sexta-feira, 28 de março de 2014

Campeonato Catarinense...entre os mais conhecidos por aqui, o mais disputado!

Os anos vão passando e não surge nenhuma novidade no que diz respeito a clubes que possam desbancar os considerados grandes nos diversos campeonatos regionais. Pelo menos, entre os mais conhecidos...são sempre os mesmos! No Rio Grande do Sul, Caxias, Juventude e Brasil de Pelotas as vezes dão uma “beliscadinha”...mas Grêmio e Inter continuam mandando e inclusive, vão decidir mais um Camp Gaúcho. No Paraná, Coritiba e Atlético são sempre os favoritos mesmo que as vezes o Paraná ou até Londrina “incomodem”. Subindo, em São Paulo a surpresa este ano ficou por conta do Corínthians que nem classificação alcançou pras quartas. Já o São Paulo não vai a semi final. Santos e Palmeiras continuam brigando contra alguns de menor porte que, em princípio, não acredito que possam ganhar o título. No Rio de Janeiro, o Botafogo fez campanha ridícula durante a Taça Guanabara pois ficou em 9º numa competição de 16 participantes! Entre Flamengo, Vasco e Fluminense saem os finalistas. Em Minas Gerais, adivinha em quem dá aposta certa? Cruzeiro x Atlético, claro! E na Bahia? Tem alguém mais além de “Baêa” e Vitória? E, chegamos enfim, ao nosso “barriga verde”! Sem dúvida que Chapecoense e Avaí decepcionaram bastante. Estão jogando o hexagonal da “morte” e, tenho certeza, nenhum dos dois imaginava tal situação quando do início da temporada. Mais uma vez o Metropolitano quis chegar mas ficou no meio do caminho. Assim, os outros grandes, Criciúma, Joinville e Figueirense, seguem firmes na briga pela conquista da taça. A grande verdade é que fica comprovado mais uma vez que quem tem tradição, estrutura e competência, chega para decidir! São três fatores que, obrigatoriamente, caminham juntos. Só tradição não leva! Outra situação que está bastante evidenciada no futebol brasileiro de hoje é a questão financeira. Vários clubes continuam de pires na mão aqui e ali, mendigando patrocinadores e investidores para poder se manter. Assim mesmo, grandes marcas do cenário, como Vasco, Flamengo, Fluminense...entre outros, passam muita dificuldade financeira. Quem paga em dia dá passo importante prá poder obter resultado prático. Ainda bem e graças ao reaparecimento da dupla Antenor/Arnaldo Angeloni, com a criação da G. A., o Criciúma dispõe de situação invejada por muitos co-irmãos. Conselheiros, sócios e torcedores devem fazer o possível para a preservação desta parceria afim de que a instituição Criciúma Esporte Clube não corra riscos de virar um time qualquer!!
Sigo aqui em João Pessoa onde a temperatura durante o dia chega a 32 graus, um calor abaixo da média pra eles aqui. Com praias e locais paradisíacos, o turista está presente em bom número. O congresso de cronistas do qual estou participando, representando a ACESC juntamente com J. B. Telles e José Mira, tem sido bastante proveitoso para que as questões envolvendo o trabalho dos radialistas seja bastante discutido. Estamos constatando que não há renovação na classe. Por incrível que possa parecer, com 51 anos de idade e chegando perto dos 28 de profissão, sou um dos mais “inexperientes” por aqui! A galera já é bem rodada!! Um companheiro de Belém do Pará me falou que sua rádio, a Clube, pagou 700 mil reais para poder adquirir os direitos de transmissão da Copa! Ficamos sabendo que a FIFA não tem como credenciar todos os jornalistas que querem estar nos estádios durante o Mundial. A média prevista é de 1.500 por jogo...isso de todo o mundo, claro! Já imaginaram? Não tem lugar pra tanta gente! Será a Copa com a maior cobertura jornalística da história...sem dúvida!
Trio representando a ACESC no Congresso da ABRACE, em João Pessoa: José Mira, J. B. Telles e o blogueiro.
.
Passarinho arrepiado, com amigos em Joinville, apurou que a maioria dos torcedores jequianos prefere não enfrentar o Criciúma como adversário, na final. A justificativa é de que o Figueirense permite mais o toque de bola. Além disso, há receio de que o Tigre, com jogadores qualificados tecnicamente, possa crescer na hora de decidir. Aliás, eu também espero que tais melhoras sejam observadas no Criciúma nessa reta final do Catarinense.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Joinville é mais forte do que todos quando joga em casa!

O retrospecto recente em relação aos jogos do Joinville na Arena comprova que o time agora treinado por Hémerson Maria tem muitos recursos quando atua em casa. Contra o Criciúma então...nem se fala ou se discute! Estamos visitando o referido estádio há 7 anos em partidas do Criciúma e voltamos com derrota ou empate! Vitória? Naaada!!! O tempo vai passando...os campeonatos se sucedendo e cada vez mais o JEC se fortalece quando joga lá contra equipes do Estado, na chamada disputa regional. Segredo? Nada de especial! O torcedor comparece, faz uma pressão danada...mas o principal vem de dentro do campo. O time dá resposta adequada e hoje eu não tenho dúvidas em afirmar que o Joinville é o mais competitivo do Estadual/2.014. O JEC dos tempos atuais joga com raça, determinação e um espírito de luta invejável! Tecnicamente até considero Criciúma e Figueirense mais qualificados. Mas só técnica e toque de bola nunca foram e não são suficientes prá se ganhar um torneio aqui em Santa Catarina. O Catarinense sempre foi diferente. Aliás, no estado vizinho, o Rio Grande do Sul, também é assim. Ou seja, há necessidade de aliar uma boa técnica e ser competitivo com garra! Nem Criciúma, nem Figueirense conseguiram isso. Tenho certeza de que o Joinville está se superando na vontade e, com razoável qualidade e alguns bons valores individuais, faz a diferença neste Campeonato Catarinense. Entre as boas peças do time presidido pelo sideropolitano Nereu Martinelli destaco o goleiro Ivan, o zagueiro Rafael, o volante Naldo, o meia Marcelo Costa e os atacantes Edgar Junio e Jael. A equipe em campo é disposta taticamente de forma compacta, marca forte e mostra eficiência no ataque. Masss...ei... calma!! Estamos falando do Joinville, não do Barcelona! Tais atributos aqui observados não fazem do Joinville um time imbatível. Criciúma ou Figueirense têm plenas condições de conquistar o título também. Entretanto, asseguro que tal objetivo será menos complicado para ser alcançado se o campeonato for decidido no Heriberto Hülse ou no Orlando Scarpélli. Para que isso aconteça e a decisão seja em Criciúma, o Joinville não pode ganhar do Metropolitano e o Tigre, obviamente, precisa vencer o Figueirense. Já, para o alvinegro jogar a 2ª partida no Estreito, ele, Figueirense terá de empatar aqui e torcer pro Metropolitano “fazer o serviço” em Blumenau. Ou então, derrota do Criciúma e não vitória do Joinville...combinação que também favorece os “manezinhos”...esxtão compreendendo?


Por que o Criciúma não é raçudo com foi em 2.012, por exemplo? A característica do atual plantel não é essa! Os jogadores que fazem parte do grupo são de boa qualidade técnica mas não aqueles do tipo “sangue nos olhos”...como destacava o ex-técnico Argel Fucks na reta final do Brasileiro do ano passado. Argel era assim...o atacante Zé Carlos também! Hoje, quem tem essa característica? Ninguém...pelo menos que tenha mostrado até agora! Ah...então, tchau campeonato? Não, em absoluto! O Criciúma é grande e por ser o maior do Estado pode mostrar sua verdadeira “cara” nessa reta final. O investimento feito e o que foi planejado exigem melhor resposta!

Passarinho arrepiado fica em Criciúma e não me acompanha até João Pessoa, na Paraíba, onde vou participar do 40º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos. Evento vai até o fim de semana e reunirá representantes de todos os estados brasileiros. Na qualidade de vice-presidente, tive a honra de ser convidado pelo presidente da ACESC, J. B. Telles, e lá vamos discutir muitos assuntos referentes à classe. Afinal, será que estamos mesmo preparados para receber uma Copa do Mundo? Por que a FIFA tem todo esse poder? Será muito bom falar e discutir sobre estes e outros temas!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Ficou tudo pra última rodada.

O Criciúma não resistiu a um lance de pressão do Joinville, aos 30 minutos do 2º tempo, e acabou perdendo o jogo na Manchester. Um à zero e, com a combinação do resultado ocorrido no sábado, vitória do Figueirense de 2 à 1 sobre o Metropolitano, a classificação indica JEC em 1º...9 pontos; Figueirense 8, Criciúma 7 e Metrô já eliminado 2 pontos. Pra se classificar à final do Estadual 2.014, o Tigre vai precisar obrigatoriamente ganhar do Figueirense na última rodada do quadrangular. Lembrando que o time da Capital joga pelo empate para ser finalista. Foi um bom jogo na Arena e com lances de ataque criados pelos dois times. Mas, numa bola de escanteio Jael se aproveitou e fez o gol da vitória jequiana. Há 7 anos que o Criciúma não sabe o que é ganhar um jogo em Joinville! Individualmente, Galatto cometeu alguns pequenos erros que não comprometeram sua atuação. Ezequiel jogava bem até ser substituído por Eduardo que pouco acrescentou. Ronaldo Alves foi mais seguro do que Escudêro. Este, por sinal, comete falhas as vezes que atrapalham seu desempenho. O argentino ainda não nos passa confiança! Rômulo não jogou bem. O adversário trabalhou muito pela direita de seu ataque o que influenciou muito na atuação do garoto tricolor. No meio, o volante Serginho foi o melhor! Novamente mostrou dedicação e empenho, além de boa qualidade no desarme. Ricardinho não fez bom 1º tempo, estava meio sumido. No 2º apareceu mais pro jogo e realizou bom trabalho de transição. Éverton não esteve bem. Procurou marcar mais do que jogar...por uma imposição tática. Paulo Báier, sem ser brilhante, outra vez mostrou que é diferenciado na forma como se comporta qdo. o Criciúma tem posse de bola. Bruno Lopes correu...se movimentou mas lhe faltou melhor pontaria pra poder colocar a bola pra dentro.  Quanto a Gustavo, ainda não provou que poderá ser realmente útil na sequência da temporada. Foram usados também Fernando Karanga e Lulinha que não acrescentaram muito! Continua a luta...e que luta!!
O técnico Caio Júnior está bastante consciente dos problemas que está enfrentando e ainda vai encarar para arrumar a casa no Criciúma. Na minha maneira de analisar, o principal problema está do meio pra frente. Sozinho, Paulo Báier não vai resolver tudo! Mas o time continua desprovido de boas jogadas de criação. E, entre os atacantes, há um aproveitamento pífio! Os de área ainda estão devendo e bastante! Rodrigo Silva, Fernando Karanga e Gustavo não conseguem fazer gol. Todos três foram artilheiros por onde passaram recentemente. Entretanto, no Criciúma, ainda não renderam o esperado. Por certo, o Criciúma vai contratar e precisa se reforçar pensando no Brasileiro. Senão...huummm!!
Passarinho arrepiado vai “bater asas” durante toda a semana para ajudar na mobilização dos torcedores do Criciúma visando a grande partida de domingo contra o Figueirense. O Tigre só quer a vitória e, com certeza, teremos casa cheia! Vejo uma grande disputa pela frente. No outro jogo, seria muito bom que o Metropolitano tirasse ponto(s) do Joinville. Assim, o Criciúma ganhando do Figueirense traria a decisão, 2º jogo, para o Heriberto Hülse. Sem dúvida...”a cobra vai fumar!”.