quinta-feira, 14 de março de 2019

Se deixarem a dupla Maringá/Kleina trabalhar...



Me refiro aos dois novos contratados pelo Criciúma: João Carlos Maringá e Gilson Kleina. A dupla é afinada em razão do bom trabalho realizado na Chapecoense e é uma questão de dar condições, material humano e tempo para que ambos possam obter êxito a frente do futebol no Criciúma! E, depois da efetivação do diretor executivo e do treinador, claro que todas as expectativas ficam por conta da chegada de jogadores que possam ser ditos como reforços! De novo, o Criciúma precisa fazer parcial reciclagem em seu plantel por conta do que, mais uma vez, foi feito de errado no início do ano! Afinal, jogadores como Pedro Bortoluzzo, Ceará, Zé Augusto e Federico Platêro, só como exemplos, não deram a resposta esperada! Sendo assim, novos atletas terão que ser contratados!

Pelo que conheço do novo comandante técnico, com certeza irá priorizar a qualidade! O fato de já ter trabalhado na Série A e dispor de certo prestígio no mercado, certamente irá fazer com que Gilson Kleina nem cogite “queimar” seu nome!! E, pra trazer jogadores de  boa qualificação técnica, o presidente Jaime Dal Farra terá que, obrigatoriamente, abrir os cofres da G. A.!! Além disso, o mandatário tricolor também terá que recuar nas suas costumeiras intrometidas no Depto. de Futebol!! João Carlos Maringá já deu seu recado! Ou seja, ele manda no futebol e não gosta de interferências!! No que, aliás, está absolutamente correto!! Obviamente que, antes de fechar qualquer negócio, Dal Farra terá que ser notificado. Afinal, é ele quem paga e trata-se do maior responsável pelo Clube!! Obs.: A foto é de 2.003, qdo. Kleina trabalhou no Criciúma pela primeira vez!

A foto é de Jaime Dal Farra com Mikael, seu filho, que também gosta de dar "pitáco" no futebol!! Sobre posições a serem repostas, ora bolas...!! Está claro que o Criciúma precisa de mais um lateral direito; pelo menos mais dois zagueiros; um volante; mais dois meias; e, principalmente, atacantes!! Quantos?? Três!! Até porque, efetivo e produtivo mesmo, não tem nenhum!! Lembro que, até o momento, o Criciúma possui o segundo pior ataque do Campeonato Catarinense com somente 11 gols marcados!! Ganha, apenas, do Metropolitano que tem 7 e é o lanterna do torneio!! E, dos 11 míseros gols assinalados pelo Tigre, só dois foram marcados por atletas de frente: Ceará, contra o Tubarão; e, Andrew, diante do Figueirense. Ah...e não podemos esquecer da Copa do Brasil...valendo R$1.900.000,00, caso passe pela Chapecoense!! Só pra se ter ideia das carências atuais do Criciúma, a Chapecoense recentemente veio a Criciúma com um “mistão” e ganhou no Heriberto Hülse!! Já imaginaram o tamanho do “pepino” que têm pela frente Maringá e Kleina?? Pois, que tenham competência e sorte pra reerguer o Criciúma!!

Passarinho Arrepiado diz que, em relação à saída de Ricardo Rocha, as próprias manifestações em redes sociais justificam, e bem, o seu desligamento do cargo de Assessor do Depto. de Futebol. A verdade é que Ricardo Rocha não deu certo no Criciúma! Também alegou que não estava conseguindo conciliar suas outras atividades com funções paralelas no Estádio Heriberto Hülse. O pior é que Ricardo Rocha trouxe alguns jogadores que, da mesma forma, não estão mostrando bom futebol!! De qualquer modo, o ex-zagueiro da Seleção Brasileira "abriu algumas portas" no mercado para o Criciúma! E...a cada vez que participava de programas de TV, em rede nacional, sempre falou muito bem do Clube como instituição desportiva!! Que siga bem o seu caminho...!!

segunda-feira, 11 de março de 2019

Que tal João Carlos Maringá no Criciúma?

Não é Instagran e muito menos quinta-feira! Rsrsrs
Mas, tá valendo como #tbt...
Agradecimentos ao leitor Leonardo Alves Batista que me fez lembrar de tal publicação!!
(Parte de uma postagem em uma terça-feira, 16 de setembro de 2014, as 13:28 – linck abaixo):

http://gilbertocustodio.blogspot.com/2014/09/que-tal-joao-carlos-maringa-no-criciuma.html

Hoje ele é o homem forte da Chapecoense. Não me refiro ao presidente Sandro Pallaoro. Mas, sim, ao vice-presidente de futebol, João Carlos Giovanaz. Na verdade, no meio “da bola” é conhecido como João Carlos Maringá, hoje com 51 anos, e que, quando atleta jogou em vários clubes, entre eles Joinville e Criciúma, aqui em Santa Catarina. Natural de Pato Branco, interior paranaense, João Carlos Maringá faz um trabalho há muitos anos no depto. de futebol da Chapecoense e com comprovada competência. Maringá também jogou em Chapecó, já no fim da carreira, e acabou fixando residência por lá. Está a 19 anos na cidade...virou empresário, muito bem sucedido! Em 2.010 resolveu aceitar convite de seu amigo de infância, Sandro Pallaoro, para ajudá-lo na montagem da Chapecoense objetivando chegar até a Série B. Isso mesmo! A pretensão inicial da Chapecoense era de chegar a Série B. O prêmio foi maior e veio o acesso à 1ª Divisão! E é importante frisar que, João Carlos Maringá foi um dos principais responsáveis pela organização da Chapecoense afim de que ela conquistasse, de 2.010 pra cá, acessos desde a Série D até a Série A do Campeonato Brasileiro!! Ano passado, conversei muito com Maringá quando da decisão do título estadual, entre Chapecoense e Criciúma, vencido pelo Tigre, no estádio Índio Condá. O dirigente me disse que traça perfil para efetuar contratações. Busca os atletas conforme o que pensa colocar em prática dentro da característica do que ele e o treinador planejam. Pois...gostaria muito de ver João Carlos Maringá trabalhando no Criciúma...a partir de 2.015! Pastana, Cícero, Kila, Guto...dentre outros, tiveram suas chances e mais pessoas estão tendo oportunidade. Entretanto, ainda não se observa um resultado prático bastante positivo. João Carlos Maringá sabe contratar e tem o “feeling” ideal para lhe dar com os jogadores no vestiário. E...cá entre nós...no Criciúma continua faltando alguém de maior conhecimento para tais funções!!! Sim, sem dúvida!!!
.....................
(Antes tarde do que nunca!! Desde que tenha autonomia pra trabalhar!!)

domingo, 10 de março de 2019

Criciúma 0 Chapecoense 1. Tudo normal, menos a censura!!

Como instituição desportiva o Criciúma beira a ridicularidade!! Mandar os responsáveis pelo sistema de som do Estádio Heriberto Hülse tocar o hino do Clube na hora em que a paciência da torcida ultrapassava limites...foi um ato absurdo e ilógico!! Quem deu a ordem?? No momento, não sei!! De qualquer modo, o funcionário que a executou ficou envergonhado e pediu demissão da função! Já era finzinho de jogo e o Criciúma perdia de 1 a 0 pra Chapecoense. Aos brados, a maioria dos 6.092 torcedores gritava “fora, Dal Farra ...fora, Dal Farra”!! Entendo que a liberdade de expressão da massa torcedora precisa e deve ser respeitada!! Desde que assumiu o Clube, Jaime Dal Farra vem colecionando maus resultados, campanhas medíocres nas competições que disputa. Obviamente que a torcida fica inconformada e qualquer tolerância já foi pro espaço faz tempo!! Por isso, tal manifestação dos mais apaixonados pelo Tigre!!
Em campo, um resultado totalmente dentro da normalidade!! A Chapecoense tem mais time, mais recursos, possui melhor qualificação técnica em todas as áreas que envolvem o produto futebol!! Tais virtudes do adversário, inclusive, necessitam ser reconhecidas!! Por sua vez, a pobreza técnica do Criciúma é tanta que “conseguiu” perder pro “mistão” da Chapecoense!! Gente amiga e leitores blogueiros, o goleiro João Ricardo, da “Chape”, não fez sequer uma defesa durante toda a partida!! Ninguém chuta... ninguém aproveita um cruzamento, não tem um “cristão” que veste a camisa do Criciúma que tente um drible dentro da área, uma tabelinha próximo dela!! Trata-se de tamanha miséria em termos de qualificação que a maioria das equipes oponentes chegam no Heriberto Hülse e “humilham” o Criciúma, dentro da sua própria casa!! (Foto acima: reprodução NSC TV).

Algumas perguntas que gostaria de fazer se ficasse frente a frente com Jaime Dal Farra:
-O Sr. acha que está fazendo a coisa certa?
-Qual a influência do Ricardo Rocha nas contratações e no dia a dia do Clube?
-Como o Sr. tem recebido essas reações de revolta por parte de maioria da torcida?
-Por que grande parte das contratações não dá certo?
-O Sr. já pensou em vender parte da G. A. pra que haja maior poder de investimento?
-Se quase tudo o que o Sr. faz no futebol não atinge o resultado esperado, por que não contratar pessoas que entendam do assunto, dar poder à elas e cobrá-las depois?
-Eu sei que é a G. A. quem paga e arca com o ônus e o bônus. Mas, se o futebol passar a ser vencedor, a própria G. A. não ganharia mais?? É uma questão de estratégia e inteligência, presidente!!
-Por que, internamente, o Sr. toma atitudes intempestivas, desrespeitando até os parceiros de direção??
-O Sr. já pagou tudo referente à G. A. pro ex-presidente Antenor Angeloni??
-Quanto custa a G. A.? E, qual é o real valor da multa rescisória com o Cube??
-Se houver um acordo, o Sr. se dispõe a conversar pra tentar uma solução diante de tantos problemas que estão aí, expostos???

Amigos, ficaria por um bom tempo tentando arrancar o máximo possível do mandatário tricolor e procurar entender o que acontece “nas internas” do Clube que acabam por refletir negativamente em praticamente tudo o que o Criciúma apresenta nos jogos...!!! Como sempre, sigamos!!! Até onde e como??? Só Deus sabe...!!!