sábado, 24 de setembro de 2016

Jogou pro gasto...!!

Não foi uma partida de muitas emoções ou cheia de lances perigosos de parte a parte. Aos 35 minutos da etapa inicial, em falta cobrada da esquerda, o lateral do Criciúma, Niltinho, levantou a bola pra área ...esta passou por toda defesa adversária e, depois de bater no chão confundindo o goleiro Rodrigo Ramos, foi “morrer” no canto baixo esquerdo da meta adversária. Era o único gol do jogo entre Criciúma e Sampaio Corrêa, na noite desta sexta-feira(23), no estádio Heriberto Hülse. Nem Tigre...nem o Sampaio apresentaram bom futebol. O Criciúma esteve mais presente no campo adversário e, se utilizando principalmente de Roberto, criou algumas poucas chances que não foram aproveitadas por quem se posicionava na área. A equipe maranhense, por sua vez, só teve uma oportunidade clara desperdiçada pelo atacante Pimentinha que entrou a dribles na área do Criciúma e demorou pra chutar...isso já no 2º tempo. A vitória pelo placar mínimo foi a terceira consecutiva do Criciúma neste Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez Roberto Cavalo e comandados acumulam 9 pontos seguidos e, com certeza, está se recriando uma expectativa bastante positiva para o restante do torneio. Lembro que, nas duas próximas rodadas, o Criciúma enfrentará Bahia e Tupi, ambos fora de casa!!

Análises individuais dos jogadores do Criciúma:
O goleiro ÉDSON substituiu bem ao titular e capitão Luiz. Esteve firme e seguro nas poucas vezes em que foi exigido. Nota 7.

O lateral PAULO CESAR continua devendo em termos de qualidade técnica. É mais marcador do que apoiador. Mesmo assim, trata-se de atleta aplicado taticamente...tipo, faz o que o treinador manda! Nota 6.

RAPHAEL SILVA tirou “todas” as bolas que chegavam até a defesa do Criciúma! Novamente, o camisa 3 tricolor demonstrou segurança e equilíbrio! Nota 7.

Da mesma forma, DIEGO GIARETTA, seguiu seu companheiro de zaga e também soube sair jogando, sem dar balões! Nota 7

NILTINHO foi voluntarioso e insistente nas jogadas ofensivas. Um dos melhores do Criciúma em campo...premiado com o gol da vitória! Nota 8.

Volante BARRETO cumpriu bem sua função de marcar e sair jogando...sem errar passes, uma defecção que demonstra, vez por outra. Nota 7.

FELIPE GUEDES jogou mais pelo lado esquerdo, cobrindo as subidas de Niltinho. Rendimento sem brilhantismo...nota 6.

DOUGLAS MOREIRA continua sendo o jogador mais equilibrado do Criciúma! Responsável por carregar a bola no meio...função que faz com eficácia! Nota 7.

Quanto a CAÍQUE VALDÍVIA...mais discreto do que em outros jogos. Apareceu pouco e exagerou nas bolas laterais! Nota 6.
No setor de frente, ROBERTO permanece como a melhor opção ofensiva. Tem boa velocidade e bons cruzamentos! Foram várias bolas jogadas na área e não aproveitadas por quem lá estava! Nota 8.

JHÊIMY, apesar da vontade, fazia jogo sem bom aproveitamento quando foi substituído por causa de lesão...ainda nos primeiros minutos. Nota 5.

Entraram ainda...
BRUNO BAIO que perdeu quase todas as bolas que disputou...por cima ou por baixo! Além disso, errou passes e mostrou ser centroavante muito desengonçado...sem jeito pra coisa, entenderam? A torcida “pegou no pé” dele e ele sentiu! Nota 4.

THIAGO HUMBERTO com boa movimentação parece estar crescendo e buscando com insistência ser titular! Nota 7.

E...MARLON que realizou algumas boas jogadas ofensivas...apesar do pouco tempo em que esteve em campo! Nota 6.

Quanto ao técnico ROBERTO CAVALO...mesmo que seu time não tivesse jogado o “fino da bola”...o mais importante foi a vitória que mantém as esperanças de buscar o G-4! Como já destacamos, o futebol apresentado pelo Criciúma foi “pro gasto” e, que fique bem claro, “só” 1 a 0 contra o lanterna!! Masss...claro, valeu e muito a conquista de mais um resultado!! Por isso, nota 7 pro treinador tricolor!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ausência de Luiz será sentida??

Imagino que não! Pelo menos é um pensamento que tenho antes de a bola rolar pra Criciúma e Sampaio Corrêa. O jogo é em casa e contra um adversário que, em princípio, não deve causar grau de dificuldade como seria enfrentar o Vasco, por exemplo, lá no Rio de Janeiro! Da mesma forma, o Atlético, em Goiânia; o Bahia, em Salvador; ou o Ceará, em Fortaleza. Enfim...aquelas equipes que estão no G-4 ou próximo dele. Importante frisar que não se trata de menosprezo...em absoluto!! Emitir opinião depois da “obra feita” é fácil! Por isso, entendo que, se não houver nenhuma “zebra”, o estilo de jogo a ser empregado pelo Criciúma não deixará que seu sistema defensivo passe por momentos complicados na partida. Por conseqüência, quem for escalado com a camisa “1” não levará sufoco! E é simples chegar a tal conclusão. Afinal, o Sampaio é lanterna, freqüenta a zona do rebaixamento desde o início da Série B, tem o 2º pior ataque, a defesa mais vazada e foi, até aqui, quem menos venceu na competição!! Vale destacar que o Sampaio Corrêa faz campanha de time que muito dificilmente escapará do descenso! Vai precisar fazer tudo ao contrário do que fez até o momento pra sonhar em permanecer na Série B!! Difícil? Complicado? Com certeza!! Incluisve, o próprio técnico Flávio Araújo reconhece que o campeonato vai afunilando e a “Bolívia Querida”, apelido dado pelos seus torcedores ao Sampaio, não consegue esboçar reação!

Contudo, é bom refrescar a memória do torcedor e lembrar que, contra os times que estão na parte de baixo da tabela, o Criciúma não tem se dado bem! Diante do Joinville...empate na Arena e derrota no Heriberto Hülse; Tupi e Bragantino...dois empates em casa, ainda no turno. De qualquer modo, como diz o velho ditado: “cada jogo é uma história”! E, sempre ressalto que estatística é uma questão numérica ...matemática! Além do que essa de tabu acaba caindo ou é quebrado a qualquer momento! O que determina mesmo a vitória de A ou de B é o comportamento dentro de campo...a volúpia ofensiva, um boa estratégia de marcação e cobertura, tudo bem treinado...e, claro, o tão decantado espírito de luta que nem sempre é o mais adequado!! As vezes, observamos jogadores dentro de campo, no Criciúma e em todos os outros clubes, cuja vontade e determinação  ficam bem abaixo do esperado! Tais atitudes ou falta delas...causam indignação e revolta em razão de, no caso de atletas das Séries A e B, na sua grande maioria...quase na totalidade, têm salários bastante razoáveis para nossos padrões financeiros!! E...o mínimo que se pode exigir é dedicação e empenho!! Entenderam bem??

Ele chegou! Diga Passarinho Arrepiado!! “Gilberto...meu abraço de hoje vai pra torcida organizada do Criciúma E. C., Guerrilha Jovem. Fundada em maio de 1.991 e idealizada por Adriano Ozellame e Ranieri Cassetari...passou por todas as fases do Clube, processos de transição, eleições, crises financeiras, quase queda pra Série D do Brasileiro e B do Catarinense no começo da década...e nunca abandonou o Criciúma!! Desde o começo de sua existência, esteve em todos os jogos no estádio H. Hülse e muitos fora dele! Claro, em toda sua história...presente também nos títulos, grandes conquistas e momentos felizes da trajetória do Criciúma. Além dos fundadores, merecem referência positiva o ex-presidente Lucio Florentino, popularmente conhecido como “Cocal” e o atual, Cleiton Ramos (ambos em destaque na foto abaixo), além de todos os integrantes!! Turma do bem e que, com certeza, ama e é fanática pelo Tigre!!”

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Evidência e saudades!

Na postagem de hoje vou me ater a dois esportistas que receberam considerável atenção da mídia nas últimas semanas. Um deles...ou melhor, uma “menina”...com força de vontade MUITO grande que honrou nós criciumenses na última edição da Paralimpíada realizada no Rio de Janeiro. Me refiro à mesatenista Bruna Costa Alexandre, a “Bruninha” que, pra quem não sabe, começou a jogar tênis de mesa na Fundação Municipal de Esportes com o professor Alexandre Guisi. A atleta, natural aqui da “terrinha”, tem 21 anos e, com 3 meses de vida teve de amputar o braço direito em razão de uma trombose! Com 7 anos começou a praticar o que muitos chamam de “pingue-pongue” e, hoje, está entre as principais jogadoras da modalidade no mundo!! Bruna Costa Alexandre ganhou duas medalhas de bronze e se diz feliz da vida com o fato de ter alcançado tal estágio!! E...convenhamos, nem poderia ser diferente!! Faço referência também à Ana Claudia Lemos, esta especialista nos 100 e 200 metros do atletismo, outra descoberta feita aqui em Criciúma! Muito bom!! E que assim continue para que o esporte cresça e seja um meio de ocupação pra crianças e adolescentes. Afinal, quem pratica qualquer atividade esportiva, principalmente sendo garoto(a), aprimora melhor raciocínio e tem menos espaço na cabeça pra se envolver com o que não presta!!! Entenderam bem??!!

Massss...quem estaria em decadência?? Dentro do que penso e observo, o automobilismo brasileiro talvez esteja vivendo o pior momento de sua rica história!! Afinal, da época em que tínhamos Émerson Fittipaldi até a era Ayrton Senna foram 8 temporadas na Fórmula Um vencidas por brasileiros. A foto em destaque mostra os três brasileiros mais vitoriosos no mundo da F-1. Isto...entre 1.970 a 1.994. Depois disso, apareceram bons pilotos, como Rubens Barrichello e Felipe Massa. Entretanto, título...conquista que é bom...nada!! Rubinho foi vice duas vezes e Massa, uma! Muito pouco pra quem já teve, além de Émerson e Ayrton, outras feras como Nelson Piquet, José Carlos Pace e láááá atrás, no começo do século passado, um tal de Chico Landi que, dizem, sabia muito!! No caso de Barrichello e Massa, claro que ambos ficaram ricos com o automobilismo! Pena que nenhum deles conseguiu fazer com que as manhãs de domingo se tornassem mais vibrantes e emocionantes como em outros tempos!! Felipe Massa vai se “aposentar” no fim do ano e nos resta, por enquanto, torcer por Felipe Nasr...!!

Gente...neste 21 de setembro comemoramos a chegada da Primavera, o dia da Paz Mundial, dia da Árvore e o dia do Radialista. Meu mascote, grande Passarinho Arrepiado, já está aqui do lado pra enviar o seu abraço de hoje! O “bichinho” se empolgou com a oportunidade recebida pra, todos os dias, dar o seu pitaco aqui na coluna. Pois bem...fique à vontade meu mascote!! “Ô Gilberto...pra mim, dia da Paz Mundial é todo dia, caramba!! Ora bolas...porque tal lembrança só cada dia 21/9?? Prefiro homenagear um cara que, infelizmente, não está mais entre nós! Assim, no dia do Radialista, o abraço é “in memoriam” pra Clesio Búrigo!! Foi professor de muita gente que ainda hoje está na ativa! Sem dúvida alguma, o melhor com quem já trabalhei!! Profissional sério, competente e correto ...dentro das suas atribuições!! Nos deixou em novembro de 1.999 e, ao mesmo tempo, ficou uma lacuna ainda não preenchida!! Aprendi muito com sua forma de “fazer rádio”! Tinha conduta retilínea e nunca passou por cima de ninguém pra crescer em seu trabalho!! Beeeeeemmm diferente de hoje...!!!”

A foto ao lado é de 1.988. Foi tirada no ginásio Colombo Sales. O colunista, nos tempos de repórter, ouvindo o que dizia o técnico de futebol de salão, Clesio Búrigo, ao seu time num jogo do Campeonato da L. A. C. Além do rádio, o futsal também era uma paixão de Clesio. Quanta saudade, hein??!!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Que tal dez mil pessoas no Heriberto Hülse pra sufocar o Sampaio??

Entendo ser o ideal!! Afinal, foi a primeira vez, neste Campeonato Brasileiro, que o Criciúma obteve duas vitórias consecutivas! Além disso, há uma chance real de aproximação do G-4...em caso de vitória. Então...é uma questão de momento, sentir o “clima” e tentar fazer com que a casa tricolor reviva os grandes momentos de casa cheia com grandes jogos e conquistas! Olhando pra tabela de classificação a gente nota que o Tigre está em 9º lugar, faltando superar cinco posições pra atingir a zona de acesso. Entretanto, são “só” dois pontos que separam o Criciúma da quarta posição. Torna-se mais importante, ainda, ganhar do Sampaio Corrêa porque, na rodada seguinte, o time terá um jogo de confronto direto contra o Bahia, em Salvador. As promoções que estão sendo disponibilizadas ao torcedor contagiam e dá pra imaginar, sim, um grande público... talvez em torno dos dez mil...!!!

Além de precisar vencer o confronto com os maranhenses, seria bom dar uma “secada” nos concorrentes que estão entre o Criciúma e o G-4. Caso, por exemplo, do Avaí que pega o Joinville, na Arena, este estreando novo treinador. O Leão é 6º e tem os mesmos 39 pontos do Bahia, 4º colocado. Talvez outro grande jogo da próxima rodada seja, justamente, entre o Bahia e o CRB, na Fonte Nova. Respectivamente, 4º e 5º na tabela. Ainda Vila Nova x Londrina; e, a partida que abre a rodada, nesta terça-feira(20), entre Ceará e Luverdense. Só que não adianta nada ficar de olho nos outros e esquecer do dever de casa que o Criciúma precisa e tem obrigação de fazer perante o Sampaio. Ora bolas...o time da terra do José Sarney é lanterna...tem apenas 21 pontos!! Não dá pra admitir perder pontos em casa pro último colocado!!!

Na Série A do Campeonato Brasileiro, o destaque momentâneo fica por conta do Internacional que está freqüentando a zona do descenso há algumas rodadas. Chama atenção porque o Colorado gaúcho faz parte de um seleto grupo de cinco clubes que nunca foi rebaixado. Além do Inter...São Paulo, Cruzeiro, Flamengo e Santos também nunca caíram! A situação é tão preocupante no Beira-Rio que o técnico Celso Roth(foto em destaque), comandando o time há 6 jogos, já corre perigo de perder o cargo!! Seu auxiliar, pra quem não sabe, é um velho conhecido nosso: Humberto Ferreira, ex-preparador físico do Criciúma na década de 90. De qualquer modo, ainda restam 12 rodadas e, claro, que dá pra recuperar! Massss...o perigo ronda “metade do Rio Grande”...!!!

O Passarinho Arrepiado já vem solicitando há tempo um espaço na coluna pra enviar seus abraços e, de certa forma, saudar aqueles que nos acompanham ou simplesmente dão uma espiada no www.gilbertocustodio.blogspot.com.br. Pois bem...tudo contigo meu mascote predileto!! “Olha, Gilberto...meu primeiro abraço aqui no blog vai pra Dona Ivone Camilo Fernandes(foto acima), torcedora símbolo do Criciúma! Dona Ivone tem 72 anos e não perde UM JOGO SEQUER  de seu time do coração há 38 anos...sempre agarrada ao seu Tigre!! É a simpatia em pessoa...além de demonstrar muito carisma e simplicidade!! Na casa onde mora, no bairro São Cristóvão, predominam as cores amarela, preta e branca!! Muita gente gosta, ama e é fanática pelo Criciúma. Massss... igual a Dona Ivone Camilo Fernandes, não sei se há!! Beijão a ela!!”

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Mais dois parceiros!! De coração...obrigado, mesmo!!

Lá se vão mais de cinco anos escrevendo praticamente todos os dias...opinando ou informando e, principalmente, interagindo com as pessoas que gostam de discorrer sobre diversos assuntos, estes bem mais ligados ao futebol! Foi em maio de 2.011 que, por sugestão não lembro exatamente de quem, resolvi emitir pontos de vista ou conceitos em relação a temas...geralmente ligados ao Criciúma E. C. Quem me conhece sabe que tenho uma vida praticamente toda ela voltada pra área jornalística. Até agora...escritas em jornais e sites, passagens por televisão e, claro, muito mais pelo rádio, me nortearam profissionalmente. Pois...tive o prazer de, hoje(19/09), oficializar mais duas parcerias no www.gilbertocustodio.blogspot.com.br: o “CARVÃO MINERAL” E O “ABIMAR SUPERMERCADOS”. Assim, agradeço ao diretor-executivo do Siecesc, Marcio José Cabral; e, ao sócio-proprietário da rede Abimar, Donizete Abílio da Silva, por também confiarem em meu trabalho. Eles se juntam aos colaboradores MKF-MATERIAIS ELÉTRICOS, de Lauvir José Albino; LG Transportes, do Giovani Lazzarin; e, Júner Joalheiro, comandado por Gílson Júner. Assim, com a colaboração dos leitores, blogueiros e a turma do Facebook...vou procurar corresponder à credibilidade de todos!!