sexta-feira, 26 de junho de 2015

A empáfia da maioria dos árbitros!

Eles são EXTREMAMENTE abusados!! Quem me acompanha sabe que considero juiz de futebol figura antipática no mundo esportivo!! Não tenho nada contra a pessoa que é árbitro. Massss ...quando eles colocam o uniforme e entram em campo mudam totalmente! A arrogância, insolência e soberba tomam conta! O que mais me indigna é que eles são intocáveis! Aqui em Santa Catarina, inclusive, com toda certeza...pois não temos registros recentes no nosso futebol em que o árbitro tenha sido afastado por cometer erros que prejudiquem este ou aquele clube. Caramba...o técnico quando erra é criticado e, as vezes, chega até a perder o emprego! Goleiro falhar, então...é algo inadmissível!! Atacante que perde gol...zagueiro quando “fura” em bola... enfim, quem está no futebol e comete falhas acaba pagando muito caro!! E quem contrata mal? Tá ferrado!! E direção omissa? Então...nem se fala!!

Entretanto, o “sêo” árbitro entra em campo, apita, erra...faz o que quer, as vezes até deixando a regra de lado, causam danos a jogadores e clubes e saem, “na boa”, protegidos por toda segurança possível. Vai pro vestiário, toma o seu banho, liga pra casa, fala com a namorada ou esposa...amigos, programa o jantar e a viagem de volta e ninguém cobra absolutamente nada!! Ou melhor, não se pode nem chegar perto do tal cidadão “de preto”!! Entrevistas pós jogo? Nem pensar! Eles não podem e não devem se manifestar, conforme determinação da respectiva federação estadual ou C. B. F. É assim e não há quem consiga mudar!! Sei que eles devem, obviamente, ser respeitados! Afinal, se prepararam para a função, passaram por testes e avaliações. Mas, insisto, que o intrigante é que não uma cobrança mais incisiva em cima do trabalho dos árbitros e eles, em várias oportunidades, “deitam e rolam”...e não são punidos!!

Puxei este assunto na postagem de hoje para destacar que raramente ocorre o contrário do que acabamos de relatar e opinar. O caso do brasileiro Sandro Meira Ricci, árbitro brasileiro que estava trabalhando na Copa América, impõe essa raridade. Ele teve uma atuação muito ruím, conforme avaliação da Conmebol, no jogo entre Chile e Uruguai, por uma das quartas de final da competição. Seu desempenho acabou gerando polêmica e, pelo que pude constatar, Sandro Meira foi tolerante demais!! Além disso, esteve confuso e atrapalhado!! Como “prêmio” está sendo afastado e não apita mais nesta Copa América!! Ah como gostaria que tais punições acontecessem também por aqui...!!!
O árbitro Sandro Meira Ricci, filiado à F. C. F., conseguiu desagradar chilenos e uruguaios!

Passarinho Arrepiado, depois de alguns dias curtindo folga aqui da coluna e de seus afazeres diários, se mostra revoltado com a “dedada” de Jara, atleta do Chile, no “traseiro” do atacante Cavani, do Uruguai, em partida das duas seleções pela Copa América, nesse meio de semana. O “bichinho” esquece que tal atitude é muuuiiitto antiga em jogos de futebol. Cuspidas, mãozadas, dedo aqui e ali ou puxões, além das tradicionais cotoveladas...é lá do tempo do “êpa”!! E...quanto a Copa América, claro que o Chile está “com um pé” na decisão! Ora bolas...alguém acredita o contrário?? Eu não!! Bronca sim...pras outras duas partidas das quartas: Colômbia x Argentina; Brasil x Paraguai. E...continuo achando que os pupilos de Dunga não chegarão à final!! Masss...tomara que eu me engane!!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Criciúma continua precisando de reforços.

Vamos fazer uma análise mais detalhada do atual plantel do Criciúma e, com você que nos acompanha neste espaço, com certeza chegaremos à algumas conclusões. Não vou colocar aqui a garotada da base que, vez por outra, é chamada para treinar entre os profissionais. Pois bem...3 goleiros...Luiz, Édson e David. Não há necessidade de mais jogadores para esta posição, certo? O Tigre está bem servido! O número de zagueiros chega a 7: Wânderson, Adalberto e Fábio Ferreira, os mais usados nas últimas partidas. E...Joílson, Heitor, Rafael Pereira e Iago Maidana, este recentemente com passagem pela Seleção Brasileira sub-20. Minha opinião é de que, no momento, Adalberto e Fábio Ferreira passam maior confiança. Os outros são...reservas, e só! Diante de tais avaliações, há necessidade de mais qualidade e pelo menos uma contratação se faz necessária!

Sobre os laterais...têm 3 direitos e 4 esquerdos. Os destros...Ezequiel, Maicon Silva e Adalberto ainda não deram aqueeella resposta essencialmente positiva! Parece haver maior esperança com relação a Adalberto que fez bom jogo diante do América Mineiro. Mas, ele precisa ter uma sequência maior de boas partidas para que cresça a confiança em seu futebol. Em relação aos canhotos, Rômulo, Cristiano, Danilo Tarracha e Guilherme Santos...este último deixou uma promissora primeira impressão. Também necessita de mais jogos bons pra ganhar credibilidade! E os volantes? Bem...no grupo há Barreto, Ruan, Wéllington, Walfrido e Marcão. Sei que Rafael Pereira também “quebra o galho” na posição. Entretanto, o melhor, por enquanto, continua sendo o garoto Barreto que não vem sendo aproveitado como titular! O técnico Petkovic ainda está dando crédito para Wéllington que, cá entre nós, não tem “bola” prá jogar num time que pretende acesso à Série A!! Resumindo, o Criciúma terá de trazer mais um ou dois volantes...de preferência dois...pra tentar melhorar a marcação e a produtividade do meio campo!

Entre os meias, o Criciúma tem Róger Guedes, Dôdi, Natan, Dudú e Rodrigo Andrade. O Dudú é o Dudú Figueiredo que veio do Coritiba, emprestado, e ainda não jogou! Está se recuperando de lesão. Depois que Pet chegou, só Rodrigo Andrade tem sido utilizado. Convenhamos, não é supra-sumo ou craque! Por isso, o Tigre precisa de mais um ou dois meias!! Já, para o setor de frente, são 10 à disposição!! Olhem só: Lucca, Maurinho, Bruno Lopes, Paulo Sérgio, Neto Baiano, Silvinho, Thiago Ádamm, Juba e Jéfferson. Há carência de mais?? Em número, não! Só que falta qualidade!! Se espera muito de Lucca e Silvinho e eles não estão correspondendo!! Neto Baiano desencantou no último jogo. E, dentro do que penso, se vier mais atacantes tem que sair alguém!! Assim, considero mais correto!!

Com estas avaliações...conforme o mostrado até agora, se quiser melhorar consideravelmente sua campanha no Campeonato Brasileiro, o Criciúma terá de trazer mais um zagueiro, um ou dois volantes, um ou dois meias e talvez outro reforço para o ataque. Reitero que, qualquer contratação, deve ser de muito boa qualidade!! Aquele tipo de jogador que chega, bota a camisa, joga e resolve!! Contratar por contratar não é o caminho adequado! Felipe Ximenes e Marcos Moura Teixeira ainda precisam provar que sabem mesmo de futebol!! A maioria dos jogadores que foram trazidos por eles não “deu conta do recado”...pelo menos até agora!! 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Muita vontade e poucos recursos técnicos!

Foi o que mostrou o Criciúma no jogo em que empatou diante do América Mineiro, 2 a 2, na abertura da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, nesta terça-feira(23). Nos gols... Felipe Amorim chutou da entrada da área, fraco, e a bola desviou em Fábio Ferreira...tirando do lance o goleiro Luiz. Vale frisar que, na origem do contra-ataque rapidamente finalizado pelo América, o atacante Paulo Sérgio, do Criciúma havia sofrido falta não marcada pela arbitragem. Depois...em bola cruzada na área, da direita, finalmente apareceu o oportunismo de Neto Baiano e o Tigre empatou. A virada do Criciúma se deu ainda no 1º tempo...já nos acréscimos, em bola de escanteio bem batido por Rodrigo Andrade que Fábio Ferreira desviou pro canto direito, fora do alcance do goleiro adversário. Já na 2ª etapa, em bola jogada pra área o “Coelho” empatou após desvio de cabeça efetuado pelo atacante Cristiano. É verdade, entretanto, que o Criciúma criou mais oportunidades do que o América. Mesmo assim, a qualificação técnica foi decisiva e esta se verificou na equipe mineira. Já, no Criciúma... continua sendo algo bastante carente!!

Individualmente...Luiz fez boas defesas, apesar dos dois gols tomados sem qualquer culpa! Nota 6. O lateral Arnaldo, dentro das suas limitações, realizou razoável jogo. Massss... demonstrando mais voluntariedade do que “bola” pra “encher os olhos”!! Nota 6. O zagueiro Wânderson, todo atrapalhado...de novo, continua sendo um atleta comum e, cá entre nós, sem futebol capacitado pra ser titular num time como o Criciúma! Nota 3. Fábio Ferreira voltou à equipe titular e em alto estilo! Bem posicionado e expondo sua experiência...foi o melhor do Tigre no jogo. Acabou premiado com um gol! Nota 7. Guilherme Santos estreou bem! Várias vezes foi a frente, procurando a linha de fundo e cruzando bolas. Nota 7. Wéllington, novamente, esteve muito mal! Foi o sexto jogo dele...sem corresponder!! Marca e passa mal!! Nota 4. Marcão, por sua vez, um pouquinho(só um pouquinho!) melhor do que seu parceiro de função! Dentro do que tenho visto dele, pelo menos, me parece ser um jogador que pode melhorar de rendimento com o passar dos jogos. Nota 5. Rodrigo Andrade, como único meia escalado, até que correspondeu! Temos observado discreta evolução em relação às últimas partidas. Nota 6. No setor de frente, Paulo Sérgio continua sendo jogador de pouco rendimento e se preocupando com sua função tática de voltar pra marcar. Nota 5. Neto Baiano fez seu melhor jogo depois que veio para o Criciúma. Boa movimentação e um gol! Nota 6. Sobre Lucca, não jogou bem! Acabou se constituindo numa das figuras mais apagadas do time! Pouca efetividade! Nota 4. Dos que entraram, Juba, Silvinho e Thiago Ádamm...pouquíssimo acrescentaram e vamos deixar sem avaliação!

O técnico Petkovic precisa rever conceitos! Curiosamente, é o quarto treinador da temporada e há insistência no tal esquema 4-2-3-1. No caso, Paulo Sérgio e Lucca voltam pra marcar e Neto Baiano fica isolado. Minha idéia é de que um esquema mais próximo da realidade do futebol brasileiro é o tradicional 4-4-2. Os quatro do meio...um volante mais marcador, outro que saiba sair pro jogo, um meia de ligação e outro meia atacante. E...no ataque, um de movimentação e mais outro centralizado! De qualquer modo, acredito que, aos poucos, Dejan Petkovic vai conseguir colocar em pratica suas idéias e “arrumar a casa”!!

terça-feira, 23 de junho de 2015

Ganhou a simpatia de todos!!

Sim! O novo treinador do Criciúma, o sérvio Dejan Petkovic em poucos dias de convívio na cidade, acabou conquistando simpatia e até certa admiração de boa parte da torcida e imprensa. E que fique esclarecida uma situação que nós, formadores de opinião, às vezes passamos aos leitores e não somos devidamente compreendidos! O Pet chegou, conversamos, procuramos ter detalhes sobre suas idéias, o que pensa do futebol, o que sabia do Criciúma antes de vir pra cá...enfim, uma série de questionamentos pertinentes a um cargo de tamanha importância no contexto do Clube que está ainda ”tropeçando” na Série B e sonha em voltar pra elite do Brasileiro. Mas o fato de estarmos gostando do que temos visto nesta fase ainda de adaptação da nova comissão técnica não quer dizer que já aprovamos tudo! O Pet é o cara e agora vamos esquecer que queríamos o Geninho??!! Não...em absoluto! As coisas não funcionam assim, pelo menos na minha maneira de pensar. Era uma opinião praticamente unânime de que o Criciúma precisava de um técnico mais rodado...de maior experiência e sabedoria. Entretanto, como veio Petkovic...apoio total e irrestrito a ele e a seu trabalho!! Insisto que o mais importante é o Criciúma dar certo! Entenderam bem??

E, convenhamos, pra que isso ocorra há necessidade de resultados práticos. Ou seja, toda essa empatia verificada “antes de a bola rolar” terá de ser traduzida, por exemplo, em vitória nesse jogo com o América Mineiro. Depois dessa partida, o Criciúma só voltará a campo dia 3/7 para enfrentar o Paraná, em Curitiba. Com 9 pontos na tabela e ocupando a 13ª posição, fica clara a necessidade de ganhar o jogo do “Coelho”! Aliás, os mineiros estão em 4º lugar com 16 pontos na tabela e, portanto, com uma campanha superior a do Tigre. Lembro, ainda, que em 2.014 o América já “bateu na trave” pra retornar à Série A! Portanto, o jogo desta terça(23) tende a ser de extrema dificuldade para ambos. Um quer se manter no G-4 e o outro pretende fugir de perto da zona de perigo para depois pensar em “vôos” mais altos!!

Embora não tenha confirmado o time, oficialmente, estão previstas duas alterações no time. Uma na zaga, saindo Adalberto e entrando Fábio Ferreira; e a outra na lateral com Guilherme Santos sendo chamado para que Cristiano deixe a equipe titular. Vamos lá então...Luiz; Arnaldo, Wânderson, Fábio Ferreira e Guilherme Santos; Wéllington, Marcão e Rodrigo Andrade; Paulo Sérgio, Neto Baiano e Lucca. Algumas observações...dos dois zagueiros que vinham jogando, Adalberto mostrou mais “bola” do que Wânderson. Mesmo assim, este último é mantido. Quanto à saída de Cristiano, perfeitamente compreensível! Jogou 5 e não correspondeu positivamente...ainda! Entra Guilherme Santos...estreante. Masss...há necessidade de frisar que o zagueiro Fábio Ferreira precisa ter comportamento adequado para um atleta profissional, dentro e fora de campo; que Wéllington vai pro seu 6º jogo sem ainda convencer; que a bola precisa chegar na frente pra melhor aproveitamento dos atacantes e estes têm que se ajudar a si próprios...!!!
Fábio Ferreira retorna ao time titular^^^e Guilherme Santos estréia>>.








                                                                              

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Seleção Brasileira classificada sem convencer!

Se formos considerar o que aconteceu no jogo Brasil 2 x 1 Venezuela, a passagem do time de Dunga para a próxima fase da Copa América pode ser considerada com alguma tranqüilidade. Afinal, placar apertado mas contra um adversário sem causar grandes preocupações e a Seleção Brasileira classificando-se em primeiro lugar!! Ora bolas...depois do vexame contra a Colômbia surgem aquelas frases de efeito: “Brasil dá resposta a críticas e fica em 1º no grupo!”; ou ainda...”Sem Neymar, time passa pela Venezuela!”.  Entretanto, considero que foi muito discreta a campanha do selecionado de Dunga na fase de grupos da Copa América! O Brasil ganhou de 2 a 1 do Perú; perdeu pra Colômbia, 1 a 0; e a vitória diante dos venezuelanos, 2 a 1, gols de Thiago Silva(comemorando na foto abaixo) e Roberto Firmino.

Seis pontos na tabela, um a menos em relação aos outros que ficaram em primeiro nos demais grupos. No caso, Chile 7 pontos no grupo A; e, também os 7 pontos da Argentina, no grupo B. É claro que o futebol as vezes nos reserva surpresas e um time como o do Brasil, por toda a sua história e tradição, pode chegar; ou até mesmo a valente Colômbia; a famosa raça uruguaia; ou o próprio Paraguai, que vez por outra surpreende também. Masss...convenhamos, se formos analisar friamente, as duas melhores seleções e mais credenciadas para chegar a final são Chile e Argentina. O futebol de ambos é bem mais técnico e, ao mesmo tempo competitivo do que qualquer outro que está jogando a competição!
Seleção do Chile, com futebol de raça e razoável técnica, é favorita para ganhar a Copa América.

E o que está acontecendo com a Seleção Brasileira? Ou melhor, com o futebol brasileiro? Simples constatação de que a qualidade da nossa atual safra de jogadores não é das mais promissoras! Vamos “nos olhar no espelho”...mas, em quem dá pra apostar, depositar bastante confiança numa recuperação do moral que está em baixa depois dos vexames na Copa do Mundo de 2.014?? Neymar? Só! Os demais que têm algum destaque na minha avaliação, como Wílliam, Oscar e o goleiro Jéfferson, por exemplo, são, sim, bons jogadores! Tem ainda algumas “promessas” das categorias sub-20 e sub-17. Entretanto, craque na verdadeira acepção do termo...só mesmo Neymar  que, infelizmente, por outro lado, não tem demonstrado maturidade adequada nas questões comportamentais como atleta...pelo menos em algumas situações...!!

Assim, a Copa América prossegue então com os seguintes confrontos nas quartas de final: Chile x Uruguai, na quarta-feira(24); Bolívia x Perú, quinta(25); Argentina x Colômbia, sexta(26); e, Brasil contra o Paraguai, dia 27, sábado. No “chutômetro” do prognóstico... acredito que dá Chile, Perú, Argentina e Brasil. A partir daí esses seriam os confrontos da fase semifinal: Chile x Perú; Brasil x Argentina. É ai que, imagino, acaba a Copa América para a Seleção Brasileira! Tomara que eu me engane!! Então...aguardemos...!!

domingo, 21 de junho de 2015

A “dança” dos técnicos na era Antenor Angeloni.

Você que sempre nos acompanha aqui neste espaço sabe quantos treinadores já passaram pelo Criciúma na era Antenor Angeloni?? Pois bem...repasso aos leitores a seguinte lista de 23 trocas de técnicos...sem estar, necessariamente, na ordem exata em cada uma das temporadas. Em 2.010, quando a Gestão de Ativos entrou no Clube, no mês de março, veio Argel Fücks que foi um dos principais responsáveis pelo acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, 2.011, foram Guilherme Macúglia, Édson Gaúcho, Guto Ferreira, Mauro Fernandes e Márcio Goiano. Após, 2.012...aportaram no comando à beira do gramado...Sílvio Criciúma, Márcio Goiano e Paulo Comélli, este inclusive, o técnico da subida pra Série A! Em 2.013, o ano começou com Paulo Comélli, depois Vadão...campeão catarinense, Sílvio Criciúma e Argel Fücks...com o mérito de, numa reta final dramática dentro do Campeonato Brasileiro, ter mantido o Criciúma na 1ª Divisão. Já em 2.014...vieram Ricardo Drúbscky, Caio Júnior, Wilsão, Wágner Lopes, Gilmar Dal Pozzo, Toninho Cecílio e Luizinho Viera. E...agora em 2.015, além do próprio Luizinho, já tivemos Moacir Júnior, Dúca e Petkovic. Pra quem não sabe, o Criciúma é tido como o Clube que mais “derruba” técnicos no País!! Que fama, hein??
Vadão, hoje técnico das meninas do Brasil, foi o último campeão catarinense pelo Criciúma.

Reitero que sempre fui favorável à manutenção de uma equipe de trabalho o máximo possível de tempo. Dentro do que penso, trocar treinador toda hora dificilmente leva algum clube ao sucesso. De outro modo, no caso do Criciúma, o problema está muito mais na falta de convicção e planejamento na hora de trazer um profissional do que propriamente outra causa! Com duração de basicamente 3 meses, cada temporada começa com os campeonatos estaduais. O “cara” vem pra cá...o time não vai bem e o técnico já é mandado embora! Trás outro. Não consegue ganhar o Catarinense...é demitido! Quando isso ocorre, já estamos em maio e o Brasileiro às portas. Se começar fazendo campanha razoável, fica! Caso contrário...4 a 5 jogos, perde o emprego!! E assim vai até o fim do ano!! São raros os casos em que há tolerância e tempo para tal!! As cobranças em caso de insucesso e principalmente se cair de divisão são duras e a grande maioria dos clubes não está preparada para absorver tudo isso. Queda de A pra B ou de B pra C, então, é considerado algo inaceitável...imperdoável para torcida e dirigentes! Estes, por sinal, são quase todos amadores, torcedores apaixonados que também não têm grande estrutura para suportar tal carga de responsabilidade!

Vale lembrar que há, ainda, os profissionais contratados para gerir o futebol. E, no mercado atual, eles estão em alta! São os tais gerentes, diretores executivos, superintendentes e outras nomenclaturas destinadas a estas pessoas que estão trabalhando em praticamente todos os clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro. Pra quem não sabe eles têm uma espécie de associação e fazem “rodízio”!! Ou seja, este ano “eu” exerço uma ocupação no Vitória, ano que vem no Botafogo, depois Sport, Palmeiras e por aí vai!! E outro faz o mesmo... e assim, os entendidos em gerenciar futebol passam aqui e ali pra executar projetos. Obviamente que, alguns são empresários e até mesmo procuradores de jogadores e ficam com a incumbência de “empregá-los”! Entenderam?
Eduardo Uran, hoje, é um dos empresários mais bem quistos e bem sucedidos do futebol brasileiro. Alguns jogadores do Criciúma...são “dele”!

Massss...e o futebol, na sua essência e origem?? Ah...Gilberto, fica em segundo plano, com certeza!! O resultado a ser alcançado dentro de campo, o bom futebol...aquilo que encanta(va) os fanáticos torcedores, apaixonados pelo clube do coração desde infância, fica pra depois!! Se der certo, melhor!! Caso não, ganhando um “dinheirinho” aqui e ali com uma negociação ou bom contrato...já está bom! Se for uma transação para o exterior...aí é o ideal!! Vem euro ou dólar e o “bolo” é dividido, às vezes, em várias “fatias”!! Esxtão compreendendo??