sábado, 6 de junho de 2015

Obrigação de ganhar!!

É o panorama que se desenha para o Criciúma neste jogo contra o Macaé, no estádio Heriberto Hülse. Novamente vai jogar em casa e, com o apoio de sua torcida, precisa do resultado prá subir na tabela. O momento é de buscar uma estabilidade adequada e já necessária, pensando no futuro dentro do Campeonato Brasileiro da Série B. Interessa muito pouco para o Criciúma ficar oscilando em posições no meio da tabela. O que se projeta, mesmo com toda a instabilidade observada de momento, é um Criciúma brigando da oitava posição pra cima!! A título de informação, lembro que são 4 pontos que separam o Tigre , 12º colocado e o América Mineiro, 4º, de “baixo pra cima”; e 7 pontos para o líder Botafogo! Explicando melhor...o Criciúma tem 6, o América 10 e o Botafogo 13 pontos!!

O técnico Moacir Júnior acena com a possibilidade de jogar com apenas um volante de marcação, no caso Wéllington, compondo o meio com Cléber Santana e Rodrigo Andrade(foto a seguir). A idéia pode ser boa desde que alguém marque no setor, além do 1º e talvez único volante! Lembro ao torcedor e leitor que há necessidade de marcar o adversário!! Do outro lado também tem jogadores que buscam vencer e que possuem lá...suas qualidades!! No setor de frente, é possível que Paulo Sérgio seja titular de novo. Assim, Neto Baiano ficaria no banco. Quem acompanha o dia a dia do Criciúma projeta o seguinte time para pegar o Macaé: Luiz; Ezequiel, Wânderson, Fábio Ferreira e Cristiano; Wéllington, Cléber Santana e Rodrigo Andrade; Juba, Paulo Sérgio e Silvinho. E o Walfrido? Em princípio deve ficar como opção, entre os reservas. Só um volante marcando? Huuummmm...!! Vamos ver, então!!

Agora está explicado o motivo pelo qual Antônio Carlos Pracidélli deixou o Criciúma. Ele vai trabalhar na China com Felipão. O ex-técnico do Grêmio assinou contrato de dois anos e meio com o Guangzhou Evergrande, mesmo time do atacante Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro, e outros 3 brasileiros. Além do ex-preparador de goleiro do Criciúma, Luiz Felipe Scolari vai levar pro mundo asiático seu “fiel escudeiro” Flávio Murtosa e Ivo Wortmann, outro que já passou pelo estádio Heriberto Hülse. Esta será a sétima vez que Felipão comandará equipes fora do País. Extraoficialmente, contam nos bastidores, que os profissionais contratados pelos chineses custarão 4 milhões e 500 mil reais/mês...todos juntos!! Que beleza, hein??!!(Os envolvidos no contrato na foto a seguir.)

Pra quem gosta de futebol amador, 3 da tarde de domingo(07), o estádio Darci Marine, em Nova Veneza, será palco da final de mais uma edição da Copa Sul dos Campeões. A competição reúne os campeões das ligas do Sul do Estado de Santa Catarina. Mais uma vez, um representante da L. A. R. M. é favorito “disparado”! O Metropolitano ganhou a primeira partida do Turvo, fora de casa, 3 a 0 no meio de semana, e, pra perder o título terá que ser derrotado por 4 ou mais gols de diferença em seu campo!! Convenhamos, Walter Guislandi e seus atletas, com certeza, farão mais uma grande festa!! E, o mais importante, comemorar também a vaga na próxima edição do Campeonato Estadual de Amadores!

Passarinho Arrepiado vai acompanhar, também, a final da Champions League entre Barcelona e Juventus. Jogo será as 15:45 deste sábado(06), praticamente em cima de boa parte da rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, cujas partidas da tarde começam as 16:30. Claro que o Barcelona, do trio Messi, Suarez e Neymar é favorito para o confronto. A Juventus carrega consigo o mérito de ter eliminado o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo. Masss...time por time, o Barça é bem melhor!! E, no domingo, tem jogo do Brasil contra o México, na Arena Palmeiras. É o primeiro dos dois amistosos que fazem parte dos preparativos para a Copa América. O segundo será na quarta-feira da semana que vem, dia 10, contra Honduras, no Beira-Rio. 

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Presidente Antenor Angeloni precisa e deve ser mais participativo!!

A grandeza do Criciúma como instituição desportiva e clube de futebol exige que seus dirigentes sejam extremamente ativos em cada uma de suas funções. Como no futebol, principal produto, as coisas não vão bem, é necessário que as pessoas de direito e dever atuem...na verdadeira acepção do termo! Quem paga e detém a maior “fatia” de responsabilidade precisa agir para que o “trem” não descarrile...entenderam bem? Já é mais do que sabido que o presidente Antenor(foto abaixo) é uma pessoa de 80 anos de idade e que, por característica e maneira de ser, não se envolve muito com o futebol e blá, blá, blá...!
Pelo que se sabe, Cláudio Gomes e Lédio Daltoé, o primeiro mais ligado à área comercial do Clube e o segundo na função de superintendente, são as pessoas incumbidas de tratar do produto futebol. É importante frisar que nenhum dos dois é “expert” no assunto!! Nem Lédio, nem Cláudio são entendedores profundos do tema. Masss...a eles foi dada a tarefa de contratar pessoas para gerir e administrar o futebol do Criciúma. Pois bem, chegaram Felipe Ximenes e Marcos Moura Teixeira e, dentro do que penso, ambos os profissionais devem ser cobrados de forma incisiva!! O Criciúma é muito grande pra vivenciar situações humilhantes como uma campanha que correu riscos até de não classificar para o hexagonal no Campeonato Catarinense e agora, no Brasileiro, um time em campo sem alma, garra e coração!! Então, cabe ao presidente, dirigente maior do Clube, iniciar as cobranças e procurar saber o que houve lá atrás e tentar resolver os problemas existentes. É uma questão de amor próprio!! Ora bolas...na minha casa mando eu!! Caso contrário, vira bagunça!!

Mais uma vez estamos sabendo, através de informações que não são oficiais...ou seja, do próprio Clube, que atletas estariam exagerando em festas e baladas! Fábio Ferreira chegou atrasado para a viagem a Salvador e o caso foi meio que “estancado” pelo gerente Marcos Moura Teixeira. De certa forma, blindando o atleta de qualquer crítica mais dura! Agindo assim, está correto porque é o tipo do problema que deve ser tratado internamente! Só que, “lá dentro” Fábio ferreira tem que ser punido e, de preferência, com rigidez e severidade!! Esta não é a primeira vez que o atleta se envolve em casos de indisciplina e quem manda no vestiário não pode deixar passar em branco!!

Passarinho Arrepiado lamenta a saída do preparador de goleiro Antônio Carlos Pracidélli(foto logo a seguir), segundo informações preliminares, por questões profissionais. Ele foi trazido por Ximenes e Mora Teixeira, vinha fazendo bom trabalho e deixa uma lacuna que precisa ser preenchida com a mesma competência! Pra quem não sabe, Pracidélli já esteve em duas copas do mundo com a Seleção Brasileira e tem um currículo bastante interessante! Vou torcer para que Maurício Dacorégio, outra vez chamado da base, dê conta do recado!!

Cléber Santana não é o “cara”!!

Infelizmente o meia, que na verdade tem boa técnica, não vem apresentando aquele futebol de “encher os olhos”. Bem longe do Cléber Santana que vimos fazer uma dupla de alto rendimento com Marquinhos, no Avaí, há 3...4 anos! Aliás, o desempenho de Cléber já não era mais o mesmo em 2.013 quando da sua última passagem pela Ressacada. Mesmo assim, o Criciúma apostou na sua contratação e, depois de algumas tentativas, conseguiu trazer o atleta pra cá. E...pela bola que vem jogando, Cléber Santana está “devendo” e bastante para quem paga seus salários! Também para o torcedor que aprovou sua vinda pro estádio Heriberto Hülse. Vale à pena destacar, entretanto, que o jogador ainda tem utilidade! Mesmo estando bem abaixo do que pode mostrar, Cléber Santana continua com sua qualificação técnica! Claramente, tem virtudes diferenciadas e precisa, sim, ser mais solidário, participativo e líder em campo, até pela sua própria experiência! Como tudo na vida há limites...se não conseguir resgatar pelo menos um pouco do que jogava, fatalmente perderá sua condição de titular!!

Faço uma referência, também, a Fábio Ferreira. O jogador, que já está na sua 3ª temporada no Criciúma, também não vive bom momento. São, já, algumas situações observadas em relação à indisciplina, comportamento inadequado fora de campo, além de, tecnicamente, não alcançar estabilidade em suas atuações. Um bom jogo “hoje”...dois ruins “amanhã”...mais um bom...outro mal, e assim tem sido o Fábio Ferreira de 2.014! Sobre atitudes extra-campo, além de Fábio Ferreira, ficamos sabendo através da constatação de torcedores, que Fábio Ferreira e outros atletas, inclusive alguns recém-chegados, têm participado de festas e noitadas. Ou seja, atos que não condizem com a boa conduta de um verdadeiro atleta profissional! Isso precisa ser reparado com urgência! E...quem deve fazer isso? A direção do Clube!! Afinal, Felipe Ximenes e Marcos Moura Teixeira foram contratados para gerir o futebol do Criciúma e precisam ser cobrados!! O Tigre, obrigatoriamente, necessita ter um time verdadeiramente arrumado...dentro e fora de campo!

O Passarinho Arrepiado quer que seja colocado na coluna algo sobre a FIFA e suas atuais atribulações. Pois bem...a título de informação, Joseph Blatter ainda não renunciou, oficialmente, ao cargo de presidente da FIFA! Sim...é verdade!! O que ele fez foi uma declaração pública que pretende deixar a entidade e que, se isso realmente acontecer, convocará novas eleições para o fim deste ano ou começo do próximo. Há quem diga, inclusive, que possa ser uma estratégia de Blatter. Segundo alguns que acompanham os bastidores da FIFA, se não houver nenhuma denúncia ou acusação que envolva o atual presidente, ele pode até não “assinar” ou oficializar a renúncia e, assim, tudo fica como está!! Esxtão compreendendo??
Outra do Arrepiado...dá conta dos pré-requisitos para ser presidente da FIFA. Pois bem...os 3 principais: ter atuado como na área profissional do futebol durante dois anos nos últimos cinco; conseguir apoio político de pelo menos 5 federações nacionais; e, ter comportamento ético e compatível para a função! Dizem que Michel Platini, atual presidente da UEFA; Luís Figo, ex-atleta da seleção portuguesa, hoje aposentado; e, Ali Al Bin Hussein, príncipe e vice-presidente da Federação da Jordânia...todos são pré-candidatos! Há ainda uma tendência para que Artur Antunes Coimbra, o Zico, também queira concorrer!! Difícil será conseguir apoio político para brigar com as “feras” da Europa!! Aguardemos novos capítulos dessa “novela” que parece não ter data pra acabar tão cedo!!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Alguns erros determinaram derrota em Salvador.

Quais? O volante Wéllington não marcou de forma incisiva o zagueiro adversário Ramon, isso aos 35 minutos do 1º tempo...gol do Vitória. Outro? Bola de escanteio e o zagueiro Adalberto, do Criciúma, não acompanhou a subida de Guilherme Mattis, também defensor baiano...2 a 0 Vitória!! Mais um erro? Quando a partida estava 1 a 0 para o Vitória, o Criciúma fez um gol que foi anulado de forma absolutamente equivocada pela arbitragem! Silvinho entrou na área, foi derrubado...só que Paulo Sérgio apanhou o rebote e mandou pras redes. O sulmatogrossense Paulo Schleich Volkopf, juiz do jogo, preferiu não dar vantagem e marcou a penalidade. Paulo Sérgio pegou a bola e bateu muito mal...pra fora!! Mais um erro? Este do técnico Moacir Júnior ao tirar Paulo Sérgio, atacante que havia marcado o gol de honra minutos antes, e colocar Thiago Ádamm. Motivo da substituição? Não sabemos! Quando fez seu gol o Criciúma melhorou um pouquinho e não havia necessidade para tal alteração. De qualquer modo, apesar de lamentar alguns problemas pontuais citados aqui, o Criciúma foi covarde durante a 1ª etapa. Ficou o tempo todo “esperando” o Vitória e só mudou tal comportamento nos primeiros minutos da 2ª fase. Vale frisar, entretanto, que o revés sofrido pelo Criciúma no Barradão, 2 a 1,apesar dos erros aqui e ali, teve placar justo porque mesmo que o jogo como um todo tenha sido de baixo nível técnico, o Vitória conseguiu ser menos “ruím” do que o Tigre!!
....
As análises individuais...Luiz errou como poucas vezes jogando pelo Criciúma. Falhou no lance do 2º gol quando tentou impedir que a bola fosse pro “fundo”...só que rebateu mal, deixando a bola passar! Além disso, efetuou 3 reposições de bola nos pés do adversário! Mesmo que tivesse feito outras boas defesas...nota 5, a mais baixa dele com a camisa do Criciúma!! Ezequiel não jogou bem e a exemplo da grande maioria não repetiu, nem de perto, o futebol mostrado contra o Atlético de Goiás. Fraco na marcação e ineficiente no apoio. Nota 4. Wânderson também esteve inseguro e às vezes mal posicionado, provocando lances de perigo contra sua própria defesa! Nota 4. Outro que desta vez decepcionou...Fábio Ferreira! Além de exagerar nas faltas e ter algum desequilíbrio emocional, tecnicamente esteve muito mal! Nota 4. Cristiano foi um dos poucos que se salvou. Procurou ter mais estabilidade, tanto defensiva como ofensivamente. Não jogou o “fino da bola”! Mas, provou de novo que poderá realmente ser útil! Nota 6. Os dois volantes Wéllington e Walfrido estiveram muito mal! Diferente de sábado passado, ambos atrapalhados e Walfrido, inclusive, sumido praticamente o jogo todo! Nota 4 pros dois! Cléber Santana continua bem abaixo do que pode render! Entretanto, ele ainda é um atleta com alguma utilidade, embora precise assumir mais sua condição de líder e capitão do time! Nota 4. Juba fez novamente a função de meia-atacante e pouco apareceu na frente. Jogou mal...sem a aplicação vista na partida anterior. Nota 4. Paulo Sérgio cobrou muito mal a penalidade e depois se redimiu ao marcar o gol do Tigre. Se movimentou melhor na 2ª etapa. Nota 5. Silvinho foi o melhor do ataque! Se mexeu bastante e procurou jogar...o que quase ninguém fez! Nota 6. Foram usados, ainda, Barreto, Thiago Ádamm e Lucca. Melhor avaliação só para Lucca. Deu maior mobilidade e rapidez ao ataque. Nota 6 pra ele. Quanto ao técnico Moacir Júnior, falhou ao não levar pra Salvador nenhum meia. Foram 6 atacantes e por aqui ficaram Hégon, Rodrigo Andrade, Natan e Vítor Míchels. Desnecessária a saída de Paulo Sérgio para a entrada de Thiago Ádamm, durante o 2º tempo. Mesmo que ele mereça maior tempo pra poder mostrar sua real competência ou não, o time já era para estar jogando mais!! Nota 4 pra ele!

Passarinho Arrepiado depois de assistir ao jogo do Criciúma, em Salvador, volta atenções para a renúncia de Joseph Blatter à presidência da F. I. F. A. E olha que ele foi reeleito na semana passada! Masss...os escândalos que estão aí pra todo mundo ver, envolvendo ex-dirigentes e alguns atuais da entidade, fizeram com que o dirigente refletisse bem! Sendo assim, vamos ter novo pleito no período entre dezembro deste ano e março de 2.016. Outras do Passarinho... Marcelo Oliveira deixou o comando técnico do Cruzeiro e para seu lugar já foi contratado Vanderlei Luxemburgo. E...o atacante Alecssandro, de 34 anos, está saindo do Flamengo para jogar no Palmeiras por um contrato de dois anos.


terça-feira, 2 de junho de 2015

Comportamento igual! Será mesmo?!

Essa é a pergunta que estamos fazendo cuja resposta só teremos a partir do que observarmos no jogo desta terça-feira(02), em Salvador, quando o Criciúma enfrentará o Vitória, no estádio Barradão, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. E tal questionamento se deve ao fato de Moacir Júnior, o técnico tricolor, “garantir” que o Criciúma terá as mesmas atitudes em relação ao que vimos no sábado(30) quando da vitória diante do Atlético, no estádio Heriberto Hülse. Dá pra acreditar que realmente o Tigre terá uma postura ofensiva...procurando sempre o ataque?? Não! Sinceramente, não! Pelo que pude captar do pouco que conheço de Moacir Júnior, o Criciúma vai encarar o adversário rubro-negro baiano priorizando seu sistema defensivo. A já costumeira tática de “todos atrás da linha da bola”!
Correto o técnico do Criciúma caso utilize tal estratégia? Penso que não! Se começar o jogo com postura defensiva e dando a nítida impressão que está em campo para se defender, com certeza atrairá o Vitória! Isso significa dizer que o adversário vai tentar partir pra cima, ganhará espaços e, por conseqüência, ficará mais próximo de chegar ao gol. O mais correto é não ficar na retranca e sair pro jogo encarando o Vitória com “ares” de igualdade...entenderam?? De outro modo, lembro que o Vitória vem de derrota e, com toda certeza, vai querer descontar o prejuízo em cima do Criciúma. Cabe ao Tigre não ser covarde e aproveitar-se dos problemas dos baianos e, quem sabe, arrancar pelo menos um pontinho em Salvador!!

Sobre o time que deve começar a partida, entendo que deve ser basicamente ter uma repetição do que iniciou o jogo contra o Atlético. A única exceção...Neto Baiano que nem viajou por causa de um problema na clavícula. Lesão detectada após choque com o companheiro Cléber Santana!! Paulo Sérgio deverá ser seu substituto e só!! De resto...”vâmu ki vâmu” com os mesmos jogadores!! Mas, o técnico Moacir Júnior, na minha opinião, comete equívoco ao não levar para a relação do banco de reservas nenhum meia! A título de curiosidade, se o time for aquele que estamos projetando, ou seja, o mesmo...com Paulo Sérgio em lugar de Neto Baiano, os suplentes serão Édson, Adalberto, Arnaldo,Barreto, Rafael Pereira, Lucca, Jéfferson e Thiago Ádamm. Um goleiro, um zagueiro, um lateral, um volante e três atacantes; além de Rafael Pereira que pode ser usado na zaga ou como volante. E meia? Nenhum, por que? Nem Dôdi, nem Hégon ou Rodrigo Andrade!! Huummm...!!
Passarinho Arrepiado e suas curiosidades. Vitória e Criciúma já se enfrentaram em 26 oportunidades. Foram 8 vitórias do Criciúma, 9 empates e 9 vezes o adversário levou a melhor. O Tigre fez 32 gols e sofreu 31. Um jogo marcante entre os dois aconteceu em 26/11/2.006 quando, no Heriberto Hülse, já na reta final do Campeonato Brasileiro da Série C daquele ano, o Criciúma ganhou de 6 a 0!! Lembram? Até o goleiro Zé Carlos, do Criciúma, fez gol...de falta! E, entre os adversários, estava o ainda garoto David Luiz, hoje zagueiro do PSG, na França, e da Seleção Brasileira. Lá na capital dos baianos, no Barradão, o Criciúma ganhou uma única vez! Foi em 2.013 na Série A do Campeonato Brasileiro, dia 1º/09. Um a zero...gol do atacante Marcel! Recordando e vivendo...não é mesmo Passarinho?!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Criciúma 1 x 0 Atlético(GO), o melhor jogo do Tigre!!

Nada de empolgação!! Importante destacar!! Masss...sem dúvida alguma, dos quatro jogos realizados até agora, o Criciúma jogou sua melhor partida no Campeonato Brasileiro da Série B. Dominou amplamente o adversário durante o 1º tempo quando criou 3 oportunidades claras de gol e desperdiçou uma delas, em cobrança de penalidade. Cléber Santana foi caminhando pra bola, “telegrafou” e o bom goleiro Márcio, do Atlético, fez a defesa. Na 2ª etapa, os dois times procuraram mais o ataque...o jogo ficou mais aberto e o Tigre conseguiu seu gol da vitória através de Juba. Paulo Sérgio recebeu na entrada da área, viu a penetração de Silvinho que bateu cruzado para a complementação do atacante que veio do Operário-PR. Justa a vitória do Criciúma! Jogou melhor, errou menos passes do que em partidas anteriores e fez por merecer a conquista dos três pontos que dá uma “alavancada” momentânea na campanha do time dentro da competição!
Em relação às costumeiras avaliações individuais...Luiz teve pouco trabalho. O sistema defensivo do Criciúma funcionou muito bem e o goleiro do Tigre não precisou ser acionado com freqüência. Nota 6. Ezequiel apareceu pro jogo mais no 1º do que no 2º tempo. Entretanto, sua atuação foi a melhor do ano! Marcou bem e foi várias vezes ao ataque. Nota 7. Wânderson e Fábio Ferreira realizaram excelente partida. E olha que Fábio Ferreira vinha de jogos em que esteve bastante atrapalhado! Quanto ao estreante na zaga, Wânderson foi firme e parece ser daquele atleta que não arrisca jogadas na frente da área. Seguro...deixou boa impressão! Nota 8 pra ambos. Outro que vestiu pela primeira vez a camisa do Criciúma foi o lateral Cristiano. Boa estréia! A exemplo de Ezequiel foi bastante ao ataque e marcou bem. Nota 7. Wéllington também demonstrou que chegou pra ser dono da posição! É jogador com bom sentido de marcação e as vezes saída pro jogo. Nota 7. Sobre Walfrido...mostrou efetividade e virtudes de auxiliar na armação de jogadas. O lance que originou a penalidade foi em cima dele...Walfrido! Caiu de produção no 2º tempo...talvez pela questão física. Mesmo assim merece nota 7. Já Cléber Santana me decepcionou em duas situações. Uma pela forma displicente como bateu a penalidade; e outra porque sentiu a perda do lance! Cléber Santana tem 33 anos e, com a experiência que possui, não pode deixar se abalar! Mesmo assim, continua sendo um jogador de boa técnica e bom aproveitamento de passes! Nota 6. Sobre Juba, este não foi um atacante como preconizou o técnico Moacir Júnior! O que vi foi um jogador que funcionou muito mais como meia-atacante e as vezes até voltando pra ajudar na marcação. Boa atuação e, como prêmio, o gol da vitória! Nota 7. Neto Baiano perdeu um gol, a 8 minutos de jogo, que não costuma perder! Acabou substituído no intervalo em razão de um problema na clavícula. Apenas razoável movimentação...pode e deve render bem mais! Nota 5. Silvinho, por sua vez, foi o melhor em campo! Lembrou o mesmo Silvinho do 1º semestre de 2.014...sendo ofensivo e agudo, com velocidade e procurando sempre o gol adversário! Nota 8. Entraram Paulo Sérgio, Lucca e Dôdi. O centroavante se mexeu bem, mais do que Neto Baiano e merece continuar sendo aproveitado. Titular? Olha...éuma boa opção pro treinador! Nota 7. Lucca entrou para atacar pela esquerda e conseguiu realizar boas jogadas! Nota 6. E...Dôdi, ajudou na recomposição e chegou na área para tentar fazer o 2º gol...já no finalzinho! Nota 6. Sobre o técnico Moacir Júnior, soube armar seu time e pelo menos notamos evolução na produção ofensiva e maior segurança no sistema de marcação. Nota 7 pra ele.

Passarinho Arrepiado e os números do jogo. Faltas...19 a 19. A gol, foram 6 conclusões do Criciúma e apenas uma do Atlético Goianiense. Pra fora...7 finalizações do Tigre e 5 do adversário. Escanteios...6 favoráveis ao Criciúma e 3 ao Atlético. Impedimentos...1 no ataque do Criciúma, 2 no ataque do Atlético. Público: 4.211; arrecadação: R$46.230,00. Dois próximos jogos: Vitória em Salvador, terça-feira(02/06), 19:30; Macaé, no Heriberto Hülse, sábado(06), 16:30.