sábado, 8 de setembro de 2018

Criciúma 2 x 0 Fortaleza. Tigre jogou bem e mereceu vencer!!

Jogando um futebol consistente e de muita superação, o Criciúma ganhou a segunda partida consecutiva neste returno do Campeonato Brasileiro. Novamente, sem encher os olhos de quem assistiu o jogo, a equipe comandada por Mazola Júnior cumpriu à risca o que determinou o técnico, realizaram aquilo que foi treinado e o resultado de 2 a 0 acabou sendo justo! Por outro lado, é verdade que o time cearense ficou bem mais tempo com a bola no pé. Números referentes à posse de bola indicam algo em torno de 70% a favor do Fortaleza. Contudo, à exceção de uma cabeçada bem defendida por Luiz e outra chance com Gustavo que errou ao tentar encobrir o goleiro do Criciúma, o time treinado por Rogério Ceni só rondou a área adversária e não conseguiu causar maior perigo!!
Pelo que pude observar, o atacante Vítor Feijão foi o principal jogador do Criciúma! Sofreu o pênalti convertido por Zé Carlos, ainda na 1ª etapa, e, já no finalzinho do jogo, acertou belo chute da entrada da área após contra-ataque que acabou sendo letal pra definir o placar de 2 a 0! Num todo, o jogo foi bem movimentado! Três expulsões: duas do Fortaleza e uma do Criciúma. Mesmo assim, uma arbitragem que apesar de muita disputa e jogadas mais duras, soube controlar bem o jogo!
O técnico Mazola Júnior tem a maior parte dos méritos em relação à evolução do Criciúma na competição! Claro que os jogadores em campo são os que definem o jogo e o comportamento tático. Mas, se não houver competência e autoridade do comandante, nada funciona da forma mais correta e objetiva! Também está bastante claro e evidente que o time do Criciúma tem evoluído positivamente! Há maior entrosamento do conjunto todo e os resultados têm sido conquistados para que a principal meta seja alcançada. Ou seja, o propósito é de manutenção na Série B!! Insisto, com os “pés no chão”, que o campeonato do Criciúma é atingir os 45 pontos necessários para que não corra perigos de voltar pra zona do rebaixamento!! Qualquer coisa além disso, no momento, é sonhar alto demais!!

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

O lixo nas redes sociais é cada vez mais incontrolável!! Tudo em nome da liberdade de expressão!!


Você abre páginas na internet e dá de cara com cada opinião...cada linha de pensamento...!!! De certa forma, uma “ramificação” da democracia! Definição de democracia? Pois bem...“regime político em que a soberania é exercida pelo povo”. Então, cada um é livre pra expor suas ideias! Na rede social mais popular, o Facebook, todo mundo diz o que quer, escreve o que bem entende...sem o mínimo de limites e, principalmente, bom senso! Aliás, uso o Facebook por causa da minha atividade profissional que ajuda bastante na divulgação do Blog que assino. Mas, dá nojo, asco, sentimento de repulsa e rejeição ao ler textos e, vez por outra, assistir vídeos com conteúdo que a ética, os bons costumes e o respeito às pessoas deveriam ser mais apreciados e até priorizados!!

Nem vou me ater às questões do futebol, meu “prato predileto”, porque trata-se de um esporte...uma paixão popular do povo brasileiro. Contudo, sobre causas sociais e assuntos relacionados à política partidária, não há limites pra tanto absurdo e lixo que se lê e vê todo dia!! Vez por outra digo pra mim mesmo que está na hora do “homem lá de cima descer”!! O mundo e a humanidade perderam seus valores, moralidade, ética e respeito aos mais velhos!! Insisto na tese que, “protegido” por uma tela de computador ou de celular, todo mundo vira “macho”!! Fala, ofende, insulta e desfila “metralhadora” pra defender suas teses irracionais e até barbarias!!

O leitor deve estar se perguntando sobre os motivos de tal desabafo. Caramba! Estamos num País onde a nossa segurança está cada vez mais insegura!! Emprego com carteira assinada virou “artigo de luxo”! As pessoas só pensam levar vantagem em tudo e, claramente... “farinha pouca, meu pirão primeiro”! Todo mundo tem “pavio curto”! Os filhos não dão valor ao que os pais dizem! Professor leva tapa de aluno! Bandido recebe apoio dos tais “direito humanos” provocando inversão de valores! Afinal os direitos humanos devem servir pra humano direito...ora bolas!! As leis, com certeza, não foram feitas pra gente honesta e de bem!! A classe política caiu vertiginosamente no descrédito, mesmo com alguns poucos tendo boas intenções!

Tem muita gente passando fome e dificuldade que fica à margem da sociedade! Não aparecem na mídia, nem nos noticiários! Ou, têm a chance e o direito de conquistar um lugar mais honroso pros seus!! Saúde? Cada vez mais “doente”! Filas em hospitais e aguardando por atendimento sem que a esperança por dias melhores ganhe espaço no pensamento! Preços de combustíveis, energia elétrica, artigos alimentícios...enfim, o custo de vida sendo custoso de viver!!! De qualquer modo, um dia a coisa muda!! Fé em Deus que a fé não costuma falhar...!!!

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Criciúma foi buscar um ponto...trouxe três!!

Estava claro que Mazola Júnior e comandados partiram pra Caxias do Sul com ideia de trazer, pelo menos, um ponto do jogo contra o Juventude. Pois a “entrega foi melhor do que a encomenda”!! Sem ser brilhante, o Criciúma mostrou futebol e nível de competitividade suficientes afim de conquistar
vitória muito importante no Campeonato Brasileiro!! O time montado pelo treinador jogou “arrumadinho” e compacto em todos os setores...o que diminuiu as dificuldades inerentes a uma disputa fora de casa, num torneio como a Série B!!
Está bastante claro que Mazola Júnior pretende aproveitar, o máximo possível, jogadores de maior experiência...mais tarimbados e que, teoricamente, sentem menos a responsabilidade de tirar o time da parte de baixo da tabela! Em suas declarações, o técnico tricolor tem dado a entender que a “bagagem” de atletas como Liel, Ronaldo, Élvis, Suéliton, Luiz, Marlon, Sandro, Alex Maranhão, além do goleiro Luiz e do atacante Zé Carlos, estes mais identificados com o Clube pelo número de partidas com a camisa do Criciúma, vai fazer diferença nos confrontos deste returno!
O Blog tem sido bastante crítico em relação ao fraco rendimento dos laterais, dos responsáveis pela criação de jogadas ofensivas e dos finalizadores. Mas, não há como negar que, desta feita, tanto Suéliton como Marlon realizaram muito bom jogo!! Élvis soube usar sua cadência como algo positivo para o sistema proposto por Mazola Júnior. E, se Zé Carlos não fez gol...atraiu muito a atenção dos zagueiros adversários!! Enfim, um Criciúma que, finalmente, pareceu TIGRE...buscando dar o melhor de si para que a vitória se confirmasse!!
O melhor em campo, pelo que pude observar, foi o volante Liel(foto acima)! O ex-Tubarão esteve taticamente perfeito para o que pode ser exigido dele! Vinha jogando como zagueiro, se dando bem, retornou a primeira posição do meio e cumpriu sua função à risca!! Ganhou bolas por cima, antecipou e seu sentido de cobertura contribuiu muito para a solidez do sistema de marcação! Nino e Eduardo, os garotos da casa, continuam evoluindo e, Vítor Feijão, depois de boas jogadas de velocidade, acabou premiado com o gol da vitória!!
Algum leitor pode pensar que...ah, ganhou uma fora de casa e tá tudo resolvido??!! Claro que não!! Afinal, mesmo com o bom resultado na Serra Gaúcha, o Criciúma tem só um ponto a mais em relação ao próprio Juventude que, na tabela, “abre” a zona do rebaixamento!! Hoje o Criciúma é 14º e poderá melhorar muito sua condição no campeonato se produzir bem e vencer as duas próximas partidas que serão em casa: Fortaleza e Avaí!!