sábado, 9 de setembro de 2023

Éder foi o cara nos 3 a 3 em Recife!!

Foi um jogaço de bola! Sport e Criciúma protagonizaram, em termos de emoção, um dos melhores confrontos desta Série B de  Campeonato Brasileiro! Não faltaram momentos de tirar o fôlego e, dentro do que vi, o resultado acabou premiando a luta, a dedicação e a raça do time comandado por Claudio Tencati! Claro que o Sport foi mais ofensivo, teve mais posse de bola e procurou a vitória o tempo todo. Só que o Criciúma, por sua vez, não se entregou um só minuto e, com merecimento, buscou evitar a derrota que poderia comprometer muito a campanha de perseguição ao acesso pra Série A do ano que vem.

Éder foi o melhor em campo...disparado!! Armou, passou, finalizou e, principalmente, converteu as duas penalidades que foram, corretamente, marcadas pela arbitragem! Em entrevista à TV, após a partida, disse que jogou com a "cabeça a mil" por causa de sua filha que havia sofrido pequeno acidente e teve que passar por cirurgia no braço. E olha que o atacante do Criciúma ficou sabendo disso quando estava indo do hotel pro estádio!! Imaginem o estado psicológico do atleta que demonstrou, assim, extremo profissionalismo e, inclusive, empenho máximo durante o jogo!! 

Mas, não temos só elogios a fazer ao Criciúma! Há de se ressaltar, de outro modo, que, no meu entendimento, os laterais do Tigre não estiveram bem! Marcelo Hermes falhou...cometeu erro crasso, de posicionamento, na hora do segundo gol do Sport! Além dele, Cristovan também deu muitos espaços ao adversário, marcando mal! Entrou Claudinho que "dormiu no ponto" no lance do terceiro gol sofrido pelo Tigre. Outro que passou "apagado" foi Marquinhos Gabriel. Continua sem reencontrar seu melhor futebol desde que voltou da última lesão muscular. 

Sobre o campeonato em si, entendo que o Criciúma permanece vivo pra continuar brigando por acesso. Todos sabíamos que as dificuldades, agora no returno, seriam e vão continuar sendo maiores até o fim da competição. Persisto na ideia de que o mais importante é não desgarrar de estar, pelo menos, próximo do G-4. Se os próximos jogos tendem a ser cada vez mais complicados, as últimas rodadas podem dar ao Criciúma aquele "sprint final" necessário afim de conquistar uma tão sonhada vaga na elite de 2.023. 

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Equilíbrio entre participantes está marcando a Série B.

A diferença entre o segundo e o 11º colocados, na competição, é de apenas nove pontos. Por isso, é fundamental que o Tigre pontue também fora de casa! Observem algumas situações. Por exemplo,  após a 26ª rodada, a distância de pontuação entre o Sport, segundo colocado – e próximo adversário do Tigre – para o Mirassol, 11º na tabela, é de apenas nove pontos. Isso quer dizer que a competitividade das partidas aumentará, ainda mais, no último terço da competição. “Sabemos que a Série B é um campeonato que tem muitos jogos equilibrados. Tem se provado isso a cada rodada: equipes que estão no G4 perdendo jogos dentro de casa. Isso mostra a dificuldade da competição. Vai chegando nessa reta final e cada equipe tem o seu objetivo traçado, tanto aqueles que estão embaixo na tabela como os que estão no meio e acima. Todos têm objetivos e conosco não é diferente. Nós nos empenhamos bastante e sabemos de toda a dificuldade da competição. Vamos continuar trabalhando para fazer sempre o nosso melhor”, comenta o zagueiro e capitão Rodrigo.

Assim, o Criciúma precisará pontuar também fora de casa, algo que não aconteceu no Ceará. Rodrigo, que não atuou em Fortaleza, ressalta que o time precisa de equilíbrio para conquistar o acesso.  “Quanto mais, nos jogos, nós conseguirmos manter o equilíbrio, mais próximo da vitória nós estaremos. Logicamente que, desde o início da competição, nós buscamos esse equilíbrio, enfrentamos cada jogo como uma final, como tem que ser. Nossa equipe criou uma identidade, como base, que está sendo mantida desde 2021, e o pessoal que chega sempre ‘compra’ a ideia, sempre está disposto a ajudar o Criciúma. Vamos procurar manter o equilíbrio, nesses últimos 12 jogos que restam, que temos grandes chances de alcançar o nosso objetivo”, comenta.

Sem conseguir vencer, longe do Majestoso, há cinco jogos, o Tricolor Carvoeiro precisa mudar a escrita no sábado para se manter no G4. “Temos que trabalhar bastante, como estamos trabalhando. Logicamente que, todo o estafe e a comissão, passam para nós os erros e acertos. A gente procura trabalhar para corrigir os erros e também destacamos os acertos. O que existe de bom, a gente tem que continuar fazendo e o que a gente acaba errando, temos que eliminar e trabalhar ainda mais para que não venha a acontecer. Os erros acabam sendo fatais nos jogos”, pontua o zagueiro.

.

Dados extraídos de matéria do TN SUL, assinada pelo jornalista Tiago Monte.