sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Time sem alma, sem garra, sem coração! E, também sem qualidade de futebol!!

Vale frisar que todas as análises aqui feitas após cada jogo se referem exclusivamente ao desempenho mais recentemente ocorrido! Depois das partidas, o rendimento somente daquele dia é analisado neste espaço! Portanto, o crescimento da campanha do Criciúma na Série B do Campeonato Brasileiro desde a chegada de Luís Carlos Winck não está sob avaliação no momento. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!! Então...afirmo que a performance da equipe na derrota para o Brasil em casa foi totalmente abaixo da crítica!! Inadmissível a forma como se portaram os jogadores dentro de campo!! Pra mim, não há desculpas ou justificativas aceitáveis!! As deficiências em relação à baixíssima qualificação técnica do plantel estiveram escancaradas nos 2 a 1 sofridos para os pelotenses!! O começo do Criciúma no jogo foi ridículo!! Insisto que, quando o quesito técnico não é elevado, os jogadores têm de se superar dentro de campo. Contudo, nem “vontade” de superação e, como já se sabe, qualidade da “bola”, baixíssima!! O resultado só poderia ter sido outro se o adversário não tivesse marcado tão bem ou mostrado baixa produção do meio-campo! Pelo contrário!! O Brasil foi firme e forte ao “vigiar” os jogadores do Criciúma e os atletas do seu meio “deitaram e rolaram”! Então...vitória dos visitantes com absoluta justiça diante de um Criciúma, de novo, apático e futebol de “meio de tabela”...!!

Avaliação individual do Criciúma:
LUIZ, sem culpa nos gols e sem grandes defesas! Nota 5.

DIOGO MATHEUS...gostaria de saber se, quando “apreendeu” a jogar futebol...lááá nas categorias de base do clube que o revelou, não o “ensinaram” a procurar o ataque e pelo menos tentar ir à linha de fundo!! Além disso, não é eficiente na marcação!! Pro meu gosto...pelo que vejo dos laterais no mundo do futebol, o atual titular da camisa 2 do Criciúma não tem condições nenhuma de ser aproveitado!! Nota? O mesmo número do uniforme que usa: 2!

NINO foi o menos culpado de todas as falhas que cometeu o setor em que ele atua! Por isso, nota 5!

EDSON BORGES abusou de cometer erros!! Inclusive, no lance do 1º gol do Brasil, entrou “mole” na marcação! Nota 3.

MÁRCIO GOIANO também esteve falho em coberturas e, em vários momentos, levou bolas nas costas! Nota 3.

No meio, JÕNATAN LIMA é outro que “não joga” com a bola nos pés! Se é que me faço entender!! O camisa 5 “só” marca e mal! Exagera nas faltas! Nota 3.

RICARDINHO não correspondeu positivamente à expectativa que se criou quanto à sua entrada no time titular. Muitos passes...pro lado!! Baixa produção ofensiva!! Nota 4.

DOUGLAS MOREIRA correu muito e foi um dos poucos que tentou algo mais produtivo! Dos pés dele...o cruzamento para o gol de “honra” do Criciúma! Nota 5.

No setor de frente...CAIO RANGEL  conseguiu algumas poucas conclusões a gol e realizou jogadas de velocidade...como de costume! Nota 5.

LUCÃO saiu bastante da área pra buscar jogo! Coitado!! Sem meias, melhor participação dos laterais para bons cruzamentos ou um “parceiro” pra tabelas, fica difícil voltar a marcar gols! Nota 5.

SILVINHO em vários momentos tentou fazer a função de meia, armando e lançando! Pouco conseguiu! Mas, pelo que vi, foi o que mais rendeu no meio de tanta “ruindade” coletiva! Nota 6.

Entraram FABINHO ALVES, conseguindo algumas jogadas de linha de fundo pela direita, nota 5; ERICK FLORES...passou despercebido, nota 3; e, ALEX MARANHÃO...se mexendo bastante, mas alcançando muito pouco, nota 4.

Quanto ao técnico LUÍS CARLOS WINCK...explicou depois do jogo que Barreto e Diego Giaretta foram “barrados” no time titular por baixo rendimento! Discordo do treinador do Tigre!! Tanto Barreto quanto Giaretta têm mostrado mais do que Jônatan Lima ou Ricardinho e Márcio Goiano!! O Criciúma jogou mal, não esboçou reação e perdeu uma grande chance de aproximação do G-4!! A culpa maior é do comandante!! Nota 4!!

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Tigre “jogou” dormindo em Fortaleza!

Inadmissível o comportamento anímico e tático do Criciúma quando da partida contra o Ceará, na Arena Castelão...principalmente no 1º tempo!! Afinal, depois de uma boa vitória em Recife, 2 a 1 pra cima do Náutico, três dias após Luís Carlos Winck e comandados estiveram irreconhecíveis na derrota por 3 a 1 para o “Vozão”!! O que teria acontecido? Não há explicação convincente! O que se viu foi uma equipe TOTALMENTE apática! Os gols do Ceará saíram ao natural com todo o sistema defensivo do Criciúma só “olhando”!! A marcação esteve muito distante e os cearenses deitaram e rolaram!! Os jogadores do Ceará trocaram passes como bem entenderam e o placar, inclusive, poderia ter sido mais elástico! Afinal, fora os 3 gols...foram 3 bolas que bateram na trave tricolor! Insisto que, se ocorrer um momento na competição em que o Criciúma conseguir razoável regularidade, com certeza alcançará a parte de cima da tabela!! Assim, resta ao torcedor aguardar...esperar e imaginar que os bons resultados aconteçam em sequência!!

Atuação individual dos jogadores do Criciúma:
LUIZ, pelo que pude constatar, errou no lance que originou o 2º gol do Ceará. Deu uma bola na “fogueira” pra Diego Giaretta e o adversário só teve que trabalhar a jogada pra “furar” a meta do Criciúma. Em noite que tudo deu errado, desta feita nenhuma grande defesa do goleiro tricolor! Nota 5.

DIOGO MATHEUS acompanhou a atuação dos demais! Apático, sem inspiração e muito menos poder ofensivo pra ajudar o ataque! Nota 5.

NINO, se não comprometeu individualmente, faz parte de um setor que teve atuação lastimável! Nota 5.

EDSON BORGES realizou seu pior jogo pelo Criciúma! Não só pelo gol contra como, também, em razão de outros lances de absoluta insegurança! Nota 3.

DIEGO GIARETTA também não esteve bem! Pelo lado esquerdo da defesa do Criciúma, o Ceará construiu suas jogadas de maior perigo. Falho na marcação...nota 4.

JÔNATAN LIMA com rendimento, da mesma forma, abaixo da crítica! Exagerou nas faltas chegando sempre atrasado pra marcar ou dividir com o adversário. Nota 4.

BARRETO com sérios problemas pra marcar e ainda errando passes! Nota 4.

DOUGLAS MOREIRA...perdido num setor que tem problemas pra criar jogadas de efeito contra a defesa adversária! Nota 4.

CAIO RANGEL correu muito e jogou pouco...bem abaixo do que já mostrou! Nota 5.

LUCÃO ficou quase que isolado entre os zagueiros do Ceará. Muita vontade, sentido coletivo...mas, “engolido” pela marcação adversária! Nota 5.

SILVINHO bateu o pênalte no estilo Henrique Dourado, do Fluminense. Ou seja, sem olhar pra bola. Mérito do gol de honra do Criciúma e algumas finalizações! Mas, se sabe que pode jogar mais! Nota 5.

Foram usados RICARDINHO...que deu mais combatividade ao meio, nota 6; MÁRCIO GOIANO...5; e, ÉRICK FLORES que, apesar do pouco tempo em campo, procurou maior movimentação...nota 5.

Sobre LUÍS CARLOS WINCK...por ser o comandante técnico, recai também sobre si uma boa parcela de culpa pela derrota da forma como aconteceu! O Ceará abriu 3 a 0 como quis e o Criciúma não esboçou nenhuma reação! Só na 2ª etapa é que o time teve discretíssima melhora até em razão de o adversário ter “puxado o freio de mão”! Nota 5.

domingo, 30 de julho de 2017

Bom jogo, boa vitória e esperanças renovadas!!

O Criciúma realizou boa partida na Arena Pernambuco e, com merecimento, ganhou do Náutico por 2 a 1. Claro que o goleiro Luiz teve papel fundamental no êxito tricolor! Afinal, foram 4 defesas de elevado grau de dificuldade que garantiram os 3 pontos! Por estar na lanterna da competição, o adversário estava pressionado e, quando as coisas não andam bem, um gol sofrido logo a 2 minutos complicam ainda mais qualquer plano elaborado pelo treinador, no caso, Beto Campos. Após escanteio, a zaga afastou e, pertinho da meia lua da grande área, Silvinho aparou o rebote e não bateu tão forte assim! Mas, a bola desviou nas costas de Diego Giaretta “matando” qualquer reação do goleiro Tiago Cardoso. Ficou bem explícito que, caso continue jogando desta forma a equipe de Recife é séria candidata ao rebaixamento! O Criciúma, por sua vez e dentro do que pode fazer, marcou relativamente bem, aproveitou as poucas oportunidades criadas e saiu vencedor! Ainda sobre o placar, Érick empatou pro Náutico a 6 minutos da 2ª etapa...finalizando mesmo estando em posição de impedimento; e, 3 minutos depois, Silvinho tabelou com Jocinei e bateu forte pra vencer novamente o goleiro do “Timbú”. Olhando pra tabela, o Tigre é 7º e, desde que começou o Campeonato Brasileiro esta é a melhor posição ocupada dentro da competição deste ano!!

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ salvou o Criciúma! Completando 150 jogos com a camisa do Tigre, foi premiado com uma belíssima atuação!! Fez defesas difíceis e demonstrou segurança pra sair jogando! Nota 9.

DIOGO MATEUS realizou razoável partida. Dentro de suas limitações, desta feita foi bastante à frente e esteve preciso na marcação! Nota 7.

O zagueiro NINO substituiu bem ao titular Raphael Silva. Garoto revelado pela base...tem personalidade e em todas as vezes que é chamado dá conta do recado! Nota 7.

Seu parceiro de setor, ÉDSON BORGES, da mesma forma esteve seguro e firme, não dando chances para os atacantes do Náutico! Nota 7.

DIEGO GIARETTA continua jogando improvisado na lateral-esquerda e, outra vez, com rendimento que merece elogios! Seu estilo de jogo é de quem prioriza o setor defensivo, indo ao ataque só quando percebe que pode haver algum espaço pra jogadas. Pelo “andar da carruagem”...vai continuar sendo aproveitado fora da real posição por méritos próprios!! Nota 8.

No meio, JÔNATAN LIMA...se resguardou como marcador e “protetor” da defesa. Nota 6.

BARRETO...com boa movimentação e liberdade pra chegar na área adversária. Nota 7.

Outro que merece nota 7 é JOCINEI! Fez seu melhor jogo desde que chegou ao Criciúma! Atuou mais adiantado e, se assim produz mais, que continue com tal função!!

CAIO RANGEL, de novo, com boas jogadas de velocidade... que é, na verdade, o que melhor sabe fazer! Conseguiu boas finalizações! Nota 7.

LUCÃO...outro que se mexeu bastante, uma característica sua! Consegue jogar pra ele e pro time!! Nota 7.

SILVINHO foi autor dos lances que resultaram nos dois gols do Criciúma. Inclusive, na 1ª conquista, mesmo que a bola tenha desviado em Giaretta, na súmula o gol foi seu! Boa movimentação!! Nota 8.

Entraram RICARDINHO, como sempre pra ajudar na marcação... nota 6; ÉRICK FLORES, que conseguiu alguns bons lances, nota 6; e, ÁLISSON FARIAS, com pouco tempo em campo...sem avaliação!

Sobre o técnico LUÍS CARLOS WINCK...colocou em prática um plano de jogo que acabou dando resultado!! Escalou 3 volantes(eu discordei) que jogaram bem, dentro do que foi lhes proposto! Bom jogo do Criciúma, resultado alcançado...com o “dedo” do treinador! Nota 8.