sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A evolução do Criciúma com Roberto Cavalo.

Entendo que o comprometimento e a dedicação dos atletas do Criciúma, atualmente, englobam algumas das principais virtudes...comparando com o que vínhamos observando nas últimas recentes temporadas. Roberto Cavalo(foto acima) chegou ao Criciúma em outubro de 2.015 e, desde sua chegada...jogando no estádio Heriberto Hülse, o Criciúma tem sido competitivo e mostrado elevado espírito de luta. Claro que “Robert Horse” é um dos principais responsáveis por tal mudança de comportamento e, com certeza, se mantiver essa linha de conduta, o Criciúma tende a se dar muito bem nos torneios que disputa e os que virão pela frente. De outro modo, todos sabemos que as prioridades estão reservadas para o Campeonato Brasileiro da Série B. Talvez os “cartuchos financeiros” que estiverem disponíveis sejam queimados durante a segunda metade do ano. Masss...há de se levar em consideração de que o Campeonato Catarinense não pode e nem deve ser deixado de lado! Na real...é a competição com maiores chances de ser conquistada pelo Tigre ou por seus principais concorrentes! Ah...não esqueçamos da Copa do Brasil e da Sul/Minas/Rio que, também estamos todos cientes...os interesses maiores estão relacionados às questões financeiras!! Conclusão: por ora...o negócio é mesmo o Catarinão do Delfim(foto a seguir)...rsrs!! Esxtão compreendendo??!!

A Copa Santa Catarina de Futebol Sub-20, criada pela Federação Catarinense de Futebol, entra no calendário de 2.016 com a finalidade de incentivar o aproveitamento da garotada que está por “estourar” idade...como se diz popularmente.  Algumas situações aparecem como novidade. Dentre elas...de que a participação no referido torneio é facultativa. Ou seja...joga quem quer!! E...há a abertura para que os clubes da Série B, a antiga segunda divisão, também optem pela presença ou não. Outra inovação...a inscrição de três jogadores acima dos 20 anos! Assim, os clubes poderão colocar em campo atletas que não vem sendo muito aproveitados nos torneios em que as equipes principais estiverem atuando. Tipo...no caso do Criciúma, apenas servindo como exemplo, os zagueiros Nino e Iânson, o lateral Rômulo, o meia Vitor Míchels, além dos atacantes Maurinho e Edy...dentro do contexto atual, poderiam ser utilizados. Entenderam bem??

A referida competição contará com 6 times da Série A catarinense e outros 4 da B. Assim, Criciúma, Avaí, Metropolitano, Figueirense, Chapecoense e Guarani, representando a Série A; e, Porto, Operário, Marcílio Dias e Tubarão...se enfrentarão em turno único, classificando-se os 4 primeiros para a etapa seguinte. Curiosamente, o Joinville, que trabalha muito as categorias de base, optou em não participar! O primeiro jogo dos “Tigrinhos” será em 27 de março diante da Chapecoense, em Chapecó. E...durante as partidas poderão ser feitas 5 e não só 3 substituições. De outro modo, o Campeonato Catarinense Sub-20 ou de Juniores, como queiram, ficou pro segundo semestre. E...ainda no primeiro, teremos também a realização do Estadual, nas categorias sub-17 e sub-15...estas com obrigatoriedade de disputa somente para os times da Série A.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Brusque 0 Criciúma 0...jogo sem muitas emoções e erro grave da arbitragem!

Em termos de lances na partida, o que mais chamou atenção ocorreu aos 14 minutos da segunda etapa. Pelo que vi...Eliomar, meia do Brusque, e Roger Guedes, atacante do Criciúma, disputaram uma bola perto da lateral direita defensiva do Tigre. A bola foi pela linha de lado e, entre os dois atletas, um empurra o outro. Mas, nada que pudesse causar  atitude mais drástica da arbitragem. Bráulio da Silva Machado, o “dono” do apito, interpretou que houve maldade de Roger Guedes e o expulsou!! Errou o cidadão de Imbituba que estava no comando da arbitragem!! Vi e revi o lance pela TV e não ficou nenhuma dúvida. A jogada era pra, no máximo, aplicar cartão amarelo pros dois jogadores!! Entretanto, o “sêo” Bráulio aplicou cartão vermelho direto para Roger Guedes que nem amarelo tinha! Quanto a Eliomar, sequer foi chamado atenção!! Em relação ao jogo em si, o goleiro Luiz fez algumas boas defesas depois que o Criciúma ficou com 10 jogadores. Antes, porém, o Criciúma também teve chances de marcar seu gol. Vale frisar que, dos 3 jogos oficiais do Tigre na atual temporada, contra o Brusque foi o de apresentação mais discreta e menos produtivo. Contudo, valeu pelo ponto conquistado fora de casa!!
Luiz foi mais exigido a partir do momento em que o Criciúma ficou com um a menos. A partir daí, o time se encolheu e o Brusque pressionou...encontrando em Luiz sua principal barreira. Nota 8. Ezequiel não teve grande participação ofensiva. Ficou mais preso...só marcando , o que dificultou seu rendimento. Nota 6. Raphael Silva, outra vez, se mostrou firme e duro na marcação. Já é uma característica que, aos poucos, vamos conhecendo deste bom zagueiro contratado pelo Criciúma. Nota 8. Diego Giaretta arriscou uma investida na frente e quase marcou...de novo. Como zagueiro, tranqüilo e seguro! Nota 7. A exemplo de Ezequiel, o lateral esquerdo Marlon também não teve como fazer jogadas ofensivas pela forte marcação do adversário. Nota 6. No meio, Barreto revezou com Douglas Moreira pra marcar os bons meias do Brusque. Saíram pouco pro jogo! Nota 6 pra cada um dos dois volantes do Criciúma. Em relação aos meias...Wéllington Saci jogou bem mais do que Élvis. Ele se mostrou mais participativo e realizava boa partida quando, equivocadamente, foi substituído! Já, o ex-Botafogo correu bastante e rendeu muito pouco. Continuo achando que ele tem bola pra jogar mais e ser mais útil! Nota 5. No ataque, Bruno Lopes continua sendo aquele jogador que luta, corre...tem boa participação coletiva, mas acaba “sofrendo” por não fazer gols!! É seu principal problema!! Nota 6. E...Roger Guedes que, até o momento de sua expulsão, era o melhor jogador do Criciúma na partida...com dribles e chutes a gol!! Nota 7. Entraram Alex Santana, Jéfferson e Ricardinho. Só o meia, ex-Inter, teve mais tempo e foi mais ativo...procurando a área adversária. Nota 6. Sobre o técnico Roberto Cavalo, tem méritos...claro, pela mudança de comportamento do Criciúma em comparação com o que se via antes da sua chegada. O time é comprometido e joga com dedicação e profissionalismo! Entretanto, o treinador do Tigre errou ao substituir Wéllington Saci que fazia boa partida. Nota 6 para o técnico tricolor.

O atacante Jheimy, que o Criciúma está trazendo do Sampaio Correa vem pra ser titular...com toda a certeza!! Afinal, quem está jogando no momento, Bruno Lopes, se mexe bastante, é participativo, tem espírito coletivo, masssss...não faz gol!! Ora bolas...centroavante que se preza tem que meter a bola pra dentro!! O torcedor sabe que o último “nove” que deu certo por aqui foi Zé Carlos. Lembro que Wéllington Paulista, em 2.013, até fez alguns gols. Entretanto, a figura do goleador...do cara referência no setor de frente, hoje, faz falta no Criciúma! Mesmo que o time de Roberto Cavalo até crie oportunidades pra finalização ao gol adversário, ainda há carência do jogador oportunista e de bom aproveitamento ofensivo. Jheimy tem 27 anos e na temporada passada, atuando pelo Sampaio Correa, participou de 22 jogos e fez 8 gols. Aguardemos...vamos conferir!!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Brusque...uma “pedra no sapato” do Criciúma!

O Brusque Futebol Clube alcançou seu auge no futebol em 1.992 quando conquistou o único título estadual de sua história. Pra quem não sabe, o “Bruscão eô” foi fundado em 12 de outubro de 1.987 com o intuito de unir as torcidas de Paissandu e Carlos Renaux, dois times tradicionais da cidade. Nunca conseguiu! Brusque tem pouco mais de 120mil habitantes e, por lá, assim como em boa parte do Estado, a preferência futebolística recai sobre os times cariocas e paulistas. De qualquer modo, toda vez que o Tigre visita o estádio Augusto Bauer é um problema danado!! Estive em algumas oportunidades, inclusive, quando o Criciúma tinha bons times e sofreu derrotas na casa brusquense. Lembro de uma, em 1.991, quando fizeram uma festa pra receber o então “Campeão da Copa do Brasil” e meteram 3 a 1 no Tigre de Grizzo, Jairo Lenzi e cia.! Até o presidente do Brusque, na oportunidade, o já falecido Rubens Fachini, aguardou a chegada da delegação tricolor com a camisa do Criciúma, como forma de reverenciar o título nacional obtido! Teve banda de música, hino nacional e show pirotécnico!! Só que, em campo, o “pau pegou” e o Criciúma não viu a “cor da bola”!!
Através de dados colhidos com meu amigo Jaime Tibúrcio, historiador e estatístico, dos 50 jogos realizados entre Criciúma e Brusque, 24 ocorreram no Augusto Bauer(foto acima). Os números indicam que o Tigre ganhou só 5 e perdeu 11, havendo 8 empates!! Então...no retrospecto, nítida vantagem do Brusque que, com certeza, se fortalece bastante quando atua em seu estádio que é “apertadinho”...e sempre com pressão da torcida e do banco de reservas que fica bem encostado ao gramado!! Entretanto, cá entre nós, o Criciúma de hoje não pode e nem deve se preocupar com números, estatísticas ou se a torcida adversária pressiona...etc! Que me desculpem os torcedores do Brusque, mas o “grande” é o Criciúma!! Assim, como seria se o confronto “deles” fosse com Figueirense, Joinville, Chapecoense ou Avaí. O Brusque joga um “campeonato paralelo” onde o principal objetivo é conquistar uma das duas vagas pra Série D de 2.016 e poder completar seu calendário anual. Os principais adversários do Brusque no Catarinense não são os considerados da “elite” e, sim, Metropolitano, Guarani, Camboriú e Internacional.

Sobre as últimas informações colhidas em relação à contratações no Criciúma, está chegando o tal de Jheimy, atacante de 1 metro e 80, 27 anos, e que já trabalhou com Roberto Cavalo no Oeste, de Itápolis-SP. Pelo jeito...vem pra jogar e ser titular!! Assim, desbancando Bruno Lopes que é extremamente participativo, massss...não faz gol!! Outro que também está chegando no Tigre, na verdade retornando pro Heriberto Hülse, é o centroavante Gustavo, aquele que foi trazido pra cá do Taboão da Serra-SP, em 2.013, por 700 mil reais! O cara havia sido artilheiro na Copa São Paulo daquele ano e “encantou” quem contratava no Criciúma. Andou emprestado, mais recentemente no Nacional da Ilha da Madeira, Portugal, onde atuou em 19 jogos e não fez sequer um gol!! Além disso, o Criciúma está tentando trazer um lateral-direito do futebol paranaense que pode ser Diego Tavares, 24 anos, que joga no Toledo.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Passarinho Arrepiado: “Eles têm que nos engolir!!”

Pois o Passarinho Arrepiado conversou com alguns torcedores do Criciúma e manteve-se informado sobre tudo o que pensam os fanáticos pelo Tigre. E...há uma revolta muito grande porque num programa de esportes que vai ao ar todos os domingos na TV, nem Criciúma...nem Joinville foram citados como candidatos ao título estadual. A reportagem da revista matinal na “poderosa” indicou que a dupla da Capital, Figueirense e Avaí, vai ter a Chapecoense como principal concorrente! Assim, “esquecendo” de Criciúma e de Joinville. Outra que o Arrepiado constatou, nos gols da rodada, também domingo(31), a noite, nada de mostrar o jogo do Criciúma e a vitória sobre o Avaí! Houve quem dissesse: “Ah...se o Avaí tivesse ganho...duvido que eles não mostrariam!!”. Pois minha opinião é de que tudo que nos faz mal ou nos deixa “pra baixo” deve ser afastado!! Simples...não vê, não assiste!! Já é sabido por todos que há uma pré-disposição de algumas figuras da TV de Floripa, “filial” da “platinada” por aqui, com o nítido intuito de evitar jogar “pra cima” as coisas referentes ao Criciúma Esporte Clube!! Ou seja, exaltar só se for obrigado mesmo...se não houver outro jeito!! Pois eu afirmo pra vocês que nos acompanham na mídia que É ASSIM e...ponto!! Tudo o que for referente ao Sul e, principalmente de Criciúma e mais ainda do Criciúma E. C., será apenas noticiado...nunca elevado, ganhando destaque!! Tentaram “enfiar goela abaixo” que nós somos inferiores por sermos do interior!! Só que aqui nunca se aceitou isso e jamais vamos aceitar!! Quiseram fazer de Santa Catarina igual no Rio Grande do Sul onde há a dupla Grêmio/Internacional e o resto!! AQUI NÃO!!  Os caras lá em Floripa não engoliram, ainda, que em Santa Catarina existem clubes espalhados pelo Estado em igualdade de condições ou até melhores do que os da Capital!! TODOS sabem, inclusive “eles”...que só o Criciúma ganhou Copado Brasil e foi o único catarinense que chegou a disputar uma Libertadores, obtendo a quinta colocação!! Isso causa uma inveja neles!! Tenham absoluta certeza disso!! Ah...antes que alguém diga algo...a capa do jornal de circulação estadual “aquele”, edição de segunda(01) que mostrou a comemoração do Criciúma no gol da vitória sobre o Avaí, só saiu pra Criciúma e região!! Lá no Oeste é outra capa, no Norte idem e em Floripa, claro, destacando a vitória do Figueirense!! Ei...”plim-plim”...psiu!! AQUI NÃO!!!

Virando a página e mudando o assunto...os jogos que abriram oficialmente a temporada do futebol catarinense, na atual temporada, não apresentaram nenhum resultado surpresa! Considerada a principal favorita pra ganhar a competição, a Chapecoense “penou” um pouquinho, mas soube fazer valer sua superioridade pra cima do Internacional e ganhou por 2 a 1 em partida realizada no sábado(30), em Chapecó. No mesmo dia, o Guarani não mereceu...mas acabou perdendo para o Joinville, em casa: 1 a 0. O goleiro Thiago Rodrigues havia defendido um pênalte, antes, e depois acabou tomando um “frango” após cabeçada de Bruno Aguiar. Já, no domingo, o Metropolitano ganhou do Camboriú...1 a 0 e, pelo que pude obter de informações, jogo “duro”...disputado e venceu quem teve melhor aproveitamento nas finalizações. Em Floripa, o Figueirense venceu o Brusque...2 a 1, com uma “ajuda” considerável da arbitragem! Ele deu duas faltas penais contra o time brusquense e uma delas não houve. O atleta do Figueirense tropeçou em suas próprias pernas dentro da área adversária e o “homem do apito”, Evandro Tiago Bender, entendeu como penalidade máxima! Destaque para o atacante Clayton, do Figueirense, que marcou os dois gols de seu time. Não vou afirmar que estava mal intencionado o comandante da arbitragem! Masss...pela TV pude constatar que ele estava próximo do lance e, em outros momentos do jogo, me pareceu bem “caseirinho”!! Esxtão compreendendo??

E...no estádio Heriberto Hülse, o Criciúma jogou pro gasto e ganhou do Avaí pelo placar mínimo. Como já destacamos na postagem anterior, o Criciúma foi quem procurou mais o gol adversário até encontrá-lo!! Resultado justo que nos dá a certeza de que, numa primeira análise, o Tigre está no caminho certo e o Leão vai ter de melhorar muito se não quiser repetir a campanha horrorosa do ano passado quando, inclusive, chegou a disputar o quadrangular do descenso!! Dos considerados “grandes”, só o Avaí não venceu...talvez por se tratar de um “clássico” contra o Criciúma. No mais, resultados de absoluta normalidade! Como o torneio é curto...turno e returno e depois a final, se houver, há necessidade de ganhar em casa sempre!! Caso contrário, o objetivo de ficar em primeiro no turno ou no returno pode ir “por água abaixo”!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Criciúma 1 Avaí 0...valeu pela vitória!!

O resultado obtido pelo Criciúma diante do Avaí acabou sendo justo...observando bem o que mostraram os dois times no estádio Heriberto Hülse, na primeira rodada do Campeonato Estadual/2.016. Há de se levar em consideração que, diante do Cruzeiro, pela Copa Sul/Minas/ Rio, assistimos uma partida de alta intensidade...com o Criciúma acelerando o jogo e um Cruzeiro dando respostas rápidas!! Foi lá e cá!! Já, pelo Catarinense, estreando numa competição regional em que há muita rivalidade...tanto Criciúma quanto Avaí ficaram devendo no quesito técnico e em movimentação! Mesmo assim, quem procurou pressionar mais o adversário foi o Criciúma e acabou “premiado” com o gol de Diego Giaretta, ainda na 1ª etapa...aos 25 minutos! Lembro bem que a jogada do gol começou com um passe “espetado” de Barreto para Giaretta. Este deu um toque “de bico” pra Marlon e foi pra área. O lateral cruzou...o zagueiro Gabriel “bobeou”, Roger Guedes pegou a sobra e, de dentro da grande área, cruzou na “cavadinha” pra cabeçada certeira de Diego Giaretta. Massss...tudo está bem, perfeito?? Não, em absoluto!! Há necessidade de reparos e melhorias para que o Criciúma volte a ser forte, principalmente nas partidas em casa.
Luiz teve pouco trabalho e, mesmo assim, num cruzamento deixou a bola escapar...falha que não é comum , em se tratando de atuações do bom goleiro do Tigre! Nota 6. Ezequiel teve bastante liberdade pra apoiar. Procurou tabelas e jogadas de linha de fundo. Nota 7. Quanto à zaga, foi o segundo jogo oficial da dupla Raphael Silva e Diego Giaretta. O “central” é mais forte na marcação...mais incisivo, sem dar espaços aos atacantes adversários. Já, Giaretta, é mais técnico e aparece na área do adversário pra finalizar. Tanto que já fez dois gols!! Nota 7 pro “3” e pro “4” do Tigre. O lateral-esquerdo Marlon, a cada jogo, vai se solidificando na titularidade e tem se constituído numa das principais peças do time de Roberto Cavalo. Nota 7. Entre os dois volantes do Criciúma, um Barreto meio que atrapalhado...de novo!! E...Douglas Moreira que jogou “tudo o que sabe”! Dôdi é franzino e, mesmo assim, sabe marca e passa bem!! Outro que, aos poucos foi conquistando seu espaço e hoje, sem qualquer dúvida, é titularíssimo!! Nota 8. Ainda sobre o setor de meio-campo...Élvis foi mais participativo do que Wéllington Saci. O ex-Botafogo apareceu pro jogo em várias situações...embora tenha lhe faltado maior participação ofensiva. Imagino que vá melhorar com o passar do tempo. Nota 6. Em relação a Saci...jogador que espero bem mais do que vem mostrando! É atleta voluntarioso e bom nas jogadas de bola parada. Entretanto, as vezes some do jogo!! Nota 6. No setor de frente, Bruno Lopes acaba “pagando o pato” por não faz gols, muito embora seja um atleta extremamente bastante ativo e de elevado espírito coletivo! Nota 6. E...Roger Guedes, que foi o responsável pelo passe pra Diego Giaretta fazer o gol da vitória. Além disso, em outras duas oportunidades teve chances pra “matar” o jogo e desperdiçou! Masss...é uma das últimas boas revelações das categorias de base do Criciúma. E, este ano, Roger Guedes parece estar “querendo mais”!! Nota 8. Entraram durante a partida Alex Santana, Ricardinho e João Afonso. O meia se destacou um pouco mais que os outros dois. Nota 6 pra Alex Santana que procurou “agredir” no ataque. Sobre Roberto Cavalo, o técnico do Tigre, tem méritos totais por estarmos vendo um Criciúma BEM diferente das últimas temporadas! Os jogadores se mostram comprometidos e de razoável técnica...o que eleva seu prestígio junto à opinião pública! Nota 7 pro “Robert Horse”!

Passarinho Arrepiado e os números de Criciúma 1 Avaí 0. Arrecadação: R$54.870,00, público de 3.789 torcedores. Cinco cartões amarelos para o Criciúma: Ezequiel, Barreto, Élvis, Roger Guedes e João Afonso; um pro Avaí...Gabriel. O Tigre cometeu 22 faltas contra 11 do Avaí. A gol, o Criciúma finalizou 4 vezes; o Leão...duas. Pra fora...6 chutes do Tigre, 6 do Avaí. Escanteios 7 a 5 pró-Criciúma e, impedimentos, só 2 no ataque do Criciúma. Próxima partida do Criciúma...Brusque, fora de casa; do Avaí, contra o Metropolitano, em Palhoça porque o gramado da Ressacada passa por reformas.