sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Expressando opiniões.

Fico cada vez mais espantado com o que leio e vez por outra ouço e observo em relação ao que pensam alguns, sejam torcedores ou internautas, sobre o Criciúma Esporte Clube! Parece que, conforme o tempo vai passando, o “pau pega” cada vez mais de forma agressiva!! Já cheguei a pensar e até duvidar se o Criciúma tem mesmo uma torcida numerosa como parece!! Digo isso porque quem deveria se colocar a frente e defender o Clube a qualquer preço... prefere ironizar e alguns, mais exaltados, “descem o cacete” mesmo, não respeitando ninguém!! Aliás, em relação a isso, sempre defendi a tese de que atrás de uma tela de computador ou de celular muita gente vira “galo”...”machão”!! Assim, embora não seja a maioria, lamento que haja em parte da dita “torcida” do Criciúma, número considerável de pessoas que procuram mais “jogar pra baixo”, só criticar, dizer que está tudo errado e que o presidente não presta, que o Roberto Cavalo é “burro”...etc, etc...! Pois bem, por isso que opinião é que nem... cabeça, cada um tem a sua!! Contudo, entendo que, principalmente nas redes sociais, falta mais respeito pelas pessoas e até pela instituição Criciúma E. C.!

Caso envolvendo a tragédia com o avião da Chapecoense vai continuar rendendo assuntos por muito tempo ainda! Dentro do que penso a rodada final do Campeonato Brasileiro deve, sim, ser realizada conforme estabelecida pela CBF para dia 11/12. Entendo que precisa haver distinção entre as situações. Sei que o momento é diferente e de profunda consternação por parte de toda uma região e até de um País inteiro! Entretanto, mesmo que seja difícil pra todos, a vida continua e o futebol é um produto e se trata de segmento profissional que envolve milhares de pessoas! Além disso, a não realização dos jogos poderia gerar um monte de questionamentos culminando até com processos judiciais e abrindo um leque enorme de dúvidas em relação principalmente à validade da competição!! Tem, ainda, as questões técnicas! Por exemplo...Atlético Paranaense, Botafogo e Corínthians brigam pela última vaga à Libertadores. Lá em baixo, na tabela, Vitória, Sport e Internacional tentam escapar do rebaixamento. E...como seria resolvido tudo isso?? Então...mesmo que seja “duro” numa hora dessas, mas o mais correto é jogar, sim!!

Digamos que a “ficha” ainda não caiu, totalmente, no que diz respeito ao sinistro de Medellin! São 71 famílias que perderam entes queridos!! Perdi alguns colegas e amigos. Entre eles...o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto. Desde que o conheci, ainda como dirigente do Marcílio Dias, seu clube do coração, sempre mantive relação amistosa com o “da barba”! Sei que era bastante contestado por torcedores e parte da imprensa no Estado. Mesmo assim, de minha parte, sempre teve meu respeito e admiração...e havia reciprocidade por parte dele! Na foto, em encontro recente na sede da FCF, com J. B. Telles, Polidoro Júnior, José Mira e o colunista. Lamento profundamente, também, a morte de colegas de imprensa e fiquei sabendo que o capitão da Chapecoense, Cléber Santana, foi retirado do avião com vida e morreu a caminho do hospital!!! Masssss...  “segue o barco”... assim deve ser!!!

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Passarinho Arrepiado e as últimas do Criciúma.

Vinícius Eutrópio e Gílson Kleina(fotos em destaque) são dois dos técnicos que estariam “namorando” com o Criciúma. Vinícius já trabalhou no Clube, isso no ano de 1.997 como atleta. Kleina esteve no Tigre em 2.003 trazido que foi por seu amigo da época, hoje já falecido, Lori Sandri. O Arrepiado também ficou sabendo que depois de uns 30 nomes oferecidos por empresários, procuradores e uma “turma” que fica só “especulando”, no momento, são 10...12 nomes que estariam recebendo maior atenção por parte dos dirigentes tricolores. Aliás, sobre pessoas que comandam o Criciúma, importante frisar que, depois da saída de Paulo Pelaipe e Roberto Cavalo, o assunto “futebol” está sendo conduzido por Jaime Dal Farra, presidente; Mikael Carradore Dal Farra, como assessor direto da presidência; e, Émerson Almeida, diretor de futebol. Outra situação também “apurada” pelo meu grande mascote...a de que Grizzo, demitido por Cavalo, na verdade ganhou férias e retorna normalmente na próxima temporada. O mesmo ocorre com o massagista Marcelinho e com o auxiliar de prep. física, Gaetano Lupatini. Já, o auxiliar José Leão, trazido por Pelaipe e que “dividia” funções com Grizzo, este, sim, acabou dispensado! Ainda sobre a questão treinador e outras possíveis contratações...tudo ainda no campo das hipóteses e absolutamente nada confirmado de forma oficial por qualquer dirigente do Criciúma!! 

NOTA OFICIAL




A TRAGÉDIA NA COLÔMBIA
A Diretoria da ACESC, através seu presidente José Mira, volta a se manifestar sobre a terrível tragédia que se abateu sobre o futebol catarinense, ganhando dimensões em todo o mundo, quando do acidente aéreo que vitimou a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, dirigentes e cronistas esportivos catarinenses e brasileiros, entre eles o vice-presidente FERNANDO SCHARDONG, um dos mais destacados integrantes da atual diretoria.


Fernando Schardong, vice-presidente da ACESC.
Vice-presidente da Região Oeste na última gestão de J.B.Telles, Fernando Schardong, narrador da Rádio Chapecó, foi escolhido para ser o vice-presidente estatutário na atual diretoria e desenvolvia importante trabalho de união junto à crônica esportiva do Oeste.
Além de Fernando Schardong, a tragédia da Colômbia vitimou outros cronistas esportivos catarinenses sócios da ACESC, como Giovane Klein Vitória, Bruno Mauri da Silva e Djalma Araújo Neto, da RBS TV; André Podiacki, do Diário Catarinense; Laion Espíndola, do Globo.com; Renan Carlos Agnolin, da Rádio Oeste Capital FM; Edson Luiz Ebeliny e Gelson Galiotto, da Rádio Super Condá; Douglas Dorneles, Rádio Chapecó; Jacir Biavatti, da rádio Vanguarda FM; Gilberto Pace Thomaz e Cleberson Fernando da Silva, da Chapecoense. No mesmo voo estava o narrador da Oeste Capital FM, Rafael Henzel Valmórbida, único jornalista esportivo sobrevivente ao acidente.
Mira destacou ainda os cronistas esportivos de empresas nacionais que, igualmente, estavam no avião sinistrado. Por fim, após lembrar o grande momento vivido pelo futebol catarinense com a Chapecoense, que disputaria o título da Copa Sul-Americana de Futebol, o presidente da ACESC lamentou igualmente as perdas de importantes nomes do nosso futebol como o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho e do presidente da Chape e da Associação de Clubes Profissionais de SC, Sandro Pallaoro. Às famílias dos cronistas esportivos, jogadores, dirigentes e ex-dirigentes vitimados na tragédia da Colômbia, a ACESC manifesta o sentimento da mais profunda dor.
“O tamanho dessa tragédia nos impede de estabelecer limites para o sentimento que não é apenas catarinense nem brasileiro, mas mundial”, disse o presidente da ACESC. 


terça-feira, 29 de novembro de 2016

Destino??

Não sei!! Há formas diferentes de se encarar a vida e a morte! E, na maioria das vezes, não há muita concordância entre os pensamentos e idéias. De qualquer modo...coisa horrorosa o que aconteceu com a delegação da Chapecoense indo pra Colômbia! Uma evolução meteórica como clube e time de futebol passando por todos os estágios de divisões e acessos...até culminar com a tragédia que estamos vivenciando!! Aqui mesmo neste espaço, mais recentemente, postei alguns textos dando ênfase ao grande momento que a Chapecoense estava proporcionando ao futebol de Santa Catarina. No mesmo avião ainda estavam colegas de imprensa ...conhecia pessoalmente a maioria deles, além do presidente da F. C. F., Delfim Peixoto. Numa hora dessas...só a força de Deus pra conseguir amparar familiares e amigos!!
Alguém me disse que, se o goleiro Danilo não tivesse defendido com o pé direito aquela última bola do jogo com o San Lorenzo, a Chapecoense estaria fora da final e, por conseqüência, não ocorreria o sinistro!! Ora bolas...”se”!! Se eu não fosse pobre de dinheiro... seria rico!! Se a bola de Roberto Bággio tivesse entrado...talvez o Brasil não conquistasse o tetra nos Estados Unidos!! Se o zagueiro Vilmar não tivesse ouvido o “conselho” de Altair e ido pra área do Grêmio, no estádio Olímpico, será que o Criciúma teria sido Campeão do Brasil?? Por isso que coloquei: “Destino??”. Um dia, talvez quando estivermos do “outro lado da vida”, quem sabe...a gente descubra...!!

Algumas perguntas que já começam a ser feitas porque, afinal, apesar dos sentimentos e de todo um clima de pesar...a vida segue!! Por exemplo, como irá se reerguer a Chapecoense depois do acontecido? Com presença garantida na Série A de 2.017...já terá forças pra encarar a competição? Os outros clubes realmente serão solidários emprestando atletas pra que a “Chape” se remonte? O que a Conmebol decidirá sobre a Copa Sul-Americana? Quem vai assumir a presidência da Federação Catarinense? E...os familiares das vítimas? Que tipo de apoio receberão?? Apenas alguns dos questionamentos que pairam no ar...!!

Enquanto isso, no Criciúma algumas situações vieram à tona e enquanto não houver manifestação de todas as partes, prefiro não opinar! O que está claro é que Roberto Cavalo e Paulo Pelaipe entraram em “rota de colisão” e ambos acabaram deixando o Clube. Fiquei sabendo que, pelo menos por enquanto, Jaime Dal Farra, seu filho Michael...mais Émerson Almeida vão “tocar” o Depto. de Futebol no Criciúma. Pra vocês leitores terem uma idéia, até o momento que fechei a postagem mais de 50 nomes foram oferecidos para ser o técnico do Tigre no ano que vem. Entendo, contudo, que o presidente tricolor terá de se cercar de pessoas com maior experiência e conhecimento de futebol pra começar com o “pé direito” a próxima temporada! Ainda em relação a Roberto Cavalo e Pelaipe...insisto que quero ouvi-los primeiro pra manifestar qualquer conclusão!! Esxtão compreendendo?? Huuummmm...!!! 

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Ah...Mahicon Librelato! Quanta saudade!!

Neste início de semana estamos relembrando seu desaparecimento ...ocorrido há 14 anos. Tive o prazer de acompanhar muito de perto a carreira de Mahicon Librelato. Numa noite já de fim de ano de 1.998 fui convidado pelo então diretor de esporte amador no Criciúma E. C., Mário Ribeiro, de saudosa memória, para irmos até o ginásio de esportes do Caravaggio acompanhar a final do Campeonato da L. A. C., futebol de salão. Mário me mostrou aquele menino, de 16 pra 17 anos, que havia recebido premiação por ter sido artilheiro da competição mesmo jogando entre os adultos. Desci até a quadra e conversei com Mahicon pra que fosse passar por um período de testes no Heriberto Hülse. Ele argumentou que já havia ido um ano antes fazer avaliações e fora dispensado! Insisti...perante certa irreverência e até desinteresse do garoto. Então, Mahicon prometeu que na semana seguinte iria até o estádio. Um dia antes do combinado, me certifiquei de que Mahicon realmente iria e liguei pra sua casa, em Orleans.
Pra quem não sabe, de 1.998 até início de 2.002 exerci função na área burocrática do Criciúma. Pois bem...Mahicon Librelato chegou para ser observado pelo “olheiro” Fumanchu, mais Hériton Sandrini, o “Babú”, e...Ademir Patrício, estes treinadores nas categorias de base. Bastaram dois períodos de treinos para que Ademir viesse correndo e dissesse o seguinte: “Gilberto...assina já com esse rapaz antes que apareça algum empresário ou outro clube e tire ele daqui!!”. Tal pedido meio que foi uma “ordem”!! Não tive nenhuma dúvida e mais do que depressa providenciei seu registro no Criciúma e na Federação Catarinense de Futebol. Dias depois, Mahicon me veio com uma “história” de que precisava ficar uma semana em Florianópolis, pois já havia feito inscrição no vestibular da U. F. S. C. tentando ingressar no curso de medicina. Mahicon foi até a Capital, passou no “vestiba” e dias depois fiquei sabendo que ele aproveitou tal período em Floripa pra fazer testes também no Figueirense!! O próprio Mahicon Librelato me contou isso e ressaltou que dormiu uma noite nos corredores do Orlando Scarpelli...passando muito frio!! Acrescentou que, se soubesse, nem teria ido lá!!
Do time juvenil para a equipe júnior e daí pros profissionais do Criciúma foi “um tapa”!! Mahicon era jogador de rara habilidade e oportunismo! Além disso, finalizava muito bem e, com toda certeza, se não tivesse acontecido a fatalidade que envolveu sua morte, teria vestido a camisa da Seleção Brasileira!! Depois de uma temporada memorável em 2.001, surgiu a negociação com o Internacional. O presidente do Criciúma, na época Moacir Fernandes, me disse: “Vai com o Lussa e leva o Mahicon no Beira-Rio. O Fernando Miranda, pres. do Inter, vai estar esperando vocês! Não “larga” ele enquanto não estiver tudo assinado!!”. Acima, a foto em destaque é de Lussa Librelato(tio e procurador de Mahicon). Determinação cumprida!! Mahicon foi pro Internacional e continuou, lá, jogando MUITO!! Até que o destino... um acidente de carro em Florianópolis lhe tirou a vida!! Sempre que passo pela Avenida Beira-Mar Norte, bem em frente à uma guarnição do Corpo de Bombeiros, observo bem o local e o “guard rail” que foi construído após o ocorrido com o ex-jogador do Tigre!! Ficou muita saudade...do filho da Dona Maurina...!!!