sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Catarinenses na Copa São Paulo.

Os quatro representantes do Estado na 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior ainda alimentam chances de classificação à próxima fase da competição. A melhor campanha, até agora, é do Figueirense. O técnico Márcio Luis Lyra Coelho, o Gugu, conseguiu fazer com que seu time ganhasse os dois jogos já realizados: 2 a 1 no Santo André; e, 4 a 0 no Tarumã(AM). É o único barriga verde que conseguiu, até aqui, 100% de aproveitamento. O Figueirense está numa das sedes da Capital e, na Rua Javari, joga contra o Juventus, o segundo colocado do grupo Z, que tem quatro pontos. Quem vencer garante vaga à etapa seguinte. Lembro que o Figueirense, já foi campeão da Copinha, no ano de 2.008.

A Chapecoense, por sua vez, faz campanha de recuperação no grupo R. Perdeu na estréia para o Taboão da Serra, na cidade do mesmo nome, por 2 a 0, e devolveu o placar só que contra o América Mineiro, o campeão da Taça Belo Horizonte do ano passado. Decide sua sorte contra o já desclassificado Santa Cruz, do Recife. O Taboão lidera...6 pontos e a Chapecoense tem 3. A equipe treinada por Rodrigo Casarin terá de golear o Santa e torcer por uma derrota do Taboão que enfrenta o também eliminado América Mineiro. Situação complicada a do Verdão!

No grupo S, cuja sede é em Águas de Lindóia, o Avaí, do técnico Fábio Cunha, é 2º colocado com 4 pontos. O Atlético de Goiás também tem 4 e ganha nos critérios do Leão. Os dois decidem sorte na última rodada com os goianos enfrentando o Desportivo Brasil; os catarinenses jogando diante do Payssandú, de Belém do Pará. Como o Avaí joga primeiro, às 14 horas, o Atlético tem a vantagem de saber o que terá de fazer pra conquistar a 1ª vaga do chave.

Por fim, o Criciúma que está no grupo U, litoral norte de São Paulo, em Ilhabela, e vai pegar o Vila Nova, de Goiás. Já, o Guarani, joga contra o São José(RS). O Bugre joga primeiro, as 15:30, e o Tigre as 17:30. Só Criciúma e Guarani, com 4 pontos cada, têm possibilidades de classificação. Como o Criciúma joga depois saberá o que será necessário pra chegar à frente do Guarani. Boa sorte ao recém promovido técnico Duca!

Importante destacar que todos os catarinenses jogam neste sábado(10) pela rodada final da primeira fase. Caso a primeira colocação não seja obtida há outra chance de classificar. Isso ocorre se um ou mais deles fizer uma das seis melhores campanhas como 2º colocado. A Copa São Paulo tem 104 clubes participantes e, pelo menos até agora, não há nenhum grande destaque individual que mereça referência especial por parte de quem está acompanhando! Há, sim, times de razoável qualidade. Entretanto, jogadores de qualidade diferenciada ainda não observamos!!

No fechamento da postagem de hoje, o velho e bom Passarinho Arrepiado me trás uma informação sobre o Criciúma, time principal, que já treina na chamada pré-temporada para o Campeonato Catarinense. Pois o Arrepiado me diz que o Tigre contratou o atacante Rafael Rodrigues. Quem é? Olha...fui buscar informações e descobri que trata-se de um atleta com 22 anos e oriundo do futebol goiano. No seu currículo constam passagens, entre outros, por Remo, Tuna Luso, Palmeiras e, por último, Itaberaí(GO). Como vem de Goiás, por certo, com indicação e aprovação do diretor executivo do Depto.de Futebol, Raimundo Queiroz.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Vamos esquecer Cláudio Gomes!!

Quero sair em defesa do Criciúma Esporte Clube como instituição esportiva e time que representa o futebol da cidade e da região nas diversas competições a cada ano. O presidente Antenor Angeloni já falou e o próprio Cláudio concedeu entrevista anunciando oficialmente seu desligamento do Depto. de Futebol. Tenho como filosofia acreditar nas pessoas até que elas me comprovem o oposto! Masss...quando há dúvidas vou atrás pra saber o por que disso ou daquilo. Pois bem, Cláudio Gomes esteve na Argentina, recebendo o troféu do Torneio de Lanús, vencido pelo sub-17 do Criciúma, como representante do Clube e a pedido do presidente Antenor Angeloni por ser homem de confiança dele! A Gestão de Ativos tem dois representantes que atuam diretamente no dia a dia do Criciúma: Lédio Daltoé e Cláudio Gomes. Por isso, então, ambos são solicitados pela direção da empresa(leia-se G. A.) para que compareçam em reuniões dos diversos setores. Nunca é demais lembrar que há uma firma ou entidade, como queiram denominar, que comanda o Criciúma. Os sócios e irmãos, Antenor e Arnaldo Angeloni têm dois homens de confiança para averiguar tudo: Lédio e Cláudio. E, pelo que pude constatar, ambos cumprem suas respectivas funções cfe. o que lhes é determinado. E o futebol, Gilberto? O “cara” é Raimundo Queiroz, diretor executivo. Ele indica e contrata... até que me provem o contrário!!
Finalmente o Criciúma se reapresentou! Efetivamente, começaram os trabalhos de pré-temporada e os preparativos para três competições em 2.015: Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e Brasileiro da Série B. Não há como priorizar este ou aquele torneio. Independentemente do resultado vitorioso...quem sabe, a ser obtido em cada um dos campeonatos citados, o que mais importa é a recuperação moral do Criciúma no atual contexto do futebol nacional. Os acontecimentos da temporada passada serviram de lição para que NADA seja repetido este ano!

O Estadual sempre tem um “charme” especial...diferente por ser uma disputa caseira. Há muita rivalidade em jogo e, mesmo sem ter um grande time, ainda, o Criciúma é candidato natural ao título. Não é o maior favorito, é bom que se frise! Mas, por sua história e tradição, é sempre respeitado pelos adversários. E, a fórmula do Catarinense, de certa forma, favorece os 5 considerados grandes do Estado. Afinal, num certame onde se classificam 6 para a segunda etapa, fica bem difícil imaginar que, além do Criciúma, Chapecoense, Joinville, Figueirense e Avaí não estejam no hexagonal!

A Copa do Brasil é sempre uma incógnita. O chamado “mata-mata” às vezes é cruel e bons times ficam pelo caminho. Como é o caminho mais curto e menos árduo para se chegar a uma Taça Libertadores, os considerados grandes passaram a priorizar a disputa. De qualquer modo, o Criciúma sempre será lembrado pela conquista de 91 e precisa fazer valer o fator campo quando jogar em seu estádio.

Aliás, historicamente, o Heriberto Hülse sempre foi palco de grandes partidas quando o Criciúma se agigantava perante os adversários. Isso, láááá atrás!! Nas últimas temporadas, entretanto, quem eventualmente “deita e rola” é o visitante! E tal imposição tem que ser recuperada, principalmente, no Campeonato Brasileiro! O Criciúma fará 19 jogos em casa e o oponente precisa sentir o “bafo na nuca”! Assim, já foi e pode e deve voltar a ser!!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A Criciúma da minha infância...!

Quem nasceu em 1.962 como eu pegou uma cidade bem diferente desta que temos hoje. Lá se vão 135 anos de colonização desde 6 de janeiro de 1.880. Dizem historiadores que, nesta data, as primeiras famílias...em número de trinta e uma tem-se como provável, chegaram na região e começaram a colonizar. Todos italianos! Mais tarde vieram outros desbravadores...outras etnias como a alemã, polonesa, portuguesa, negra...e, numa época posterior, os árabes e os espanhóis.
Sou do tempo em que ir passear na Praça do Congresso e brincar no parque era algo para os finais de semana. Dar uma volta no centro, visitar a então Igreja Matriz e o “jardim” da Nereu Ramos... programa com os pais. Ir comprar pão na Padaria Pão Quente, perto da Assembléia de Deus, significava cuidado extremo, pois tinha de passar pelo trilho, onde hoje é a Av. Centenário, antes Axial...lembram? Meu pai me assustava: “Filho...fica quieto! Olha que eu chamo o “Burriquete”!!. Era um velhinho, com deficiência física, andava todo “torto” e os adultos diziam que ele “pegava” as crianças!! Jogar bola? No campinho ao lado da casa do Dr. Ney de Aragão Paz, ali onde hoje é a rua Saldanha da Gama. Assistir futebol ao vivo? Quando tinha jogo do Comerciário. Na televisão, quando a TV Piratini liberava o sinal da Tupi-Rio e víamos o futebol carioca. Ouvir rádio? Bom...a tarde, mesmo sem querer, escutava a Guarujá de Floripa. É que lá era gerada a retransmissão da novela do Albertinho Limonta...o Direito de Nascer! Mas, de outro modo, já curtia Clésio Búrigo, na Eldorado, e sua frase que ficou marcada: “Eldorado...5 quilos na cabecinha da antena!”. Clésio se referia à potência da emissora. Tomar sorvete? Só nos domingos de verão na antiga Milk Mone. Cinema? No Cine Rováris o pai não deixava. Dizia que tinha muita pulga e era brega demais! Milanêz? Antes de virar cine pornô, valia a pena. E, claro, o melhor...Cine Ópera, local em que a galera “descolada” da cidade freqüentava. Onde hoje é o Shopping Della era o Cine Rováris; o Milanêz virou loja; e, o Ópera, igreja. Tenho saudades e ficaria aqui um tempão relembrando coisas e fatos da minha época...de uma Criciúma mais simples e bem mais light!! Parabéns pra nós...que somos daqui e fizemos parte da história dessa cidade!!

Mudando o assunto e indo pro futebol...mas não o do passado, o de nossos dias, o Criciúma continua sendo aquilo que temos de mais significativo e importante dentro do contexto esportivo da região. Pois o Tigre, finalmente, libera uma boa notícia: o acerto com o goleiro Luiz. A velha máxima do futebol...”todo time começa por um bom goleiro”, se encaixa perfeitamente! Luiz, que veio do São Caetano depois de ficar 10 anos jogando lá e tem 31 anos, mostrou ser atleta e de nível elevado quando por aqui passou, em 2.014.

O Passarinho Arrepiado também informa, após conversar com Raimundo Queiroz, o “cara” do Depto. de Futebol do Criciúma, que houve renovação de contrato com o zagueiro/volante Rafael Pereira; também com o lateral Maicon Silva; que Danilo Tarracha, lateral do Vitória, está contratado; e que o atacante Silvinho, por enquanto se recuperando de uma cirurgia no joelho, pode voltar a vestir a camisa do Criciúma após estar curado!! Então ta!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O melhor presidente da história do Criciúma E. C.!!

Alguém tem dúvida? Se tiver, por favor, fique a vontade pra contestar! Ou será que o torcedor do Criciúma, o associado, aquele que acompanha a história do Clube não admite que Moacir  José Fernandes foi o maior dirigente que já passou pelo estádio Heriberto Hülse?? Eu não tenho nenhuma dúvida! Muito pelo contrário!! Pra mim, traçando um comparativo imaginário, é como Pelé, no futebol; Ayrton Senna, na Fórmula Um; Cruzeiro, nas duas últimas temporadas da Série A do Campeonato Brasileiro; Roberto Carlos, na música romântica brasileira... entenderam bem? Foram ou são ainda os melhores no que fizeram ou fazem! Assim, é o “Saddam” no Tigre!!

Não posso, entretanto, deixar de lembrar e apontar os erros e os rebaixamentos com ele, Moacir, na administração. Mas, claro que as conquistas, os títulos, a sequência de vitórias apagam qualquer lembrança ruím. Moacir sempre austero, exigente, sério no que se propunha a fazer, cobrava muito de todos e, era COMPETENTE! E...competência, eficácia e sabedoria, que eram qualidades claramente observadas naqueles tempos, hoje nota-se com extrema raridade nos comandantes que passam pela casa tricolor! Moacir se dedicava 24 horas ao Criciúma e os resultados apareciam!!

Antes que algum leitor ou blogueiro tenha surtos...não posso deixar de ressaltar o que fez e faz o atual presidente Antenor Angeloni. A Gestão de Ativos, criada por ele e por seu irmão, Arnaldo, “salvou” o Criciúma do pior! Mesmo com o recente rebaixamento, lembro que o Criciúma poderia estar numa situação bem pior...talvez sendo um clube comum em Santa Catarina e jogando uma Série C ou até D do Brasileiro. O que contesto e me refiro à “falta de inteligência...diz respeito ao futebol como principal produto da instituição! A condição financeira e estrutural oferecidas a dirigentes, funcionários e atletas não permite um descenso como o de 2.014!! Se merece reverência por ter recuperado o Criciúma em vários aspectos, “sêo” Antenor, de outro modo, precisa e deve ser cobrado e criticado por “deixar” acontecer tudo o que ocorreu na temporada passada!!

Não vou ficar em cima do muro sobre o que penso. Assim como eu, várias outras pessoas que vivenciam o Criciúma E. C. também gostariam de ver a dupla Antenor e Moacir juntos!! Sei que “lobo não come lobo”! Massss...já imaginaram? Antenor e a G. A. com o suporte econômico necessário e indispensável; mais a experiência e o conhecimento de Moacir Fernandes...lado a lado trabalhando em prol do Criciúma?? Antenor Angeloni continuaria na presidência e Moacir seria o diretor de futebol, não remunerado, com a responsabilidade de comandar o setor mais importante do Clube! Tenho certeza de que o Criciúma sairia ganhando muito com tal “união”! Sei, no entanto, que é apenas uma idéia...algo imaginário aqui do colunista! Nada que, em princípio, tenha condições de se tornar realidade...infelizmente!!

O Passarinho Arrepiado, por estar viajando, não acompanhou um encontro que tivemos no fim de semana, reunindo amigos e relembrando fatos de um passado não tão distante. Foi muito bom confraternizar ao lado de Vilmar Casagrande, Antônio Roncôni, Lauvir(da MKF Mat. Elétricos), e Dudú Ávila(Cortinas Ávila). Os anfitriões...Moacir e Terezinha Fernandes “capitanearam” tudo! Moacir me disse que acompanha o Criciúma, hoje, como torcedor e de longe. Mais magro, com 68 anos e algumas empresas sob seu comando, ajudado pela família, prefere dar prioridade a seus projetos que envolvem, também, obras no nordeste do País. Mas, valeu muito o encontro!! Boas lembranças, bom papo com pessoas inteligentes e de nível elevado!!

domingo, 4 de janeiro de 2015

Pra quem gosta de futebol...!!

Na TV, com o recesso e férias do futebol brasileiro, o jeito é acompanhar os campeonatos europeus que praticamente não param em razão das festas de fim de ano. Assim, estamos observando a correria e a muito boa técnica de quem joga no chamado “1º mundo”! Enquanto isso, as atenções no Brasil se voltam para a “dança” de jogadores que trocam de clubes. Pelo que tenho observado, o Fluminense é o que tende a perder mais com a quebra de contrato envolvendo o clube e a Unimed, principal empresa investidora que praticamente sustentava o futebol.

Em Santa Catarina, expectativa para o início do Campeonato Estadual. É a primeira competição oficial da temporada e o Criciúma fará as “honras da casa” abrindo o torneio dia 31/01, um sábado, às 17 horas, em casa, diante do Guarani de Palhoça. Demais jogos da 1ª rodada? Pois bem...Chapecoense x Inter de Lages, Joinville x Avaí, Metropolitano x Marcílio Dias, Figueirense x Atlético de Ibirama.
Cidadão de Siderópolis, Nereu Martinelli, presidente do Joinville E. C., é o melhor dirigente na atualidade do futebol catarinense!
.
O regulamento indica que os 10 participantes joguem entre si em turno único, sendo que 6 se classificam para um hexagonal e os demais vão disputar o popular “quadrangular da morte”. Na 2ª fase, partidas dentro do sistema ida e volta quando os dois primeiros passam à etapa seguinte. Já, o quadrangular que também será jogado em turno e returno, servirá para apontar os dois últimos como rebaixados para a Série B do Campeonato Catarinense de 2.016. Enquanto isso, os dois que se classificarem no hexagonal, farão a final do certame em dois jogos, sendo o 2º na casa de quem tiver somado mais pontos.

Os jogos do Criciúma, pela ordem, serão estes na 1ª fase: Criciúma x Guarani; Avaí x Criciúma; Chapecoense x Criciúma; Criciúma x Metropolitano; Criciúma x Joinville; Figueirense x Criciúma; Internacional  x Criciúma; Criciúma x Marcílio Dias; Atlético x Criciúma. Serão 4 confrontos no estádio Heriberto Hülse e 5 fora dele. Há algum favoritismo? Entendo que Joinville e Chapecoense terminaram o ano de 2.014 mais “redondos”...certinhos, como se diz popularmente. O Figueirense, por sua tradição e força, sempre é um candidato natural. O Avaí? Tem tradição...claro! Mas dos 4 da Série A é o que tem mais problemas, principalmente financeiros, o que sempre atrapalha qualquer campanha.

Quanto ao Criciúma, o Passarinho Arrepiado e eu conversamos muito e compartilhamos algumas opiniões. Talvez, na recente história do Campeonato Estadual é o ano que começa onde não há aquela propensão mais acentuada pró-Tigre. É bom lembrar, entretanto, que ainda estamos no começo do ano e os times passam a fazer, cada um, sua pré-temporada; e o tal de favoritismo é apenas uma tendência diante da situação de momento! Não há certeza de nada...apenas uma discreta predisposição! Só que o Criciúma, até o momento, não demonstra nenhum esboço de qualquer reação! O que aconteceu ano passado exige do Tigre um comportamento TOTALMENTE diferente! Até agora, curtas palavras dos dirigentes, poucas ações e um projeto que, claramente, consiste em não “queimar cartuchos” neste início de 2.015, apostando “as fichas” só na garotada da base, sem a contratação de gente mais  qualificada e experiente. Insisto e não abro mão: aproveitar os meninos é um caminho corretíssimo! Mas, de preferência, mesclando com algumas peças de maior capacidade e aptidão! Aguardemos...e oremos!!