sexta-feira, 1 de julho de 2016

Ei...psiu!! Tá tudo dentro da normalidade!!

Falando especificamente da campanha do Criciúma Esporte Clube no Campeonato Brasileiro da Série B...alguém imaginava que fosse diferente?? Vou mais longe e afirmo que, pela qualidade do atual grupo de atletas, o Tigre está se superando dentro de campo!! Ou alguém imaginava que o Criciúma iria começar a competição “passando por cima” de todo mundo?? Ora bolas...há limitações em todos os setores do futebol no Clube e o que vier acima do que já está sendo mostrado...é surpresa positiva, sim senhor!!! Gente...as contratações efetuadas não podem ser consideradas “top de linha”!! Dando uma rápida passada em alguns que chegaram... Nathân recém saiu da base do Palmeiras pra ser “lapidado” aqui e, quem sabe, voltar pra lá! Diego Giaretta e Élvis revezaram bons e maus momentos no Botafogo, ano passado, e estão fazendo o mesmo aqui! O meia Juninho, destaque do Audax no último Campeonato Paulista, é atleta que precisa de melhor sequência e adaptação pra, imagino eu, render mais! O zagueiro Ferron não tinha mais ambiente com a torcida da Ponte Preta que o queria fora do clube! O volante João Afonso, que pra mim tem alguma qualidade, teve sua oportunidade na equipe principal do Internacional e depois girou...girou, sem continuidade de boas atuações, até chegar ao Criciúma. A exemplo de Juninho, entendo que vai ser mais útil com o decorrer do campeonato. Não esqueçam que Alex Maranhão e Hélio Paraíba fizeram grande jogo contra o próprio Criciúma no Catarinense e vieram pro Heriberto Hülse pra compor grupo! Tem Gabriel Leite que se machucou em 2.015, ficou um bom tempo parado e vai necessitar de mais tempo pra poder mostrar algo que justifique sua vinda pro Criciúma!

Assim, dos que chegaram pra “dar conta do recado” só Raphael Silva conseguiu proporcionar uma boa resposta positiva! Muito embora, ele próprio reconheça que tem limitações técnicas! Masss ...joga sério, é comprometido e pra uma Série B...tem mostrado sua utilidade!! Há também discreta boa referência em relação às atuações de Niltinho. Este...às vezes exagera no individualismo mas, mesmo assim, tem realizado algumas razoáveis apresentações!  Aí...entre os demais que têm a preferência de Roberto Cavalo, “sobram” a segurança de Luiz, apesar de que suas melhores atuações foram no ano passado e durante o último Camp. Estadual; as boas jogadas em profundidade de Ezequiel; a disciplina tática e alguns dribles de Douglas Moreira; e, o oportunismo de Gustavo(foto abaixo)!! É pouco?? Ah...com certeza!! Pra “brigar” lá em cima na tabela e se consolidar como time que realmente vai lutar até o fim pelo acesso, o Criciúma terá de melhorar mais!!

Ao mesmo tempo, observando bem a tabela da Série B notaremos que só o Vasco chegou a abrir três pontos de vantagem sobre o 2º colocado: 28 contra 25 do Atlético. Dali pra baixo...24 pontos do Ceará, 22 do CRB, e Náutico juntamente com o Criciúma que têm 21 pontos cada. Depois disso, ainda, tem mais três clubes com 20 pontos: Bahia, Luverdense e Paraná; e, dois com 19, Londrina e Brasil. Faço tal relato pra expôr que uma vitória, uma rodada...um “pontinho” aqui e ali pode ser decisivo quando as coisas se definirem...lá na(s) última(s) rodada(s)! O jogo diante do Londrina, outra vez é confronto cercado de grande expectativa! Afinal...que Criciúma veremos nesta sexta-feira(01/07)? O mesmo da partida com o Vila Nova...quando da única vitória fora de casa?? Ou o “medo” assombrará novamente Roberto Cavalo e cia.??? Vamos aguardar e conferir!!

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Há esta informação até porque o garoto que hoje joga no Palmeiras tem 75% de seus direitos econômicos com a “G. A.”, empresa que administra o Criciúma Esporte Clube. Lembram de quando a negociação foi efetuada? Vinte e cinco por cento pro time paulista, com opção de compra até fim do ano de mais 25, e o restante sob responsabilidade do presidente do Tigre, Jaime Dal Farra. Segundo a mesma fonte, a(s) pessoa(s) que estaria(m) em Criciúma seria(m) ligada(s) ao Torino, famoso clube italiano que disputa a 1ª Divisão por lá. O pai de Roger Guedes, “sêo” Válter, o “Neco”, se mostra empolgado com a possibilidade de ver o “filhote” jogar na Europa! Ao mesmo tempo, “sêo” Válter guarda discreta mágoa de parte da torcida e de alguns integrantes da imprensa por duras críticas a seu filho...principalmente porque não acreditavam no potencial do garoto quando este ainda saía das categorias de base do Criciúma pra ser aproveitado na equipe principal!! De qualquer modo, existe a possibilidade de a G. A. lucrar uma boa quantia caso se confirme tal negociação!! Outros atletas também estariam sendo observados e, particularmente, desconfio que Douglas Moreira é a “bola da vez”!! Só como detalhe...Roger Guedes tem 19 anos e Douglas Moreira, 20.
Olha...eu “vibro” quando um garoto revelado nas categorias de base do Criciúma consegue vencer na carreira!! Caramba...só quem não vivencia o futebol e seus meandros contraria a produção de futuros jogadores em casa!! Pra não dizer outra coisa...dirigente de clube que não prioriza a formação de atletas na sua própria base confirma que é pouco inteligente!!! Inclusive, diante do terrível quadro financeiro que atravessa a economia do País...extensivo aos clubes de futebol, obviamente, cada vez mais a saída é a solução caseira! Sei que o torcedor quer resultado imediato dentro de campo com o seu clube de coração ganhando títulos e, no caso do Criciúma atualmente, vê-lo de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Só que tudo faz parte de um contexto! Ou seja...se produz novos talentos, os coloca pra jogar, mescla com alguns jogadores de maior experiência e qualidade, faz-se trabalho em conjunto... base e profissional! Tudo isso “corre junto” e a possibilidade de resultados, tanto técnico quanto financeiro, é bem maior!! Assim deve ser e é a melhor receita para o crescimento seja do Criciúma, do São Paulo, do Internacional, do Salgueiro, do Mixto ...enfim, de qualquer clube brasileiro que vislumbre um futuro promissor!!

Quanto à críticas que ocorrem ou até mesmo o torcedor “pegando no pé”...alguns consideram que é só em Criciúma!! Não, não!! É aqui, em Florianópolis, lá no Atlético Paranaense, no Corínthians e em todos os clubes que possuem torcida exigente!! A falta de paciência é maior com o garoto da casa? Sim, é!! No entanto, cabe aos responsáveis por divisões de base e a estrutura em si da agremiação, saber preparar o “menino” pra suportar as adversidades e “bancar” o início de sua carreira! Isso não garante, contudo, que o novo atleta vai “vingar”! Masss...é um respaldo necessário que precisa ser dado afim de que o jogador tenha mais tranqüilidade e auto-confiança pra poder provar ou não sua eficiência!! Entendido??

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Em forma...Messi ou Maradona??

Fiquei surpreso com o que disse o craque Lionel Messi após o selecionado de seu país ter sofrido mais uma derrota em final de Copa América. E...de novo pro mesmo adversário e nas mesmas condições: Chile, cobranças de tiros livres da marca penal! À distância me parece que foi algo de cabeça quente o que disse o melhor jogador do mundo, na atualidade! Num primeiro momento, acredito que ele vá rever suas idéias e ainda voltar a vestir a camisa azul e branca da Argentina. De qualquer modo, o caminho do “abandono à seleção” poderá ser o mesmo a ser tomado por Ángel di Maria, Gonzalo Higuaín, Sergio Agüero, Javier Mascherano e até do técnico Tata Martino!! Sei que é difícil absorver tal situação. A Argentina não “levanta um caneco” desde 1.993 quando ganhou a Copa América no Equador, em final diante da seleção do México. De lá pra cá, foi vice-campeã em quatro oportunidades no torneio sul-americano...duas derrotas pro Brasil, em 2.004 e 2.007; além destas últimas pro Chile, ano passado e este. Há também as finais na Copa das Confederações, em 2.005, na Alemanha, vencida pela Seleção Brasileira; e, a de 2.014, aquela final no Maracanã em que os alemães ganharam na prorrogação!! Messi esteve participando em quatro destas competições e em nenhuma delas conquistou a 1ª colocação. Desolado, o craque argentino quer dizer “adeus” à sua seleção!!

O assunto ganhou repercussão internacional e as TVs chegam a fazer enquetes junto ao público pra saber da opinião popular. Claro que o torcedor...aquele que alimenta rivalidades com o país vizinho usa as redes sociais pra “deitar e rolar” em cima dos “hermanos”!! É o lado bom da disputa por supremacia no futebol que se estende por outros esportes também. Eu mesmo “tirei uma casquinha” no facebook tão logo acabou a final do último domingo! O que não posso “misturar”, contudo, é a questão paixão com a razão!! Considero “falta de inteligência” não reconhecer que Messi é, hoje, o maior craque do futebol mundial...ostentação pra muitos dividida com outra fera, o português Cristiano Ronaldo! Há quem considere este, inclusive, melhor do que Messi! Eu...fico com o “10” argentino! Também precisamos admitir que a seleção argentina é melhor do que a nossa, no momento!! Lá...mesmo com sucessivas frustrações em termos de grandes conquistas, existe maior organização,  comprometimento e patriotismo! Virtudes que, por aqui, há algum tempo não constatamos!!

 

Aproveitando o “gancho” do assunto Messi e o futebol argentino que anda melhor do que o nosso...em todos os aspectos, o Passarinho Arrepiado me pergunta o seguinte: “Em forma, gostarias de ter no teu time Messi ou Maradona??”. Sem pestanejar...respondo de “peito empinado”: Diego Armando Maradona!! Pra mim, jogou MUITO MAIS do que Lionel Messi!! Individualmente não conquistou tantas “bolas de ouro” como Messi. Massss...”comeu” a bola de todos os jeitos e formas na sua época...pelo Boca Juniors, Nápoli, Barcelona e, principalmente, pela seleção argentina!! No popular...ganhou “sozinho” uma Copa do Mundo pro seu país, em 1.986, no México!! Dava gosto vê-lo jogar!! Foi protagonista de conquistas como Pelé, Zico, Platini, Beckembauer, Cruijff...dentre outros tantos craques que tive o prazer de ver jogar!! 

terça-feira, 28 de junho de 2016

Criciúma perdeu pro Atlético em jogo igual!!

O time goiano levou maior vantagem porque se aproveitou de uma falha da defesa tricolor. Em bola de lateral, o meia Jorginho, do Atlético, recebeu dentro da área, tirou Marlon e Raphael Silva da jogada e, sem que houvesse cobertura, bateu à meia altura...no canto direito do goleiro Luiz. Foi uma das poucas oportunidades que teve o rubro-negro de Goiás na partida em que bateu o Criciúma por 1 a 0. Isso foi ainda na 1ª etapa! Vi um Atlético que não tem nada de especial!! Pelo que fez no 2º tempo ...com o volume de jogo e situações de gol criadas, Roberto Cavalo e seus comandados mereciam melhor sorte!! Importante frisar que o Criciúma teve um gol mal anulado pela arbitragem ainda no primeiro minuto do confronto. Élvis cruzou pra cabeçada de Gustavo que complementou a gol, este invalidado por causa da sinalização do auxiliar Celso Luiz da Silva, alegando impedimento. Lance difícil pra arbitragem! Só com algumas repetições na TV é que conseguimos a certeza de que o atacante do Criciúma estava na mesma linha...portanto, em condição legal! Masss... há de se considerar, num todo, a igualdade em termos de qualidade e produção... tanto de Atlético quanto do Criciúma. Assim, por causa de “cochilada” de seu sistema defensivo, o Tigre conheceu nova derrota fora de casa! Lamentar? Sim...pelo resultado!! Entretanto, há de se considerar que a qualidade técnica do Criciúma não é das mais elevadas! Além disso, cada jogador tem seus limites e a derrota no Serra  Dourada pode ser considerada como um resultado normal!!

Luiz fez duas boas defesas e no gol, reclamou da liberdade que teve o meia do Atlético pra finalizar! Nota 6. Ezequiel, apesar da vontade, rendeu pouco ofensivamente! Só no 2º tempo quando o Criciúma se adiantou um pouco mais em campo, o lateral-direito...cidadão de Treze de Maio, conseguiu algumas poucas jogadas de linha de fundo. Nota 5. Na zaga, Raphael Silva foi driblado na conquista do Atlético, mas ainda assim, merece referência positiva porque no restante do jogo se mostrou seguro e firme na marcação! Nota 6. Mesma nota pra Diego Giaretta que substituiu Nathân, sem comprometer! Na esquerda, Marlon deixou muito a desejar! Errou passes e cruzamentos...além de ter levado “bola nas costas” em algumas jogadas do Atlético, principalmente no 1º tempo. É uma pena ver o garoto jogando tão abaixo do que pode e sabe!! Precisa melhorar bastante pra voltar a ficar parecido com o Marlon do começo da temporada!! Nota 4. Sobre os volantes do Criciúma, mais ainda Barreto e João Afonso, responsáveis por marcação e cobertura à frente da área...observo que nenhum dos dois estava sequer perto de Jorginho quando este chutou pra anotar o único gol do Atlético!! E...pelo que se conhece de ambos, diante do que já foi mostrado por eles...também precisam melhorar muito!! Nota 4 pro “5” e pro “7” do Criciúma!! Quanto a Ricardinho, embora não tivesse decepcionado, novamente revelou-se jogador que luta muito e rende pouco!! Seus passes são, geralmente, pro lado e não pra frente!! Nota 5. Sobre Élvis, alguns raros bons momentos e muita entrega...sempre procurando resolver as coisas!! Contudo, tentar sozinho não é o melhor caminho!! Nota 6. Alex Maranhão caiu por cima da bola duas vezes!! Que coisa!! Não é nem sombra do bom meia que atuou no Guarani, de Palhoça, durante o Camp. Estadual! Nota 4. Gustavo exagerou nos impedimentos ...mal posicionado! Curiosamente, quando não estava e fez o gol, a arbitragem errou e anulou!! Além disso, perdeu oportunidade de empatar, no 2º tempo, quando ficou de frente pra meta adversária, após jogada de Juninho...pela direita e chutou pra fora! Nota 5. Entraram, então...Juninho, Jhêimy e Andrew. O ex-Audax teve boa participação com jogadas agudas e de velocidade! Nota 6. Quanto aos outros dois também usados por Roberto Cavalo, pelo espírito de luta e entrega...nota 5 pra ambos! Em relação ao treinador do Criciúma...nesse jogo não “inventou” e dispôs o time com as mesmas propostas que teve quando do jogo com o Vila Nova, semana passada, também no Serra Dourada. O jeito de jogar foi o mesmo...mas, o resultado, diferente! Cavalo sabe até onde pode chegar com esse plantel e, no meu entendimento, ele próprio também tem seus limites!! Pelo time que possui “na mão”... não dá pra esperar muito mais que isso não!! Nota 6.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Quatro pontos que, com certeza, farão muita falta...!!

Isso só não se confirmará caso o Criciúma consiga vitórias consecutivas...talvez 3 ou 4, pra fazer com que o prejuízo de perder quatro pontos dentro de casa passem despercebidos. Lembro que, além de empatar com o Bragantino, 1 a 1, o Tigre já havia ficado no resultado de igualdade diante do Tupi. E...o mais agravante é que tanto mineiros quanto paulistas estão na zona do rebaixamento na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro! Na partida desta sexta-feira(24), o Criciúma teve mais tempo de posse de bola, dominou as ações, rondou a área adversária...mas não exigiu uma grande defesa do goleiro Felipe, do Bragantino. O atacante Gustavo foi acionado várias vezes e, a não ser numa cabeçada em que a bola bateu no travessão superior e foi pra fora, ainda no 1º tempo, as outras finalizações foram sem perigo. Popularmente...se diria que o “Tigre namorou...namorou, só que não beijou!”. E, insisto que, esses dois “tropeços” no Heriberto Hülse, poderão ser bastante lamentados lá no fim da competição quando estiver se definindo quem sobe e quem fica pelo meio do caminho!!! Sobre os gols, todos no 2º tempo...37 minutos, em bola chutada à média distância, por Daniel Pereira, o “8” do Bragantino, houve o desvio nas costas de Ezequiel tirando completamente o goleiro Luiz da jogada. Braga 1 a 0! Um minuto depois, Niltinho avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Jhêimy que empatou: 1 a 1. Próximo jogo...Atlético, em Goiânia, na 2ª feira(27), 20 horas.
Em relação às análises individuais...Luiz voltou a fazer boas defesas impedindo que o Bragantino “furasse” a defesa tricolor! Me pareceu mais seguro o goleiro do Criciúma...comparando com ele próprio em jogos anteriores recentes. No gol que levou, absolutamente sem culpa, em razão do desvio involuntário de Ezequiel. Nota 7. Por sua vez, o lateral Ezequiel insistentemente procurou o ataque com boas investidas pela direita. Voluntarioso...também merece nota 7! Raphael Silva combateu e marcou bem os atacantes do Bragantino que a todo momento tentavam jogadas em velocidade. Nota 7. Seu companheiro de zaga, Nathân, da mesma forma realizava boa partida até se envolver numa discussão e trocar sopapos com o “10” adversário, Édson Sitta. Ambos foram expulsos e o atleta do Criciúma ainda deu uma encarada no bandeirinha!! Precisa se controlar mais!! Nota 6. Quanto ao lateral Marlon, decididamente, depois da lesão no rosto sofrida no jogo diante do Goiás...    não é mais o mesmo!! O garoto ainda não se reencontrou com aquele futebol mais agressivo e de alguma habilidade! Nota 5. No meio, Barreto foi mais participativo do que nos últimos jogos e arriscou subidas à frente. Nota 7. Douglas Moreira, outra vez, foi o melhor do Criciúma! Jogador que carrega a bola, sai a dribles, passa bem e continua sendo o principal atleta do setor...dentro do esquema hoje usado por Roberto Cavalo. Nota 8. Élvis realizou razoável 1º tempo com jogadas mais agudas pelo meio, massss...caiu de produção na 2ª etapa e foi substituído. O ex-Botafogo parece estar intranqüilo por tentar, tentar e não conseguir, na prática, o que sua cabeça quer...entenderam? Nota 5. Niltinho fez jogo de altos e baixos. Se movimenta bem e, do seu pé esquerdo saiu cruzamento pro gol de Jhêimy. Entretanto, joga sem posição fixa...o que, no meu entendimento, é prejudicial a ele e ao time!! Se ficar na esquerda, penso que pode ser mais útil! Nota 7. Hélio Paraíba dividiu espaços com Gustavo e nenhum dos dois jogou bem!! Na verdade, Gustavo apareceu mais e o ex-Guarani, de Palhoça, apesar da vontade...produziu muito pouco!! Atacante de área tem que concluir a gol!! Hélio Paraíba passou “em branco”!! Nota 4 pra ele e 6 pra Gustavo. Entraram Alex Maranhão, Gabriel Leite e Jhêimy. Alex procurou o jogo... demonstrou vontade e luta!! Entretanto, errou todas as bolas paradas que cobrou!! Nota 5. O garoto que veio do Palmeiras ainda não deu o “ar da graça”! Sua principal característica é o individualismo e seus dribles objetivos ainda não vimos!! Nota 4. Quanto a Jhêimy, assim como aconteceu no jogo com o Tupi, entrou durante a 2ª etapa e se “salvou” por marcar o gol que evitou derrota! Nota 6. (Lance do gol, na foto abaixo)
Em relação ao técnico Roberto Cavalo, penso que se equivocou ao optar por dois atacantes de área pra começar o jogo com o Bragantino!! Era sabido por todos que Toninho Cecílio armaria sua equipe pra se defender...tentando explorar contra-ataques. Foi o que fez durante todo o tempo! Hélio Paraíba e Gustavo ocuparam o mesmo espaço e as coisas não deram certo como ele, Cavalo, esperava. Sem Roberto, com problemas físicos, o mais correto era ter começado com Juninho ou o garoto Andrew que anda meio “esquecido” pelo treinador!! O técnico do Criciúma continua lutando muito pra obter boa sequência de resultados e ainda não conseguiu!! Menos mal que, espírito de luta a todos não tem faltado!! Nota 6.