sábado, 24 de junho de 2017

Lucão “do breackdance” é o cara!!

Novamente, com absoluto merecimento, o Criciúma venceu no Campeonato Brasileiro! E, independentemente da expulsão do lateral Cristóvão, aos 25 minutos ainda da 1ª etapa, o resultado de vitória sobre o Paraná, 2 a 1, acabou sendo justo, sem qualquer contestação!! Ora bolas...o camisa 2 do Paraná já tinha cartão amarelo e exagerou na reclamação por causa de uma dividida de bola com o atacante Silvinho, do Criciúma. O árbitro da partida, Wânderson Alves de Souza, mineiro, “só” cumpriu a regra!! Foi duro para o Paraná ficar com um a menos àquela altura do 1º tempo? Sim, com certeza!! A expulsão do jogador paranista acabou sendo decisiva para suas pretensões de alcançar bom resultado no Heriberto Hülse. No rescaldo do jogo, o Tigre se impôs dentro de casa e voltou a dar mostras de que pode realmente buscar as primeiras colocações na tabela de classificação! Não há menor dúvida de que, outra vez, Lucão foi o “cara” da partida! Dois gols, sendo um de claro oportunismo e outro demonstrando habilidade pra girar de bicicleta e realizar bonita conclusão confirmam que trata-se de jogador com boas qualidades quando se posiciona dentro da área adversária! Outra vez apresentação convincente, grande vitória que credencia o time de Luís Carlos Winck a subir na tabela!! Então, aguardemos os próximos jogos para que tudo se confirme positivamente!! Vale destacar que as duas partidas na sequência serão fora de casa para o Tigre: Vila Nova, em Goiás; e, Internacional, em Porto Alegre!!

Atuações individuais do Criciúma:
LUIZ, bom jogo, liderança em campo e algumas boas defesas! Nota 7.

DIOGO MATHEUS...altos e baixos, e, desta vez, poucas investidas usando a linha de fundo! Nota 6.

NINO, substituiu à altura o titular Raphael Silva, suspenso. Atuação segura! Nota 7.

DIEGO GIARETTA retornou à sua posição de origem e conseguiu atuação tranquila...sem comprometimento negativo! Nota 7.

MARLON voltou a ser usado entre os titulares e soube aproveitar a oportunidade dada pelo treinador Winck. Bom jogo e, principalmente, mais “ligado” em campo!! Nota 6.

BARRETO...outro que teve bom momentos e outros nem tanto assim, errando alguns passes. Nota 6.

JONATAN LIMA, pelo que observei, estreou e me parece ser jogador de 1ª função no meio campo! Precisa melhorar mais pra ser usado com titular! Nota 6.

DOUGLAS MOREIRA...o de sempre! Bom rendimento e, de novo, o melhor no “meio” do Criciúma! Nota 7.

CAIO RANGEL, depois de uma apresentação discreta em Londrina, voltou a jogar bem! Dribles rápidos e jogadas em velocidade! Nota 7.

LUCÃO...boa movimentação, dois gols e, outra vez, caindo nas graças da torcida! Nota 8.

SILVINHO, bastante ativo no 1º tempo e, em razão de cartão, acabou substituído ainda no início da 2ª fase de jogo. Vive bom momento!! Nota 7.

Entraram PAULINHO, marcador incisivo...nota 6; FABINHO ALVES, procurando dribles pela direita...nota 6; e, ALEX MARANHÃO, já no finalzinho de partida...deixemos sem nota!

Quanto ao técnico LUÍS CARLOS WINCK...méritos por ter proporcionado uma “cara nova” no jeito do Criciúma jogar!! Mais uma vez soube armar e controlar seu time para a conquista de mais três pontos na tabela!! Nota 7.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Que vitória em Londrina, hein??

O Criciúma venceu e convenceu no Estádio do Café! Um a zero sem deixar qualquer margem de dúvida! Durante toda a partida o Tigre foi superior ao adversário e, com méritos, até teve que fazer dois gols pra valer um!! Claro que o lance anulado, ainda na 1ª etapa, foi uma atitude correta da arbitragem!! Pela TV deu pra ver que Silvinho, meio que sem querer...querendo, tocou com o braço esquerdo na bola e a jogada acabou sendo invalidada!! Ah...teve ajuda externa pra não que o gol não fosse confirmado? Talvez!! De qualquer modo, isso não tira em nada o mérito da postura ofensiva do Criciúma que acabou sendo premiada com outro gol de Silvinho, já no 2º tempo, a 32 minutos. Aliás, o Criciúma surpreendeu ao exercer marcação alta...lá no campo do adversário, o que dificultou ainda mais para a equipe paranaense. Enfim, defesa firme, meio-campo combativo e criativo e um ataque que, num todo, correspondeu à expectativa! Resultado de vitória que afasta um pouco mais o Tigre da zona do descenso. Assim, gradativamente, o Criciúma vai subindo na tabela...mesmo que seja aos pouquinhos, pra que “vôos mais altos” possam ser alcançados!!

Atuações individuais do Criciúma:
LUIZ, boa atuação...sem levar perigo nos ataques do Londrina. Seguro, nota 7!

DIOGO MATHEUS acompanhou o bom rendimento de praticamente toda a equipe. Seus dois últimos jogos foram os melhores pelo Criciúma! Nota 7.

RAPHAEL SILVA com a firmeza e segurança de sempre foi o melhor da defesa tricolor! Em bolas pelo alto, levou vantagem em quase todas!! Nota 8.

EDSON BORGES, desta feita mais tranqüilo e demonstrando maior convicção, passou a esperada e necessária confiança aos companheiros! Nota 7.

DIEGO GIARETTA, a seu estilo, vai cumprindo papel defensivo na lateral-esquerda e, quando pode, arrisca algumas jogadas de ataque. Por enquanto, está “quebrando o galho” na posição com competência! Nota 7.

No meio, a ausência de Barreto não foi sentida! PAULINHO e RICARDINHO cumpriram muito bem funções de revezamento na 1ª e 2ª funções do setor e, quando o Criciúma tinha posse de bola, ambos saíam pro jogo! Boa produção da dupla! Nota 8 pra eles!

DOUGLAS MOREIRA, pelo que pude constatar, foi o melhor do time em Londrina! Marcou, chutou a gol, foi responsável por entrar a dribles na área adversária e cruzar rasteiro para a finalização certeira de Silvinho, no gol do Criciúma. Nota 9.

Em relação ao setor de frente, CAIO RANGEL foi quem menos rendeu! Desta vez, as jogadas de velocidade ingressando na área não saíram com freqüência! Nota 6.

LUCÃO foi participativo...”incomodando” bastante a defesa adversária! Não fez gol, mas fez bom jogo, sim senhor! Nota 7.

SILVINHO teve o mérito do gol e de algumas jogadas de maior perigo contra a meta do Londrina. Nota 7.

Entraram MARLON, FABINHO ALVES e CAÍQUE VALDÍVIA. Avaliação só do lateral que jogou no meio e mais avançado! Penso que até tem características pra ser aproveitado numa função mais ofensiva e, ao mesmo tempo, ajudando a marcação do lado esquerdo. Nota 7.

Para o técnico LUÍS CARLOS WINCK referências extremamente positivas! Afinal, com ele o Criciúma disputou 12 pontos e conquistou 10! Além disso, visivelmente, o time tem mostrado melhor rendimento nas últimas partidas e os jogadores, em si, maior comprometimento e espírito de luta!! Nota 8.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Os catarinenses no Brasileiro.


Na Série A, a Chapecoense continua sendo nossa maior esperança para confirmar uma boa campanha na competição. O rendimento atual indica 54,2% de aproveitamento com aproximadamente 1/5 da competição já disputada. Pelo que tenho observado as dificuldades aumentaram em relação ao que fez em 2.016 o time de Chapecó. Mesmo com uma remontagem rápida de toda estrutura dentro e fora de campo, após a tragédia de novembro passado, considero normal os obstáculos que precisam ser ultrapassados! Até porque, sabemos que o grande desafio de todo catarinense que emplaca uma Série A de Campeonato Brasileiro é, justamente, manter-se nesta dita elite do futebol nacional! De certa forma, ainda é “começo” de torneio e não imagino que a Chapecoense vá passar por sérios problemas afim de garantir sua permanência entre os grandes. Panorama diferente vive o Avaí!! Lamentavelmente, o Leão não anda rugindo como quer seu torcedor e, com algumas claras limitações, o time de Claudinei Oliveira caiu tanto na tabela de classificação que, hoje, é o lanterna!! Maicon, lateral formado na base do Criciúma, pode estrear contra o Fluminense na próxima rodada. Massss... convenhamos que não é “salvador da pátria avaiana” a ponto de garantir uma perspectiva tão otimista assim para as próximas rodadas. De qualquer modo, o Avaí, por se tratar tradicionalmente de um time de “raça” e força de recuperação, pode, sim, se reabilitar na Série A. Se vai conseguir com os jogadores que tem...só o tempo dirá!! Particularmente, com o atual plantel e futebol mostrado até o momento, entendo ser razoavelmente complicada a situação do Azurra da Capital!!

Na Série B, Criciúma e Figueirense cumprem campanhas bem parecidas! Afinal, os números apontam 33,3% de aproveitamento pra cada um e, inclusive, ambos estão bem próximos da zona do descenso: Figueirense, 15º; Criciúma 16º. A exemplo da Série A, a disputa também tem basicamente 1/5 jogada e muita coisa ainda vai acontecer para que se completem as 38 rodadas! Tanto o Tigre como o Alvinegro do Estreito trocaram de técnico na busca de melhores resultados! Os “manezinhos” iniciaram o campeonato na parte de cima da tabela e caíram bastante! O Criciúma, por sua vez, “patinou” muito nos primeiros jogos e, depois que ganhou do Guarani por 3 a 2, reascendeu esperanças de que as coisas possam realmente melhorar! Há de se entender que um torneio por pontos corridos entre 20 clubes jogando em turno e returno, é extremamente árduo manter boa regularidade! E...nunca é demais lembrar que “largar” bem é bom; masssss...“chegar” entre os 4 primeiros é melhor ainda!!

Sobre a Série C, o Joinville também vem decaindo na competição! Até chegou a liderar nas primeiras rodadas! Contudo, os últimos resultados fizeram com que a equipe tivesse queda considerável!! Hoje, o JEC é 7º e está mais próximo das últimas colocações do que da zona de classificação! À distância, pelo pouco que vejo, o time é cheio de raros “altos” e bem mais “baixos”! Entenderam? Vale frisar que na Série C, os 20 clubes foram divididos em duas chaves de 10 cada, se enfrentam no sistema de “ida e volta” e os 4 primeiros de cada um dos grupos passam de fase. Mas, os 2 últimos em cada chave, serão rebaixados para a Série D!!

Resultado de imagem para catarinenses na série d
Finalmente, na Série D, os três que representam nosso Estado não fazem campanha empolgante nesta etapa onde os 68 clubes foram desmembrados em 17 grupos de 4 cada. Se classificam para a fase posterior os melhores de cada chave e mais os 15 “segundos” com melhor índice técnico. O Brusque está no grupo A-15 e vai precisar ganhar do Operário(PR), em casa, pra poder alimentar chances de classificação. No grupo A-16, o Internacional ainda tem dois jogos, respectivamente diante do São Bernardo, em Lages; e, Foz, em Foz do Iguaçu, para passar de fase. Ganhando os dois se garante em primeiro no grupo! E, por fim, o Metropolitano, no grupo A-17 que decidirá sua sorte em Cornélio Procópio(PR) perante o PSTC precisando ganhar para se classificar!!