sexta-feira, 6 de abril de 2018

Aprendi muito com ele...!!


Fica difícil expressar qualquer manifestação sobre Milioli Neto que não seja de exaltação em relação ao profissional e mais ainda à pessoa humana que ele sempre foi!! O conheci desde antes de entrar no rádio...não lembro o ano de tanto tempo que faz!! Puxava qualquer assunto com o “Chico Neto”...ah...ele discorria como poucos!! Com certeza foi um dos meus professores e seu legado é de ensinamentos e exemplos que precisam e devem ser seguidos por qualquer integrante da crônica ou imprensa!! Há algum tempo não conseguia fazer o que mais gostava: falar!!

Infelizmente, uma doença degenerativa o atingiu e Milioli está indo “pro andar de cima”!! Sempre foi firme em seus comentários!! Crítico ferrenho e jeito de querer revolucionar o mundo!! Francisco Milioli Neto tinha 78 anos ...a grande maioria deles vividos ao lado da esposa, D. Marlene e filhos!! Sua capacidade como analista esportivo, social e também político sempre foi de causar inveja!! Mas, uma inveja boa!! Tipo...de admiração!! Participei de várias transmissões esportivas e outras coberturas jornalísticas com Milioli Neto. Era muito bom debater com ele!! Discutimos muitas vezes por posições contrárias!! Fui e continuo sendo seu fã!! Como disse antes ...pela sua competência profissional e, também, porque nunca foi “traíra”, uma qualidade rara no nosso meio!! Que Deus conforte familiares!!

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Os melhores do Campeonato Catarinense/2.018!!


Chapecoense e Figueirense decidem o título do Estadual deste ano e considero a equipe do Oeste como favorita à conquista! Está bem a frente dos demais em todos os quesitos que podem ser analisados diante de uma disputa regional como a nossa! Não sou muito favorável à fórmula atual utilizada pela FCF e pelos clubes participantes. Prefiro a usada anteriormente onde quem faz mais pontos, após turno e returno, é o campeão e pronto!! Massss...a TV fez pressão, alguns clubes e a própria Federação também entenderam a necessidade de maior emoção e, principalmente, de arrecadar mais dinheiro em razão de haver decisão. Lembro, ainda, que a Chapecoense somou 41 pontos na fase de classificação e o Figueirense, 36. E...a única vantagem que tem o time de Chapecó é fazer o jogo decisivo em sua casa. Se der empate, as cobranças de tiros livres da marca penal irão apontar o campeão da temporada em Santa Catarina!!

Lá se vão 14 edições do prêmio Top da Bola. A promoção é do Instituto Mapa e escolhe, anualmente, os melhores do Campeonato Catarinense. Participei de todas as publicações anteriores e não foi diferente agora em 2.018! Pois bem...aqui estão os mais competentes, dentro de suas respectivas funções, no atual certame barriga-verde, cfe. o www.gilbertocustodio.blogspot.com.br...!!

Melhor goleiro: Jandrei, da Chapecoense; que disputa a 1ª colocação com Luiz, do Criciúma; e, Dênis, do Figueirense. Pra mim, nesta ordem, os 3 melhores do campeonato.

Melhor lateral-direito...fico com Guga, do Avaí. Os outros dois, no caso “prata” e “bronze”...Marcos Vinícius, do Tubarão; e, Apodi, da Chapecoense.

Melhor lateral-esquerdo? Os 3 finalistas são: Bruno Pacheco (Chapecoense), João Paulo(Avaí), e Alex Ruan(Joinville). Optei por esta sequência.

Entre os zagueiros, minha escolha da melhor dupla recaiu sobre Rafael Thyene, da Chapecoense, e Betão, do Avaí. Depois, Nery Bareiro, da Chapecoense, e Alemão, do Avaí; e, a 3ª melhor dupla de zaga...formada por Sandro, do Criciúma, e Douglas Silva, do Brusque.

Sobre a mais eficaz dupla de volantes...voto em Amaral, da “Chape”, e Douglas Moreira, do Criciúma. Na sequência, Zé Antônio, do Figueirense, e Gelson, do Concórdia; Eduardo Person(Joinville) com Betinho(Figueirense).

Em relação aos dois melhores meias...voto em Gustavo Ferrareis, do Figueirense, e Daniel Costa, do A. Tubarão. Após estes, pela ordem, Canteros(Chapecoense), e Jorge Henrique(Figueirense); Elvis, do Criciúma, e Jean Lucas, do Internacional.

Finalmente, os dois melhores atacantes...Guilherme, da Chapecoense, e Rafael Grampola, do Joinville. Aí...André Luis (Figueirense), Wellington Paulista(Chapecoense); Madson(Joinville) e Lima(Hercílio Luz).

Quanto ao melhor treinador...fico com Gilson Kleina, da Chapecoense. E, “coladinho” nele...Vaguinho Dias, do Tubarão, seguido por Mílton Cruz, do Figueirense.

Há, ainda, votação para craque do campeonato...pra mim, dentre os finalistas escolhidos por todos que votaram, fico com Daniel Costa, meia do A. Tubarão. Atleta revelação: Guga(Avaí); melhor presidente, Luiz Henrique Ribeiro, do A. Tubarão; e, melhor árbitro que, mesmo com a ascensão de Bráulio da Silva Machado e a revelação de Ramon Abatti Abel, massss...Héber Roberto Lopes continua tendo maior destaque!

segunda-feira, 2 de abril de 2018

A quarta vitória consecutiva e o quarto lugar no Campeonato Catarinense.

Serve como consolo?? Claro que não!! Como um todo, a campanha do Criciúma no Estadual ficou abaixo da linha de mediocridade!! Caramba...não é preciso ter memória tão boa assim pra lembrar que o Criciúma “visitou” a zona de descenso na tabela de classificação durante algumas rodadas! Em alguns momentos, o time mostrou tamanha fragilidade e escassez técnica que os torcedores mais otimistas chegaram a temer pelo pior!! E, de outro modo, não há como negar que a chegada de Argel Fucks mudou de forma considerável o ambiente na casa tricolor! O treinador do Criciúma tem lá seus defeitos...suas teimosias e, às vezes, gosta de esquemas táticos que não correspondem muito com a evolução do futebol. No entanto, Argel possui seus méritos e, a maneira de trabalhar sempre destacando o aspecto motivacional, talvez seja sua principal característica!

A vitória sobre o Hercílio Luz, a quarta consecutiva no Campeonato Catarinense, fez com que o Criciúma terminasse a competição na quarta posição com o mesmo número de pontos do 3º colocado, no caso o Atlético Tubarão, e...claro, ambos atrás de Chapecoense e Figueirense. Aliás, 1 a 0...resultado construído com absoluta naturalidade! Durante todo o jogo, o Criciúma foi superior ao adversário que só assustou em uma chance desperdiçada pelo atacante Thiago Pará. No gol do Criciúma, Alex Maranhão bateu muito bem o escanteio, houve o desvio do zagueiro Sandro e o goleiro hercilista foi traído pela velocidade da bola.

Mas, encerrada mais uma competição regional, ficamos na expectativa de que o Criciúma e a G. A. tenham muita sabedoria pra que o mesmo drama vivido não seja repetido durante o Brasileiro da Série B!!Fico me perguntando...será que o João Paulo joga só isso que temos visto?? E o Zé Carlos...vai voltar a ser mais participativo ou o oportunismo o “salvará” em pelo menos alguns jogos?? Os laterais Suéliton e Marlon irão suportar a sequência de jogos... diante da uma verdadeira “maratona” que é a Série B?? Élvis terá um companheiro pra ajuda-lo na criação de jogadas do meio-campo?? Ele mesmo...será que tem bola pra jogar mais?? O técnico Argel Fucks continuará insistindo com o “Hénik 2”...ou seja, somente a boa marcação de Jean Mangabeira, abrindo mão de ter um volante mais moderno e técnico que o futebol atual exige?? Maílson é outro que rende mais do que o já observado?? Enfim, o Depto. de Futebol poderá proporcionar à comissão técnica melhores condições de trabalho?? Ou alguém imagina que com o que tem tá bom pra começar a Série B?? Huuummmm...que medo que dá só em pensar!!!