluntariedade...nota 8; e, Maurinho, pelo gol da vitória...nota 7. Ezequiel também foi usado, mas foi discreto e deixemos sem avaliação. Vale referência positiva para o técnico Roberto Cavalo, principalmente pelas modificações efetuadas no intervalo e 2º tempo, além da postura ofensiva do time na etapa final. Nota 8 pro técnico do Criciúma!!

Passarinho Arrepiado e sua costumeira matemática com os números do jogo. Foram 9 faltas cometidas pelo Criciúma, 3 pelo Botafogo. Seis finalizações a gol do Tigre, 5 do “Bota”. Pra fora...8 chutes do Criciúma, 6 dos cariocas. Escanteios...8 a 4 pro Botafogo. E...3 impedimentos pra cada lado. Renda do jogo: R$91.520,00 para um público de 5.127 torcedores. Valeu muito a vitória que deixa o Criciúma bem encaminhado pra permanecer na Série B na próxima temporada!