sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

O Criciúma de 2.023.


Dirigentes e colaboradores do Criciúma se reuniram, durante esta semana, pra confraternizar e, claro, comemorar muito o que aconteceu em 2.023! E nem poderia ser diferente! Pois, meu amigo e vice-presidente administrativo do Criciúma E. C., Alexandre Farias, expôs algumas situações que, repasso aqui neste espaço. Um trabalho iniciado lááá atrás, depois da saída de Jaime Dal Farra, na administração de Anselmo Freitas e potencializada, à seguir, pelo, hoje presidente, Vilmar Guedes. Todos os envolvidos foram visionários e corajosos para, sem "dar o passo maior do que a perna", transformar o Criciúma num clube vencedor e, de novo, protagonista no futebol de Santa Catarina! Vale à pena conferir:

O ANO é 2023:

Campeão Catarinense Profissional em 2023.

Campeão Catarinense Sub-20 em 2023.

Campeão Catarinense Sub-17 em 2023.

Campeão Catarinense Sub-15 em 2023.

Final Sub-21 em 2023 em disputa.

1. Planejamento estratégico iniciado em 2021.

2. Remontagem das categorias de base com projeto Tigrinhos, sub 11, sub 13 e sub 15.

3. Reestruturação do HH com melhoras significativas na manutenção do Estádio.

4. Manutenção significativa do elenco e comissão técnica desde 2021.

5. Recriação da Sala Troféus Decio Bianchini Goes.

6. Edificação do Pub Tigre no Estádio.

7. Edificação de Barbearia Estádio.

8. Infinitas obras no CT na manutenção; criação de espaços funcionais e remodelação de nossos gramados no CT. 

9. Aquisição de equipamentos para melhora física dos atletas na área fisioterápica e fisiológica, bem como equipamentos de última geração voltados para performance.

10. Contratação de empresa de renome internacional para manutenção dos gramados do CT e HH.

11. Reconstrução de um campo no CT com gramada bermuda, a mesma do HH.

12. Criação da Galeria dos Ex Presidentes do Clube.

13. Reforma e disponibilização de uma nova sala ao Conselho Deliberativo Clube.

14. Concessão a todos ex atletas e ex técnicos do tigre a entrada gratuita em jogos.

15. Reaproximação do tigre com ex atletas e cessão de sala clube para AGAP objetivando o auxílio irrestrito a ex atletas na área médica, psicológica e social.

16. Parceria com mais de 100 empresas na região com permutas diversas.

17. Retorno futebol feminino desde o Sub 14, com mais de 60 atletas e vários títulos conquistados.

18. Remodelação total TV TIGRE.

19. Remodelação total departamento marketing do clube.

20. Melhora significativa dos patrocinadores do uniforme clube, sendo que em 2023 alcançamos a maior valorização em patrocino da história.

21. 18.000 sócios em menos de 01 ano.

22. Devolução do clube a torcida, cidade e região sul.

23. Reaproximação do clube com a torcida, conselho e reabertura total da instituição.

24. Valorização da marca no cenário nacional principalmente.

25. Retorno projeto Cônsules.

26. Loja Tigrenaníacos no Nações Shopping.

27. Ampliação e construção de novos Bares no HH.

28. Acesso série B Brasileiro em 2022.

29. Manutenção série B em 2022.

30. Campeão série B Catarinense em 2022.

31. Campeão Catarinense Profissional em 2023.

32. Campeão Catarinense Sub-20 em 2023.

33. Campeão Catarinense Sub-17 em 2023.

34. Campeão Catarinense Sub-15 em 2023.

35. Final Sub-21 em 2023 em disputa.

36. Acesso série A 2023

37. Aumento Real para colaboradores Clube

38. Clube mais humanizado

terça-feira, 28 de novembro de 2023

A renovação de Claudio Tencati e a dúvida de Éder.

O Criciúma confirmou a permanência do técnico Cláudio Tencati e do seu auxiliar Aléssio Antunes para a próxima temporada. Dirigentes do Clube acertaram a renovação dos comandantes do acesso do clube para a Série A do Campeonato Brasileiro e do título do Campeonato Catarinense. Tencati e Aléssio, que estão no clube desde 2021, assinaram contrato até o final das competições de 2024. Cláudio Aparecido Tencati tem 50 anos e iniciou sua caminhada no comando do Criciúma no quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2021, conquistando o acesso para a Série B do ano seguinte. Em 2022, Tencati e Aléssio tiveram a missão de garantir o acesso para a elite do Campeonato Catarinense e confirmaram a vaga com o título da B do estadual. Ao mesmo tempo, o Tigre fez uma campanha sólida na Série B do Brasileiro. 

Neste ano, com Cláudio Tencati no comando, o Criciúma conquistou o título do Campeonato Catarinense após 10 anos de jejum e também confirmou o acesso para a elite do Campeonato Brasileiro. "Graças a Deus desde que chegamos ao clube conquistamos todos os objetivos traçados pela diretoria. Este ano com toda certeza foi o melhor de todos. Garantimos a taça do Catarinense, a vaga na Copa do Brasil do próximo ano e recolocamos o Tigre na Série A. Estamos muito motivados para os desafios de 2024", enalteceu o comandante. 

.

O atacante Éder ainda não sabe se continuará nos gramados ou se seguirá a carreira como dirigente do Criciúma. Em entrevista ao programa Bola da Vez, do canal pago ESPN, ele afirmou que decidirá o que fará da carreira em dezembro. “Agora que o ano terminou, quero descansar um pouco a cabeça, por alguns dias, e depois vou sentar com o presidente para ver o que será melhor para todos”, comenta. O contrato de Éder com o clube vai até o final do ano que vem, mas há a possibilidade de que ele se torne dirigente já em 2024. O atleta conviveu com as dores nas costas, na região lombar, em boa parte da Série B. O atacante foi um dos artilheiros do Tigre, na temporada , com 11 gols, ao lado de Fabinho. Éder marcou nove vezes na Série B, outro no Catarinense e mais um na Copa do Brasil.

Aos 37 anos, Éder retornou neste ano ao Tigre, após passar pela Itália, China e São Paulo. Ele encontrou o clube de forma diferente. “O Criciúma evoluiu muito em termos de estrutura: tem vários campos no centro de treinamento, alojamentos bons para a base, refeitório, academia… O presidente Vilmar Guedes me pediu para ajudar nas melhorias do clube. Acho consegui passar um pouco da minha experiência”, pontua. Éder chegou para a base do Criciúma aos 14 anos e morou debaixo das arquibancadas do estádio Heriberto Hülse. Neste período, viu, como torcedor, o Tigre subir para Série A do Brasileiro, em 2002. “Algumas vezes ficava como gandula na hora dos jogos e sonhava um dia me tornar um atleta profissional”, conta. Neste ano, ele marcou um dos gols que valeram o acesso, diante do Botafogo-SP, e se emocionou ao ver o filho comemorando nas mesmas arquibancadas em que ele morou. “Olhava para a arquibancada do Heriberto Hülse e estavam os meus amigos e familiares. Meu filho lá no meio da galera, foi uma coisa mesmo sensacional, sem explicação”, diz.

.

Obs.: As reportagens, acima, constam do site oficial do Criciúma E. C., com Celso da Luz; e, do TN SUL, com Tiago Monte.