quinta-feira, 23 de junho de 2016

A CBF e suas intransigências para com os repórteres de rádio.

A entidade que comanda o futebol brasileiro baixou determinação que acabou sendo recebida com antipatia pela grande maioria de quem acompanha jogos de futebol... principalmente pelo rádio. Isso aconteceu em maio passado e, de lá pra cá, os “alegres rapazes” da reportagem estão proibidos de realizar suas entrevistas com os personagens do espetáculo antes e durante as partidas! Aquilo que tanto vivenciamos...aliás com grande prazer, de poder ouvir integrantes da delegação chegando no estádio; os bons papos com atletas, técnicos e dirigentes; e até aquela “palinha” rápida quando da saída dos jogadores para o intervalo...tudo isso não pode mais!! Por que?? Olha...em 2.012, numa visita que fiz ao então pres. do Criciúma E. C., Antenor Angeloni em cia. de meu amigo e presidente de honra da ACESC, a Assoc. dos Cronistas Esp. de SC, J. B. Telles(foto acima), este já havia me dito que a TV Globo tinha intenção de pedir à CBF para que tomasse tais medidas. Telles que é “nascido” no rádio ponderou em favor dos cronistas e algumas temporadas se passaram com poucos e discretos cerceamentos. Masss...a pressão “global” continuou e, desta vez, a CBF cedeu e o trabalho dos repórteres de rádio ficou mais limitado!!
Bem...sou do tempo em que o rádio teve elevadíssima parcela de contribuição na divulgação do futebol brasileiro. Aliás...tem ainda, com toda certeza!! Na foto acima...década de 80, flagrante do então repórter Fausto Silva, à beira do campo, entrevistando Sócrates, craque do Corínthians. Diferentemente da Europa, aqui no Brasil há uma cultura bastante difundida das transmissões radiofônicas! O torcedor leva o seu “radinho” de pilha pro campo ou fica em casa mesmo...querendo acompanhar e ouvir o que seus ídolos têm pra dizer!! Por sorte, peguei uma época em que corria pra dar informação em primeira mão!! Caiu o técnico, este ou aquele foi contratado, jogador “x” não veio com a delegação, “y” foi escalado de última hora...algumas das manchetes que só quem é do meio sabe o quanto significa!! Com certeza, as “jornadas esportivas” perderam muito com as novas regras impostas pela TV Globo, encampadas pela CBF! Sou testemunha, entretanto, que a ACESC...leia-se pres. José Mira e sua diretoria da qual faço parte, mais as associações nacionais da categoria, no caso ABRACE e ACEB, não se cansam de tentar reverter tal situação!

No entanto, é preciso destacar o “outro lado da moeda”!! A Globo e seus canais de comunicação paga para que ela tenha exclusividade em suas transmissões! Visão mercantilista? Sim...é!! Mas, como as coisas mudam e alguns dizem que “evoluem”... enquanto não houver um acordo entre emissoras de rádio, Globo e CBF e cada um cedendo aqui e ali, vamos ficar sem algumas boas reportagens que podem ser feitas pela crônica de campo! E...o que está escancarado mesmo é que as emissoras de rádio não pagam aos clubes pra transmissão de jogos!! Apesar da divulgação e da propaganda desta ou daquela agremiação, as rádios...na verdade, exploram comercialmente os jogos e, algumas, arrecadam apenas quantias!! A grande maioria...só “empata” lucro/despesa!! Por sua vez, há anos a Rede Globo vem fazendo a cobertura das séries A e B do Campeonato Brasileiro e cada um dos 40 clubes envolvidos têm sua quota financeira já definida!! Na prática, a Globo “vende” suas transmissões para patrocinadores, recebe pomposas quantias, repassa à CBF e clubes e, obviamente, fica com a maior “fatia”...esxtão compreendendo?? Enquanto isso, as rádios...que trabalham com poderio financeiro bem menos expressivo, acabam tendo seu trabalho prejudicado!! Em suma...num mundo tão “dinheirista” que vivemos...quem paga, pode! Quem não pode, não paga e não tem...!!

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Finalmente...a quebra do jejum!!

Fazia mais de um ano que o Criciúma não ganhava um jogo fora de casa pelo Campeonato Brasileiro! Isso havia ocorrido em 16 de junho do ano passado na longínqua Lucas do Rio Verde(MT), diante do Luverdense...1 a 0. E...tabú existe pra ser quebrado!! Pois foi o que aconteceu nesta terça-feira(21) quando o Tigre bateu o Vila Nova, no Serra Dourada, em Goiânia, por 3 a 2. Mesmo que o adversário estivesse numa noite infeliz...desarrumado em campo, o Tigre não teve nada a ver com isso!! Ganhou e de forma merecida!! O esquema adotado pelo técnico Roberto Cavalo, temos de reconhecer, deu certo!! O time foi competitivo, eficiente, disciplinado taticamente e, mesmo sem grande brilhantismo e até com algumas falhas conquistou três pontos que recolocam o Criciúma no G-4. Na “marcha do placar”...20 minutos da 1ª etapa, após cobrança de escanteio bem efetuada por Élvis, Gustavo desviou de cabeça e marcou o 1º para o Tigre. Aos 40...após bola jogada na área, Raphael Silva não usou seu corpo pra impedir a cabeçada de Vinícius, aquele zagueiro que já jogou no Criciúma, em 2.010: 1 a 1. No 2º tempo, Douglas Moreira saiu a dribles desde o meio-campo e, já na área foi derrubado. Eram 14 minutos e Gustavo converteria a penalidade com “bola num canto, goleiro no outro”! Aos 25...outra bola parada, desta feita com Alex Maranhão. Cruzamento pra área do Vila e Raphael Silva “cumprimentou” o goleiro Wágner Bueno que falhou no lance porque espalmou pra dentro do próprio gol! E...aos 41 minutos, Fabinho...outro ex-Criciúma em 2.013, acertou à média distância e Luiz foi surpreendido! Vale frisar que o Criciúma suportou pressão no fim do jogo e garantiu resultado expressivo dentro da competição!
Na foto da esq., Gustavo comemora o 2º gol que ele marcou, batendo penalidade máxima. Niltinho tb. aparece. À dir., Diego Giaretta e Raphael Silva saem pra festejar o 3º gol do Tigre, marcado pelo “3” tricolor! Ao fundo…Niltinho.

Luiz, numa análise geral, levou dois gols e fez duas boas defesas durante a partida. Na 2ª conquista do Vila Nova houve “cochilo” por parte do bom goleiro tricolor!! Nota 5. Ezequiel, até pela proposta mais “cuidadosa” do Criciúma, não atacou tanto como em outros jogos. Esteve discreto...nota 6. Raphael Silva também merece um “6” porque esteve no “céu e no inferno” durante o jogo. Penso que falhou no 1º gol do Vila Nova...masss, marcou o 3º do Tigre! Diego Giaretta, com atuação tranqüila e segura, lembrou os melhores jogos que ele fez quando chegou ao Criciúma ainda pro Camp. Estadual. Nota 7. Márlon também esteve mais tímido...menos agressivo! Insisto que o estilo de jogo do Criciúma no Serra Dourada não foi de atacar com freqüência pelas laterais. Nota 5. Sem “encher os olhos”...o volante Barreto jogou o “feijão com arroz”...fez o simples, com prioridades pra marcação. O mesmo aconteceu com Ricardinho...ambos sem ir ao ataque! Pela aplicação...nota 6 pros dois! De novo, Douglas Moreira jogou grande partida! Sua complexão física, principalmente por ser um atleta rápido e leve, favorece os dribles e os passes de primeira! Nota 8. Por ser um meia de armação e as vezes de chegada na área, Élvis... sempre se espera que faça jogadas de efeito e habilidade. Entretanto...o que conseguiu de melhor foi bater bem o escanteio do 1º gol de Gustavo. Nota 6...também pelo comprometimento e tentativas em acertar! No ataque, Niltinho teve altos e baixos! Por ser canhoto, gostaria que ele jogasse mais pela esquerda! Contudo, talvez por orientação de Roberto Cavalo, se mexe bastante e procura também o meio e o lado direito. Nota 6. Sobre Gustavo...mais uma boa atuação!! Fez dois gols e, hoje, pode-se dizer que é o principal jogador do Criciúma no Campeonato Brasileiro!! Nota 8. Entraram Alex Maranhão...alguma movimentação e a bola levantada na cabeça de Raphael Silva no 3º gol...nota 6; Jheimy...que pouco apareceu, nota 4; além de Ferron...que ajudou a segurar a pressão do Vila Nova no fim do jogo, nota 5. Em relação ao técnico Roberto Cavalo, nota 8 por ter insistido em suas convicções, arriscado uma escalação com três volantes...e mais atenções defensivas, idéias que acabaram levando o Criciúma a uma grande vitória...fora de casa!! Ufffaaa!!!

terça-feira, 21 de junho de 2016

O Criciúma está pronto pra lutar pelo acesso??

Lutar? Talvez!! Subir...retornar pra série A? Com certeza, não!! Talvez seja duro pro leitor ou quem nos acompanha, aquele mais apaixonado torcedor, absorver tal situação! Masss...sem paixão ou deixar aflorar o lado emcional...é uma afirmação: o Criciúma ainda não está arrumado pra conquistar uma vaga fixa no G-4 da Série B!! Os números provam e não deixam nenhuma contestação! O Tigre está ali... ”beliscando” na tabela...tem até a mesma pontuação do quarto colocado. Entretanto, “encher a boca” e dizer que o Criciúma já tem time pra voltar à Série A... não!! Isso, ainda não!! Até o momento, Roberto Cavalo e cia. alcançaram 56,7% de aproveitamento, o que é insuficiente pra assegurar uma vaga na zona de classificação. Importante frisar que tais projeções ocorrem depois de ver o Criciúma em 10 jogos. Insisto que não há, AINDA, uma segurança e confiança de todos os envolvidos, inclusive torcida, a ponto de cravar o Criciúma lá em cima na tabela. Além disso, a disputa é muito parelha! Só Vasco e Atlético(GO) que deram uma “desgarradinha” dos demais no G-4 ou próximos deles!

Aliás, o Vasco ficou sem perder até a 8ª rodada e, de lá prá cá já foi derrotado duas vezes! Mesmo assim, continua líder!! Tem 22 pontos, dois a mais que o Atlético, 2º colocado. Portanto, está “queimando gordura” do que conseguiu nas primeiras sete rodadas da competição! E, se observarem bem a tabela de classificação através do linck http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/ todos irão constatar que somente três pontos separam o 3º, o CRB, do 10º...o Brasil, de Pelotas. Ou seja, na teoria, uma vitória pode mudar muita coisa em termos de posicionamento a cada rodada que passa. E o Criciúma? Está nesse “bolo”!! Só que o campeonato vai sendo jogado e a tão desejada estabilidade da equipe não é conseguida pelo treinador e seus comandados. Todos sabemos que há virtudes, mas também, limitações na comissão técnica e no grupo de jogadores. Cada um tem consciência de até onde pode chegar! Portanto, é uma questão de tempo para que, talvez com aprimoramento do atual time...muito treino, e com alguns possíveis reforços, o Criciúma dê a alegria a seu torcedor em relação a uma auto-afirmação no atual Campeonato Brasileiro da Série B!

Alguém pode se perguntar...afinal, por que o Criciúma com os jogadores que tem não pode chegar pra uma das vagas ao acesso?? Por isso que citei antes que somente pouco mais de 1/4 do torneio foi disputado. Entretanto, não há nenhuma dúvida de que os problemas no time do Criciúma, dentro de campo, observados e relatados pela coluna há algumas rodadas atrás...continuam os mesmos!! Erros de passes...e como erra passe o Criciúma!! Instabilidade...ou seja, alguns bons jogos alternados com outros que chegam a deixar o torcedor “descabelado”!! Defesa ainda sem total segurança e firmeza!! Entre os volantes...só Douglas Moreira tem jogado futebol de bom rendimento!! Meias que criam pouco e ataque que, se não fosse Gustavo, estaria mostrando produção baixíssima!! Então...corrigindo estes defeitos, agrupando mais os setores e, principalmente, pontuando também fora de casa... caminho mais curto pra pelo menos tentar colocar o Criciúma “nos eixos”!!!

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Criciúma quase perdeu...pra ele mesmo!!

Até porque, se tivesse respeitado agiria de outra forma dentro de campo e não encontraria tantas dificuldades como as que vimos no empate em 2 a 2 diante do Tupi. Não posso admitir que o Criciúma tenha tal comportamento jogando em casa contra o vice-lanterna do Campeonato Brasileiro! Os jogadores do Tigre deram muitos espaços na marcação, a mobilização e o estilo de jogo apresentados...nada foi idêntico ao que havíamos assistido diante do Bahia!! O Tupi, por sua vez, mostrou-se um adversário de marcação adiantada e incisiva! Na verdade, me surpreendeu positivamente a equipe mineira! O “8” e o “10” deles, respectivamente, Jataí e Vinícius Kiss, determinaram as ações do time e o Tupi agrupou muito bem os setores impedindo que um desarrumado Criciúma mandasse no jogo! No 1º tempo, só pra chamar atenção, o goleiro Rafael Santos quase “nem sujou o uniforme”!! Mesmo assim, a 37 minutos, em “bobeada” da zaga do Tupi...Élvis roubou a bola do zagueiro e deixou Hélio Paraíba à vontade pra fazer 1 a 0. Dois minutos depois, após cobrança de falta...a zaga do Criciúma “ficou olhando” e Felipe Alves cabeceou sem chances pra Luiz. No 2º tempo, mesmo com alterações efetuadas por Roberto Cavalo, o Criciúma continuou sem muita inspiração!! Muitos erros de passes e algumas jogadas individuais que não conseguiam resultar em perigo contra a meta do Tupi. No sistema defensivo, faltou cobertura dentro da área quando a bola sobrou pra Vinícius Kiss bater colocado, rasteiro, fora do alcance do goleiro Luiz. Isso a 17 minutos. O drama se estendeu até os 48 minutos quando Jheimy conseguiu bater cruzado e decretar o resultado final de 2 a 2! Fica a lição de um jogo que era considerado como “ganho” e que o Criciúma achou que venceria sem muita luta!! O Tupi soube se mobilizar e, por pouco, não quebrou a invencibilidade do Tigre dentro do Heriberto Hülse! Mais uma vez...respeito é bom e todo mundo gosta!!

Apesar dos dois gols tomados, Luiz voltou a fazer boas defesas e teve uma atuação mais segura! No finalzinho do jogo, inclusive, evitou a derrota em lance cara à cara com o meia Kiss, do Tupi. Nota 7. Desta feita, Ezequiel não jogou bem! Não conseguiu repetir bons jogos anteriores! O garoto de Treze de Maio mostra sempre muita ofensividade. Neste jogo, entretanto, os bons cruzamentos e as jogadas individuais não aconteceram. Nota 5. Sobre a dupla de zaga do Criciúma, melhor atuação de Raphael Silva do que Nathân. Este, inclusive, permitiu que Felipe Alves tivesse certa liberdade na cabeçada que originou o 1º gol do Tupi. Nota 6 pra Raphael Silva e 5 pra Nathân. Na esquerda, Marlon também não teve bom desempenho! Raras vezes foi ao ataque e, na defesa, teve muito trabalho pra marcar o veterano Thiago Silvy, atacante do Tupi. Nota 5. Foi substituído por Jheimy que teve o mérito de empatar o jogo já nos acréscimos. Nota 6...pelo gol que evitou a derrota! No meio, João Afonso esteve apagado em campo. Jogou só a 1ª etapa...nota 5. Saiu pra entrar Alex Maranhão que, apesar da vontade, produziu pouco na parte ofensiva. Além disso, como meia, espera-se mais futebol dele! Nota 5. Nota 7 pra Douglas Moreira que, novamente, foi o melhor do Criciúma em campo! Responsável por carregar a bola até os meias. Foi o jogador com mais participação e entrega durante a partida! Nota 7. Élvis, com altos e baixos, provocou vaias da torcida! É o camisa 10 e, por isso, alguns acham que joga mais do que realmente sabe! Massss...é esforçado e comprometido! Nota 6. Com atuação apagada e discreta, o meia Juninho foi substituído no intervalo. Nota 5. Veio Roberto em seu lugar que conseguiu algumas boas jogadas de linha de fundo. Foi dele o “passe”, sentado, pra que Jheimy marcasse o gol do empate! Nota 6. Hélio Paraíba também merece um “7” pela luta que travou com os zagueiros do Tupi. Fez um gol e deu mostras que é bom reserva de Gustavo. E...Niltinho, que fez algumas jogadas de velocidade que agradaram mais a torcida do que propriamente tiveram a objetividade necessária para que houvesse aproveitamento de quem estava na área! Nota 6. Lembro que Roberto Cavalo estava suspenso e não ficou na área técnica. Seu auxiliar, o “Cavalinho” fez tal função à beira do gramado! Como principal responsável pelo time, imagino que esteja descontente com a baixa produtividade do time, além da marcação que foi frouxa! Aos dois, Cavalo e Cavalinho...nota 5! Huuummm...espero que o resultado sirva de aprendizado a todos os envolvidos!!