sábado, 24 de janeiro de 2015

Por que voltar pra marcar?

É quase uma obrigação de todos os 11 jogadores dispostos em campo num time de futebol... ter de auxiliar na marcação quando este não tem posse de bola. Alguém pode argumentar dizendo que antes não era assim e os jogos eram muito mais atraentes, sob o ponto de vista competição e espetáculo. Masssss...tudo muda! E o futebol da atualidade é bem diferente daquele que nos encantava em outros tempos. São poucos os treinadores que abdicam de usar uma tática bastante conhecida com todos atrás da linha da bola. Quando o time está lá na frente e perde a bola...logo logo vem uma frase(aos gritos)de 99,99% dos técnicos: “Recompõe! Recompõõõõeee!! Volta rápidooooo!!! Marca, marca! Pega...pegaaaa...atenção atráááss!!”.

Na minha opinião, são vários os motivos que levam a grande maioria dos técnicos a agir assim. O maior deles é o medo! Medo de tomar o gol, sofrer derrotas e perder o emprego! Alguns poucos jogadores, entretanto, não se submetem a tal “ordem” do banco. O atacante Wálter, do Fluminense, é um deles. Outros como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário...também não colaboravam com o sistema de marcação. Lembram?? No Criciúma, tanto em 2.012 como no ano passado, Zé Carlos também não era muito chegado a voltar pra marcar. De qualquer modo, é quase uma “febre” mundial no aspecto tático de várias cabeças pensantes que trabalham na área técnica.

O Criciúma faz amistoso neste sábado(24), o único antes da estréia no Campeonato Estadual. Adversário será o Novo Hamburgo lá na casa deles. E, por aqui, o técnico Luizinho Vieira confirma que Eduardo ganha nova chance pra começar um jogo como titular na lateral-direita, em razão da lesão de Maicon Silva. No meio, Ezequiel aparece como surpresa para jogar como volante. Por que escalar o garoto, que é lateral de ofício, no setor de meio-campo?? Pra mim, invenção de Luizinho Vieira! Embora, ainda no time júnior, Ezequiel já tenha atuado, mesmo que poucas vezes, nesta posição. Entretanto, está claro que o menino de Treze de Maio é lateral e não volante!! Quem está perdendo a posição é Rafael Rodrigues, ou Rafael “Tanque”, como queiram. O ataque será formado por Lucca e Bruno Lopes. Assim, o esquema tático do Criciúma é mudado pelo treinador. Luizinho havia dito ser adepto do 4-2-3-1. Com as mudanças, fica bem mais parecido com um 4-4-2. Além de Bruno no gol; os 4 da defesa... Eduardo, Rafael Pereira, Joílson e Danilo Tarracha; mais 4 no meio, sendo 3 volantes...Barreto, Luizinho Mello e Ezequiel, com Cléber Santana mais avançado: e, os 2 atacantes...Lucca e Bruno Lopes. Noto que Luizinho Vieira ainda busca uma formatação tática que lhe agrade e possa render um futebol de maior objetividade e rendimento prático.

E o Arrepiado? Pois meu grande amigo, fiel escudeiro, Passarinho Arrepiado, além de “espiar” o Tigre, vai acompanhar, neste sábado, a decisão da Copa Santiago de Futebol Juvenil, entre Avaí e Independiente Del Valle, do Equador. Pra surpresa de todos, catarinenses e equatorianos eliminaram a dupla Gre-Nal e com méritos chegam motivados para esta final. Da mesma forma, também receberá atenção do “bichinho” a decisão da Copa São Paulo, neste domingo(25), 11 da manhã, entre Botafogo-SP e Corínthians. Nos dois jogos decisivos, o Passarinho aposta em Avaí e Botafogo. Fecho com ele!!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Vem aí mais um Campeonato Catarinense!

Estamos há pouco mais de uma semana do começo de mais uma competição promovida pela “Federeca”...a Federação Catarinense de Futebol. Os clubes, aos poucos estão se remontando e, em termos de contratações, pelo menos até agora, o Criciúma é o que menos se mexeu! Continua firme em seu propósito de dar chances para as categorias de base...aproveitar a garotada da casa, assim como os integrantes de sua comissão técnica. Pelo que observo, Joinville e Figueirense são os mais qualificados, até o momento, para uma boa largada no Estadual/2.015. Ambos são seguidos de perto pela Chapecoense. O Avaí continua com seus problemas financeiros, mas, por tradição, sempre consegue fazer times de raça e as vezes conquista objetivos. Ainda sobre o Criciúma, vai para o único amistoso antes da largada no dia 31 contra o Guarani. Enfrenta o Novo Hamburgo neste sábado(24) com o técnico Luizinho Vieira ainda tentando buscar um padrão de jogo definido e uma forma convincente de jogar. No Novo Hamburgo, algumas figuras conhecidas: Thiago Humberto, Crispim, Luís Mário e Beto Cachoeira...todos com passagem pelo Tigre. Bom jogo que estaremos acompanhando de perto...e de olho vivo!!

Na arbitragem, teoricamente, estamos livres de Jéfferson Schmidt! Para o bem do futebol de Santa Catarina, o referido árbitro completou 45 anos e não pode mais figurar no quadro da Confederação Brasileira de Futebol. Com ele, também encerram teoricamente suas atividades pelo mesmo motivo...Paulo Henrique de Godoy Bezerra e Edmundo Alves do Nascimento. Entretanto, o trio poderá ser chamado para apitar caso se submetam a testes e avaliações da Comissão de Arbitragem da F. C. F. Além disso, pra que eles continuem trabalhando é preciso que haja vontade da Federação Catarinense de Futebol em escalá-los para os sorteios dos jogos no próximo Campeonato Estadual. Na semana que vem, todo o quadro de árbitros da Federação estará em Nova Veneza para a fase final de preparação visando o Catarinense. É uma espécie de pré-temporada, já encerrando, para o pessoal do apito. Importante destacar que Sandro Meira Ricci, árbitro FIFA e funcionário público em Brasília, junta-se à equipe catarinense de arbitragem para trabalhar no Catarinão/2.015. Equipe esta que já tem outro “FIFA”: o paranaense, professor de Educação Física, Héber Roberto Lopes.
Pela ordem, Nadine S. C. Bastos, Sandro Meira Ricci, Delfim Peixoto, Héber R. Lopes e Kléber L. Gil.
.
O Passarinho Arrepiado ficou MUITO indignado ao ler uma matéria, durante esta semana, que envolve a soltura de um traficante em Goiânia. Até aí, nada de novo! Afinal, pra ver bandido ser solto pela Justiça é só observar sites, ver jornais ou tv’s...diariamente e a toda hora!! O que mais intrigou no fato é que, no caso relatado pelo Arrepiado, trata-se do maior traficante de Goiás, de nome Marcelo Gomes de Oliveira, conhecido no meio do tráfico como “Marcelo Zóio Verde”. Gente...é revoltante uma situação assim! O juiz federal, Leão Aparecido Alves, concedeu o habeas corpus e Zóio Verde foi liberado. Os motivos não foram especificados no alvará de soltura. Entretanto, o que se sabe é que tal concessão se deu porque o traficante estava detido há quase um ano e, conforme as leis brasileiras, ninguém pode ficar preso por mais de seis meses sem ser julgado. Sendo assim, os advogados do bandido conseguiram convencer o referido juiz a soltá-lo, cravando mais uma brecha na lei!! Claro que existem váááárias situações em que o acusado espera até mais de 2, 3...até 5 anos pra ser julgado, mas aguarda atrás das grades!! Neste caso, a Justiça autorizou que Marcelo fique em liberdade, à espera do julgamento. Vale frisar que, quando da abordagem da polícia, em 2.014, foram presas outras 14 pessoas. Os agentes policiais tiveram trabalho intenso, pois o acusado não usava celulares para traficar e muito menos “colocava a mão” na droga! Também foi descoberto pela polícia que Marcelo “Zóio Verde” e seus “sócios” eram donos de duas fazendas com mais de 7 mil hectares; 1.500 cabeças de gado; luxuosas mansões ; várias armas, inclusive de uso exclusivo do Exército; 22 veículos nacionais e importados; além de 900 quilos de pasta-base para produção de cocaína!! No entanto, contudo, pois pois...o “cara” foi solto e está aí...no meio da sociedade!! Isso é Brasil...il..il!!!  

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Criciúma 1 x 1 Cruzeiro-RS. Não gostei do que vi!

Apenas um jogo-treino...razoável movimentação de ambos os times, mas um Criciúma ainda muito longe do que imaginamos para a atual temporada! Assim, dá pra resumir o que presenciei no Centro de Treinamentos nesta 4ª feira(21) e o empate em 1 a 1 entre Criciúma e Cruzeiro de Porto Alegre. Há de se levar em consideração que a equipe gaúcha está treinando desde o fim do ano passado para o Campeonato Gaúcho. Já, o Tigre atuou pela primeira vez em 2.015 e está se remontando com jogadores mais jovens e outros poucos remanescentes do plantel de 2.014.

Sobre as formações utilizadas por Luizinho Vieira...uma no 1º tempo e outra no 2º, a inicial teve Bruno; Maicon Silva, Rafael Pereira, Joílson e Danilo Tarracha; Luizinho Mello e Barreto; Lucca, Cléber Santana e Bruno Lopes; Rafael Rodrigues. Esquema 4-2-3-1. Alguns detalhes observados na 1ª etapa quando Criciúma e Cruzeiro colocaram em campo os considerados titulares...o Tigre criou só uma oportunidade de gol e fez! Cléber Santana trocou passes no meio e serviu Maicon Silva que entrava em velocidade na área, pela direita. Este cruzou e Bruno Lopes, de letra, marcou para o Criciúma. Em termos de criação foi só!! Maicon Silva, quase ao final do 1º tempo, sentiu dores na coxa esquerda e acabou substituído por Eduardo. Rafael Pereira, finalmente, atuou como zagueiro...acertou Luizinho! Com isso, entretanto, Joílson jogou no lado esquerdo da defesa e se atrapalhou um pouco. Luizinho Mello foi o destaque positivo, individualmente. E...Bruno Lopes se desgasta demais ao ter que voltar pra marcar e ainda ajudar o setor de frente.
Na 2ª parte do jogo-treino, tanto Criciúma quanto Cruzeiro mudaram todos os jogadores. O Criciúma usou Édson; Eduardo, Iago Maidana, Iânson e Barreto(volante improvisado como lateral-esquerdo); Ezequiel(lateral-direito “quebrando galho” como volante), Vítor Míchels e Kaléb; Maurinho, Gustavo e Róger Guedes. De outro modo, no Cruzeiro, treinado por Luiz Antônio Zaloar...reconheci o meio-campista Paraná que já passou pelas categorias de base do Criciúma. Tem um time forte no quesito porte físico de seus atletas. Pelo que vi, o “Cruzeirinho” vai fazer campanha de manutenção na Série A do Gauchão. Sábado(24) tem mais. Só que amistoso oficial, nos “pampas”, o Criciúma jogará contra o Novo Hamburgo, às 17 horas.

Mesmo que a participação coletiva não tenha agradado, como um todo, é importante destacar que trata-se do começo de um trabalho! O objetivo inicial é recuperar a autoestima e o moral do Criciúma como instituição esportiva depois de tudo de negativo que vimos ano passado. Luizinho Vieira terá tempo e, pelo que se sabe, recebe toda confiança e credibilidade dos dirigentes. Raimundo Queiróz, por aquilo que observamos, está orientando os novos integrantes da comissão técnica. O auxiliar Wílson Waterkemper, ex-atleta do próprio Criciúma e extremamente identificado com o Clube, também tem ajudado bastante. Enfim...mais uma vez ficamos no aguardo de que as coisas sejam diferentes e com objetivos sendo alcançados. Ou seja, tudo do contrário em relação a 2.014!!

Passarinho Arrepiado acaba de me avisar que o Criciúma está eliminado do Torneio Internacional de Santiago, no interior do Rio Grande do Sul. Os “tigrinhos” perderam para o Avaí nesta 4ª(21) por 2 a 0, em uma das partidas das quartas de finais da competição. Convenhamos, desclassificação prevista em razão da má campanha realizada na primeira etapa do torneio quando, numa chave de 5, o Criciúma ficou em 4º lugar conseguindo vaga com apenas uma vitória!! As semifinais da Copa Santiago ocorrem nesta quinta(22) entre Avaí x Internacional; Independiente Del Valle(Equador) x Grêmio. Pelo jeito, segundo o Arrepiado, ta pintando Gre-Nal na final...!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Um Criciúma ainda tímido!

Desta forma avalio estes primeiros dias de trabalho no estádio Heriberto Hülse. Não temos a falação da temporada passada e o pouco discurso é bem mais humilde! Lembro que em 2.014, por esses dias, tínhamos uma expectativa de que o Tigre iria “deitar e rolar” no Campeonato Catarinense. O Brasileiro ainda não era o assunto principal, mas o ambiente era de certa tranqüilidade em razão da manutenção na Série A e um cenário sendo vislumbrado com bastante otimismo para tal competição. O “andar da carruagem” mostrou tudo bem diferente...lembram??

Pois bem...2.015 chegou e com o rebaixamento pra Série B, uma política de aproveitamento maciço do pessoal das categorias de base...atletas e integrantes de comissão técnica. E, finalmente, vimos o primeiro coletivo desta dita “nova fase” do Criciúma. Pra quem não acompanhou os noticiários, passo aqui os jogadores usados na atividade da tarde desta segunda-feira(19), no C. T. Os reservas...Bruno; Ezequiel, Luizinho Mello(volante improvisado na zaga), Diego(um meia que está fazendo testes no time júnior mas que “quebrou o galho” como zagueiro) e Eduardo(outra improvisação, uma vez que é lateral pela direita e atuou na esquerda); Souza(um outro meia que também faz testes entre os juniores e foi “emprestado” aos profissionais), Vítor Míchels e Kaléb; Bruno Lopes, Gustavo e Maurinho.

Já o time considerado titular começou com Édson; Maicon Silva, Iago Maidana, Joílson e Danilo Tarracha; Barreto e Rafael Pereira; Cléber Santana, Róger Guedes e Lucca; Rafael Rodrigues. É um sistema tático...4-2-3-1 bem explícito! Algumas observações...Bruno merece mais a posição do que Édson; Maicon Silva, dentro do que penso, não tem “bola” pra ser titular; Rafael Pereira, insistentemente é usado no meio quando, entendo eu, deveria atuar na zaga. Gols? Eduardo e Gustavo para o time de baixo; Róger Guedes e Maurinho(este entre os titulares no 2º tempo).
Roger Guedes pode ser uma boa opção para Luizinho Vieira no novo Criciúma.
.
Importante destacar que os goleiros Luiz e David, aprimorando a parte física, não estão treinando normalmente; e Peréa, gripado, também foi poupado. Aliás, sobre o colombiano, há informação de que um clube do Equador demonstrou interesse em sua aquisição, mesmo antes dele estrear por aqui; e, Lucca, confirmou que agentes o procuraram afim de uma possível transferência para o Atlético Paranaense. Pelo que pude “pescar” dos dirigentes do Tigre, nenhum dos dois sai e não há interesse dos próprios jogadores em deixar o Heriberto Hülse...pelo menos por enquanto.

Passarinho Arrepiado, sempre muito atento, com um olho no Tigre e outro nas demais coisas da cidade, principalmente depois dos últimos acontecimentos políticos, me informa que 12 mil bocas de lobo estão passando por uma severa limpeza! Me diz que Márcio Búrigo aceitou ser vice e aguarda com ansiedade uma nova decisão judicial...lá do STF, para voltar a ser prefeito! Já imaginaram se isso acontecer??!! Na Fundação Municipal de Esportes, Renato Valvassôri deixou a presidência até mesmo antes de Clésio Salvaro assumir! Dizem que ele e Arleu da Silveira não dividem a mesma mesa!! Huummm...quanto “furdunço” hein?!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Ingressos mais baratos!

Esta é uma velha reivindicação de quase a totalidade de quem acompanha futebol e gosta de freqüentar os estádios. Infelizmente o povão, na verdadeira acepção do termo, está praticamente alijado das praças esportivas. Vivenciamos isso, claramente, durante a Copa do Mundo realizada no Brasil. O pobre...o assalariado, quem ganha quantias baixas na sua folha de pagamento não teve como ir às modernas arenas construídas para o Mundial de 2.014. E isso não ocorre só aqui. Em países de terceiro mundo os menos abastados ficam fora de grandes eventos. No nosso chão, quem ganha 1.500 ou 2.000 reais, por exemplo, como iria comprar uma entrada de 200 ou 300, comprometendo assim o restante de suas despesas??!! Imagina quem percebe o salário mínimo??

Por sua vez, o torcedor do Criciúma sempre reclama dos altos preços cobrados a cada vez que o time disputa uma Série A de Campeonato Brasileiro! E reclama com alguma razão! Afinal, dentro das mesmas avaliações expostas no parágrafo anterior, como gastar 80, 100 ou 120 reais pra acompanhar todos os jogos do Tigre? Sim! Fica bastante difícil...principalmente considerando o verdadeiro torcedor!! Não o oportunista...ou aquele que só vai pra assistir os considerados grandes clubes e depois “vira as costas” pro Heriberto Hülse!

Agora que o Criciúma caiu de divisão muita gente se acha no direito de exigir preços mais baixos. E...por aquilo que já estamos sabendo, os valores não serão os mesmos cobrados ano passado. Obviamente que não! Criciúma x São Paulo, Criciúma x Flamengo, Criciúma x Grêmio...entre outros, são partidas consideradas de alto nível! Entretanto, Criciúma x Boa Esporte, Criciúma x Luverdense, Criciúma x ABC...é outra história! Então...aguardemos. Mas, garanto que os preços praticados serão bem mais em conta pro torcedor...com certeza!!

Mas há a opção em se associar, não podemos esquecer! São algumas alternativas disponíveis, em relação a planos, para quem quer ir todos os jogos. Sei que, mesmo assim, tem torcedor que é quase um fanático, mas prefere não ser sócio e guarda seu “dinheirinho” pra um jogo bom ou decisivo. O que não pode deixar de ser dito é que o futebol está cada vez mais caro e os clubes, na sua grande maioria, estão se afundando...mais e mais...financeiramente! E cobrar ingressos caros é uma forma de tentar amenizar altíssimos custos com jogadores que ganham muito e, as vezes, produzem pouco com retorno bem abaixo do esperado! Uma “ciranda” comum no futebol, em dias atuais!!

Passarinho Arrepiado esteve o fim de semana todo de olho nas categorias de base do Criciúma. Não deu pro time sub-13 na Copa Cidade Verde,em Três Coroas-RS. Perdeu a final pro Igrejinha, nos pênaltes, 4 a 2, depois de empatar no tempo normal em 2 a 2. Futebol é assim! O time treinado por Filipe Monteiro jogou 7 partidas, ganhou 6, fez 28 gols, sofreu 5 e perdeu o título! Na Copa São Paulo, só restavam Figueirense e Criciúma e ambos foram desclassificados neste domingo(18). Os “manezinhos” foram eliminados nas penalidades pelo São Caetano e o Tigre suportou certa pressão do São Paulo até os 40 minutos do 2º tempo quando levou o gol: um a zero que eliminou o Criciúma. De qualquer modo, valeu a campanha e que o Depto. de Futebol tenha observado muito bem quem pode ser aproveitado na equipe principal! 

domingo, 18 de janeiro de 2015

Os Estaduais e o pouco interesse do público.

Os campeonatos regionais não têm mais o mesmo charme de outros tempos. Não há calendário pra fazer uma competição doméstica que dure 6 ou até 7 meses como víamos no passado. Os interesses financeiros...comerciais ficam bem mais em evidência. O futebol na sua essência e a competição em si perderam espaços ao logo do tempo. Assim, a rivalidade entre clubes da mesma cidade ou estado fica menos acirrada. Não há tempo pra tudo!

Em 2.015 o ano já começou com os jogadores voltando de férias. Veio a pré-temporada e, no caso de Santa Catarina e da maioria dos estados, o campeonato regional com 19 datas, duas a menos do que ano passado e 4 a menos em relação a 2.013. Exceção, mesmo, só na Região Nordeste onde os estaduais terão 12 datas em função da Copa do Nordeste e a Copa Verde, reunindo os estados do Norte e do Centro-Oeste.

Pra nós aqui do Sul, os interesses recaem sobre os campeonatos de cada estado, a Copa do Brasil e, claro, o Brasileiro. Lembro ainda que, a Copa do Brasil tem início programado para dia 25 de fevereiro até 25 de novembro, ou seja, 10 meses!! O Campeonato Brasileiro da Série A começa em 10 de maio e vai até 6 de dezembro; o da B, de 9 de maio a 28 de novembro; o da C, de 17 de maio a 22 de novembro; e, o da Série D, de 12 de julho a 15 de novembro. Ainda há o calendário que envolve jogos da Seleção Brasileira e a participação dos clubes do País na Taça Libertadores. Massss...Seleção e Libertadores ainda não afetam...nós aqui de Santa Catarina.

Trazendo pro nosso chão aqui, o Catarinense, que terá sua largada dia 31, não terá os 5 principais clubes à todo vapor já desde o começo. Chapecoense, Joinville, Figueirense, Avaí e Criciúma, naturalmente queimarão seus melhores cartuchos no Campeonato Brasileiro. Talvez os outros participantes do torneio priorizem o Catarinense. Casos de Marcílio Dias, Atlético de Ibirama, Metropolitano, Internacional de Lages e Guarani. Pra eles e seus torcedores o Estadual tem mais graça e desperta maior interesse.

Vale destacar que, nos dias atuais, temos uma verdadeira enxurrada de jogos pela televisão todos os dias da semana. É muito futebol! E...quem pode e se acostuma com o conforto de sua casa, as vezes com ar condicionado, aparelhos de tv com imagens em alta definição, tomando sua cervejinha...prefere quase que abandonar os estádios. Não se trata de deixar de gostar do time do coração! Mas, sim, convenhamos, de qualidade de vida! Os ingressos são caros, no estádio geralmente o sol atrapalha, o transporte, um lugar pra estacionar o carro, os lanches também têm altos preços...! E ir ao estádio geralmente mais alguém da família vai junto, seja um ou mais filhos, a esposa...a namorada, o que representa um custo bem maior! Melhor ser sócio? Sim, com certeza! Por outro lado, não condeno ou critico quem prefere o sofá ou uma confortável e aconchegante poltrona de sua casa, em detrimento das arquibancadas ou cadeiras de uma praça esportiva.

Masss...entretanto, contudo, pois pois...cada um com suas preferências. O Passarinho Arrepiado e eu vamos sempre aos jogos até pelas nossas atividades profissionais! E, se não fosse por tal motivo, iríamos do mesmo jeito! Afinal, embora com todas as proibições disto e daquilo e, em algumas situações, até uma forte sensação de insegurança, tenho o futebol como paixão e ocupação...interesse atrativo! Então, futebol pra mim e pro Arrepiado é conferindo “in loco”...ao vivo, no local do jogo!!