quinta-feira, 12 de março de 2020

A semana do Coronavírus.

Que coisa, hein?? Até a Conmebol adiou as duas primeiras rodadas das Eliminatórias pra Copa do Qatar em razão deste vírus que já afeta parte do mundo!! Aliás, o tal Covid-19 começou a se espalhar pelo Planeta, causando extrema preocupação em toda a população!! Ainda sobre a questão dos jogos envolvendo as Eliminatórias Sul-Americanas, a Seleção Brasileira jogaria contra Bolívia e Peru, respectivamente nos dias 27 e 31 deste mês. Só que, em razão de precauções com o Coronavírus, todas as partidas foram adiadas!! Por causa dessa pandemia, alguns campeonatos pela Europa estão suspensos e até a Champions League teve jogos com portões fechados, durante esta semana!! Que coisa hein??

Semana de Libertadores da América e o Flamengo permanece imbatível!! O que é mais curioso, ainda, o fato de estarmos em início de temporada e os caras parece que nem tiraram férias!! O time todo continua correndo e jogando muito!! Gabriel Barbosa, o Gabigol, continua em grande fase...sendo participativo e fazendo o que mais a torcida quer: gols!! Viramos o ano e nenhum outro time, no Brasil, parece dar indícios de que possa pretender quebrar essa "hegemonia" do Flamengo! Como se existisse o Flamengo, bem acima dos demais concorrentes, e...o restante, "tudo japonês"!!

O Campeonato Catarinense vai pra última rodada da competição no que tange à fase de classificação. Depois, os jogos "mata-mata", até que se conheça o campeão estadual de 2.020. Na rodada passada, surpreendeu não a vitória, mas, o placar de 3 a 0 que a Chapecoense impôs pra cima do Joinville! O time de Chapecó era lanterna e, com os 3 pontos conquistados, já pulou pro grupo de classificação que envolve os oito primeiros na tabela. Aliás, sobre a questão rebaixamento, acho difícil a situação de Concórdia e Tubarão. Mais, ainda, do Peixe que atravessa crise financeira, inclusive com salários em atraso!!

Quanto ao Criciúma, imagino ser pouco provável que o Tigre consiga a quarta colocação, posição que lhe daria o direito de jogar a segunda partida em casa, na etapa seguinte do torneio!! Roberto Cavalo está pensando em deixar de fora alguns jogadores que estão mais "cansados" e dar oportunidade para outros que vem sendo pouco usados na competição!! No entendimento da comissão técnica do Criciúma e de seus dirigentes, um...digamos "primeiro objetivo" já foi alcançado. Ou seja, o time classificou e, agora, o que vier daqui pra frente, em virtude da baixa qualidade técnica do grupo de jogadores, estará dentro do "planejado"!! Pouco?? Não...muito pouco!!! O tamanho da marca Criciúma E. C. é MUITO MAIOR do que aquilo que vem sendo apresentado em campo!! Sendo assim, só nos resta torcer para que "os deuses do futebol" dêem uma mãozinha e o Criciúma vá buscando os resultados que precisa afim de chegar à final do Campeonato...!!! Huuummm...vou fingir que acredito!!"

segunda-feira, 9 de março de 2020

Roberto Cavalo desviou o foco e preferiu enfatizar a classificação!!

Baixa qualidade para Criciúma 0 Figueirense 0, na tarde de domingo(08), no Estádio H. Hülse!! O time da Capital ainda foi um pouquinho melhor do que o Tigre! Mesmo assim, o empate sem gols acabou "premiando" a incompetência coletiva e ofensiva das duas equipes!! Se bem que o Figueirense até criou mais e teve um gol mal anulado pela arbitragem, com alegação de impedimento! De qualquer modo, num contexto geral...jogo medíocre para o tamanho de duas grandes marcas do futebol catarinense!! O Criciúma voltou a ser pior do que já vinha sendo!! Que o grupo, de modo geral, é fraco tecnicamente...todos sabemos!! Mesmo assim, entendo que o treinador Roberto Cavalo já poderia ter "tirado" um pouco mais do time que ele mesmo ajudou a montar!! Aliás, o próprio Roberto Cavalo, após o jogo, preferiu dar ênfase à classificação antecipada à próxima etapa do Campeonato Estadual do que reconhecer a fragilidade do elenco!! Tem momentos em que o comandante tricolor se perde na disposição tática do time em campo e até quando promove substituições!! Que o técnico do Criciúma manja de futebol...isso a gente sabe!! Mas, que os jogadores poderiam estar rendendo um pouco mais...ah isso não tenho nenhuma dúvida!! 


Durante o fim de semana realizei uma entrevista com o presidente Jaime Dal Farra e a coloquei nas duas páginas que tenho no Facebook. O linck é este: https://www.facebook.com/gilberto.custodio.7/videos/2797573897000456/De todas as vezes que conversei com o mandatário tricolor, pelo menos das últimas, foi quando senti maior segurança e interesse nele em tentar reeguer o Criciúma e seu prestígio que anda bastante abalado!! Durante a referida conversa, Jaime confirmou que o Criciúma tentou trazer de volta o atacante Lucão, hoje no Goiás. Contudo, o técnico Ney Franco não liberou o atleta para o Tigre! E olha que o as duas direções já haviam acertado até que, boa parte dos salários do atacante, seriam pagos pelo Goiás!! Também fiquei sabendo que o Criciúma se interessa por Camilo, aquele meia que já jogou em Botafogo, Inter e Chapecoense, dentre outros, e hoje, está no Mirassol. Acho difícil tal aquisição em razão de que o jogador possui prestígio elevado e, dificilmente, se disporia a encarar uma Série C pelo Criciúma!!


Nas atuais circunstâncias, sei perfeitamente que, pedir "crédito" junto à torcida para o presidente Jaime Dal Farra é querer "levar um tiro"!! Há uma exigência muito grande para que bons jogadores sejam trazidos afim de que o Criciúma possa ter condições de brigar por títulos e conquistas!! O próprio histórico recente de Dal Farra não o ajuda!! Mas, já se sabe que o contrato com a G. A. termina só em 2.022 e, até lá, ele Jaime, é quem será o comandante. Aproveitei a solenidade de reabertura da Loja Tigre Maníacos pra conversar muito com outros dirigentes, alguns poucos atletas que lá estiveram e também com integrantes da comissão técnica. Percebe-se que trabalho e vontade em acertar não falta a ninguém!! Entendo, de outro modo, que não há saída!! Ou seja, todos que lá estão precisam e devem ser apoiados!! De novo, não custa nada dar mais um voto de confiança à esta equipe que ocupa os cargos, no Clube, ligados ao produto futebol!! Lembrem-se que as pessoas passam e a instituição fica!! Se ajudarmos a "levar pra cima" as situações expostas, será bem melhor do que "jogar pra baixo" e, principalmente, ficar desfilando ódio nas redes sociais!!