quinta-feira, 13 de maio de 2021

74 anos! Uma vida de glórias e conquistas!! (Esqueçamos, pelo menos hoje, o presente!)

Lá se vão 74 anos de uma história riquíssima que merece admiração e respeito de todo o povo catarinense! Na semana do seu aniversário, uma simples homenagem do Blog do Gilberto Custódio com uma participação do colega de imprensa Rogério Dimas que permitiu "roubatilhar" algumas de suas fotos para que pudéssemos publicar aqui neste espaço! São imagens que proporcionam lembranças e momentos de nostalgia! Esqueçamos, SÓ MOMENTANEAMENTE, o tempo presente do Criciúma! Então, aprecie!! 



















quarta-feira, 12 de maio de 2021

O mais importante é a bola no fundo da “casinha”!!

Vejo, quase todos os dias, na televisão, programas que abordam o futebol. Aliás, o futebol, pra quem me conhece, faz parte da minha vida! Nasci, cresci e já estou quase perto da chamada terceira idade...sempre acompanhando esse esporte, que é o de maior apelo popular no mundo inteiro!! Assim, ouço e tento entender as mais variadas formas de se analisar confrontos entre dois times, sejam eles de bom nível técnico ou não!! Fico cá pensando...quantas e quantas “táticas” são empregadas por treinadores espalhados pelo mundo inteiro!

Só que nada consegue o efeito desejado se a bola não entrar no gol!! Na teoria, é simples!! Jogar bonito a Seleção Brasileira o fez em 1.982 e terminou sendo eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo, na Espanha. Há quem diga, inclusive, que foi o futebol mais lindo de se ver em um torneio mundial!! Só que, já naquela época, a competitividade e a força superaram a boa qualificação técnica e a Itália, com Paolo Rossi em grande fase, tirou o favoritismo brasileiro e rumou pra conquistar a competição!!

Váááááários outros exemplos podem ser citados! Por aqui, em 1.992, lembro que o Criciúma ganhou TODAS AS ETAPAS classificatórias do Campeonato Catarinense...foi o “trem pagador” do torneio e, numa fase de mata-mata, perdeu os jogos pro Avaí e “caiu fora” do Estadual! E olha que dava gosto ver jogar aquele Criciúma que vinha da conquista da Copa do Brasil, no ano anterior; e, de uma excelente campanha na Taça Libertadores da América! Lembram??

Pois, na temporada seguinte, o Criciúma reformulou um pouco seu elenco, trouxe Sergio Ramirez pra dirigir a equipe, o time era meio “retranqueiro”...só que ganhou o Catarinense, com recorde, na época, em jogos vencidos fora de casa! Além disso, o Tigre conseguiu se manter na então 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, equivalente à Série A de hoje, jogando um futebol sem brilhantismo, masssss...muito eficaz no aspecto competitividade!! Fica a dica: jogando feio ou bonito, o mais importante é ter intensidade de jogo e “botar a bola no fundo da casinha”!!!!