sexta-feira, 10 de abril de 2015

Objetivos de subir...com Moacir Júnior!!

Eles devem ser considerados como “alvo de prioridade” no estádio Heriberto Hülse para o que se segue dentro da atual temporada. Depois de dois acessos e um descenso, pra evitar continuar sendo chamado de “time gangorra”, o Criciúma precisa e deve dar preferência a tudo o que envolve planos visando um retorno para a Série A. O próprio presidente Antenor Angeloni, em sua fala à imprensa na tarde desta quinta(09), garante que o Criciúma do Brasileiro será bem mais forte que o atual. E...convenhamos, nem necessita de muita coisa pra ser mais potente do que o time atual!! Não é mesmo??

De outro modo, há quem diga e tenha opinião de que a Série B é um campeonato rentável e, para o tamanho do Criciúma, seria aceitável permanecer na segundona brasileira até que se consiga uma estrutura realmente adequada para ascender à Série A e não voltar a correr riscos. Respeito tais pensamentos, mas não concordo!! Ora bolas...chegar na elite do futebol nacional e permanecer nela o maior tempo possível deve ser a meta de qualquer clube emergente. Jogar por jogar...nunca! Mas, sim, competir pra vencer ou pelo menos tentar ganhar e chegar a algum lugar que enriqueça a história da instituição, proporcionando dividendos e lucros para sua própria continuidade e engrandecimento!

No caso de Santa Catarina, o Criciúma é recordista de acessos e rebaixamentos. Já jogou três das quatro divisões do futebol brasileiro. Só não esteve na “D”!! E essa diversificação por participar de A, depois B, C...volta pra B, sobe de novo, e um vai e vem..., mais a inesquecível conquista da Copa do Brasil, em 91, trata-se de proezas que nenhum outro clube em Santa Catarina conseguiu! É só olhar até onde chegaram os outros...Joinville, Figueirense, Avaí e Chapecoense!!

Ainda sobre a fala do presidente Antenor Angeloni...ouvi DE NOVO que ele pode sair a qualquer momento e deixar o Criciúma. Não acredito! Disse que a G. A. não existe mais e que há uma outra empresa que substituiu a anterior para continuar administrando o Criciúma. Garantiu que os investimentos para 2.015 podem gerar dívidas de 15 milhões de reais. Também destacou que, além do dinheiro que vem da TV pela participação no Brasileiro da Série B, serão necessários mais 5 milhões para formar o grupo de trabalho no Depto. de Futebol. Isso, entre profissionais de comando, comissão técnica e atletas. Sobre Cláudio Gomes, Antenor Angeloni reiterou pela “enésima” vez que trata-se de seu “homem de confiança” e que ele trabalha, sim, no futebol! Masss...sem indicações para contratações! Ou seja, Cláudio Gomes só entra na negociação para acertar questões financeiras...o que já estamos “carecas” de saber!! Em relação às categorias de base, falou que “perdeu tempo” com Armando Desessards e que por isso trocou o coordenador. Curiosamente, emitiu opinião sobre os jogadores convocados para a Seleção Brasileira sub-20: “Mesmo que eles não joguem isso tudo(rs)...eles foram convocados!”.  Estes...alguns dos assuntos abordados pelo presidente. Então ta...”sêo” Antenor!! Continuamos esperando... aguardando que tudo se ajeite!!

Passarinho Arrepiado, com suas “fontes de informação” espalhadas pelo Brasil...chega todo ofegante para confirmar que Moacir Júnior, 48 anos, é o novo técnico do Criciúma! Será apresentado em breve e se notabilizou por boa campanha realizada no América Mineiro, em 2.014. Sinceramente, não o conheço...não sei sua maneira de trabalhar. Mas, pelas informações, gosta de trabalhar com jogadores mais novos e recebe primeira oportunidade para atuar no futebol do Sul do País. Até então, seu “chão” sempre foi as regiões Sudeste e Nordeste. Seu último clube foi o Náutico-PE. Pois que seja bem vindo e que o Criciúma, com ele, tenha sucesso!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Inter 2 x 0 Criciúma...dentro da lógica e da normalidade!

Não tem nada a contestar! O Criciúma repetiu tudo aquilo que vem fazendo praticamente desde o começo do Campeonato Catarinense. Ou seja, mais uma atuação daquelas de doer na alma do torcedor! Justíssimo o resultado em Lages, no estádio Vidal Ramos Júnior. Dois a zero ao natural! Mesmo sem fazer muita força o “colorado serrano” foi superior e fez seu dever de casa! Derrota foi a décima em 17 jogos. Nas últimas 7 partidas o Criciúma não fez nenhum gol! São 650 minutos sem balançar as redes adversárias!! Aproveitamento na competição: 29,4%!! Coisa horrorosa!!!
Édson foi um dos poucos que se “salvou” diante de tanta fragilidade mostrada coletivamente! Apesar dos gols que levou realizou boas defesas. Nota 6. Ezequiel acertou um cruzamento e só! Está muito longe de ser aquele lateral revelado pela base que ano passado foi emprestado ao futebol paulista e que nós ficamos aqui pedindo sua volta. No finalzinho do jogo “pipocou” numa dividida e, na sequência do lance, saiu o 2º gol do Inter. Nota 3. Joílson não comprometia individualmente...até ser expulso antes da metade da 2
ª etapa. Tecnicamente, mostrou de novo que é comum e que precisa de mais “bola” pra poder ser aproveitado como titular no Criciúma. Nota 4. Por outro lado, Iânson, usado pela primeira vez no time principal, teve rendimento razoável. De certo modo, surpreendeu positivamente! Nota 6. Rômulo cresceu um pouquinho, ofensivamente, no 2º tempo. Na questão defensiva, teve bastante dificuldade para marcar o bom Valdo Bacabal, atacante do Inter. Nota 5. Rafael Pereira também é outro jogador que as oportunidades estão sendo dadas e ele não aproveita. Jogador experiente...mas sem a devida qualificação pra resolver os problemas da zaga e do sistema de marcação do meio campo. Nota 4. Barreto teve altos e baixos no jogo. E não é a primeira vez que isso acontece! Mas é voluntarioso e poderá ser útil, sim, no Brasileiro. Nota 6. Luizinho Mello dividiu funções entre marcador e, às vezes, chegando à frente, parecendo um atacante pela esquerda. Quando marcou...exagerou nas faltas! Nota 4. Completando o meio, Dôdi fez bom 1º tempo, mas caiu no 2º! Precisa amadurecer muito! Entretanto, se movimentou bastante e também teve alguns lampejos para tentar ajudar o ataque. Nota 5. Lucca...um chute a gol, em cobrança de falta, e muita correria. Só isso até se machucar e ser substituído. Nota 4. Sobre Róger Guedes, continua apático e muito abaixo do que pode render. Insistentemente é mantido no time titular pelo treinador. Continua produzindo muito pouco pra merecer tamanha confiança. Nota 3. Foram usados Edy...sem nota; Vítor Míchels...sem muito tempo pra mostrar algo...também sem avaliação; e Kallil que entrou para dar maior movimentação ao ataque e pouco conseguiu. Nota 4 pra ele.

Quanto a Luizinho Vieira...ele não sabe mais o que fazer! Nós mesmos temos criticado bastante o comandante técnico do Criciúma. Ele tem suas limitações! Mas, o plantel em si também é restrito!! Com limão...só se faz limonada!! Diferente quando se tem várias frutas e você faz uma saborosa salada! Entenderam??

O presidente da G. A. e do Criciúma E. C., Antenor Angeloni, finalmente, deve se manifestar nesta 5ª(09). O que espero? Que ele fale a respeito do que pretende para o Clube no Campeonato Brasileiro...principalmente! Afinal, veremos um time forte na competição nacional, bem diferente do que estamos observando no Catarinense? Quantos jogadores virão? E a origem e qualificação de quem vier? Atletas na verdadeira acepção do termo ou daqueles que só assinam contrato pra encher o bolso? Fica Luizinho ou ele deixará o cargo? Volta pro júnior ou será demitido? E se trouxerem outro técnico? Um de “peso”, mas com qualidades? Ou só de “nome”...mas não é muito chegado ao trabalho? E a equipe do Depto.de Futebol será ampliada? Ou ficará só com Marcos Moura Teixeira? Felipe Ximenes já está contratado ou não? Gostaria de ter respostas pra todas essas questões...”sêo” Antenor!!

terça-feira, 7 de abril de 2015

Os protestos da torcida.

Eles foram absolutamente justos e procedentes no último domingo(05) quando do jogo entre Criciúma e Figueirense. Quem gosta do Criciúma está descontente com o desempenho técnico do time em campo e os seguidos vexames verificados no Campeonato Catarinense. Então... absolutamente compreensível o comportamento da torcida “Barra Os Tigres” que preferiu ficar no pátio do estádio Heriberto Hülse durante a 1ª etapa de partida, soltando fogos e realizando uma manifestação de protesto contra o que consideram estar errado no Clube.

Da mesma forma, a faixa com os dizeres: “Fora Cláudio!”...também encaro com absoluta normalidade! Aliás, se fosse o Cláudio Gomes eu também entenderia o que está acontecendo e tentaria absorver da melhor forma possível! É um assunto já “batido”...até demais! Reitero que Cláudio Gomes não é o único culpado por todos os problemas atuais do Criciúma. Masss... o fato de ter comandado o Depto. de Futebol ano passado e os insucessos verificados, culminando com a queda pra Série B do Campeonato Brasileiro, foram fatores decisivos para que Cláudio passasse a ser odiado por boa parte dos torcedores!

Ao contrário do que muita gente pensa, não tenho nenhuma “procuração” para sair em defesa de Cláudio Gomes! Tenho minhas opiniões e ele mesmo reconhece que não deu certo no futebol e retornou pro marketing. Ponto! Suas ingerências no Depto. de Futebol se resumem a acertos envolvendo questões financeiras até pelo fato de receber total confiança do presidente da Gestão de Ativos e do Criciúma, Antenor Angeloni. Pelo que sei, Cláudio não foi o “pai” do projeto que decidiu pelo aproveitamento de garotos, como critério para o início dessa temporada! Também não foi ele que efetivou Luizinho Vieira e muito menos o responsável pelas últimas contratações que sucumbiram com quem já estava aqui!! Conheço muito bem Cláudio Gomes. Sei de seus defeitos e virtudes como profissional! E...sinceramente, acho que ele está pagando pelo que fez e também pelo que não fez!!! Me fiz entender???

O que precisa e deve ser lembrado e questionado é o fato de o Criciúma ter trazido mais um diretor de futebol ou executivo, como queiram, no caso o Raimundo Queiroz, e o vestiário continuar sem aquela cobrança ou atuação incisiva de um profissional da área! Afinal, já passaram vááááários pela função e, popularmente falando...nenhum “presta”??? Por que? Qual o motivo? O tempo passa, mudam os comandantes e até treinadores, e o Criciúma continua com problemas que envolvem falta de comprometimento com o Clube e com o time dentro da competição que ora disputa!! Já notávamos essa ausência de deveres e obrigações no Brasileiro do ano passado!! Mudou o comando e permanece o problema!!!
.
Passarinho Arrepiado deixa o futebol de lado e entra na “ciranda” de reclamações quanto às condições das nossas rodovias, estradas e ruas de toda Criciúma!! Aos poucos, o clima de indignação vai tomando conta das pessoas que trafegam pelas nossas vias!! O problema é tão sério que não dá pra pontuar onde está o pior!! Seja na área central, nos bairros ou em locais mais distantes da sede do município, há buracos e irregularidades por toda parte!! Pra agravar mais ainda o quadro algumas partes do Pio Corrêa e “grande Próspera” estão recebendo obras de melhorias no sistema de esgoto, responsabilidade da Casan, mas o que está sendo aberto... mal é fechado!! As questões mal conduzidas sobre segurança e saúde pública também revoltam a população. Nossos administradores parecem o time do Criciúma em campo!! Ou seja...tudo vai de mal a pior e ninguém reage!! Enfim...como criciumense de orgulho e coração, sinto vergonha!!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Criciúma 0 x 1 Figueirense. Melancolia que quebra recordes!!

É um tremendo final de feira!! Daqueles!!! O que estamos observando nos jogos do Criciúma neste hexagonal do Campeonato Catarinense é deprimente!! Nova derrota...a 9ª em 16 partidas dentro da competição. Uma campanha terrível!! E é um Criciúma que ultrapassa limites...negativos, é verdade!! Lá se vão 6 derrotas, de forma consecutiva no Estadual e 560 minutos sem fazer um golzinho sequer!! O último marcado foi aquele em 7 de março quando do empate com a Chapecoense, no Heriberto Hülse, assinalado pelo atacante Maurinho! Assim, já vamos para praticamente 30 dias sem ver gol do Criciúma!!
No jogo contra o Figueirense, quando perdeu de 1 a 0, só houve discreta reação no 2º tempo. Durante a 1ª etapa, novamente o Criciúma foi vexatório!! Luiz levou o gol logo no começo de partida em chute de França, logo após falha de Maicon Silva. No mais...procurou mais orientar os companheiros e outras duas defesas em chutes do bom Mazzolla, atacante adversário. Nota 6. Maicon Silva acompanhou o ritmo da grande maioria de seus companheiros. Sem inspiração ofensiva, não conseguiu chegar uma única vez à linha de fundo. Cometeu erro crasso ao tentar dominar uma bola que escapou e sobrou pro volante França do Figueirense marcar o gol da vitória alvinegra. Nota 2. Joílson, se não comprometeu no que diz respeito à questão técnica, demonstrou certa tensão emocional, talvez até pela própria situação em que se encontra o Criciúma no campeonato. Nota 5. Já seu parceiro de zaga, Fábio Ferreira, voltou depois de 4 jogos afastado e cometeu um erro, perdeu infantilmente uma bola para o atacante do Figueirense, Dudú, que quase comprometeu sua atuação. Nota 4. Quanto ao lateral Rômulo, evoluiu um pouquinho...mas só um pouquinho!! Isso se deu quando o Criciúma, mesmo de forma desorganizada, conseguiu exercer discreta pressão pra cima do Joinville. Nota 5. No meio, Rafael Pereira fez o “feijão com arroz” e, como volante que gosta de jogar sempre pro lado...cumpriu sua função, sem errar individualmente! Nota 5. Barreto errou passe no finzinho da partida e, se não fossem a trave e o goleiro Luiz, o Figueirense teria marcado seu 2º gol. Nos demais momentos do jogo, procurou ser voluntarioso...pelo menos!! Nota 5. Dôdi, com atuação apagadíssima, poderia ter sido substituído ainda no intervalo. Continua apresentando futebol de baixa qualidade e dando mostras de que não tem “bola” pra ser aproveitado num time como o Criciúma! Nota 3. Natan, que saiu machucado durante o 2º tempo, também vinha rendendo pouco. Caiu na “vala comum” e mesmice dos demais! Nota 4. Em relação aos jogadores de frente, Róger Guedes, sem grande ambições, teve atuação bastante modesta. Sumido...é outro que me decepciona muito nesta temporada! Nota 2. Por sua vez, Bruno Lopes se movimentou bastante, perdeu gol de dentro da pequena área e, como se sabe, é atleta que se doa bem mais do que os outros! Masss...continua lhe faltando o que um centroavante tem de fazer: gol!! Nota 5. Foram usados ainda...Maurinho, Kallil e Luizinho Mello. Pouca qualidade técnica de todos! Entretanto, sobrou vontade nos 3. Nota 5 pra eles.

E Luizinho Vieira, o técnico do Criciúma? Infelizmente, pra ele, o tempo vai passando e o time não esboça reação quando o placar é adverso, continua sendo passivo demais; não há jogadas ensaiadas e nem padrão de jogo!! Que o time tem suas limitações...é fraco tecnicamente... todos sabemos! Mesmo assim, cá entre nós...o Criciúma era para estar jogando um pouquinho mais! Não acham?? Pra mim, nota 3 pro treinador do Criciúma!

O Passarinho Arrepiado deixou os números do jogo de lado e preferiu se manifestar sobre a reação da torcida do Criciúma, principalmente a Barra Os Tigres que optou em ficar fora do estádio durante todo o 1º tempo, só entrando no intervalo com uma faixa e os dizeres “FORA CLÁUDIO!”. Tudo corria “na paz” até os torcedores entrarem nas arquibancadas com a referida faixa. Os seguranças agiram, tentando tirar a faixa, houve tumulto...até com atos de violência!! Minha opinião é de que o protesto é cabível...perfeitamente compreensível e o seguranças erraram ao querer, na força, tirar a tal faixa! Mesmo que Cláudio Gomes não seja o único culpado e esteja pagando pelo que fez e não fez...a democracia deveria prevalecer!!!  

domingo, 5 de abril de 2015

Quem vai dar “chocolate” no Heriberto Hülse??

Na realidade, nem Criciúma, nem Figueirense têm “bola” pra aplicar um “chocolate” no outro em partida a ser realizada entre ambos, neste domingo(05) de Páscoa, pela 2ª rodada do returno no hexagonal final do Campeonato Catarinense! Pelo que se sabe, entretanto, o Depto. de Marketing do Clube estará disponibilizando distribuição gratuita de bombons à garotada que for ao jogo. Masss...tipo, aquele “banho de bola”...coisa meio que rara no futebol de hoje, principalmente o brasileiro, imagino que nenhum dos dois tenha time pra aplicar goleada ou algo parecido.

Masss...no entanto, contudo, pois pois...faço questão de destacar que o favoritismo é do Figueirense!! Ele tem time mais qualificado, é melhor treinado e, dentro da competição, busca algo!! Diferentemente do Criciúma que jogará o jogo...por jogar...cumprindo tabela! E, se observarmos a classificação e puxar pela memória, lembrando o que fizeram Criciúma e Figueirense até agora, tanto na fase anterior da competição quanto na atual, aumentaremos ainda mais o pensamento sobre a superioridade dos “manezinhos”! Na 1ª etapa do torneio, o Figueirense já foi melhor: ficou em 2º, o Criciúma em 4º. Até o momento, Figueirense e Criciúma já se enfrentaram em duas oportunidades e o alvinegro levou a melhor. Tem 4 pontos somados contra só um do Criciúma. Ganhou de 1 a 0, na fase de classificação, em Florianópolis; e, empatou em 0 a 0, também na Capital, durante o 1º turno do hexagonal.

Sobre o fato de ser melhor treinado...os estilos de trabalho são diferentes, se formos comparar Argel Fucks e Luizinho Vieira. Além disso, o plantel do Figueirense tem jogadores de bem melhor qualificação do que o do Criciúma. Sem falar da questão anímica, motivacional e até de característica e maneira de se comportar em campo, conforme o estilo de cada um. No Figueirense, a começar pelo técnico, o jogo é “pegado”, brigado, os caras disputam uma jogada até o fim! No Criciúma, pelo contrário, o jogo é lento...os jogadores não reagem e acabam demonstrando descaso e apatia! De outro modo, o que pesa a favor do Criciúma é o fato de jogar em casa!Só!! Se bem que o fator casa não tem feito diferença pró Criciúma como em outros tempos! Lembro ao leitor que, desde o ano passado pra cá, alguns chegam no Heriberto Hülse e o Criciúma os trata tão bem que eles acabam se sentindo em casa!! Entenderam?

Em relação ao time que entra em campo para tentar “quebrar” o favoritismo do Figueirense, o técnico Luizinho Vieira projetou uma formação sem Ruan e Cléber Santana, machucados, e não podendo contar também com Ezequiel e Lucca suspensos. Assim, restaram como opção, cfe. pensa o treinador...Luiz; Maicon Silva, Joílson, Fábio Ferreira e Rômulo; Rafael Pereira, Barreto, Luizinho Mello e Natan; Róger Guedes e Bruno Lopes. E...diante do que tem Luizinho...não dava pra esperar coisa melhor!! Que “fim de feira”...hein???!!!
De visual novo, Fábio Ferreira obteve o perdão da Com. Técnica e volta pro time titular.
.
E o “bichinho”? Pois meu mascote e fiel amigo de longa data, o Passarinho Arrepiado, passa a Páscoa refletindo e esperando pela oportunidade de voltar a chamar o Criciúma de Tigre!! Sim...porque de tigre mesmo esse Criciúma que estamos observando não tem absolutamente nada!! Sobre o campeonato em si, com o Criciúma fora da briga pelo título, ele aposta que a Chapecoense vai estar na final, contra Figueirense ou Joinville. Eu...já penso diferente. Faço uma projeção de que a conquista ficará no “Esxtreito” ou no “Norrrte do Esxtado...táisx compreendendo”?