sexta-feira, 4 de março de 2016

Estamos exigindo muito do Criciúma??

Numa primeira análise...penso que não, em absoluto!! Há exigências naturais em razão de o Criciúma ser o que é no contexto do futebol de Santa Catarina. Ora bolas...time que nem Criciúma, Avaí, Chapecoense, Joinville e Figueirense...obrigatoriamente, sempre têm de brigar por títulos e na parte de cima da tabela de qualquer competição em âmbito regional!! Por isso se justifica que, por aqui, nós...que emitimos e formamos opiniões, o torcedor em geral... venhamos a cobrar bastante do Tigre! Lembro que é assim, também, em Florianópolis e Joinville...há muitos anos e, mais recentemente, em Chapecó, depois que a Chapecoense botou as “manguinhas de fora” e passou a fazer parte da elite do nosso futebol. Por estar no “trecho” há muito tempo e conhecer torcidas de diferentes cidades e regiões do Estado, além de cronistas e profissionais de mídia, não tenho nenhuma dúvida em afirmar que muitos falam que o Campeonato Catarinense “não vale nada”...mas há uma revolta muito grande caso o time da casa não chegue às primeiras colocações! Durma-se com um barulho desses...!!

Falando em quem realmente briga pra conquistar títulos...fico aqui a me perguntar do motivo pelo qual o Criciúma foi tão passivo em Chapecó?? Independentemente da “burrada” cometida por Bruno Lopes, sendo expulso aos 14 minutos da 1ª etapa e prejudicando sensivelmente o time como um todo e o trabalho dos demais companheiros, o Tigre ficou longe de ser realmente um “tigre” que lutaria até as últimas forças pra tentar reverter um quadro que já não era favorável...mesmo antes de a bola começar a rolar. Podem me chamar de chato e de repetir “discurso”!! Masss...não abro mão, EM HIPÓTESE ALGUMA, de ver um grupo de jogadores lutando SEMPRE! Claro que a Chapecoense já era favorita e aumentou mais ainda sua vantagem depois do gol, a 12 minutos e, em seguida, a exclusão do atacante do Criciúma. Quem viu de fora ficou com a impressão de que o Criciúma já entrou derrotado e “acabou se entregando de vez” quando sofreu o gol e seguiu no jogo com um jogador a menos!!

Terminada a 1ª etapa do Campeonato Catarinense...chego a algumas conclusões que gostaria de expor neste espaço. Por exemplo, não há nenhuma dúvida de que a Chapecoense tem os melhores jogadores atuando no Estadual. Contra números não há contestação e eles provam que o “Índio”, no momento, “manda e desmanda” na terrinha barriga-verde! Alguém discorda?? Pois é só observar detalhadamente a tabela de classificação!! O Internacional de Lages é uma espécie de “time sensação” do torneio. O técnico Waguinho Dias(na foto acima)...trabalhador e humilde, mais o centroavante artilheiro Isac foram as principais peças de um grupo barato e que conta, ainda com o bom goleiro Neto Volpi. Com salários em atraso e uma equipe mesclada de garotos e alguns mais experientes, o Avaí conseguiu “sprint final” e acabou em segundo lugar na classificação...na frente, inclusive, do Criciúma! Joinville e Figueirense decepcionaram seus torcedores com muitos altos e baixos durante os 9 jogos disputados. E...o Criciúma que começou meio que desacreditado e, pelo menos, chegou até a última rodada com chances de conquista. Méritos de Roberto Cavalo(foto abaixo)...com certeza! Reconheçamos que o time do Criciúma é limitado e, caso seu treinador consiga tirar mais desse grupo, o resultado a ser alcançado no returno poderá ser ainda mais animador!!

quinta-feira, 3 de março de 2016

Mesmo com um a menos, Criciúma foi frouxo e mereceu perder a decisão!!

Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que a Chapecoense nem precisou forçar muito para confirmar seu favoritismo e conquistar o título simbólico da 1ª etapa do Campeonato Catarinense. Assim, a “Chape” está garantida na decisão da competição e, se ganhar também o returno, não haverá necessidade de final! Massss...sobre a partida em si, os lances fatais do jogo ocorreram, respectivamente, aos 12 e 14 minutos da etapa inicial. Primeiro, o bom Lucas Gomes, meia-atacante da Chapecoense, foi lançado em profundidade pela meia-direita, ganhou na velocidade da marcação e, de dentro da área, bateu fraco e cruzado. O goleiro Luiz se atrapalhou, escorregou e a bola entrou “de mansinho” no canto direito. A segunda situação envolveu a agressão de Bruno Lopes no lateral Gil, do adversário. Na TV fica clara a imagem: o atacante do Criciúma bate por cima e por baixo, usando o braço pra dar na nuca de Gil; e, a perna, também direita, pra chutar o mesmo atleta. Duas pancadas no mesmo lance, na “cara” do árbitro Héber Roberto Lopes que não perdoou! Expulsão justíssima!! Aliás, se Héber acertou na expulsão de Bruno Lopes, errou clamorosamente ao iniciar o jogo com o estado do gramado quase que completamente alagado em razão das chuvas! Héber poderia esperar um pouco e talvez a “famosa” pressão da televisão tenha influenciado na sua decisão em dar condições pra jogar num campo cheio de água!

Ainda sobre o lance de Bruno Lopes, entendo que sua atitude prejudicou bastante o Criciúma. Não que tivesse sido decisivo para a derrota!! De qualquer modo, todos sabíamos que em condições “iguais” a reversão de vantagem da Chapecoense já seria bastante complicada! Imaginem com um a menos e num gramado encharcado onde estava difícil de fazer a bola rolar!! Além disso, o Tigre foi fraco...mole!! Pra quem foi a Chapecó necessitando ganhar de 2 a 0...o Criciúma apresentou muito pouco!! Fiquei surpreso com tal comportamento do Criciúma e acabei observando uma Chapecoense muito mais ligada e “brigando pelo prato de comida” no jogo...!! Que coisa hein??

Olha...Luiz, mesmo que tivesse escorregado no gol da Chapecoense, achei que foi meio indeciso no lance. No mais...algumas boas defesas!! Nota 5. Ezequiel sem a mesma inspiração que o “consagrou” diante do Metropolitano. Nota 5. Raphael Silva e Diego Giaretta...sem culpa no gol sofrido pelo Criciúma. Refletindo bem...até que controlaram com certa eficácia os atacantes da Chapecoense. Nota 7 pra ambos. Marlon foi algumas vezes a frente efetuando cruzamentos...mas, em contrapartida tomou bola nas costas com Ananías. Na média...nota 6. Barreto, de novo, correu muito e “errado”. Se desgastou e produziu pouco! Nota 5. Douglas Moreira foi o mais prejudicado juntamente com Élvis em razão da dificuldade de conduzir a bola com a água acumulada no piso da Arena Condá. Nota 5 pros dois. Ricardinho cumpria função de marcação até ser substituído, ainda na 1ª etapa. Nota 6. Róger Guedes foi um dos poucos que se “salvou” do meio pra frente, no Criciúma. As poucas boas jogadas do Tigre passaram por ele! Nota 7. Quanto a Bruno Lopes...não posso “perdoar” o que fez!! Já o elogiei em várias outras oportunidades pela sua entrega e espírito de luta. Entretanto, agredir o adversário, ser expulso a 14 minutos num jogo decisivo...é atitude que deve ser punida com rigor por quem é de dever no Depto. de Futebol do Criciúma!! Nota 2!!Entraram Alex Santana, Wéllington Saci e Natân.  O meia-atacante por causa da expulsão de Bruno Lopes quando Roberto Cavalo optou por mudança tática ainda no 1º tempo. Alex pouquíssimo rendeu ofensivamente! Nota 4. Wéllington Saci que é bom na bola parada...errou quase todas!! Nota 4. Em relação a Natân...deixo sem avaliação. E...o técnico Roberto Cavalo tem méritos por ter levado o Tigre a decidir o turno. Masss...o time precisa evoluir muito para atingir um nível razoável afim de ao menos brigar com maiores chances pelo título estadual!! Pelo “conjunto da obra” no turno que acabou...nota 7 pro técnico do Criciúma!!

O Passarinho Arrepiado esteve comigo!! Sempre que posso dou um giro por Florianópolis e visito tudo o que há lá de bom! Durante esta semana tive o prazer de participar do Debate Esportivo que é levado ao ar na Rádio Guarujá, AM.1420, das 13 as 14 horas...de segunda a sexta-feira. Revi amigos e, a convite de Luiz Gonzaga, conversei no ar com feras como Miguel Livramento, Paulo Brito, Sérgio Murilo e Dolmar Frizon. Uma galera descontraída e que discute as coisas do futebol e Santa Catarina com conhecimento! O folclórico “Miguelzinho” é realmente uma “figuraça”! Só qu Brito, Dolmar e o mediador, Sérgio Murilo, ex-criador de codorna...pra quem n não ficam por baixo!! Opiniões fortes...críticas e elogios...mas tudo com muito respeito!! Legal...muito bom mesmo!!

quarta-feira, 2 de março de 2016

O que faltou para o Criciúma chegar com vantagem diante da Chapecoense??

Ora bolas...os dois pontos perdidos em casa para o Guarani, de Palhoça, quando empatou em 0 a 0, na sexta rodada; e, os 3 a 0 sofridos antes, contra o Internacional, em Lages, pela quarta  volta da competição. Esses dois resultados, pra mim, foram decisivos e impediram que o Tigre chegasse com maiores chances afim de decidir o 1º turno. Há de se considerar o outro lado...obviamente! Afinal, a Chapecoense também deixou de ganhar dois pontos mais quando, da mesma forma, empatou com o Guarani, na Arena Condá. Massss...observando bem a campanha do time que estamos mais próximos...no caso o Criciúma, chegamos à tais conclusões. Caso o Tigre tivesse conquistado uma vitória contra o “bugre palhocense” e ao menos um empate em Lages...hoje teria 3 pontos a mais, os mesmos 20 da Chapecoense, e um saldo de gols melhor!! Fácil: supondo o que acabamos de frisar...20 a 20 em pontos, não teria tomado 3 gols do Inter e, com um a zero contra o Guarani, ficaria com saldo de gols a mais do que a “Chape” e, por conseqüência, jogaria pelo empate pra ficar com a vaga na final! Entenderam bem??

Não vou ser hipócrita ou fazer média com a torcida do Criciúma! O que coloquei há alguns dias atrás aqui mesmo neste espaço...mantenho!! Ou seja, o favoritismo ainda é da Chapecoense!! Vamos analisar friamente e inverter “as bolas”!! Caso o Tigre estivesse no lugar “deles” em termos de posição na tabela e o jogo fosse no Heriberto Hülse...qual a aposta que faríamos?? Ah... claro!! Todos cravaríamos que o Criciúma seria o vencedor e estaríamos aqui “cantando” que o Tigre é favorito e blá, blá, blá...!! De qualquer modo, sempre procuro destacar que o futebol é um dos poucos esportes cuja lógica vai pro espaço com certa freqüência!! Que a Chapecoense tem mais time, joga em seu estádio e pode até perder por um gol de diferença que, mesmo assim, será a campeão do turno...pura verdade!! Entretanto, nada de vitória antes da hora!! Quando a bola rola todos estarão em campo brigando por suas camisas e, portanto, o Criciúma também tem chances de conquista!

Independentemente dos prognósticos que cada um faz...espero um grande jogo na noite desta quarta-feira(02), em Chapecó, na Arena Condá(foto acima). Assim como em Criciúma, o torcedor lá é fanático e os caras cantam em “verso e prosa” que a Chapecoense se manteve na Série A do Brasileiro e só conquistou acessos, até agora, nas competições nacionais. Lembram bem que em 2.007...2.008 o “Verdão d’Oeste” não tinha nem série pra disputar no Campeonato Brasileiro?? Pois é...e, depois de chegar à 4ª Divisão, foi subindo até atingir a elite e dela não sair!! Hoje, temos de reconhecer, a Chapecoense está “por cima da carne seca” e com “faca e queijo na mão”...projetando o que vem pela frente na atual temporada. Respaldada por uma boa administração e suporte financeiro, a Chapecoense tem, no momento, o depto. profissional mais bem estruturado do futebol catarinense. E... sobre o jogo, quero ver duas equipes dispostas em campo na busca pelo gol, principalmente o Criciúma que terá de fazer dois de diferença pra ficar com o título do turno e a primeira vaga na final do Campeonato!! (Esfregando as mãos!!)

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Criciúma 3 Metropolitano 0...cabia e precisava de mais!! Mas, o Tigre sabia disso??!!

Dentre todos os adversários enfrentados pelo Criciúma, até o momento neste Campeonato Catarinense, o Metropolitano foi o que, sem qualquer sombra de dúvida, ofereceu menor resistência!! Em raríssimos momentos o adversário exigiu maior comprometimento da defesa tricolor e, com absoluta naturalidade o Tigre fez 3 a 0. Aliás, com absoluta convicção afirmo que...poderia ter feito mais!! E, caso tivesse chegado a mais um gol iria pra Chapecó precisando “só” da vitória simples. Assim, do jeito que terminou a rodada, Roberto Cavalo e comandados vão necessitar de, no mínimo, uma vitória com dois ou mais gols de diferença pra poder conquistar o 1º turno do Estadual/2.016. Mesmo que a matemática tenha ficado menos favorável à Chapecoense, insisto no que coloquei na postagem anterior. Ou seja...de que considero pouco provável tamanho sucesso do Criciúma na última rodada!! Não se trata de pessimismo...mas sim, de ser realista!! Dentro do atual contexto do nosso futebol, ganhar da Chapecoense na “casa deles” já é complicado! Imaginem ter de construir uma vitória com dois gols numa situação onde está em jogo uma vaga pra final!! De qualquer modo...o futebol sempre nos mostra que nem sempre o melhor ou quem tem favoritismo sai vencedor...!!

Assistindo ao jogo do Criciúma e a vitória tranqüila pra cima do Metropolitano me perguntava a toda hora: Será que o Roberto Cavalo, os caras do banco de reservas, quem fica “lá em cima” mantendo contato por celular e, principalmente, os jogadores dentro de campo sabiam que se fizessem mais um gol ficaria menos complicado obter o placar ideal em Chapecó?? Gente ...o Criciúma aplicou 3 a 0 no Metropolitano jogando num ritmo só, desde o início da partida!! No meu entendimento, quando marcou o terceiro gol, a 16 minutos do 2º tempo, era pra ter forçado mais pra fazer o quarto...o quinto!! Sinceramente, tenho dúvidas sobre o real conhecimento do Criciúma em relação ao que estava acontecendo em Joinville, onde o JEC empatava com a Chapecoense!! Huummm...que coisa!!

Quanto aos gols do Tigre...Ezequiel fez o 1º a 17 minutos da etapa inicial aproveitando passe de Ricardinho. O lateral do Criciúma avançou pela área e bateu cruzado. A bola ainda tocou na trave e foi pro fundo das redes. O 2º gol ocorreu após boa jogada de Marlon. Ele foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou para a conclusão de cabeça de Róger Guedes. No 3ª...outra vez Ezequiel foi o autor. O “filho de Treze de Maio” bateu a média distância, chute bonito...e venceu o goleiro Alex que estava um pouco adiantado. Sobre as atuações individuais...Luiz trabalhou pouco e, pela tranqüilidade...nota 7. Ezequiel jogou, como se diz popularmente, um “partidaço”!! Foi o autor de dois gols e de boas jogadas pela direita...sempre procurando ser ofensivo! Nota 9. Raphael Silva e Diego Giaretta não tiveram muito trabalho até pela inércia dos atacantes adversários. Nota 7 pra ambos. Marlon fez muito bom jogo! Voltou a atuar bem ...de certa forma dando seu recado pela convocação pra Seleção Brasileira Sub-20. Nota 8. Barreto pouco marcou e procurou sair mais pro jogo. Se deu bem...com lançamentos e passes precisos! Nota 8. Douglas Moreira, por sua vez, não acompanhou seu parceiro. Sabe-se que tem bom futebol...mas, errou passes fáceis e, infelizmente, foi o menos produtivo do time! Nota 6. Ricardinho foi chamado por Roberto Cavalo pra fazer a função de terceiro homem do meio e cumpriu muito bem sua função! Nota 8. Élvis teve boa participação no meio-campo com dribles e lançamentos. Nota 7. Róger Guedes, finalmente, fez as pazes com o gol...além de boas jogadas pela direita. Nota 7. Bruno Lopes, voluntarioso e de bom sentido coletivo... também merece nota 7. Em relação ao técnico Roberto Cavalo...armou bem sua equipe, conseguiu bom rendimento do time e, sem dificuldades aplicou 3 a 0 que, insisto, poderia ter sido mais e o próprio Criciúma deveria ter mostrado mais ímpeto...volume de jogo para tentar o quarto gol!! Nota 7 pro “Robert Horse”!

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Chapecoense já na final!! Alguém duvida??!!

Entendo que não há qualquer desconfiança em relação à classificação da Chapecoense pra disputar a finalíssima do Campeonato Catarinense!! Com cinco pontos a mais do que o Criciúma, que está na segunda colocação, e faltando duas rodadas...está claro que o título do primeiro turno ficará no Oeste!! A Chapecoense tem 19 pontos e o Criciúma 14. São os dois únicos em condições matemáticas de conquista. Jogos da Chapecoense? Joinville, fora; Criciúma, em casa.O que resta ao Tigre? Metropolitano, no Heriberto Hülse; Chapecoense, em Chapecó. Pra ser mais detalhista, a “Chape” teria que perder as duas e o Criciúma ganhar os dois jogos. Assim, o Criciúma acabaria a fase com 20 pontos contra os 19 que a Chapecoense tem hoje. Sejamos realistas!! A vaga “1” pra decidir o título é “deles”!!

Cabe ao Criciúma, entretanto, lutar até suas últimas forças!! Tentar ganhar do “Metrô” e vencer a Chapecoense na última rodada, mesmo que tais resultados positivos não sejam suficientes pra quebrar o favoritismo da equipe de Guto Ferreira. Caso o Criciúma ganhe seus dois últimos compromissos neste turno, principalmente uma vitória em Chapecó na derradeira rodada, servirá como impulso pra começar bem e com o moral elevado o returno. Assim, Roberto Cavalo e cia. terão mais forças para ganharem a segunda etapa do Catarinense e brigar com a própria Chapecoense pelo título da competição! Aliás, sobre isso, por aquilo que estamos observando...caso o Criciúma e os outros concorrentes não alcançarem melhor performance na próxima fase, a própria Chapecoense “pápa” também o returno e conquista o Estadual sem que haja necessidade de qualquer decisão!!

Olha o Passarinho Arrepiado me “cutucando” aqui do lado!! Ele diz: “Viste?? O Márlon??”.  Pois não é que o menino, lançado no time principal do Criciúma durante a reta final do Campeonato Brasileiro de 2.015, foi convocado pra Seleção Brasileira Sub-20??!! Muito bom!! Prova, mais uma vez, que o caminho mais correto é investir na formação de atletas e colocá-los na equipe profissional...já brigando com os mais experientes por um “lugar ao sol”! Importante frisar que os dois últimos jogos do lateral-esquerdo não foram nenhum “supra-sumo”! Masss...o jogador do Tigre já vinha sendo observado há algum tempo pela comissão técnica comandada por Rogério Micale, treinador do Sub-20 do Brasil. Marlon seguirá pra Granja Comary e passará por um período de treinos afim de tentar fazer parte do grupo que vai disputar o Campeonato Sul-Americano da categoria, ano que vem, no Equador.

Dando uma passada no futebol pelo País, duas situações chamaram atenção na última semana. Uma delas com o Coritiba. Os jogadores do “Coxa” ameaçaram não entrar em campo contra o Rio Branco, de Paranaguá, pelo Campeonato Paranaense, em razão de salários atrasados. Que coisa?? Lamentável que isso ainda ocorra num time de tradição e certa grandeza no futebol brasileiro! Masss...os atletas honraram sua profissão, jogaram e coube ao goleiro Wilson, de cabeça, fazer o gol que evitou uma derrota do Coritiba. Isso...aos 51 minutos do 2º tempo, após cobrança de escanteio!! O jogo terminou 3 a 3. O outro fato de destaque, a demissão de Eduardo Baptista(foto abaixo) do comando técnico do Fluminense. Chegou ao clube em setembro do ano passado, comandou a equipe tricolor em 26 partidas, somando 13 derrotas, 5 empates e só 8 vitórias. Time que tem  Cavaliéri, Diego Souza, Henrique, Fred, Cícero, Gustavo Scarpa...dentre outros nomes de destaque, teria que render mais!! Futebol é assim! Tem bons jogadores e os resultados não aparecem...cai o técnico!!