quinta-feira, 18 de junho de 2020

Clubes voltaram! Mas, atletas não podem treinar todos "juntos e misturados"...!

Meio que contraditória toda esta situação!! Afinal, a Federação Catarinense de Futebol já indicou a data de 8 de julho para a retomada do Campeonato Estadual. Contudo, os clubes que estão inseridos na competição não podem realizar atividades coletivas! Ou seja, só exercícios físicos e práticas isoladas com os atletas procurando manter certa distância em razão da pandemia do Coronavírus. Fico cá imaginando o que se passa na cabeça de cada um dos técnicos e preparadores físicos que já reiniciaram suas respectivas lutas pra deixar os jogadores na ponta dos cascos afim de enfrentar a segunda fase do Campeonato Catarinense! Como proceder?? Afinal, os treinamentos coletivos simulando situação de jogo, ainda não foram liberados!
Da mesma forma, imagino como será a volta pós pandemia! Tenho visto um pouquinho das competições europeias que já estão em curso, novamente, e...sinceramente, observo que não há aqueeeele clima de competitividade notado antes da Covid-19! Além disso, o fato de os estádios estarem vazios, sem presença das torcidas, queiram ou não, influencia no comportamento anímico dos atletas em campo! Não é a mesma coisa! A pegada, a motivação...o jeito de jogar fica diferente!! Pelo menos é o que tenho notado em alguns poucos jogos que vi dos campeonatos alemão, português e espanhol. Massss, voltando ao nosso torneio regional, tudo no campo da imaginação, como retornarão as equipes depois de 3 meses...e se completarão quase 4, sem qualquer jogo oficial??
Perguntas?? Várias?? O Avaí e o Brusque, que foram os melhores da etapa anterior, permanecerão “voando”?? A Chapecoense continuará crescendo, como cresceu nas duas últimas rodadas?? E...o Criciúma?? Este alternou altos e baixos, mais baixos do que altos, na primeira parte da competição, e, durante a pandemia passa, também, por momento de transição administrativa. Talvez, tal fato não afete o rendimento dos jogadores nos jogos perante o Marcílio Dias. Mas, é como se fosse quase que um outro campeonato, sem qualquer dúvida!! De outro modo, importante destacar que, quem joga sabe e não desaprende!! É que nem andar de bicicleta. Obviamente, que os jogadores de futebol passam por fases...as vezes boas ou ruins. Só que o trato com a bola é particular, de cada um! Jogando bem ou mal...atleta A ou B pode ter seu momento de peladeiro ou de craque! Por isso...treinar, treinar e treinar cada vez mais é primordial na profissão!!