quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Estreia...pro gasto!!

Digamos que o Criciúma fez o dever de casa quando da sua estreia no Campeonato Catarinense! Nada mais do que isso!! Ganhou por 2 a 1 de um time que, claramente, tem objetivos claros de permanência na Série A e, se puder, "incomodar" os considerados grandes da competição! E, no caso do jogo perante o Tigre, quase conseguiu melhor resultado! O atacante Moisés(foto abaixo) foi o "cara" da partida! Principalmente no 1º tempo causou verdadeiro sufoco, pra cima de seu marcador, o lateral Victor Guilherme! Aliás, ambos já jogaram juntos no Hercílio Luz, ano passado, e parece que o defensor do Criciúma não aprendeu a marcar Moisés!! Com ele atuando em velocidade, sempre buscando contra-ataques, o Concórdia criou boas chances de conclusão a gol!! De qualquer modo, o resultado de virada conquistado pelo Criciúma, só foi possível em razão do cansaço do adversário e das alterações processadas pelo técnico Roberto Cavalo! 
As entradas de Carlos César e de Edinan deram maior mobilidade do meio pra frente e, insisto, "ajudado" pelo maior esgotamento físico do Concórdia, o Criciúma chegou à virada depois de uma 1ª etapa com qualidade horrível do futebol apresentado!! Dos estreantes, pelo menos pra mim, ninguém "encantou"!! O lateral Victor Guilherme até que é razoável no apoio. Mas, não me parece ser eficaz na marcação! Dos dois zagueiros, Rodrigo Milanez é mais "rebatedor" e Murilo Gomes tenta sair jogando, sem dar chutões. Adenílson joga bastante "de lado"...lembrou o Wesley, ano passado; e, Álisson Taddei, "gira" bastante com a bola dominada parecendo o Zinho, na Copa de 94, resguardadas as devidas proporções, claro!! Sobre Carlos César, rendeu mais do que Taddei!E, no setor de frente, Jajá só melhorou de produtividade depois que Cavalo mandou Foguinho jogar mais adiantado!! Este, por sinal, se destacou um pouco, positivamente, ao lado de Andrew!!
De qualquer modo, o que valeu mesmo, foi o resultado de três pontos numa partida de arrancada no Campeonato! A reação dos jogadores em campo, após a marcação do segundo gol, demonstrou que um peso estava sendo tirado!! Mesmo que a maioria dos jogadores usados sejam "novos", todos sabem que existe toda uma pressão em cima deles!! Os que vieram recentemente também estão cientes de que o Criciúma não ganha nada desde 2.013 e que a torcida está "por aqui" com a administração da G. A.! Afinal, além de "passar em branco" no Estadual, o Tigre vem de vários insucessos nas competições nacionais, culminando com o rebaixamento pra Série C!! E, não há dúvidas, de que bom mesmo, perante o Galo do Oeste, foi a vitória alcançada e alguns lampejos de futebol "nota 6" apresentado no 2º tempo. Só nota 6? Sim...no restante do jogo, com certeza, abaixo disso!!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Está aberta a temporada do futebol em Santa Catarina!!


O lançamento do Campeonato Catarinense Série A 2.020 ocorreu na noite desta segunda-feira, na sede da F. C. F., em Balneário Camboriú. O evento foi bastante concorrido e contou com a presença de dirigentes dos clubes, a galera que faz parte do corpo diretivo e funcional da Federação e, claro, dos alegres rapazes da imprensa! Este ano, a competição contará com o apoio comercial das Casas da Água, como patrocinador máster, mais outros que estão destacados na imagem abaixo:

Gostei do que vi e ouvi!! Apesar de algumas “cornetinhas”, que sempre existiram, independentemente do nome do comando maior, a Federação Catarinense de Futebol está sendo muito bem conduzida por Rubens Angelotti. Recentemente, ocorreram algumas demissões e, uma delas, foi a de Lédio Daltoé. No início da nova administração, pós morte de Delfim Peixoto, Daltoé chegou a ser o principal nome da entidade, depois do presidente. O tempo passou e, pelo que fiquei sabendo, a F. C. F. passa por momentos de redução nos seus custos!! O salário de Lédio não era baixo e...sobrou também pra ele!!

Mas, voltando ao Campeonato Estadual, entendo que, num primeiro momento, não há grande disparidade entre as chamadas maiores forças do torneio e os considerados de menor potencial. Natural que Avaí e Chapecoense, respectivamente, campeão e vice do ano passado, surjam como favoritos! Os “manezinhos da Ilha”, inclusive, realizaram contratações de vulto, para os parâmetros do nosso futebol. De qualquer modo, nunca é bom menosprezar qualquer um dos participantes!!

Sobre o Criciúma, o Passarinho Arrepiado e eu conversamos com o superintendente Serginho Lopes, uma vez que o presidente Jaime Dal Farra não se fez presente por causa de outros compromissos. Totalmente com os pés no chão, senti nele uma vontade muito grande em acertar! Se sente otimista quanto aos jogadores contratados, mesmo que desconhecidos, e foi muito claro quanto às limitações financeiras da G. A.! Se com o dinheiro da Série B do Campeonato Brasileiro já era difícil, imaginem sem essa verba, em razão da queda pra Série C...!! De qualquer modo, não há como negar que, mesmo com todas as dificuldades já sabidas por todos, Dal Farra está bastante consciente de que a pressão sobre si é bastante grande!! A torcida do Criciúma é exigente e não suportará mais uma temporada de decepções!! E, que assim seja!!