sexta-feira, 24 de junho de 2011

Nenhum chute à gol....

.....foi dado pelo Criciúma no empate em 0 à 0 com o Sport nesta 6ª feira em Recife. Coisa raríssima no futebol de hoje! Na realidade, o Tigre produziu muito pouco ofensivamente. Apenas uma chance real de gol desperdiçada pelo zagueiro Ânderson Conceição aos 21 minutos do 1º tempo. Valeu, sim, pelo ponto conquistado e, principalmente, projetando o restante da competição. Entendo que o futuro do Criciúma neste Brasileiro tende a ser melhor do que o já visto. Quanto à proposta de jogo empregada pelo técnico Guto Ferreira, nada de especial. Futebol comum, entretanto com mais preocupações defensivas do que antes com Édson Gaúcho ou com Guilherme Macúglia. Sobre cada um dos jogadores, Andrey foi o destaque; Thôny melhor no 1º tempo do que no 2º; Rogélio e Ânderson Conceição as vezes inseguros; Pirão caiu muito de produção em relação ao Catarinense; Hênik e Jáckson só marcam e jogam pouco; Rôni outra vez ficou devendo; Aloísio como estreante não decepcionou; Schwenke, como sempre, voluntarioso; e Bruno Meneghel, que também estreou, pode jogar mais. Valdo entrou mais pra marcar do que atacar; Bréitner deu boa movimentação e procurou chegar à frente; e, Diogo Oliveira entrou nos acréscimos para ganhar tempo. Fica a esperança de melhores dias e mais do que isso: melhor futebol, de preferência com vtória!
Bryan - Este é o nome do atacante que o Criciúma está acertando os últimos detalhes para sua contratação. Jogador tem 21 anos e estava no time B do Internacional de Porto Alegre. É da mesma "safra" de Tales Cunha, Wágner Libano e cia.... (aiaiai)!!!
E, em Florianópolis comenta-se que Émerson Nunes, zagueiro dispensado pelo Avaí, pode aportar no Heriberto Hülse. Será?

Estar entre os 10.....

.....primeiros colocados na tabela de classificação de um campeonato em nível nacional pode ser considerada razoável posição para um clube como o Criciúma. Afinal, foram dois anos na Série C e, todos lembram, situações que quase levaram a instituição Criciúma E. C. à beira da falência. Entretanto, promessas e discursos dos dirigentes fazem com que torcida e imprensa acreditem que a campanha no Brasileiro possa ainda ser bem melhor do que a atual. Lá se vão 6 jogos e só duas vitórias conquistadas. E, como detalhe, um jogo vencido contra o Duque de Caxias, que está em 20º; e outro contra o ASA, 1 à 0 de pênalte aos 51 minutos do 2º tempo. Isso sem falar que, dentre as 6 partidas jogadas, 4 foram em casa e 6 pontos perdidos nos empates contra Guarani, Náutico e Boa Esporte. Lembro que a única derrota foi em Goiânia, 2 à 0 para o Vila Nova  num jogo de razoável atuação coletiva. Outra lembrança importante de que estamos no fim do mês de junho e 3 técnicos já passaram pelo Heriberto Hülse, média de um treinador a cada dois meses. Até agora são 14 contratações e entre os que já estrearam, apenas Bréitner mostrou razoável convencimento. Alás, sobre convencimento, falta o de Guto Ferreira! E também do Depto. de Futebol para passar a devida confiança em competência e credibilidade de boa campanha no Brasileiro. Será que é pensar "alto" ou imaginar "só" o básico para um clube do tamanho do Criciúma?

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mais um absurdo e caso de....

....racismo verificado no futebol. O lateral Roberto Carlos, ex-Corínthians e campeão mundial com a Seleção Brasileira, desta vez foi a vítima. O caso ocorreu ontem(22) no jogo entre Anzhi Makhachkala x Krylya Sovetov pelo Campeonato Russo. Nos minutos finais, Roberto Carlos recebeu uma bola perto da lateral em seu campo de defesa e uma banana foi atirada quase acertando o jogador brasileiro. A partida foi paralizada porque Roberto Carlos, num ato inusitado, resolveu abandonar o campo recebendo, inclusive, o apoio dos demais jogadores. Em entrevista concedida posteriormente, o jogador brasileiro demonstrando indignação pediu providências à direção do seu clube e à FIFA. Roberto Carlos destacou que já havia sofrido a mesma discriminação racial em outro jogo. Como detalhe, seu time, o Anzhi Makhachkala venceu o Krylya Sovetov por 3 à 0.
Ah! Mais um dado interessante: Roberto Carlos não é negro mas só o fato de ser brasileiro já motiva tais atitudes......lá na Rússia. Que coisa!!!

Prá variar os uruguaios....

....procuraram bagunçar a festa brasileira do Santos na conquista da Taça Libertadores da América. Na minha opinião tudo culpa do árbitro argentino Sérgio Pezzota que permitiu jogadas violentas quando a partida ainda estava 0 à 0. Se reprimisse as pancadas do Peñarol com bola rolando talvez as cenas de violência assistidas por todo o Mundo na noite desta quarta(22), no Pacaembú, não tivessem acontecido depois do jogo. Mas, em nome de "deixar o jogo correr" e "europerizar" o nosso futebol, alguns analistas entendem como corretos os critérios de tais árbitros. Quanto a conquista do Santos, sem nenhuma contestação! O time foi praticamente perfeito durante quase todo o tempo. O zagueiro Edú Drascena, o volante Arouca, mais Paulo Henrique Ganso, Zé Eduardo e, é claro, Neimar, foram as principais figuras. A superioridade brasileira foi tão clara e evidente que o placar de 2 à 1 poderia ter sido tranquilamente ampliado. Valeu mesmo e de parabéns está toda a torcida santista e o futebol brasileiro por mais uma conquista!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Suspeitei desde o princípio....

....que mesmo precisando muito mais de qualidade na zaga e no ataque, o Criciúma contrataria um.....(adivinhe.....!!!)....um volante, claro! E, como chegam volantes no Heriberto Hülse!!! O tal de Baráka, que já passou pelo Figueirense, estava no Mogi Mirim e foi uma indicação de Guto Ferreira é o 8º jogador para a primeira posição do meio campo. O plantel do Criciúma já tem Hênik; Carlinhos Santos; Jáckson; Pirão, que foi contratado como volante e está atuando na lateral; Diego Felipe; Diogo Caxuba e Mateus que ainda nem estrearam; e, por último Baráka. Curiosamente, Édson Gaúcho havia solicitado alguns nomes e não foi ouvido pela Direção. Já, Guto Ferreira pede e recebe! Há outras curiosidades e questionamentos no Criciúma "de Guto". O atacante Zé Carlos volta pra cuidados na preparação física afim de recuperar condicionamento mesmo que tenha sido usado em três jogos. Enquanto isso, Nícolas que pouco mostrou está sendo aproveitado. Já o zagueiro Rodrigo e o atacante Valdo, que estavam treinando em separado e chegaram a ser disponibilizados para empréstimo, acabaram reintegrados. O lateral Marinho Donizétte já mostrou que pode ser útil. Mas, momentaneamente não tem a confiança do treinador. E, insisto: mesmo sem ter sido brilhante até agora, Bréitner merece titularidade e Jáckson é o menos qualificado dos volantes e continua recebendo oportunidade.
Quem entende? Quem explica? Alguém se habilita?

Durante o programa que apresento......

.....na Rádio Eldorado, o Eldorado Total, nesta quarta(22) ouvi o sr. Ricardo Saporiti, engenheiro responsável por um estudo realizado pela FIESC que aponta o fim das obras de duplicação do trecho Sul da BR-101 para depois de 2.016. Na referida entrevista algumas situações ficaram bem esclarecidas e tento repassá-las aos leitores. Por exemplo, são sete e não quatro "gargalos" que dificultam ainda mais a conclusão dos trabalhos. Além dos problemas a serem resolvidos envolvendo a passagem por Araranguá; Morro do Formigão, em Tubarão; Canal das Laranjeiras, em Laguna; e, Morro dos Cavalos, na Grande Fpolis; existem mais três pontes, todas entre Jaguaruna e Tubarão, que podem atrasar o final da duplicação por tempo indeterminado. Isso sem falar que os problemas em licitações do Lote 25, aquele entre Capivari de Baixo e Laguna, e a ausência de licença ambiental para "mexer" no Morro dos Cavalos, também podem atrapalhar tudo. Enfim, parece que por um bom tempo ainda vamos continuar enfrentando engarrafamentos e cada vez mais perigos no tal trecho Sul da 101. Só nos resta pressionar com manifestações e ações políticas. Se bem que se depender da nossa classe política......

terça-feira, 21 de junho de 2011

Será que Guto Ferreira.....

....está perdido? Faço este questionamento por aquilo que estamos observando no trabalho do novo técnico. Oras bolas.....depois de utilizar escalações com capacidade duvidosa e substituições equivocadas nos jogos contra ASA e Boa Esporte, Guto Ferreira projeta um time sem os dois melhores jogadores nas duas últimas partidas: Bréitner e Pedro Carmona. Na atividade da tarde desta terça(21), o time titular teve Andrey; Thôni, Rogélio, Ânderson Conceição e Pirão; Hênik, Jáckson, Rôni e Aloísio; Schwenke e Bruno Meneghel. Perguntas: Por que não Pirão como segundo volante em lugar de Jáckson com Marinho Donizétte na lateral esquerda? Quais os motivos para as saídas de Bréitner e Pedro Carmona? E, com essas atitudes claramente sem muito embasamento e não bem entendidas por nós e também pelo torcedor, como acreditar na competência e viabilidade da nova Comissão Técnica? Ah....e o Diogo Oliveira, o Diogo Caxuba, ambos estão num contexto de aproveitamento ou não?
Esses questionamentos são perfeitamente pertinentes em razão da instabilidade que tem demonstrado o Criciúma nas seis rodadas do Brasileiro. Pode ser que a sequência de jogos e o passar do tempo me convençam. Mas, até agora, não sinto segurança e confiança no trabalho de Guto Ferreira!

A maior torcida do Brasil.....

....está perplexa. Os flamenguistas ainda não viram Ronaldinho Gaúcho jogar o que se esperava. Lembram quando ele chegou? Recepção digna de uma celebridade com muita festa e promessas de gols, vitórias e títulos. Alguns meses se passaram e as expectativas não se confirmaram. Faltam mais gols, mais vitórias e principalmente as conquistas e os títulos. No último domingo(19), o técnico Wanderley Luxemburgo substituiu Ronaldinho ao final do clássico contra o Botafogo, no Engenhão, pelo Camp. Brasileiro, ocasionando uma "sonoríssima" vaia por parte da torcida rubro negra. Todas essas situações estão causando grande prejuízo ao clube da Gávea. Alguns contratos publicitários não podem ser viabilizados justamente pela falta de retorno do investimento feito na contratação do jogador. Convenhamos, até o momento o filho da Dona Miguelina tem jogado muito pouco e nem de perto apresenta o futebol de quatro ou cinco atrás. Além disso, Ronaldinho Gaúcho continua exagerando em festas e noitadas pelo Rio de Janeiro e em outras cidades, inclusive Florianópolis. Minha conclusão é que trata-se de um "quase ex-atleta" mas que em alguns jogos tem raros momentos de genialidade.
Ah! Salário de Ronaldinho Gaúcho? Algo em torno de 1 milhão de reais fixos e mais 800 mil em participações publicitárias!!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Em Içara...PP x PMDB ou PP & PMDB

As eleições ainda estão longe, mas os bastidores da política em Içara fervem! Muitas especulações e conversas abrangem todo o cenário politico. Havia uma grande aproximação entre uma ala do PP e o atual prefeito Gentil da Luz. Era notável o descontentamento dos filiados de ambos os partidos com essa tal possibilidade, porque quem conhece e vive política em Içara, sabe bem que são partidos com ideais e pensamentos diferentes, são inimigos quase que mortais em época de eleição, o que estaria então motivando tal aproximação? Interesses pessoais de alguns?
Aproximação esta que foi "brecada" com a criação da tal comissão próvisória do PP, que indicou o advogado Tarcisio Lima como presidente.
É como querer misturar água e óleo... não funciona... não combina! Mas como na política tudo é possivel, nos resta esperar para ver o desfecho desta história.

(Por Liliane Cristina da Costa)

Vi, ouvi, prestei muita....

....atenção e repasso à vocês. Na verdade outro caso de um programa de TV que faz doações a pessoas carentes e acaba por atingir seu objetivo que é o de ganhar vários pontos em audiência. Pois bem, o ocorrido foi durante o programa do Luciano Huck, exibido aos sábados à tarde na Globo. Nada a comentar sobre o programa ou o ato da entrega de uma nova casa a uma senhora de pouco mais de 35 anos com duas filhas, uma de 16 e outra de 12 anos. O que chamou minha atenção diz respeito ao grau de esclarecimento, inteligência e cultura que as três demonstraram. Trata-se de uma mãe, na zona leste de São Paulo, capital, que sobrevivia com 300 reais por mês captados na venda de sucos de açaí. Olha, com esse valor, mãe e filhas conseguiam sustentação básica. Além disso, graças a programas sociais, participam até de aulas de canto, música e dança!!! E mais: tinham(e têm, claro!) muitos objetivos na vida. Tudo era anotado e planejado com "bilhetinhos" espalhados por vários locais da casa.
Nada demais? Não! Pra mim, mais um exemplo de otimismo na vida da qual precisamos tirar lições. Hoje reclamamos de tudo e nada nos contenta. Ou seja, fatos do cotidiano passam na frente dos nossos olhos e as vezes não vimos quase nada! Somos "chorões" demais!!!!

domingo, 19 de junho de 2011

Mais sorte que juízo!

Foi o que teve o Criciúma depois de terminada a  6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Afinal, o Tigre continuou na 8ª colocação só que com 9 pontos. Numericamente analisando é uma campanha razoável considerando-se que somente seis rodadas foram realizadas de um total de 38. Entretanto, entendo que há sim a necessidade de uma boa reflexão por parte de quem comanda o futebol e o Clube, em si. Leia-se Rubens Angelotti e Antenor Angeloni. Em dois jogos o Criciúma apresentou muito pouco. Tecnica e taticamente o time foi inferior se formos comparar com os tempos de Macúglia e Édson Gaúcho. Outra coisa: o novo técnico realizou substituições equivocadas nos dois jogos em que comandou. Além disso, o próprio Guto Ferreira reclamou da falta de tempo para trabalhar e ele mesmo concede folgas quando poderia ter programado atividades para este fim de semana. Longe de querer colocar "lenha na fogueira", massss.......espero que o ténico dos sonhos de Angeloni não lhe cause pesadelos!!!