sábado, 10 de setembro de 2016

As diferenças e semelhanças entre Leão e Tigre!!

Avaí e Criciúma devem protagonizar um jogo de muita disputa neste sábado(10), na Ressacada. Afinal, o momento dos dois na competição indica que ambos têm os mesmos objetivos. Ou seja, de buscar uma sequência de resultados mais convincentes e começar a “beliscar” a parte de cima da tabela. Pelo que conheço tanto de um quanto de outro, nem “Azurra da Capital”...nem “Tigre do Sul” querem ficar no “meio” da tabela ou cair de rendimento a ponto de se aproximar da zona do rebaixamento! O Avaí vem de duas vitórias e um empate. Já, o Criciúma acumula uma derrota e dois empates nos três últimos jogos. Assim, chego à conclusão de que os “manezinhos” estão em ascensão no torneio e o “tricolor” deu uma estagnada!! Sinto um Avaí que vai querer “cantar de galo no seu terreiro”!! Estará ao lado de sua torcida e a conhecida raça avaiana poderá fazer diferença no confronto. Por sua vez, o Criciúma quer quebrar o jejum de vitórias pra voltar a ter autoconfiança, fator importantíssimo para que Roberto Cavalo e comandados se sintam capazes de, pelo menos, tentar buscar o G-4! 

Quem perder o jogo poderá ficar numa situação meio que complicada...faltando, a partir de então, 14 jogos pra acabar o campeonato. Favoritismo deste ou daquele? Pra mim, não há! Dificilmente, num enfrentamento considerado “clássico” do futebol catarinense, há maior propensão que dê pra “cravar” A ou B. Vantagem? Discreta... do Avaí por jogar em seu estádio. Só!! Cabe ao Criciúma, entretanto, não se acovardar pelo fato de estar atuando fora de casa! Como analista e amante do futebol bem jogado...cheio de lances com emoção e muita disputa, detesto quando vejo aquela retranca escancarada, seja em qual time for!! Na atualidade, com tanta evolução que estamos observando em sistemas de marcação, velocidade em contra-ataques, ocupação de espaços e domínio de bola...com futebol cada vez menos individualista e, sim, coletivo...não cabe mais o comportamento medroso!! Treinadores e atletas de futebol que se prezam precisam jogar do mesmo jeito, sem “olhar” pra qual estádio estejam!! Sei que tanto Avaí quanto Criciúma possuem suas limitações e deficiências! Isso não impede, entretanto, que o jogo seja jogado...sem medo ou “bunda lá atrás”!! Esxtão compreendendo??

Enquanto isso, na Série A do Campeonato Brasileiro, o Passarinho Arrepiado fica de olho nos jogos da Chapecoense e do Figueirense. Sobre a “Chape”...um duelo interessante contra o Coritiba, em Chapecó, no domingo(11). O “Coxa” vem de um surpreendente placar de 4 a 0 aplicado em cima do Grêmio, na rodada passada. A partida entre Chapecoense e Coritiba, com certeza, deverá ser muito disputada! Vale à pena conferir!! Por sua vez, o Figueirense...no entra e sai da zona do descenso, pega o São Paulo, fora de casa! Huummm...jogo complicadíssimo pra Rafael Moura e cia. O adversário vem de derrota e o clima no Morumbi não anda dos melhores!! Por certo, o São Paulo estará sob pressão e o Figueirense poderá tirar alguma vantagem! Aguardemos!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Chapecoense pode alcançar o Figueirense. Mas, o Criciúma...não!!

A manchete se refere ao número de participações na Série A do Campeonato Brasileiro e não às conquistas de títulos. Entenderam bem? Faço tal comparativo porque o pessoal do Oeste anda com o “peito estufado”, sorriso de canto a canto da boca em razão da campanha que faz a Chapecoense jogando na elite do futebol nacional. E...temos de reconhecer!! Os “caras” por lá estão sabendo conduzir o produto futebol, demonstrando eficácia e satisfazendo seus simpatizantes! Claro que ganhar uma Copa do Brasil talvez seja algo que dificilmente iremos ter o prazer de ver novamente um clube de Santa Catarina conquistar. Impossível, não! Mas, convenhamos, muito pouco provável! No atual contexto das competições que nossos representantes participam, fica menos complicado almejar o título de uma Série B, talvez...ou, quem sabe, tentar algo mais ousado numa Copa Sul-Americana. Libertadores?? Também imagino ser, por enquanto, um sonho para os catarinenses!! De qualquer modo a Chapecoense está “dando aula” de como jogar uma Série A sem riscos de queda ou até, sequer, ficar próximo da zona de perigo na tabela de classificação! Todas as vezes que vejo o “Índio” em campo, há muita entrega e elevado espírito de luta! Assim...de pontinho em pontinho e fazendo prevalecer o fator campo quando atua em casa, a “Chape” se encaminha para o “QUARTO” ano consecutivo permanecendo na Série A!!

O clube catarinense que conseguiu mais tempo ficar na Série A em anos consecutivos, até o momento, foi o Figueirense: de 2.002 a 2.008...7 anos! Depois, vem o Criciúma que se segurou na “A” por 5 anos: de 1.993 a 1.997. A partir daí, a Chapecoense...que debutou em 2.014 e tem tudo pra chegar em 2.017 sem essa de rebaixamento!! Bom pra Santa Catarina?? Ora bolas...sem dúvida!! Independentemente das questões envolvendo rivalidade entre cidades, clubes e torcidas...o melhor mesmo é que o máximo possível de clubes catarinenses cresçam! A própria concorrência...o ciúme acabam fazendo com que os outros também se “arrumem”, se organizem pra poder, da mesma forma, chegar ao sucesso!! Lembro que o Criciúma, tri-campeão estadual de 1.991, campeão da Copa do Brasil e a histórica participação na Taça Libertadores de 92 inspiraram os “inimigos” para que estes também pudessem alcançar a fama!! E...na minha opinião, isso é o gostoso do futebol!

Já coloquei aqui neste espaço o que obtive de resposta em relação aos “segredos” da Chapecoense, por ora, vitoriosa no Campeonato Brasileiro. E...não tem nada de especial, não!! Se engana quem pensa que os dirigentes e investidores do “alvi-verde” têm fórmulas mirabolantes ou mágicas pra que a equipe corresponda em campo!! Quando tudo parece ser difícil eles, os chapecoenses, agem da forma mais simples e antiga de se fazer futebol! Ou seja, cada atleta antes de chegar em Chapecó é minuciosamente observado...dentro de fora de campo!! Há um patamar salarial...critérios financeiros que não fogem à realidade e posses do clube, o jogador chega, treina bota a camisa e joga!! Tem sido assim há alguns anos e ponto!! Obviamente que é impossível 100% de acerto!! Contudo, mesmo que um pouco distante, temos notado sempre um time aguerrido e comprometido com os objetivos traçados!! Assim, insisto...POR ENQUANTO, palmas pra eles...!!!

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Em jogo razoável tecnicamente...Brasil ganha da Colômbia.

Nada de brilhantismo em relação ao que vimos de Brasil 2 Colômbia 1, pelas Eliminatórias da Copa. Confronto bastante disputado, nenhum destaque individual em ambas as equipes e uma Seleção Brasileira que se impôs mais pra cima do adversário que marcou forte, mas também se preocupou em mostrar suas qualidades. Claro que o gol de Miranda, logo a um minuto de partida, após cobrança de escanteio efetuada por Neymar...”matou” qualquer plano de jogo do adversário. Depois disso, o que se viu na 1ª etapa foi um domínio territorial da Seleção Brasileira e, na única chance de ataque que os colombianos tiveram...falha coletiva da defesa brasileira e Marquinhos acabou desviando “contra”! Um a um...intervalo e, no 2º período o adversário se expôs...saiu pro jogo, tentando demonstrar mais ofensividade. Mas, em contra-ataque, Philippe Coutinho conseguiu passe para Neymar que, do lado esquerdo da área, bateu cruzado...com precisão, fora do alcance do goleiro da Colômbia. Dois a um...vitória consumada e seis pontos conquistados nas duas últimas partidas que colocam a Seleção Brasileira na zona de classificação pra Copa da Rússia. Não há dúvida que o técnico Tite deu outra “cara” ao time “canarinho”!! Que assim continue!!

Bem...Eliminatórias agora...só em outubro, mais duas rodadas, quando o Brasil enfrenta a Bolívia e a Venezuela, “dentro e fora”, respectivamente. Então, voltemos atenções pro nosso futebol “doméstico”. As séries B e A do Campeonato Brasileiro e os representantes de Santa Catarina. E, no Criciúma, o que mais pode ser destacado, pelo menos momentaneamente, diz respeito à decisão dos dirigentes em não contratar mais ninguém para a sequência da temporada. Surpresa em relação a isso?? Nenhuma!! Foram trazidos semana passada os últimos cinco jogadores e, aliás, só um deles ainda não estreou: o meia-atacante Thiago Humberto. O jogador, por sinal, poderá estar em campo na próxima rodada diante do Avaí, na Ressacada. A verdade é que, mais uma vez, o Criciúma não planejou de forma objetiva, prática e com convicção uma campanha de retorno à Série A! Não digo que, se tivesse projetado e feito tudo conforme “manda o figurino”...o acesso estaria garantido!! É impossível atestar...afirmar, antes de qualquer campeonato, que o objetivo traçado será alcançado!! Entretanto, nós que acompanhamos de perto o Criciúma, sabemos que o Tigre tentou se remontar depois das decepções durante o Campeonato Estadual. Algumas “peças” foram trocadas ou repostas e o nível técnicos dos atletas que chegaram após o Catarinense já nos davam a idéia de que o rendimento seria mais ou menos esse que estamos observando. Ou seja, campanha pro “meio” da tabela... de manutenção!

Contudo, é importante frisar que ainda faltam 15 jogos pro Criciúma encerrar a Série B de 2.016! E, refresco a memória do torcedor lembrando que, em 2.002, também não houve planejamento efetivo pra conquistar o acesso e o inesquecível título da Série B! Recordo bem que as coisas foram acontecendo e, principalmente na reta final, o time ganhou mais força, cresceu no momento certo e o resultado todos ainda temos bastante vivo na lembrança! O que insisto, entretanto, diz respeito à produtividade dos jogadores em campo e a conseqüente qualidade do futebol mostrado pelo time como um todo! Quando saíram Ezequiel, Nathân, Élvis, Roger Guedes e Gustavo reiterei meu pensamento de que a rotatividade, o vai e vem de atletas é normal no futebol!! Pintou um bom negócio...tem de negociar!! Afinal, é questão de viabilizar financeiramente a instituição! Massss...quem chegou pra substituir os que saíram não deu a resposta esperada! Então, fiquemos no aguardo para que, nesses 15 jogos o Paulo César Magalhães desencante, a dupla de zaga não “bata tanta cabeça”, os volantes errem menos passes, os meias “pifem” os companheiros e os atacantes finalizem melhor!! Ah...e que o Luiz volte a fazer grandes defesas!! Simples?? Na teoria, sim!! Só que, na prática, é uma dificuldade!!!! Báhhh...só quem vê!!!!

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Brasil x Colômbia promete ser “jogo quente”!!

Lembram da cena com reprodução na foto?? Ocorreu na Arena Castelão, em Fortaleza, dia 4 de julho de 2.014, uma rodada antes do fatídico 7 a 1! O lateral Zuñiga, da Colômbia, entrou de forma desleal em Neymar...o “10” da Seleção Brasileira, causando-lhe uma fratura na vértebra. Depois disso, quem acompanhou o desenrolar dos acontecimentos lembra que Neymar perdeu a cabeça, discutiu com jogadores adversários e com o árbitro. Além do problema relacionado à lesão, acabou punido com quatro jogos de suspensão...só retornando nas partidas das Eliminatórias. Mas, o que passou...passou!! Penso assim, pelo menos. Entretanto, não é o que se “desenha” pro jogo desta terça-feira(06) na Arena Amazônia, 21:45, quando as duas equipes voltam a se enfrentar. O Brasil é 5º na tabela e a Colômbia, 3ª colocada. Ambos vêm de vitória na rodada anterior. Aliás, os colombianos acumulam nove pontos nas últimas três rodadas!! Claro que tende a ser jogo duríssimo tanto pra um quanto pra outro. Alguns jogadores da Colômbia dizem que Neymar “provoca” em campo querendo passar pé por cima da bola e tal! Neymar e companheiros se defendem dizendo que o adversário joga violento. Inclusive, na Copa América do Chile já foi confronto com algumas jogadas ríspidas!! De qualquer modo, insisto que tende a ser um grande duelo...o melhor jogo da rodada sul-americana para a Copa de 2.018, na Rússia!

Olha...virando a página e mudando o assunto, os amantes do futebol de salão vão se deliciar a partir do próximo dia 10. Com a participação de 24 países vai começar a 8ª edição da Copa do Mundo de Futsal. O torneio será realizado na Colômbia e imagino que seja a última participação de Falcão(foto em destaque) num torneio oficial pela Seleção Brasileira. Aliás, pra quem não sabe, Falcão é só apelido herdado do pai porque este jogava na várzea de São Paulo e se parecia com Falcão, ídolo do Internacional, de Porto Alegre. A título de curiosidade, o nome do camisa 12 da Seleção é Alessandro Rosa Vieira. O Brasil está no grupo D ao lado de Ucrânia, Austrália e Moçambique. O evento terá cobertura do Sportv e poderemos ver vários brasileiros atuando por outras seleções...naturalizados, obviamente! Nas sete competições anteriores, o Brasil ganhou cinco e a Espanha, duas. Novamente, brasileiros e espanhóis chegam como favoritos, seguidos de perto por italianos, russos e ucranianos. Mais um torneio pra gente ficar de olho e torcer!!

Vi na internet que analistas e especialistas, todos ex-jogadores que batiam muito bem na bola, elegeram o melhor cobrador de faltas na história do futebol brasileiro. Deu Zico!! O “Galinho” teve a preferência da grande maioria de quem opinou, seguido de Marcelinho Carioca e Nelinho. Na minha opinião, Nelinho era pra ter ficado em 2º e Rivelino, em 3º. Massss...com relação ao melhor, realmente foi o sr. Arthur Antunes Coimbra!! Quem o viu jogar sabe do que falo!! Nos bons tempos do Flamengo e também da Seleção Brasileira, Zico era perfeito nesse quesito!! Com seu time do coração ganhou tudo o que podia ganhar!! Ficou a lamentação de não ter conseguido ser campeão do mundo com o Brasil, numa época em que tinha Sócrates, Falcão, Oscar, Luizinho...dentre outros que, sim, eram craques nas suas posições!! Nunca tive simpatia pelo Flamengo!! Quem me conhece sabe disso. Contudo, é impossível deixar de reconhecer que Zico foi “fora de série”!! Na foto...ele faz pose ao lado de Petkovic, ex- técnico do Criciúma! Huuuummm...!!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Falha de Luiz, empate em jogo “ganho” e Criciúma fica cada vez mais longe do acesso!


<<<Criciúma 1 CRB 1 teve seu principal lance da partida a 42 minutos da 2ª etapa. Escanteio do lado canhoto pro CRB, bola no 1º pau e o goleiro Luiz cometeu erro que não é do seu feitio! Perdeu tempo de bola e o zagueiro Diego Jussâni cabeceou duas vezes pra decretar o empate dos visitantes.





<<<Mas, é bom frisar que o placar havia sido aberto aos 22 minutos do 1º tempo quando Niltinho cruzou da esquerda, a zaga alagoana ficou “olhando” e Jheimy se aproveitou pra fazer o gol do Criciúma. Fora esses dois lances nem Criciúma, nem CRB criaram oportunidades claras de marcar!!

Apesar do razoável toque de bola de ambas as equipes no meio-campo, o ataque do Tigre foi pouco eficaz e o do Galo da Pajuçara...ídem! Contudo, importante destacar que o Criciúma teve mais posse de bola, rondou mais a área adversária e só não ganhou o jogo porque o seu “camisa um” e capitão cometeu “pecado” fatal! Justiça se faça, contudo, em relação ao crédito que tem o profissional Luiz, no Criciúma! Salvou o time em várias outras oportunidades...fez alguns “milagres” já! Entretanto, neste jogo diante do CRB falhou e o Criciúma chegou ao 3º jogo consecutivo em casa...sem vitória!!

Bem...individualmente, sobre o goleiro Luiz...diante do exposto, nota 4! Na lateral-direita a estréia de Paulo César Magalhães. Discreto e tímido...pouco apareceu no ataque, se preocupando mais em marcar. Nota 5. Na zaga, muito boa a atuação de Raphael Silva. Este firme e seguro! Tanto que o “temido” Zé Carlos não ganhou uma jogada sequer do “3” tricolor! Nota 8. Aliás, sobre Zé do Gol, continua com algumas “viúvas” por aqui. Só que a bola de hoje está muito abaixo do que vimos há alguns anos com a camisa do Criciúma! Em relação a Diego Giaretta...também atuação tranqüila! Até porque, o setor ofensivo do CRB teve baixo rendimento...sem acossar os defensores do Tigre. Nota 7. Niltinho voltou a jogar bem! Cumpriu bem sua função na lateral-esquerda...sempre procurando o apoio! Nota 7. No meio, Barreto foi o melhor entre os três volantes. Diferentemente de outras atuações suas, mais recentes, desta feita foi à frente, tentou dribles e conseguiu bom rendimento em acerto de passes. Nota 7. Felipe Guedes realizou bom 1º tempo e caiu de produção no 2º...principalmente depois que cansou! Nota 6. Douglas Moreira teve altos e baixos durante o jogo. Ficou muito atrás, abdicando da qualidade que tem pra arriscar jogadas em direção ao gol adversário. Nota 6. Alex Maranhão jogou só o 1º período e foi substituído no intervalo. Como meia que é precisa chutar mais a gol, tentar uma tabela e não errar tantos passes! Nota 5. No ataque, Roberto foi o melhor...de novo! Por ter boa velocidade se constitui na principal jogada de contra-ataque do Criciúma. Entretanto, se desgastou bastante e poderia ter sido substituído nos minutos finais. Nota 6. Quanto ao centroavante Jheimy...méritos pelo gol! Nas demais situações...pouco apareceu pois ficou preso entre os zagueiros do CRB. Nota 6. Os que entraram durante a partida...Clayton, no intervalo e com futebol de mais cadência e toque de bola. Pra ser o meia que o Criciúma tanto precisa, claro, terá que jogar bem mais! Nota 5. Sobre o atacante “grandalhão” Bruno Baio, alguns minutos em campo e uma finalização! Foi a primeira vez que o vi jogar e imagino que tenha de ficar mais na área...tipo centroavante mesmo! Nota 5. Também foi usado Ricardinho a partir dos 40 minutos da etapa final e deixo sem nota. E Roberto Cavalo? Olha...parte da torcida do Criciúma, a cada jogo que passa e a vitória não vem, está perdendo a paciência com ele! Insisto que os dirigentes não devem mudar a comissão técnica. E...pelo que ouvi do diretor de futebol, Paulo Pelaipe, ele também  pensa desta forma!! Contra o CRB, faltou mais ousadia ao Criciúma. Mas, no quesito técnico e de preparação pro jogo...o treinador agiu diante de suas possibilidades, com o que tem...!! Nota 6.