sexta-feira, 12 de abril de 2019

Pra causar polêmica...!!

Todos os anos participo da premiação “Top da Bola”. Esta consiste na escolha, a cada rodada, dos melhores em cada um dos jogos do Campeonato Catarinense. Quem vota? Os cronistas esportivos espalhados pelo Estado em seus mais variados veículos de comunicação. Ao fim de cada “volta” do torneio, por maioria de votos e suas respectivas notas aplicadas, é divulgada a seleção da rodada. Os votantes enviam seus “escolhidos” para o Instituto Mapa, em Florianópolis. Tudo tem o apoio institucional da Federação Catarinense de Futebol e da Associação dos Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina.
Pois...durante esta semana, portanto ANTES  dos jogos semifinais e da final da competição, nós fomos incumbidos de informar os melhores do Catarinense 2.019, diante do que acompanhamos no decorrer da temporada, até o momento. Sendo assim, os mais competentes em suas respectivas funções, pelo que vi, foram os seguintes:

Goleiros: Dênis(Figueirense); Tom(M. Dias); e, Vladimir(Avaí).

Laterais direitos: Eduardo(Chapecoense); Iury(Avaí); e, Kauê (Figueirense).

Laterais esquerdos: Marlon(Criciúma); Bruno Pacheco (Chapecoense); e, Paulinho(M. Dias).

Dupla de zaga: Magrão(M. Dias) e Betão(Avaí); Luiz Otávio e Rafael Pereira(ambos da Chapecoense).

Dupla de volantes: Luânderson(M. Dias) e Eduardo(Criciúma); Zé Antônio(Figueirense) e Amaral(Chapecoense).

Dupla de meias: João Paulo(Avaí) e Matheuzinho(Figueirense); Víctor Andrade(Chapecoense) e Juninho Tardelli(M. Dias).

Dupla de atacantes: Daniel Amorim(Avaí) e Nathan Cachorrão (Joinville); Getúlio(Avaí) e Matheus Lucas(Figueirense).

Melhor técnico: Geninho(Avaí); Hémerson Maria(Figueirense); e, Waguinho Dias(M. Dias).

Melhor árbitro: Bráulio da Silva Machado; Diego da Costa Cidral; e, Ramon Abatti Abel.

Jogador jovem revelação: Matheuzinho(Figueirense); Getúlio(Avaí); e, Carlos Eduardo(Criciúma).

Craque do Campeonato Catarinense 2.019: Daniel Amorim(Avaí); Luânderson(M. Dias); e, João Paulo(Avaí).

Presidente destaque: Francisco José Battistotti(Avaí); Lucas Brunet (M. Dias); e, Danilo Rezini(Brusque).

Obs.: Os “sublinhados” são os melhores...os titulares. E, as opções pra votação foram dadas pelo Instituto Mapa, a partir da escolha de quem vota! Entendido??

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Quando aparece maior qualidade do adversário...dá no que deu!!

Não há o que contestar em relação à vitória da Chapecoense sobre o Criciúma, por 2 gols a 0, resultado que eliminou o Tigre da Copa do Brasil!! Os visitantes demonstraram, no Heriberto Hülse, toda sua superioridade!! A Chapecoense “conduziu” o jogo da forma que ela queria!! Afinal, havia vencido a partida de ida, 3 a 2, e, nitidamente, iniciou o jogo com o “regulamento debaixo do braço”!! Desde os primeiros minutos deu pra ver que o estreante goleiro Vágner iria fazer cera, a Chapecoense deixaria o tempo passar retardando reposição de bola...enfim, artimanhas de quem queria parar o ímpeto do Criciúma!!
O bom Leandro Vuaden, árbitro do jogo, foi extremamente tolerante com o antijogo da Chapecoense! Nada que pudesse ter influência no resultado da partida! Aliás, resultado que poderia ter sido outro se Reis tivesse convertido a penalidade máxima bem marcada! Um dos ditados do futebol indica que “pênalti bem batido é gol”! Pode até ser, sob o ponto de vista prático! Mas, lembro que, na batida do atacante tricolor, o goleiro foi pro lado direito e a bola, caprichosamente, no outro...só que tocando a trave!! Culpar o jogador do Criciúma pela derrota?? Não!! Em absoluto!! 
Alguns podem entender que Reis não era o mais “adequado” pra cobrar a penalidade! Talvez! Mas, a partir do momento em que foi confirmada a falta penal, Reis pegou a bola e não largou até ajeitá-la e finalizar o lance! Ora bolas...bater pênalti é de responsabilidade de quem se sente mais confiante no momento! Foi o que aconteceu com o camisa 7 do Criciúma! Poderia ter sido o Maicon, como capitão e mais experiente. Ou, quem sabe, Wésley...Marlon, estes também com maior tarimba. Entretanto, não foi nenhum deles!!
Há de se frisar e reconhecer que a Chapecoense tem melhor time do que o Criciúma! É uma equipe bem mais arrumada e entrosada do que o Tigre! E, quanto a qualidade, coletiva e individual, convenhamos, nem se compara!! O Criciúma ficou mais com a bola, rondou mais a área adversária! Só que com pouquíssima ou quase nada de objetividade!! Por sua vez, a Chapecoense marcou com eficiência e foi mortal em dois contra-ataques! Definiu o jogo bem do jeito que planejou! Ficou mais atrás, exerceu forte marcação e, quando teve a chance de explorar a velocidade e habilidade de seus atacantes, conseguiu o que queria!! Segue o “baile”! Próximo domingo(14) tem mais: o Avaí, fora de casa, pra tentar uma vaga na final do Campeonato Catarinense!!

domingo, 7 de abril de 2019

Pois não é que o Criciúma classificou??!!


E olha que a classificação pra fase semifinal do Campeonato Catarinense “passou na frente” do Marcílio Dias algumas vezes!! Só que o rubro-anil praiano, de Itajaí, deixou escapar tais oportunidades e o Criciúma se aproveitou! Foram três vitórias de forma consecutiva e o Tigre mostrou suas garras para, na reta final do returno, confirmar passagem à etapa seguinte do torneio. Ficou claro e evidente que a chegada de Gílson Kleina mudou pra melhor o jeito do Criciúma jogar! Além disso, algumas “peças” foram trazidas pra reforçar o elenco e também deram sua parcela de contribuição! E...a própria necessidade de reação do time em campo, este pertencente a uma marca “pesada” no futebol catarinense!

Há de se frisar que, no jogo de Tubarão, valeu muito a participação da torcida tricolor que, literalmente, invadiu o Estádio Aníbal Costa! Se o público total foi de 1.890 pessoas e tinham mil “criciumenses”, então, fora de casa, o Criciúma teve maior apoio externo do que o próprio anfitrião!! E...que feio ficou pro locutor oficial do Hercílio Luz quando divulgou, no autofalante, que o Figueirense estava ganhando do Marcílio Dias, mentindo de forma sarcástica pra maioria do público nas arquibancadas!! Coisa de gente com mente “curta”!!

Em campo, por sinal muito encharcado por causa das chuvas, os dois times criaram oportunidades! Durante quase todo o tempo nenhuma das duas equipes conseguiu jogar bola, da forma mais adequada que o futebol exige, em razão da quantidade de água acumulada no gramado! O Criciúma só foi conseguir seu gol aos 43 minutos do 2º tempo!! Falta na lateral da área e quem foi pra batida?? Daniel Costa que, de novo, saiu do banco de reservas pra participar ativamente do lance que decidiu o jogo. Cruzou e o zagueiro Derlan bateu de primeira, após discreto desvio de Jean Mangabeira!! Um a zero e a classificação garantida pra pegar o Avaí!!

O Criciúma se utilizou, praticamente, de sua base titular pra esse jogo decisivo contra o Hercílio Luz!! Enquanto isso, Avaí e Chapecoense pouparam seus principais jogadores por causa da Copa do Brasil, no meio de semana. Até o Figueirense, já classificado, se deu ao luxo de colocar alguns reservas contra o M. Dias! No Tigre, só Maicon mesmo ficou de fora. Também é preciso destacar que, Jean Mangabeira, Andrew e Julimar estão rendendo mais, agora, com Kleina no comando.

 Sobre o que vem por aí...fico imaginando “cá com meus botões” que o confronto perante o Avaí será um “outro campeonato”!! O comportamento do Criciúma tende a ser bem diferente daquele observado nas partidas entre os dois, na Ressacada e no H. Hülse, pela etapa de classificação!! E, importante destacar que o Criciúma não jogará mais em casa neste Catarinense!! Por ser 4º colocado, a semifinal contra o Avaí será em Florianópolis; e, caso conquiste vaga pra finalíssima, esta ocorrerá em Chapecó ou até mesmo na Capital, novamente, se der o Figueirense, no caso! E, em ambas as hipóteses, caso aconteça empate, haverá decisão através de cobranças de tiros livres da marca penal!! Está no regulamento!!!