quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Tigre em busca de 10 pontos.

Pontuação é a mínima para o Criciúma brigar por acesso. Desta forma, time precisará de 60% de aproveitamento em cinco jogos.

A calculadora do torcedor carvoeiro está trabalhando bastante. Afinal, dos 15 pontos ainda em disputa, quantos serão necessários para sacramentar a classificação do Tricolor Carvoeiro? De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time que chegar aos 67 pontos estará na Série A de 2024. Assim, o Criciúma precisará de 86,6% de aproveitamento nos jogos restantes. Isso representa 13 pontos. Ou seja: quatro vitórias e um empate diante de Sampaio Corrêa, ABC, Guarani, Botafogo-SP e Novorizontino.

Ainda de acordo com os estudiosos da UFMG, com 64 pontos, o que representa o percentual do atual quarto colocado, o Juventude, um time pode beliscar a última vaga. Assim, o Criciúma precisaria de 66,6% de aproveitamento nas últimas rodadas, podendo perder um jogo, ganhar três e empatar um. O Criciúma tem 54,5% de aproveitamento na competição, até o momento, já considerado apenas as últimas 10 rodadas, o número cai para 43,3%. Desta forma, o Tigre precisará melhorar o desempenho para chegar ao acesso. “A gente tem conversado bastante. No início da semana, nós tivemos uma conversa, eu e meus companheiros, e deixamos bem claro que a gente não pode baixar a guarda, a gente tem que manter o nosso espírito de aspirante mesmo, de um time que quer chegar”, destaca o volante Léo Costa.

Para o jogador, o Criciúma precisa pensar jogo a jogo. Desta forma, o foco está na partida contra o Sampaio Corrêa. “A gente está pensando jogo a jogo e o de sábado é o mais importante. É o Sampaio. Então, a gente está muito concentrado, a gente sabe da responsabilidade que é vestir a camisa do Criciúma. No sábado, a gente tem uma grande batalha contra o Sampaio e a gente precisa muito dessa vitória”, comenta o jogador.

.

(Crédito para a reportagem que está no site TN SUL, com Tiago Monte.)

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Série B do Brasileiro: as chances pra subir; e, os riscos de queda!

A reportagem, à seguir, está no ge.globo.com e também no Infobola. Escolhi o que achei mais interessante e trouxe pra cá. Vale à pena dar uma conferida!!

Série B: Vitória chega a 99% de chances de acesso, e Atlético-GO salta para 80%; oito brigam contra a queda. Com cinco rodadas para o fim, matemáticos do site Infobola atualizam probabilidades; ABC adia queda matemática.

A 33ª rodada da Série B do Brasileiro chegou ao fim, e o Vitória se aproximou ainda mais do acesso matemático para a primeira divisão. O Rubro-Negro, agora, tem 99% de chances de subir. Já Sport e Atlético-GO deram mais um passo importante para o sonho de disputar a Série A de 2024. Do G-4, o Juventude foi o único não venceu ao empatar com o Londrina em casa. Com isso, as chances de subir caíram de 61% para 47%. Já o Criciúma aproveitou o triunfo diante do CRB para ganhar posições e dobrar a possibilidade de acesso.

Os números das disputas nas partes de cima e também de baixo da tabela foram atualizados pelo site Infobola, do matemático Tristão Garcia. Veja abaixo:

Chances de acesso

1 - Vitória (64 pontos): 99%

2 - Sport (59 pontos): 77%

3 - Atlético-GO (59 pontos): 80%

4 - Juventude (56 pontos): 47%

5 - Guarani (55 pontos): 37%

6 - Criciúma (54 pontos): 25%

7 - Novorizontino (53 pontos): 18%

8 - Mirassol (53 pontos): 11%

9 - Vila Nova (51 pontos): 5%

10-CRB (49 pontos): 1%

.

Oito times brigam contra o rebaixamento; ABC escapa de queda matemática nesta rodada.

A briga na parte de baixo da tabela segue entre oito times. Avaí e Tombense foram os únicos que venceram. Já Ponte Preta e Ituano fecharam a rodada com um empate. O resultado não foi bom para ninguém. O ABC perdeu mais uma vez, mas o empate da Macaca fez o time não ter o rebaixamento matemático decretado nesta rodada. Porém, a situação é praticamente irreversível. A equipe teria que vencer as próximas cinco partidas e torcer por uma combinação de resultados, além de tirar um saldo de 12 gols para a Ponte.

Risco de rebaixamento

20° - ABC (20 pontos): 100%

19° - Londrina (26 pontos): 99%

18° - Tombense (31 pontos): 81%

17° - Chapecoense (33 pontos): 50%

16º - Ponte Preta (35 pontos): 29%

15º - Sampaio Corrêa (36 pontos): 20%

14º - Ituano (36 pontos): 17%

13º - Avaí (38 pontos): 4%

.

Crédito da reportagem para o https://ge.globo.com/pr/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2023/10/23/serie-b-vitoria-chega-a-99percent-de-chances-de-acesso-e-atletico-go-salta-para-80percent-oito-brigam-contra-a-queda.ghtml