sábado, 28 de setembro de 2019

Boa vitória, com o “dedo” do...Wilsão!!

No dia da estreia de Roberto Cavalo, como novo comandante técnico do Criciúma, os méritos precisam e devem ser creditados a Wilson Vaterkemper! Isso, inclusive, foi reconhecido pelo próprio Cavalo, após a partida! O treinador ressaltou a dedicação e entrega dos jogadores e, mais ainda, admitiu que o maior responsável pela vitória de 2 a 0 sobre o Botafogo(SP), foi o seu auxiliar!! O estilo de jogo mostrado pelo Criciúma acabou sendo idêntico ao de quando ele, Wilsão, esteve interinamente orientando a equipe da área técnica. Com certeza, Roberto Cavalo colocou um pouquinho de “tempero”, chamou o Assessor do Depto. de Futebol, Vanderlei Mior, pra tentar mexer na questão motivacional e o resultado prático, dentro de campo, foi alcançado! Importante frisar, contudo, que o Criciúma ganhou, mas permanece na zona do rebaixamento!!

Mas, o que mudou assim tão rapidamente?? Está claro: o esquema tático utilizado e o comportamento anímico dos atletas. A “neura” de escalar três atacantes foi deixada de lado, houve maior empenho de todo o grupo e o Criciúma conquistou resultado incontestável perante um adversário que está brigando na parte de cima da tabela! Me arrisco a dizer que o placar poderia ter sido mais elástico caso a arbitragem tivesse assinalado uma penalidade em cima de Léo Gamalho, ainda no 1º tempo! Inclusive, o atacante tricolor foi um dos que mais se esforçou em campo, buscando o jogo e ajudando na marcação! Até Daniel Costa que, em outras partidas, esbanjava lentidão, correu, finalizou e até voltou pra marcar!!

Ainda sobre a atuação de cada dos outros jogadores, mesmo sem entender muito o motivo da saída de Derlan da zaga titular, reconheço que Thales e Sandro “casaram” bem! Carlos Eduardo e Marlon com mais “altos” do que “baixos” durante o jogo. O goleiro Luiz nem precisou “trabalhar” tanto assim!! No meio de campo, Eduardo jogou melhor na 2ª etapa; Wesley, com boa movimentação, fez o trabalho de toque de bola no setor; e, Foguinho voltou a ter atuação que, cada vez mais, agrada a torcida. No ataque, Vinícius corre muito!! É um dos que demonstra maior entrega ao que lhe é determinado. Mas, falta finalizar mais...acertar o gol adversário. Dentre as alterações, Reis porque Daniel Costa cansou; o mesmo motivo para a entrada de Jean Mangabeira na vaga de Foguinho; e, Andrew em lugar de Vinícius explorar as jogadas de contra-ataque.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

O Criciúma e sua QUINTA troca de técnico no ano!! Maicon...“liberado”!

A temporada iniciou com Doriva, passou por Gilson Kleina, pela interinidade de Wilson Vaterkemper e os poucos dias de Waguinho Dias. Caramba...qual time dá certo trabalhando com CINCO vezes de treinador em menos de 10 meses?? Prova, mais uma vez, que não há um planejamento pré-estabelecido!! O presidente Jaime Dal Farra “rebola” aqui e ali e o time, dentro de campo, não se apluma!! Afinal, os jogadores que foram trazidos não corresponderam, ainda,  positivamente e os resultados imaginados, da mesma forma, não estão sendo alcançados!!

De tudo isso que aconteceu no Criciúma, este ano, lamento muito que Kleina e João Carlos Maringá não tenham dado certo! O primeiro quase sempre obteve boas campanhas por onde passou. Maringá, além de excelente profissional quando jogador, veio credenciado por ter demonstrado sua capacidade ao dirigir o futebol na Chapecoense. Fico cá me perguntando, também, por que Vinícius corre muito e produz MUITO pouco? O motivo da inércia de Daniel Costa...que é bom jogador, massss...só dá o “ar da graça” em raros lances de bola parada!! Ainda, as justificativas para tão poucas finalizações a gol...e, principalmente, a falta de poder de reação a cada jogo!!

De qualquer modo, pouco vai resolver, AGORA, ficar tentando encontrar os verdadeiros culpados!! Estão chegando Roberto Cavalo e Vanderlei Mior, dois ex-campeões da Copa do Brasil e ídolos, quando atletas! Cavalo ficará com a incumbência de tirar o time da zona do rebaixamento. Este deve ser o principal objetivo do Criciúma, no momento!! Qualquer coisa que vier além disso, diante das atuais circunstâncias, será considerado grande lucro!! Ah... sobre a liberação do lateral Maicon, outra situação que também lamento!! Maicon Sisenando começou sua história no Clube e preferiria que o encerramento de sua carreira se desse de outra forma!! Massss...sigamos!! Afinal, as pessoas passam e o Clube fica...!!

(Obs.: Fotos com créditos p/ 4oito e globoesporte)

terça-feira, 24 de setembro de 2019

De novo: sem alma, sem garra e, muito menos, sem coração!!

Quando o saudoso Carlos Ernesto Lacombe compôs o hino do Criciúma jamais poderia imaginar que, um dia, um ano...ou até mais, sua tão fanática torcida iria presenciar vexames tão absurdos como os que estamos acompanhando já há algum tempo!! De fora, o que notamos é um “tanto faz”!! Ou seja, não há reação dentro de campo! Os caras continuam o “tic-tac” de toque de bola, sem objetividade e, as raras chances criadas pra fazer o gol, não são aproveitadas! Mas, qdo é contra, sempre aparece um oportunista pra meter a bola pra dentro!!

Foi exatamente assim em mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, desta feita pro Guarani, em Campinas. No 1º tempo até que o Criciúma teve, digamos, um pouco do controle da partida. Mas, na 2ª etapa, se recolheu mais...deixou espaços pro Guarani, até que, após cobrança de escanteio, ocorreu o tento da vitória campineira! Levar gol qualquer time leva! Não existe defesa que seja intransponível! Mas, o que me intriga é a FALTA DE REAÇÃO do grupo de atletas! E isso é algo que já vem acontecendo há alguns anos!! Por isso coloquei, anteriormente, o “tanto faz”!!

E antes que alguém pense que trocar o treinador, DE NOVO, é a solução, está muito enganado!! O time é fraco, o plantel possui jogadores “cansados”, sem pique de arrancada pra um contra-ataque rápido!! Além disso, a característica dos atletas não é de exercer forte marcação!! Talvez, se boa parte desse time passasse a jogar torneio de veteranos, quem sabe, os resultados aparecessem!! Está claro que a incompetência maior é do comando!! Jaime Dal Farra não aceita opinião de ninguém alegando que é ele quem paga e, portanto, ele manda e desmanda!! Tenho absoluta certeza de que, se dependesse SÓ de João Carlos Maringá, o Criciúma teria um outro perfil na competição!!

Enfim, só nos resta torcer para que os deuses do futebol ajudem o Criciúma a demonstrar, pelo menos, um pouquinho de reação...de dedicação pra tentar ganhar os jogos! Não vou me ater à questão Série C e blá, blá, blá...!! Ganhando do Botafogo, sábado(28), já sai da “degola”!! Mas, tem que ganhar!! Ficar só na fala, na justificativa e na conversa de “agrado” ao torcedor, não vai resolver nada!! E, convenhamos: já se sabia que seria sufoco!! E, pelo jeito, vai ser assim até o final...!!