sexta-feira, 6 de junho de 2014

Opiniões…divergentes e polêmicas!

Na verdade…cada um tem a sua! No caso do formador de opinião, aquele(a) que emite seu parecer através de rádio, jornal, tv ou qualquer outro órgão de imprensa, pode gerar discordância, polemizar e, em alguns casos, atrair simpatizantes ou pessoas que não suportam tais avaliações. Normal? Sem dúvida! É comum expressar seu pensamento e este causar reação, seja lá de quem for. Nas tais redes sociais, então, é o que mais se observa! O Facebook é recordista de manifestações na web. Particularmente, tenho por linha de conduta respeitar o que vejo, ouço ou leio, desde que não sejam palavras ofensivas ou aquelas em que o “agressor não mostra a cara”! Pra mim…é covardia enviar mensagens de texto no anonimato ou com identificação falsa! Tenho privilégio de, diariamente, falar ou escrever sobre o que penso em relação aos mais diversos assuntos, principalmente aqueles em evidência…Criciúma, Copa e cia.
Sobre o Criciúma, ainda continuo sem entender como jogadores que foram trazidos pra cá, já desde o Campeonato Catarinense, não deram uma resposta positiva…ainda? Aliás, alguns vieram e foram mandados embora sem render, em campo, um futebol pelo menos perto do convencimento! Entre outros, casos como os de Rodrigo Silva, Thiago Humberto, Lulinha e Fernando Karanga não têm uma explicação mais lógica! Se ano passado os caras estavam jogando ou sendo aproveitados nas equipes em que atuavam, por que em 2.014 o desempenho não é o mesmo? Inclusive, até os atletas que estavam no próprio Criciúma em 2.013, casos por exemplo, de Serginho e João Vítor, da mesma forma ainda não repetiram as boas atuações da temporada passada. E o Paulo Báier…então? O que estaria sendo empecilho para que o “velhinho” volte a jogar a bola que mostrou no Atlético Paranaense? Ah, Gilberto…mas os jogadores do Atlético em 2.013 eram melhores do que os do Criciúma de hoje e, por conseqüência, ajudavam mais para que Báier tivesse melhor rendimento! Sim…boa observação! E os treinadores que já comandaram o Tigre? Será que não se encaixaram no perfil dos atletas? Talvez! Afinal, Ricardo Drúbscky saiu daqui e faz trabalho um pouco melhor no Goiás. Quanto a Caio Júnior, quase uma unanimidade antes de chegar, acabou decepcionando! E, por último o atual Wagner Lopes que já demonstrou ter muita vontade de acertar. Mas, como os demais, ainda não conseguiu o padrão necessário e adequado para que o time consiga bons resultados no Camp. Brasileiro.
Quanto a Copa, o Passarinho Arrepiado também emite opinião. Com ou sem manifestação vamos ter Copa, sim senhor!! Aliás, cfe. última pesquisa realizada pelo Ibope, 51% dos brasileiros são favoráveis a realização do Mundial do Brasil! E não me venham dizer que se não fosse a Copa, o dinheiro investido nela seria disponibilizado para a educação e a saúde! Engana-se redondamente quem pensa assim. Desde que foi descoberto, se rouba e se age com corrupção neste País. É assim desde 22 de abril de 1.500! Alguém duvida?
.
De primeira, olha o edital de convocação para o julgamento do caso Cristiano Lopes, do Criciúma E. C.:
2ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D.
EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO
O Auditor Presidente da Segunda Comissão Disciplinar do
Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Wagner Madruga do
Nascimento, de acordo com o disposto no Art. 47 do CBJD, faz saber aos que
este EDITAL virem ou dele conhecimento tiverem, que as pessoas físicas ou
jurídicas, cujos processos seguem relacionados ficam CITADAS da denúncia,
que lhes foi oferecida pela Ilustrada Procuradoria, e INTIMADAS para
sessão de instrução e julgamento que será realizada na Terça-Feira, dia 10
de junho de 2014, às 17:00 (dezessete) horas, no Plenário do S.T.J.D., sito
na Rua da Ajuda, nº 35 – 15º andar-Rio de Janeiro- RJ.
1. PROCESSO Nº 57 /2014 – Jogo: Goiás E.C. (GO) x Criciuma E.C.
(SC) categoria profissional, realizado em 27 de abril de 2014- Campeonato
Brasileiro – Série A. Denunciado: Criciúma Esporte Clube, incurso no Art.
214 do CBJD. AUDITOR RELATOR DR. DR. JURANDIR RAMOS DE
SOUSA.
Dr. Alberto Zilli dos Santos e todo o Depto. Jurídico do Criciúma deverão ter muito trabalho na próxima terça(10)!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Zé Carlos e Ismael Blanco.

Os dois são atacantes e podem ser os primeiros jogadores confirmados para reforçar o Criciúma na segunda parte do Campeonato Brasileiro. A maioria dos torcedores aprova a volta de Zé do Gol. Eu também gostaria de vê-lo novamente com a camisa do Tigre. Segundo as últimas informações, tudo está acertado sob o ponto de vista financeiro. Falta “apenas” a liberação do Al Sharjah FC, clube dos Emirados Árabes Unidos, onde Zé jogou a última temporada. Obviamente que, para desvincular o atleta de lá, deverá haver compensação financeira! As pessoas envolvidas na negociação garantem que não haverá nenhum empecilho. Pelo que se sabe, Zé Carlos está “fininho” e em condições de ganhar ritmo de jogo o mais breve possível e, então, ser reaproveitado novamente. Que tal Zé Carlos reestrear no Heriberto Hülse contra o Fluminense, atual vice líder do Brasileiro, dia 16 de julho, quando recomeçar a competição? O que não sei precisar, entretanto, é como Zé Carlos seria recebido no vestiário? O seu jeito de ser...as vezes explosivo e impulsivo...seria bem absorvido pelo restante do grupo? E a divisão de responsabilidades em relação à liderança seria bem encaminhada com Paulo Báier, Serginho e cia? Por isso que sempre defendi uma atuação incisiva do pessoal do futebol no vestiário! Aquele “homem forte” pra fazer o trabalho de ligação entre dirigentes, com. técnica e plantel Seria um verdadeiro líder que ainda não “deu as caras” como deveria! Dentro dos nomes que têm hoje no Depto. de Futebol, Guto Silva e Júlio Rondinelli têm perfil e pelo menos um pouco de experiência pra tal função. Cláudio Gomes não! Como diretor de futebol, Cláudio negocia. Mas para atuar no vestiário, vejo que não tem jeito...pelo menos ainda!
.
Quanto a Ismael Blanco, é um atacante que tem 31 anos, joga no Lanús, da Argentina, e tem características um pouco diferentes das de Zé Carlos. Blanco é mais veloz e também entendo que seria muito interessante para o Criciúma contar com ele. Como curiosidade, o argentino não jogou só no futebol de seu país. No currículo de Ismael Blanco tem passagens também por Paraguai, Grécia, México, Polônia e Alemanha. Informações não oficiais dão conta de que a primeira pedida financeira do procurador de Blanco teria sido alta demais. Cláudio Gomes pretende ir lá pra tentar o acerto final.
Ismael Blanco, pelo Lanus(dando soco no ar), comemorando gol contra a Ponte Preta pela Copa Sul Americana do ano passado. À esquerda aparece também o goleiro Roberto, ex- Criciúma.
.
O Passarinho Arrepiado se deleita com as badalações em cima da Seleção Brasileira e principalmente sobre Neymar. Exageradas? Sim, penso desta forma! É praticamente um Big Brother na concentração e qualquer movimento não fica sem o registro de alguma câmera de tv. No visual dos atletas, alguns penteados escalafobéticos e tatuagens diversas. Pelo menos por enquanto, o pessoal da CBF, principalmente o comandante Luiz Felipe Scolari, está conseguindo controlar tudo para que não haja excessos, como em 98 na França. 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Brasil 4 x 0 Panamá, amistoso com jeito de treino!

A Seleção Brasileira deitou e rolou no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, e aplicou 4 a 0 no Panamá em amistoso preparatório para a Copa do Mundo. Os gols? Bem, eles foram marcados por Neymar, cobrando falta; e, Daniel Alves, de fora da área achando o canto direito da trave adversária...no 1º tempo. Na 2ª tapa, mais dois gols com Hulk, após passe de calcanhar efetuado por Neymar; e, Wíllian, em jogada de Maxwell. A atuação dos comandados de Felipão absolutamente dentro do esperado. Quase 40 mil pessoas viram praticamente um jogo treino comandado por Neymar. Ele foi o mais procurado pelos companheiros de time e teve participação extremamente ativa e intensa durante todo o jogo. Penso que a Seleção Brasileira está no caminho certo. À distância,observo que o técnico Luiz Felipe Scolari parece estar conseguindo que exista coesão entre todos os integrantes que estão na Granja Comary, em Teresópolis. Imagino que haja uma certa pressão natural em cima de todos, principalmente sobre comissão técnica e jogadores. Afinal, a Copa é no Brasil e a responsabilidade aumenta, sem dúvida! Conquistar o hexa, prá alguns, é quase uma obrigação! Não entendo assim. Claro que, pelo fato de jogar em casa, aumenta o compromisso. Mas, obrigatoriedade, não! O futebol mundial tem outras seleções que, historicamente, também sempre chegam às etapas decisivas, casos de Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, França, Holanda...sem esquecer da última campeã do mundo, Espanha. O próprio técnico da nossa seleção lembra que as dificuldades já serão observadas na primeira fase. O Brasil estréia contra a Croácia, dia 12, depois enfrenta o México, dia 17, e Camarões, dia 23. Obviamente que, em qualquer bolsa de apostas, o Brasil é favoritíssimo a passar de fase em 1º e os outros 3 disputariam a 2ª vaga. Não acredito que haverá surpresas. O Brasil está bem treinado, preparado e só um acidente de percurso poderá impedi-lo de brigar pelo título. Quanto aos titulares, como criciumense, torço muito para que Maicon recupere seu lugar no time. Mas há de se reconhecer que Daniel Alves vive bom momento e também tem condições prá jogar. Dentro do que temos acompanhado, a equipe para começar o Mundial deve ter a mesma base da Copa das Confederações: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. Mas Wíllian, pelo que está jogando no Chelsea, pode “roubar” a posição de Oscar. Aguardemos!

O atacante Neymar foi o mais badalado no amistoso do Brasil diante do Panamá. Fez excelentes jogadas, conseguiu dribles objetivos e participou de todos os gols. Aliás, fez o gol de número 200 como atleta profissional. Tem 22 anos e, se continuar assim ao longo de sua carreira, vai fazer muito mais. As vezes é “marrento”...há um endeusamento exagerado por parte da mídia. Mas o cara ta jogando muito! Sei que foi contra o modesto Panamá. Mesmo assim, nos dá uma esperança muito grande de que poderá ser o diferencial que o Brasil vai precisar durante a Copa!


Enquanto as atenções de praticamente todo o País estão voltadas pra Seleção Brasileira e Copa do Mundo, por aqui a torcida do Criciúma aguarda com expectativa a confirmação da volta de Zé Carlos. As conversações de momento parecem ser otimistas em relação a um acerto. Volto a insistir que, tecnicamente, será um grande reforço, caso confirmado. Resta saber se as exigências das partes interessadas viabilizarão o tão esperado acordo.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Procurar culpados é uma questão interna!

Assim entendo como o Criciúma Esporte Clube deve proceder no caso Cristiano, jogador que entrou de forma irregular na partida diante do Goiás, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A expressão “de forma irregular” está sendo usada em razão de informações obtidas após o que se noticiou no final da semana passada.Tudo indica que o Criciúma vai a julgamento e corre sério risco de perder três pontos conforme as previsões de entendidos no assunto. Massss...as medidas que devem ser tomadas? Este é um procedimento interno, administrativo e que deve ser apurado junto às pessoas responsáveis. E quem deve ser responsabilizado? Quem trabalha na área burocrática do Depto. de Futebol e do Depto. Jurídico. Os nomes? Prefiro não expor publicamente por entender que tais profissionais devam ser preservados. Além do que, seguindo na linha de raciocínio já citada anteriormente, a Gestão de Ativos administra o Criciúma e, como empresa privada que é, deve e vai tomar as devidas providências para que os que cometeram tal falha recebam as merecidas sanções! Dentro do que tenho como “organograma” ideal sobre os procedimentos adequados para quando se contrata um jogador...o nome do atleta com todos os detalhes contratuais chega à mesa do supervisor que, em conjunto com seu gerente de futebol, deve fazer uma verificação minuciosa sobre o atleta, no que se refere à questões administrativas, burocráticas e jurídicas. Este trabalho também deve ser acompanhado por um funcionário da área jurídica. Toda essa “varredura” na vida do atleta que ora chega é de fundamental importância ANTES que seja assinado qualquer compromisso oficial. Pelo que sei, a estrutura atual do Criciúma tem três ou até quatro profissionais para fazer tais averiguações. Com os detalhes minuciosos que existem no futebol de hoje, as pesquisas precisam ser constantes e os clubes contando com todas as informações possíveis para que um problema como este, envolvendo o atleta Cristiano, seja visto antes da assinatura de contrato, não correndo o risco de escalar o jogador irregularmente!!
.
Abaixo, segue a cópia da reunião do STJD em 22 de maio de 2.013 que puniu o atleta Cristiano, jogando pelo Naviraiense, hoje atleta do Criciúma E. C.:
3ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D.
RESULTADO DE JULGAMENTOS
CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 22 de maio de 2013,
presentes os Auditores:
FABRÍCIO DAZZI—————-Presidente—————————————–
FRANCISCO DE ASSIS PESSANHA FILHO————————————–
RICARDO GRAICHE——————————————————————
IVANEY CAYRES SOUZA———————————————————–
ROBERTO SOARES DE VASCONCELLOS PAES——————————-
RAFAEL FIORAVANTE ALVES VANZIN————-Procurador————–
PROCESSO Nº 26/2013 – Jogo: CE Naviraiense (MS) X Paysandú SC
(PA) – categoria profissional, realizado em 08 de maio de 2014 – Copa do
Brasil – denunciado: Cristiano Lopes, atleta do CE Naviraiense, incurso no
Art. 254-A do CBJD; Ricardo da Silva, atleta do Paysandu SC, incurso no
Art. 250 do CBJD; CE Naviraiense, incurso no Art. 214 do CBJD. –
AUDITOR RELATOR DR. RICARDO GRAICHE.
Resultado: “Por unanimidade de votos, suspender por 05 partidas, Cristiano
Lopes, atleta do CE Naviraiense, por infração ao Art. 254-A do CBJD; aplicar
a pena de advertência ao atleta Ricardo da Silva, do Paysandu SC, por
infração ao Art. 250 § 2º do CBJD; absolver o CE Naviraiense, quanto à
imputação ao Art. 214 do CBJD.”
Funcionou na defesa do CE Naviraiense, Dr. João Zanforlim, juntou prova
documental.
Funcionou na defesa do Paysandu SC, Dr. Osvaldo Sestário Filho, juntou
prova documental e pediu a lavratura do acórdão.
A douta Procuradoria também pediu a lavratura do acórdão.
Rio de Janeiro, 22 de maio de 2013.
André Luiz B. da Silva
Secretário
Procurador do STJD, Paulo Schmitt, pode, à qualquer momento, denunciar o Criciúma. Mas, julgamento, por certo só depois da Copa do Mundo!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Dois erros individuais “mataram o Tigre” em São Bernardo!

Aos 11 e 17 minutos do 1º tempo ocorreram os principais lances do jogo que determinaram a 4ª derrota do Criciúma no Campeonato Brasileiro, em 9 jogos. No 1º gol, Rodrigo Souza ia em direção ao ataque com a bola dominada quando, de repente, esqueceu dela. Apareceu Arouca e, em velocidade, partiu pro contra-ataque...ninguém o interceptou, saiu o lançamento para Gabriel, o tal de “Gabigol” que, já na área, abriu o placar para o Santos. Seis minutos depois foi a vez de Serginho, láááá no campo de ataque, perder a bola para Arouca que, de novo construiu a jogada finalizada por Diego Cardoso: 2 a 0. Só isso? Sim! Esta foi a real produção ofensiva do Santos que chutou duas bolas no gol e obteve aproveitamento de 100%! O Criciúma não fez bom jogo em relação a seu sistema de marcação.Principalmente no meio campo a coisa não funcionou pois o setor não marcou como devia e muito menos criou para o ataque. Derrota merecida? Sim! Muito mais pelos erros cometidos do que por mérito do Santos que tem uma gurizada que correr uma barbaridade mas, objetivamente como futebol de “encher os olhos”...ainda longe disso! Luiz levou dois gols, sem culpa, e em outros momento não foi exigido pelo ataque santista. Eduardo finalmente fez bom jogo. Continua crescendo de produção e, entendo ter feito sua melhor partida pelo Criciúma. Fábio Ferreira não comprometeu. Escudêro, ao seu estilo, tomou cartão amarelo desnecessário por reclamação. A exemplo de seu parceiro de setor...também não cometeu falhas. Cortêz, por sua vez, não jogou bem. Sua atuação esteve bem longe de jogos anteriores. Serginho e Rodrigo Souza erraram demais! Os dois mineiros marcaram mal e não passaram bem! Logo, causaram bastante prejuízo! Ricardinho esteve atrapalhado. Apareceu pouco e também não realizou boa partida. Paulo Báier fez um razoável 1º tempo mas foi substituído no 2º com a alegação do técnico de estar cansado. Quanto a Lucca, continua sendo pouco útil. Infelizmente, o tempo passa...as oportunidades também, e o jogador não consegue recuperar seu bom futebol! Foram utilizados ainda Giovânni, Maurinho e Wéllington Bruno e, nenhum deles, com poder de mudar algo!

O técnico Wagner Lopes anda errando e as vezes até inventando! Sim, senhor! Qual a justificativa adequada pra substituir João Vítor por um lateral e não por outro meia? Pra que dois laterais esquerdos? Afinal, Cortêz ficou em campo tendo a companhia no setor de Giovânni. Qual a finalidade disso, sr. Treinador do Tigre?? Outra situação é que Báier não me pareceu cansado a ponto de merecer substituição. E por que o Criciúma só adiantou a marcação depois de tomar os 2 gols? Tais determinações e comportamento devem partir e ter orientação do comandante...no caso, Wagner Lopes!

Passarinho arrepiado conversou com o pessoal do Depto de Futebol. Ficou sabendo que alguns jogadores da base vão ser emprestados: Rômulo para o Penapolense-SP, Gustavo no Londrina, Luizinho Mello para o Boa Esporte e Bruno Mazzuchello que vai para o Pelotas. Rodrigo Silva e Lulinha estão sendo liberados; Éverton devolvido ao Cruzeiro. O diretor de futebol Cláudio Gomes está indo até Maceió conversar pessoalmente com Zé Carlos para tentar, finalmente, um acerto com o atleta. Cláudio ainda quer mais dois atacantes que atuam no futebol paulista e um outro homem de frente que, segundo informações, joga na Argentina. 

domingo, 1 de junho de 2014

Se confirmado o erro...imperdoável!

Não há justificativa que me convença em relação ao erro cometido pelo Criciúma no caso Cristiano. Caso haja confirmação da perda de pontos, os responsáveis precisam e devem ser punidos! Gente...por favor, nós estamos em 2.014 e, no Criciúma de hoje, com todo seu aparato jurídico e administrativo, é inadmissível que um fato como esse ocorra! O jogador também deve ser cobrado porque sabia da tal punição. O julgamento foi ano passado por causa de sua expulsão num jogo pelo Naviraiense, do Mato Grosso do Sul, contra o Paysandu, de Belém do Pará, pela Copa do Brasil. Cristiano recebeu cartão vermelho diretamente após agredir o adversário com uma cabeçada na testa e foi julgado por agressão, conforme descrito no artigo 254-A do CBJD. Tal artigo prevê pena de 4 a 12 jogos em competições administradas pela CBF. Há uma informação de que, antes de chegar ao Criciúma, Cristiano cumpriu 3 partidas. Ficou fora do jogo contra o Palmeiras, completando 4...portanto faltando um, mas, conforme o que se viu, entrou contra o Goiás na partida seguinte...configurando-se a falha do Criciúma. Há de se ressaltar, entretanto, que o próprio Cristiano sabia de sua punição! Ficou calado com medo de o Criciúma desistir do negócio...por certo! Afinal, o Tigre poderia não querer mais o jogador se soubesse que ele teria penas a cumprir! Se agiu assim, Cristiano foi desonesto com o Criciúma! Masss...insisto que a principal falha é administrativa e precisa ser minuciosamente investigada!! E, sobre a tal documentação que o Criciúma distribuiu aos setoristas, ela não é elucidativa! Pelo visto, o Clube não tem nada documentado de que o jogador não tinha suspensão a cumprir!! Tentei e ainda persisto em procurar compreender como o Criciúma pode ter cometido tal falha!! Ainda não consegui...!!


Time encaminhado pra jogar em São Paulo. Até o garoto Andrew, de 17 anos, viajou com a delegação do Criciúma para a partida contra o Santos, no próximo domingo(01), as 18:30, em São Bernardo do Campo-SP. O atleta vem se destacando na base do Criciúma e recebe uma oportunidade do técnico Wagner Lopes. Com Maylson e Silvinho machucados, além de Bruno Lopes servindo a Seleção Brasileira Sub-20, há uma idéia de Wagner em utilizar 4 jogadores de marcação no meio, liberando Paulo Báier para fazer cia. a Lucca. A escalação preferida pelo treinado tricolor poderá ter Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudêro que volta ao time e Cortêz; Serginho, Rodrigo Souza, Ricardinho, João Vítor e Paulo Báier; e Lucca. Um 4-5-1 variando para o habitual 4-4-2. O mais importante é saber se o comportamento do Criciúma será parecido com o do jogo contra o Botafogo ou com o da partida diante do Atlético Mineiro?! Me refiro a esses dois adversários porque foram os últimos enfrentados pelo Criciúma, fora de casa. Não acredito que as questões envolvendo a possível perda de pontos, no caso Cristiano, vão interferir no desempenho dos jogadores dentro de campo. Dificuldades existirão e serão, novamente, bem acentuadas em razão da qualidade do adversário e de se tratar de mais uma partida da Série A, onde não há nenhuma facilidade!