quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Ainda dá pra acreditar no acesso do Criciúma??

Matematicamente, sim! Mas, analisando friamente, não!! Pra ainda conquistar seu retorno à elite do futebol nacional Beto Campos e comandados terão que demonstrar rendimento ainda não visto neste Campeonato Brasileiro! Se em 27 rodadas o Tigre somou 39 pontos, aproveitamento de 48%, como crer que faltando 11 jogos os atletas vão “achar” futebol e força pra atingir a meta de 63...64 pontos??? Isso significa conquistar 24 dos 33 pontos possíveis!! Adversários? Vamos lá...: na sequência, Londrina, em casa; Paraná, em Curitiba; Vila Nova e Inter, no H. Hülse; Paysandu e Goiás, fora; Boa Esporte, em Criciúma; ABC, no Rio Grande do Norte; Náutico e Ceará, na casa tricolor; e, Brasil, em Pelotas. Assim, seis partidas diante de seu torcedor e outras cinco longe de casa.

E tem adversário pra “todos os gostos”!! Sim...porque, por exemplo, tem “gente” da parte de cima da tabela, da intermediária e a “turma” que está perto ou na zona do descenso. Obviamente que, sob o ponto de vista teórico, Londrina, Paraná, Vila Nova, Internacional e Ceará representam maior grau de dificuldade. Como se sabe, entretanto, cada jogo tem um desenrolar diferente. Contudo, não tenho nenhuma dúvida de que o Criciúma vai ter de se superar e jogar bem mais pra chegar na rodada final do torneio com chances de acesso!

Vou ser bem sincero...não ficando em cima do muro!! Eu, particularmente, não acredito que o Criciúma consiga tudo o que realmente precisa pra voltar à Série A, pelo menos nesta temporada! Nós, que acompanhamos o Criciúma e seu time atual desde o começo do ano, sabemos que a lógica manda pensar que a campanha é de manutenção na Série B! Como um todo, o grupo formado tem sérias deficiências técnicas, o que impede ganhar jogos em sequência! Além disso, não observo que há “aqueeele” comprometimento ideal pra motivar analistas e torcedores pensarem diferente! Existe defecção escancarada na lateral-direita e, do meio-campo pra frente, então... só tem se “salvado” o esforçado Silvinho!!

Passarinho Arrepiado e suas investigações...! O diretor-executivo, Édson Gaúcho, foi realmente colocado de lado pelo grupo de jogadores. Com seu jeito às vezes carrancudo, duro e exigente, o dirigente voltou a encontrar dificuldades pra impôr sua maneira de trabalhar!! O ex-treinador, campeão da Série B em 2.002 pelo Criciúma, não admite qualquer sinal de falta de profissionalismo! Quando comandou aquele time vitorioso há 15 anos, Edson Gaúcho tinha jogadores como Luciano Almeida, Delmer, Paulo Cesar Baier e Cléber Gaúcho que o ajudaram muito a “controlar” o restante do plantel! Há ainda o fato de que, aquele grupo “queria” buscar algo mais!! Hoje?? Ahh...tudo diferente!! Ou Édson Gaúcho tenta se “adaptar” ao estilo atual de gerenciar vestiário e “arredores” ou será sempre considerado um “cdf”, chato, ranzinza e até ultrapassado... por atletas e por quem acha que o futebol pode ser “tocado” assim... do jeito que está! Compreenderam bem??

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Saudações pro futebol de Tubarão...!! E, no Tigre, jogadores x Edson Gaúcho???? Huuummmm...

Após 27 anos jogando divisões intermediárias no futebol catarinense ou até nem disputando qualquer competição profissional, o Hercílio Luz F. C. está de volta à elite do Campeonato Estadual! Há alguns anos o Leão do Sul vinha “beliscando” vaga na Série A e, depois de fazer uma Série B irretocável nesta temporada, conquista o direito de retornar para a divisão principal. O técnico de tal feito é Agnaldo Liz, ex-zagueiro de Palmeiras, Fluminense e Figueirense. E, entre os atletas usados na vitoriosa campanha está Wellington Saci e Mateus Arence, ambos com passagens pelo Criciúma. Particularmente, gostei muito do retorno do Hercílio ao convívio dos “grandes” justamente no ano em que completará 100 anos de existência! Em 2.018 vamos ter jogos “quentes” contra Criciúma e o próprio clássico diante do Atlético Tubarão!! Muito bom!! Só espero, contudo, que o trabalho dos dirigentes hercilistas seja com o intuito de “subir pra ficar”...entenderam bem???

Outro que também conseguiu seu acesso à 1ª Divisão...o Concórdia! Assim, dizem no Oeste que teremos de novo o “clássico da linguiça”, no caso Concórdia e Chapecoense. Além dos dois que subiram, a Série A no Catarinense da próxima temporada terá Chapecoense e Avaí, respectivamente últimos campeão e vice; mais Criciúma, Joinville, Figueirense, Brusque, Atlético Tubarão e Internacional. Em razão da Copa do Mundo na Rússia, o calendário do futebol brasileiro será mais enxuto ano que vem. Assim, a CBF indica as datas no período de 17 de janeiro a 8 de abril para a realização dos campeonatos estaduais. No próximo dia 6 de novembro, na bonita sede da Federação Catarinense de Futebol(foto acima) haverá o Conselho Técnico dos clubes participantes para que tudo fique definido.

Passarinho Arrepiado sobrevoa o C. T. do Criciúma e observa algumas situações meio que estranhas! Por exemplo, a de que o homem “forte” do Depto. de Futebol estaria sendo “barrado” por alguns jogadores!! Será verdade??? Edson Gaúcho aceitou convite feito pelo presidente Jaime Dal Farra para pôr ordem na casa! Isso foi em junho e, agora, três meses após, estaria sendo “colocado de lado” pelos atletas que não aceitam sua forma mais “dura” de conduzir as coisas! Edson Gaúcho, inclusive, nem foi a Campinas quando do jogo com o Guarani, semana passada. Minha opinião é de que, no futebol e seja qual for o segmento profissional, precisa haver comando! E, de preferência, com rigidez!! Em qualquer situação, entendo que “afrouxar as rédeas” pode resultar em relaxamento e falta de comprometimento com a causa proposta!! Ainda mais no Criciúma dos últimos tempos onde os caras, por natureza, não muito raramente demonstram aquela “preguiça” e ausência de real profissionalismo dentro de campo...!!! Huuummm!!

domingo, 1 de outubro de 2017

Criciúma jogou pra não perder em Campinas...! E não perdeu!!

Desde que a bola começou a rolar no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, observamos que o Criciúma se dispôs taticamente pra não deixar que o jogo fugisse de seu controle. Ou seja, Beto Campos armou sua equipe com a clara idéia de não perder pro Guarani. E parte de seus objetivos foram alcançados! Afinal, se a vitória não veio...o Tigre arrancou ponto fora de casa, o que pode ser considerado um resultado razoável! Aliás, as equipes criaram poucas chances claras de gol e o 0 a 0 acabou sendo justo pelo que fizeram ambos os times num campo extremamente alagado em razão das chuvas! Em termos de classificação, o Criciúma se mantém numa parte intermediária da tabela! Está há 7 pontos do G-4 e, convenhamos, continua muito difícil imaginar que, na reta final da competição, o Criciúma terá o “sprint” 
necessário para lutar por uma vaga na Série A de 2.018!

Avaliação individual dos jogadores do Criciúma:
LUIZ...algumas boas defesas, bom rendimento e sentido de liderança como capitão. Nota 7.

MAICON SILVA esteve dentro de suas limitações...com poucas intervenções ofensivas e maior trabalho como defensor. Nota 5.

NINO não comprometeu, individualmente, e realizou “jogo de controle” sobre os atacantes do Guarani. Nota 6.

O zagueiro ÉDSON BORGES teve mais trabalho que seu parceiro de setor! O atacante do Guarani, Eliandro, atuou mais no lado de Borges “incomodando” bastante o camisa 4 do Tigre! Nota 6.

DIEGO GIARETTA, outra vez, com  atuação destacada em relação a sua função “improvisada” de defender e atacar com eficiência! Nota 7.

No meio, BARRETO cumpriu papel de proteger a zaga e o fez bem! Nota 7.

Outro merecedor de “7”...o meia CAÍQUE VALDÍVIA! Parece ter reencontrado melhor rendimento depois da chegada de Beto Campos. Boa movimentação “caindo” pela direita.

O volante RICARDINHO, como em quase todos os jogos em que é escalado, supera suas deficiências técnicas com muito esforço e dedicação! Nota 6.

DOUGLAS MOREIRA, infelizmente, não esteve bem e, disperso, acabou substituído no intervalo! Nota 5.

SILVINHO alternou bons momentos e outros nem tanto assim! Por ser o jogador de maior qualificação técnica que tem o Criciúma em seu plantel, encontrou muitas dificuldades para produzir mais em razão do campo encharcado por causa das chuvas que caíram o tempo todo de jogo. Nota 6.

LUCÃO, novamente, com muita luta...e, desta vez, levando desvantagem em relação a seu marcador Éwerton Páscoa. Sempre tem elevado espírito de luta! Massss...está em período de jejum de gols!! Nota 5.

Foram usados, ainda, MOISÉS...com boa movimentação e algumas finalizações, nota 7; JOCINEI...todo atrapalhado e fora de ritmo, nota 4; e, JÔNATAN LIMA, com pouco tempo, sem nota.

O técnico BETO CAMPOS merece nota 6 pelo empate e ponto conquistado fora de casa num gramado ruím que dificultou ainda mais qualquer ação de maior qualificação do Criciúma. O time até poderia ter sido um pouco mais ousado pra arriscar na busca de uma vitória em Campinas. Massss...Beto Campos preferiu se “garantir” priorizando o sistema defensivo! Pelo resultado...nota 6.