sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O que aconteceu nesta sexta-feira, no Criciúma?

Bem...pelas informações obtidas, os empresários Antenor Angeloni e Jaime Dalfarra(na foto logo abaixo) acabaram oficializando a negociação que envolveu a venda da Gestão de Ativos, a G. A. Aliás, 49% da referida empresa que administra o Criciúma Esporte Clube, foram comprados por Dalfarra. Isso, num primeiro momento. Dentro de pouco tempo, o percentual restante também será comercializado entre as duas partes. Jaime Dalfarra, ainda antes do fim do ano, ficará com 100%. Com 81 anos, Antenor Angeloni não tem mais “pique” para continuar atuando no futebol! Assim, passa o “bolim” para que Jaime Dalfarra possa dar sequência ao contrato. Sim! Vale explicar que o atual compromisso entre Criciúma e G. A. permanecerá valendo! Lembro que ele foi assinado em março de 2.012 e tem término previsto para o mesmo mês, de 2.017, quando haverá possibilidade de renovação por mais cinco anos.
Se vale como fato curioso, a G. A. mudou de mãos nesta sexta(09), mas o presidente do Criciúma E. C. continuará sendo Antenor Angeloni até que uma nova eleição seja marcada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Renato Bastos. Entenderam? Jaime assume a Gestão de Ativos e, na prática, vai “tocar” o Clube. Só que, estatutariamente, o Criciúma precisa “eleger” seu presidente, o que deverá ocorrer dentro de poucas semanas. Quanto a Lédio Daltoé e Cláudio Gomes, muito embora eles não estejam “apitando” mais como antes, continuam no Criciúma até 5 de novembro, a pedido de Angeloni. Importante frisar que tudo deverá ser feito com muita cautela e critério para que o processo de transição seja legal!! Ou seja, nada que, posteriormente, cause dúvidas ou protestos. E...tais alterações com reuniões e encontros de conselheiros e aficionados do Criciúma...situações muito bem conduzidas por Renato Bastos. As coisas precisam ser feitas com absoluta clareza e lisura e o pres. do Conselho está sabendo, com maestria, administrar todas as modificações necessárias!!

E o Passarinho Arrepiado? O que anda fazendo? De olho em tudo que abrange o Criciúma E. C., seu “timaço” do coração, acaba de trazer informações sobre a Copa Sul/Minas/Rio. Pois caso haja concordância da CBF, o que deve se confirmar, a competição será mesmo realizada em 2.016. Houve reunião em Curitiba nesta quinta-feira(08) e o Tigre esteve representado por Cláudio Gomes. Depois de muita conversa ficou estabelecido que o torneio, caso se realize, deverá contar com 12 clubes e não 10 como anteriormente previsto. Assim, três de Santa Catarina, Criciúma, Figueirense e Avaí; dois do Rio Grande do Sul, Internacional e Grêmio; dois do Paraná, Atlético e Coritiba; outros três de Minas Gerais, Cruzeiro, Atlético e América; e, os convidados cariocas...Fluminense e Flamengo. Os organizadores da Copa Sul/Minas/Rio pretendem realizar o certame entre janeiro e abril. Há uma previsão de que o Criciúma embolse 4 milhões de reais!! Bom para o Criciúma? Sim...sob o ponto de vista projeção! Masss...tecnicamente, o Criciúma não está preparado para participar de campeonato com tamanha importância!! Vai ter tempo para tal? Talvez! Só que os dirigentes precisarão de muita habilidade e sabedoria para que o Tigre não faça campanha  parecida com a que está cumprindo no Brasileiro da Série B!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Luizinho e o mesmo discurso de Petkovíc!!

Quem ouvia as entrevistas pós-jogo do ex-técnico do Criciúma, Dejan Petkovic, ficava completamente atônito!! Afinal, quem ia pra arquibancada ou estava trabalhando no jogo, como é o caso da imprensa, observava tudo diferente do que concluía o antigo treinador. E...isso chama atenção! Até porque, o rendimento e o estilo de jogar do time eram situações exaltadas por Pet. Entretanto, o que víamos era tudo bem diferente! Pois mudou o comando técnico e as manifestações de Luizinho Vieira(foto abaixo) são idênticas as do profissional anterior!! Caramba...será que há uma espécie de” lavagem cerebral” para dizer que, apesar dos maus resultados, “a equipe rendeu”...”vamos melhorar”...”os jogadores cumpriram o combinado”?? Que coisa hein???

Cá entre nós, há muito tempo estamos vendo um Criciúma frágil, com pouco espírito de luta, tecnicamente deficitário e sem aquele melhor condicionamento físico!! É ou não é??? Trata-se de invenção nossa?? Ora bolas...claro que não!! Não gosto de usar tal palavreado. Masss...o torcedor sabe que o time montado pelo Criciúma e exposto em campo é MUITO ruím!!! Reitero que, tirando Luiz, acho que Wílliam Rocha, Natân, Hugo...mais o goleiro reserva, Édson, o restante contratado “ensaca e despacha”!! Não coloco aqui a garotada da casa que precisa de avaliação caso a caso. Até porque, sempre fui defensor do aproveitamento de jogadores revelados nas categorias de base.

E...será que o próximo presidente, a nova direção encabeçada por Jaime Dalfarra, pensa assim?? Quais os planos e projetos para 2.016?? Eles já existem?? O Criciúma vai continuar trazendo gente de fora pra comandar o Depto. de Futebol?? Profissionais estilo Felipe Ximenes e Marcos Moura Teixeira continuarão “habitando” no estádio Heriberto Hülse?? Ou será que teremos “gente da casa”...da cidade para “dar a cara à tapa”?? Aliás, não abro mão de que o máximo possível de pessoas com identificação com clube, cidade e região sejam aproveitadas na próxima diretoria! Gente que saia na rua e encare torcida e imprensa com dignidade e responsabilidade! Sabendo e tendo consciência da importância em ter um cargo relevante dentro da instituição Criciúma E. C., reitero, nosso principal “produto”!!!

E o Passarinho Arrepiado? Está só de “butuca” acompanhando tudo o que acontece dentro e fora de campo com o Criciúma. Me falou que está bastante preocupado com essa questão do risco de ser rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, também demonstra certa perplexidade com a Seleção Brasileira que inicia nesta quinta(08) sua campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2.018 que será disputada na Rússia. A estréia será as 20:30(horário de Brasília) contra o Chile, em Santiago. Lá...os chilenos falam até em vitória fácil diante do Brasil!! Quanta soberba, hein?? Masss...o que o nosso futebol tem apresentado permite tal situação! Depois de jogar contra o Chile, o Brasil pega a Venezuela, na próxima terça-feira(13), em Fortaleza. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Criciúma mudou o esquema e perdeu...de novo!!

O técnico Luizinho Vieira preferiu optar por um 4-5-1 para enfrentar o Bragantino, em Bragança Paulista, e de nada adiantou!! Outra vez, a marcação não funcionou, o time errou muitos passes e algumas finalizações...placar final: 2 a 0 para o Massa Bruta!! Com as modificações efetuadas após a saída de Petkovíc, jogadores como Neto Baiano, Paulo Sérgio, Rodrigo Andrade e Maurinho que chegaram a ser titulares com a comissão técnica anterior, sequer foram relacionados. Muda aqui e ali, jeito de jogar, esquematização tática...só que resultado pratico “necadipitibiriba”!! Ou seja, “tudo como dantes no quartel de Abrantes”!! O Criciúma jogou com 3 volantes, dois meias, um atacante...e criou muito pouco na 1ª etapa, melhorando discretamente na 2ª. Novamente, ficaram evidenciadas as deficiências que a grande maioria dos atletas do plantel possui. Então, com pouca “pegada”, baixo grau de inspiração ofensiva...mais os já conhecidos problemas causados pela falta de recursos técnicos, o Criciúma chegou a 10 derrotas em 30 jogos. Lá se vão 8 rodadas sem que o torcedor do Tigre comemore, pelo menos, uma magrinha vitória!! Situação preocupante?? Sim...com certeza!! Tudo já esteve bem mais tranqüilo.Por enquanto, o Criciúma está há 10 pontos da zona do rebaixamento mais 8 partidas por fazer. Que causa certa tensão...ah, claro que sim!! Massss... esse grupo que “ousa” vestir a camisa do Criciúma vai precisar ser MUITO incompetente para não conseguir 10 pontos em 24 possíveis!!! Isso mesmo...tem 36, mais 10...igual a 46 e escapa do descenso!!

Luiz levou dois gols e, no segundo a bola passou por baixo do seu corpo. Não considero faaaalha, entenderam? Mas, digamos que foi uma bola defensável!! Nota 5. Maicon Silva rebateu mal uma bola em lance que, posteriormente, saiu o 2º gol do Bragantino. No mais, o lateral comum de sempre. Nota 5. Wânderson e Adalberto...parece que é repetição de análises anteriores! Entretanto...pura verdade! Não sabem sair jogando, marcam mal e demonstraram, como em outros jogos, suas carências no quesito técnico! Nota 4. Outro que também é limitadíssimo...o lateral Cristiano. Sentido quase “zero” de cobertura e, apesar de muita vontade, sua intimidade com a bola é mínima! Nota 4. Wéllington e Marcão são aqueles jogadores que sempre procuram não se omitir do jogo. Participativos...só que não sabem passar, chegam atrasados pro “bote” da marcação e, já se sabe, não têm condições pra jogar no Criciúma!! Nota 4 pra ambos. Por sua vez, o meia Natân fez razoável partida. Talvez tenha sido um dos poucos que se salvou, juntamente com Dudú Figueiredo. Os dois meias escalados pelo treinador tiveram rendimento superior aos demais com boa movimentação. Curiosamente, foram substituídos!! Nota 6 tanto pra um quanto pra outro! E...Thiago Ádamm que retornou após um mês afastado por lesão e, como Neto Baiano, Paulo Sérgio e outros “trocentos” atacantes de área que já passaram pelo Criciúma nos últimos tempos, ficou isolado...sem produzir muito! Nota 5. Entraram Hugo, Róger Guedes e Edy...e prefiro deixá-los sem avaliação pois tiveram pouco tempo pra jogar.

Quem merece um puxão de orelhas é o técnico Luizinho Vieira! Não vou culpá-lo pela derrota, claro!! Masss...nem Natân, nem Dudu Figueiredo mereciam substituição! Ambos não sentiram lesão ou estavam cansados, como chegou-se a pensar. Luizinho errou ao tirá-los!! Quando colocou Hugo, que é de velocidade, deveria ter deixado um dos meias, de preferência Natân, para tentar lançamentos. De qualquer modo, pelo que se vê, Luizinho Vieira vai ter muito trabalho para fazer o Criciúma jogar um pouquinho mais...o suficiente pra não passar sufoco na reta final da Série B!!! Que coisa, hein??

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Começou a “limpa” e o processo de transição no Criciúma!

Alguma novidade? Cá entre nós...nenhuma!! Aliás, prefiro dizer que imaginei uma certa preservação em relação à Comissão Técnica. Faltam 9 jogos...o Petkovíc ajudou na formação do atual plantel, e pensei que ele, treinador, fosse permanecer no cargo pra acabar a competição. Massss...Jaime Dalfarra, o novo presidente que oficialmente assume na próxima sexta-feira(09), já está “trabalhando”! Assim, as demissões são plenamente justificadas. Afinal, nenhum dos envolvidos conseguiu dar uma resposta positiva. Felipe Ximenes e Marcos Moura Teixeira literalmente decepcionaram!! Pela experiência de ambos eu imaginava outro tipo de comportamento...mais incisivo e com a autoridade de quem foi contratado para montar um time com “cara de acesso”! Infelizmente nenhum dos dois mostrou a que veio e a saída da dupla, todos sabíamos, era uma questão de tempo!!












Sobre Petkovíc(foto acima), este também deixou a desejar!! Pelo fato de ter sido um muito bom jogador, em sua época, um cara inteligente, esclarecido...se esperava muito mais do sérvio! Saiu também seu auxiliar, Mauro Fonseca. Petkovíc chegou ao Criciúma em 12 de junho. Números de Pet no comando do Tigre? Pois bem...24 jogos com 7 vitórias, 12 empates e 5 derrotas. Aproveitamento de 45,8%. Hoje o Criciúma é 15º colocado na tabela de classificação do Brasileiro com 36 pontos, 10 a mais do primeiro que rebaixa, no caso o Ceará que tem 26. O ex-técnico foi muito teimoso no Criciúma! Insistiu num esquema que, claramente, não deu resultados positivos! Acabou “morrendo” com seu plano tático que até pode ser eficiente. Só que o Criciúma não tem jogadores com características para tal!! Se bem que, reconheçamos, este é um dos piores times já vistos com a camisa do Criciúma em toda a sua rica história...sem dúvida alguma! Portanto, Petkovíc é culpado? Sim...com certeza! Poderia ter mostrado pelo menos um pouquinho mais de trabalho! Mesmo com a extrema fragilidade técnica do grupo de atletas!!
e Cláudio Gomes...eles estão deixando o Clube muito mais por vontade própria do que por imposição da velha ou da nova direção! Fiquei sabendo que as modificações no Depto. de Futebol já haviam sido discutidas na semana passada. Inclusive, cogitando-se as demissões de Ximenes, Teixeira e Petkovíc. Antenor, Lédio e Cláudio acabaram acordando que, apesar dos resultados ruins e a má campanha no Campeonato Brasileiro, tudo seria mantido até o fim da competição. Só que “sêo” Antenor, com o passar dos dias, mudou de idéia e antecipou tudo! Assim, Lédio Daltoé e Cláudio Gomes resolveram, então, pedir demissão! Antenor Angeloni, por sua vez, solicitou a ambos que fiquem até que todas as mudanças sejam concluídas. Pedido feito e aceito! Dessa forma, Lédio e Cláudio ainda continuarão por alguns dias a exercer suas funções no estádio Heriberto Hülse.

Sobre Lédio Daltoé e Cláudio Gomes...eles estão deixando o Clube muito mais por vontade própria do que por imposição da velha ou da nova direção! Fiquei sabendo que as modificações no Depto. de Futebol já haviam sido discutidas na semana passada. Inclusive, cogitando-se as demissões de Ximenes, Teixeira e Petkovíc. Antenor, Lédio e Cláudio acabaram acordando que, apesar dos resultados ruins e a má campanha no Campeonato Brasileiro, tudo seria mantido até o fim da competição. Só que “sêo” Antenor, com o passar dos dias, mudou de idéia e antecipou tudo! Assim, Lédio Daltoé e Cláudio Gomes resolveram, então, pedir demissão! Antenor Angeloni, por sua vez, solicitou a ambos que fiquem até que todas as mudanças sejam concluídas. Pedido feito e aceito! Dessa forma, Lédio e Cláudio ainda continuarão por alguns dias a exercer suas funções no estádio Heriberto Hülse.