quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Presidente Jaime Dal Farra tem que continuar no Criciúma, sim senhor!!

Conversando com algumas pessoas e sempre atento às redes sociais, tenho notado que basta o Criciúma perder um jogo ou ficar fora da briga por acesso no Campeonato Brasileiro que começam a surgir burburinhos aqui e ali para que o Clube troque seu comando!! Aliás, na torcida do Criciúma há quem pense assim! Ou seja, não ganha... troca o presidente, o diretor de futebol, o técnico, o preparador físico, manda esse ou aquele embora, como se esta fosse a forma mais correta de se gerir futebol profissional!
Ledo engano!! As coisas não funcionam assim!! São raros os casos em que dirigentes chegam “abafando” em clubes de futebol. No caso do Criciúma, apenas pra citar como exemplos, dois de seus maiores dirigentes passaram um bocado de dificuldades e só depois conseguir glórias e conquistas!! Antenor Angeloni, que realizou benfeitorias “impagáveis”, só foi ser campeão catarinense depois de 4 passagens pelo Clube! Moacir Fernandes, por sua vez, teve que penar um ano em que disputou até torneio da “morte” no Estadual para, após, se transformar num “papa-títulos”!!
Nunca é demais lembrar que os conselheiros do Criciúma aprovaram uma forma diferente de “governar”! A época do “pires na mão” passou! Não cabe mais em instituições desportivas que objetivam alto rendimento! Assim, em 2.011 foi criada a G. A. que até os dias atuais comanda o produto futebol dentro do estádio Heriberto Hülse. E assim deve continuar!! Antenor Angeloni se sentiu cansado e até desgastado após quase 5 anos à frente do Criciúma. Então, “passou o bastão” para que Jaime Dal Farra desse continuidade ao trabalho. Então...a G. A. “toca” o Clube com objetivos de apresentar ao associado e à torcida em geral, um time de futebol profissional disputando competições estaduais e nacionais, formando atletas e se auto-sustentando!
Por outro lado, é perfeitamente compreensível que haja descontentamento quanto à ausência de títulos. O Criciúma tem uma torcida exigente que se acostumou a ganhar...ganhar e só perder de vez em quando!! Situação bem diferente de agora!! Mesmo assim, é preciso haver sequência nas questões administrativas!! Também é necessário levar em conta que Jaime Dal Farra não possui o poderio financeiro e de investimento dos irmãos Angeloni!! Houve erros? Sim! Ainda existem falhas? Com certeza!! Masss...nem tudo está errado!! O Criciúma se mantém entre os 40 maiores clubes do País, mesmo fazendo parte de uma região com séríssimos problemas econômicos! Dá pra melhorar?? Claro que dá!! É preciso mais dinheiro, mais apoiadores...talvez “sócios” na G. A. formando uma espécie de cooperativa, quem sabe seja uma saída para que o Criciúma obtenha maior sucesso mais rapidamente!!

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Pontinho importante em Goiânia!!

Não é a primeira vez que o Criciúma consegue melhor desempenho fora do Heriberto Hülse do que em seu estádio! O 1 a 1 no Serra Dourada, diante do Goiás, acabou retratando bem o que aconteceu em campo. Os dois times jogaram de igual pra igual! Claro que o Criciúma se “cuidou” mais na parte defensiva! Mas, o adversário não fez por merecer melhor sorte na partida. Então...resultado justo de empate e que serviu tanto para as pretensões dos visitantes como para as da equipe da casa. Quanto ao campeonato em si, entendo ser uma questão de tempo para que o Criciúma alcance os 45 ou 46 pontos necessários afim de não correr riscos na competição! Faltam 5 jogos. Pela ordem... Boa Esporte, em casa; ABC, em Natal; Náutico e Ceará, no Heriberto Hülse; e, Brasil, em Pelotas. Sendo assim, com as coisas teoricamente “bem” encaminhadas, já dá pra ir pensando no Criciúma de 2.018! Estão entendendo bem??

Atuações individuais do Criciúma:
LUIZ voltou a ter grande atuação! Defesas importantes...difíceis e que impediram nova derrota! Nota 8.

DIOGO MATHEUS com alguns momentos de “coragem” pra atacar, isso mais no 2º tempo. Já conhecemos bem suas limitações!! Nota 5.

RAPHAEL SILVA foi um dos melhores do Criciúma em campo! Seguro na defesa...retomou, ao natural, sua condição de titular! Infelizmente, “sobrou” pro Nino que vinha jogando bem! Nota 7.

EDSON BORGES também esteve bem diante do Goiás. Foi melhor do que em jogos anteriores...comparando consigo mesmo!! Nota 6.

DIEGO GIARETTA, pelo que vi, errou quando resolveu ficar “parado” no lance do gol do Goiás. No mais...fez o “feijão com arroz”, sem se lançar muito à frente! Nota 5.

BARRETO realizou trabalho de proteção à zaga...dentro da proposta mais cautelosa do técnico Beto Campos. Nota 6.

DOUGLAS MOREIRA cumpriu função de “povoar” e se movimentar no meio-campo. Contudo, conseguiu muito pouco em relação a isso! Nota 5.

JOÃO HENRIQUE, ofensivamente...sem muita participação! Atuou “caindo” pelo lado esquerdo quando o Criciúma era atacado em outro trabalho tático determinado pelo treinador. Nota 6.

ALEX MARANHÃO continuou sendo o “cara” das bolas paradas e também finalizou algumas vezes. Inclusive, ele bateu o escanteio que originou o gol de Lucão. Nota 6.

SILVINHO voltou a se movimentar bastante no ataque. Sempre utilizando da sua velocidade como principal “arma”! Teve uma chance de gol e a desperdiçou! Nota 7.

MOISÉS recebeu oportunidade pra começar na titularidade e teve apenas alguns bons momentos, se mexendo entre os zagueiros e tentando finalizar. Nota 6.

Foram usados, ainda, CAIO RANGEL...uma finalização com certo perigo e ajuda na recomposição de marcação, nota 6; CAÍQUE VALDÍVIA, que jogou só 13 minutos, errou no meio, o Goiás fez seu gol e ele acabou substituído, nota 4; e, LUCÃO...que entrou com “todo o gás”, com muita luta...sendo premiado com o gol de empate, nota 7.

Quanto ao técnico BETO CAMPOS...a forma como armou o Criciúma deu mostras de que a primeira idéia era de não perder! Seu principal objetivo foi alcançado. É preciso levar em consideração, no entanto, que se o time tem limitações, ele Beto Campos também tem...!! Nota 6.