sábado, 15 de agosto de 2015

As projeções de Petkovíc.

Há algumas semanas atrás, o técnico do Criciúma disse que pretendia chegar ao final do turno do Campeonato Brasileiro da Série B com 27 pontos. Desta forma, o planejamento está cumprido! O Tigre já tem 27 pontos!! Masss...obviamente que qualquer ponto conquistado é bem vindo...seja lá em que circunstâncias ocorrerem! Ainda mais se for fora de casa...não é mesmo?? Até porque, faltando uma rodada pro fechamento do turno, o Criciúma pode atingir a marca dos 30 pontos. Importante frisar, entretanto, que mesmo conseguindo mais do que imaginado, o Criciúma não chegaria à metade do que precisa conquistar pra garantir acesso à Série A! Pra se ter uma idéia...observem a classificação final dos quatro primeiro da Série B de 2.014: Joinville, 70 pontos; Ponte Preta, 69; Vasco, 63; e, Avaí...62 pontos. Vale frisar que o América Mineiro perdeu seis pontos no STJD por causa de escalação irregular, atingindo 61 pontos. Isso nos leva a interpretar que, pra garantir acesso...tipo, não correr riscos, podem ser necessários entre 62 e 64 pontos! E, com os 27 que tem, o Criciúma precisaria de mais 35 a 37 pontos afim de garantir seu retorno à elite do futebol nacional. Contando o jogo diante do CRB, neste sábado(15), faltam 20 partidas para terminar a competição. Não sou matemático... nem é minha “praia”! Massss...alguns números estão expostos e cada um pode tirar suas conclusões!! Lembrando que, no momento, o Criciúma é 9º na tabela de classificação, 27 pontos, 50% de aproveitamento.
Sobre o time que está sendo montado pelo técnico Dejan Petkovíc para a partida contra o CRB, em Maceió, no Rei Pelé(foto acima), duas ausências importantes: o zagueiro Fábio Ferreira, ainda no Depto. Médico se recuperando de lesão; e, o volante Wéllington, suspenso. E...pelas informações que chegam das Alagoas...não há muito o que mudar, não! Marcão viajou, treinou e entra no meio campo. Assim, basicamente, a mesma formação do jogo passado: Luiz; Maicon Silva, Wânderson, Wílliam Rocha e Guilherme Santos; Marcão, Paulinho e Róger Guedes; Maurinho, Neto Baiano e Lucca. Eu colocaria o Paulo Sérgio e daria uma chance pra que Jéfferson começasse um jogo como titular. Sairiam Neto Baiano e Maurinho, mesmo reconhecendo o esforço de ambos em tentar ajudar!!

Entre os representantes de Santa Catarina na Série A do Campeonato Brasileiro, destaque para um “esboço de recuperação” que apresenta o Joinville, no momento. Ocupou a lanterna durante um bom tempo e, hoje com 16 pontos, saiu da 20ª para a 17ª colocação. Na rodada do meio de semana conquistou vitória expressiva ao derrotar o Cruzeiro, em casa, por 3 gols a zero. De outro modo, tem uma “parada” duríssima neste fim de semana: o Grêmio, em Porto Alegre. Sim...logo o Grêmio que vem de dois excelentes resultados...vitória com goleada no Gre-Nal e em Belo Horizonte, contra o Atlético Mineiro. Mesmo não ajudando lá muita coisa... convenhamos que o empate seria um bom resultado na Arena!

Quem anda com a “pulga atrás da orelha” é a dupla de Florianópolis. Ambos têm 20 pontos cada e bem próximos da zona do rebaixamento. O Figueirense vai ter de encarar o Fluminense, no Maracanã. E...o Flu vem de duas derrotas, o que naturalmente aumenta a pressão! Já, o Avaí pega o Corínthians, na Ressacada...outro adversário que, por certo, tentará impôr muitas dificuldades. Por sua vez, a Chapecoense terá pela frente o Atlético Mineiro, em Chapecó. O Galo vem de derrota pro Grêmio, em casa, e quer buscar a liderança da competição, perdida na rodada anterior. Só que a “Chape”, há oito rodadas na 9ª posição, pretende “vôos mais altos”! Além disso, no Índio Condá, tem mostrado força e competência! Por certo...bom jogo! Minhas apostas? Figueirense, Avaí e Joinville...perdem! Só a Chapecoense tem melhores condições de bom resultado!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Argel Fucks no Internacional.

É a principal notícia do futebol, no momento, pelo menos pra nós aqui do Sul. Argel Fucks tem identificação com o colorado gaúcho. Nunca escondeu que é torcedor do Inter, onde já foi atleta vencedor, chegando, inclusive, a ser convocado pra Seleção Brasileira quando jogava por lá. Aliás, Argel Fucks era zagueiro que conseguia aliar razoável qualidade técnica com determinação e garra impressionantes! Tal espírito ele trás até hoje, como treinador. Lembro que Argel teve três convocações pra Seleção Brasileira: sub-17, sub-20 e, em 1.995, foi chamado para 5 partidas afim de atuar no time principal. Bom zagueiro? Sim! Masss...nada de exuberante...craque!! Sempre teve em Ênio Andrade, ex-técnico e já falecido, seu principal “professor”!
Argel Fucks chegou no Criciúma em 2.010 quase junto com a então Gestão de Ativos, a G. A., lembram?? Teve papel importantíssimo no acesso do Criciúma, naquele ano, da Série C para a Série B! Na época, foi uma indicação do presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelletto. Desceu de helicóptero no círculo central do gramado do estádio Heriberto Hülse... recordam disso?? As vezes com declarações polêmicas e algumas atitudes, como técnico, nem sempre recebendo aprovação da maioria da torcida, Argel deixou boa impressão no Tigre. Depois de 2.010, atendeu pedido do presidente Antenor Angeloni para, na reta final do Campeonato Brasileiro da Série B, tentar tirar o time de um iminente rebaixamento. E conseguiu!! Se não fosse a língua afiada talvez tivesse continuado por aqui!

Estava no Figueirense desde 2.014 e, este ano, conseguiu ganhar o Estadual Catarinense no “tapetão”!! Em campo, deu Joinville...não podemos esquecer! Por sinal, é o único título de Argel Fucks como técnico! Chega ao Beira Rio num momento em que o clube não atravessa bom momento. O Inter se esquivou do Campeonato Brasileiro para priorizar a Taça Libertadores. Se deu mal! Encontrou o Tigres, do México, pela frente e acabou eliminado! Os resultados pouco convincentes fizeram com que os dirigentes demitissem Diego Aguirre. Dizem que o Inter andou atrás de Mano Menezes e até do último campeão da Copa América, o argentino que treina a seleção do Chile, Jorge Sampaoli. Negativa aqui e ali...reunião em Florianópolis acabou por confirmar Argel Fucks. É o cara? Pro momento do Inter, entendo que sim! Pelo seu estilo “durão” e disciplinador...pode arrumar a casa colorada! Talvez seja o maior desafio de sua vida profissional! Não tenho simpatia pelo Inter...mas vou torcer pra que Argel se dê bem! Gosto de quem trabalha sério e busca objetivos...sem trairagens ou querer passar por cima dos outros!! Esxtão compreendendo??

Passarinho Arrepiado me trás a convocação da Seleção Brasileira. Seleção? Agora?? Sim!! Tem dois amistosos programados para o próximo mês em solo norte-americano: Costa Rica, dia 5; Estados Unidos, dia 8 de setembro. Os atletas chamados: goleiros...Jéfferson, do Botafogo; Marcelo Grohe, do Grêmio; e, Álisson, do Internacional. Laterais: Daniel Alves, do Barcelona; Felipe Luís, do Atlético de Madrid; Danilo, do Real Madrid; e, Douglas Santos, do Atlético Mineiro. Zagueiros: David Luiz e Marquinhos, ambos do PSG; Miranda, da Inter, de Milão; e, Gabriel Paulista, do Arsenal. Meias: Luís Gustavo, do Wolfsburg; Fernandinho, do Manchester City; Elias, do Corinthians; Ramires, Wílliam e Oscar, do Chelsea; Roberto Firmino, do Liverpool; Kaká, do Orlando City; e, Lucas Lima, do Santos. Atacantes: Neymar, do Barcelona; Lucas, do PSG; Hulk, do Zenit; e, Douglas Costa, do Bayern, de Munique. Gostei da convocação do meia-atacante do Santos, Lucas Lima(na foto abaixo com o ex-jogador Clodoaldo). Vem merecendo há algum tempo!!

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Por que Marcos Assunção??

Segundo o que conseguimos apurar de dirigentes do Depto. de Futebol...o atleta, de 39 anos, chega para em 20 dias estar à disposição e jogar!! Tem experiência, currículo e confiança de Marcos Moura Teixeira, já dos tempos de Figueirense, além de ser amigo pessoal do técnico Petkovíc. São predicados para justificar sua vinda? Não, em absoluto! Dentro do que penso e pude constatar, Marcos Assunção não joga um jogo oficial desde 2.014! Portanto, há um ano sem ritmo de competição!! Atuou na Portuguesa, não recebeu em dia, e...de lá pra cá, não jogou mais!! Convenhamos, com 39 anos o corpo já não responde mais aos estímulos de antes! É uma contratação de risco, sem dúvida alguma!! Não se discute, de forma alguma, sua qualificação técnica. Masss...sem jogar há um ano e com essa idade, Marcos Assunção chega meio que pressionado! Afinal, terá de mostrar que ainda pode jogar, ser competitivo e ajudar o Criciúma a atingir seus objetivos de acesso à 1ª Divisão! O presidente Antenor Angeloni, por sua vez, admite que realmente foi arriscado trazer Marcos Assunção. No começo, inclusive, estava cético quanto à vinda do jogador. Entretanto, acabou sendo convencido pela “turma” do futebol. Segundo o que se sabe, Marcos Assunção precisará de 20 dias para começar a ser usado por Petkovíc. O mandatário tricolor(foto abaixo) disse que o atleta vem pra 11 ou 12 jogos.
Bem...se eu fosse dirigente não contrataria Marcos Assunção, nas atuais circunstâncias! Por que? Olha...são vários os motivos! O principal...de que está um ano sem jogar uma competição oficial!! Não sou fisiologista, profissional da área e nem exerço função técnica no futebol! Contudo, fico imaginando como um atleta que está há tanto tempo sem “botar o pé na bola” e com idade avançada, vai se recondicionar técnica e fisicamente afim de poder participar de um torneio com a correria e pegada que é a Série B do Campeonato Brasileiro? Outro motivo... perigo de lesão muscular após sequência de jogos. E...Marcos Assunção, como volante que sempre foi ou, no máximo 2º e 3º homem do meio...vai jogar no lugar de quem?? Wéllington? Paulinho? Ou terá função de meia-armador, até pra ser menos exigido fisicamente, sem grande responsabilidade de marcação? De qualquer modo, o “cara” já está aí e, mais cedo ou mais tarde, vai ser usado por Petkovíc!! Então...vamos esperar pra ver e conferir de perto!!

Há uma outra situação que também chama a atenção no Criciúma...até aproveitando o “embalo” do assunto da contratação de Marcos Assunção. Cá entre nós...os garotos da casa estão cada vez mais fora dos planos da comissão técnica! Os zagueiros Joílson, Iago Maidana e Iânson; os laterais Ezequiel e Rômulo; os volantes Ruan e Barreto; o meia Dôdi; e, o atacante Bruno Lopes...são nomes que pouco se ouve falar!! Apenas fazem parte do plantel, sem grandes perspectivas de melhor aproveitamento! Menos mal que, pelo menos por enquanto, Róger Guedes e Jéfferson vêm sendo usados por Petkovíc!! Enquanto isso, o Criciúma trouxe Wílliam Rocha, Jonas, Walfrido e Thiago Ádamm...convenhamos, sem necessidade!! Simples... faz a montagem de um time experiente, com satisfatória qualidade técnica e preenche o grupo com a garotada! Com certeza a despesa seria menor e o rendimento em campo...maior!! Pelo menos assim penso!! Sobre Barreto, o volante do Tigre está se recuperando de lesão no tornozelo. Então, nem podemos cobrar ainda de Petkovíc melhor aproveitamento do garoto. Aliás, a referida contusão ocorreu quando da disputa do 3º lugar nos Jogos Panamericanos , realizados recentemente no Canadá, com ele atuando pela Seleção Brasileira. Ei...psiu!! Alguém que é titular numa Seleção Brasileira, medalha de bronze no Pan...não tem bola pra ser aproveitado no Criciúma??? Reflitam!!!


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Quanta sofrência!!!

Pelo que pude apurar o termo mancheteado quer dizer sofrimento mais carência...igual a sofrência!! E...com as carências já conhecidas no time do Criciúma, mais o sofrimento de novamente ter conseguido o gol da vitória só no finalzinho, traduzem bem o termo! Masss...se for pra ir ganhando, que seja assim! Analisando o jogo e o que aconteceu na vitória de 1 a 0 sobre o Payssandú, o time paraense exerceu forte marcação com muita competência durante todo o tempo! Não permitiu que o Criciúma saísse com bola dominada sem arriscar nos chutões e mostrou que tem uma equipe com elevado nível competitivo! Por sua vez, o Criciúma não soube sair desse sistema de marcação e só conseguiu o “algo mais” depois da metade do 2º tempo quando o técnico Petkovíc efetuou alterações. Aliás, o treinador do Criciúma foi teimoso ao manter Maurinho e Róger Guedes que não estavam bem. A partir da entrada de Natân, depois Paulo Sérgio e finalmente Jéfferson, o time começou a passar melhor na frente e, na pressão, conseguiu ganhar do Payssandú. Natân fez boa jogada pela esquerda... entrando na área foi derrubado. Neto Baiano bateu muito mal a penalidade! Chutou fraco no canto esquerdo...bola defendida a escanteio pelo goleiro Ivan. Lucca cobrou o tiro esquinado e Everaldo, atacante que havia voltado pra ajudar a defesa, jogou de cabeça contra o próprio gol! Eram 45 minutos da 2ª etapa!! Sorte de novo?? Sim!! Pet tem uma estrela “invejável”!!!
Lance do gol do Criciúma, marcado "contra" por Everaldo... atacante do Payssandú.
.
Luiz fez duas grandes defesas no 1º tempo e, outra vez, evitou a derrota! Como sempre... bastante tranquilo e seguro! Nota 7. Maicon Silva também realizou bom jogo. Foi peça importante nas jogadas ofensivas pela direita. Nota 7. Mesma avaliação para o zagueiro Wânderson. O Payssandú incomodou bastante e o zagueiro do Tigre sempre esteve firme como marcador que é. Então...nota 7. Wílliam Rocha ainda continua carecendo de melhor ritmo e condicionamento técnico. Seu início de jogo foi ruím e, atrapalhado, quase teve atuação comprometida! Nota 5. O lateral Guilherme Santos procurou usar do que tem de melhor: a velocidade para chegar a linha de fundo e cruzar. Realizou razoável jogo...neste quesito. Entretanto, mostra que não é tão eficiente na marcação! Nota 6. Wéllington, como homem de marcação, esteve muito bem! Seguro os homens de criação do “Papão”. Nota 7. De outro modo, Paulinho não repetiu boas atuações anteriores, errando muitos passes! Nota 5. Róger Guedes realizou mal 1º tempo e nem deveria ter voltado pro 2º! O jogador estava fora de posição,pois é atacante e atuava na meia, produzindo muito pouco. Foi facilmente “engolido” pelo bom sistema de marcação do Payssandú. Nota 4. Mesma nota também para Maurinho que, claramente, é limitado tecnicamente! Marcou muito e, como atacante, rendeu muito pouco! Quanto a Neto Baiano, continua com muita vontade e...só! Bateu mal a penalidade. Telegrafou, como se diz comumente! Pelo esforço...nota 5. Lucca continua sendo o jogador de ataque com mais recursos técnicos no Criciúma. Mesmo que ainda continue “devendo” em comparação com o que já vimos dele próprio, Lucca é útil e, na mediocridade, do atual plantel do Criciúma, tem que continuar titular! Nota 6. Entraram Natân, Paulo Sérgio e Jéfferson...que contribuíram bastante para a mudança de comportamento ofensivo do Criciúma. Nota 6 pra cada um deles.

Passarinho Arrepiado e os números do jogo...Criciúma 1 Payssandú 0. Renda: R$62.310,00; público: 5.215 torcedores. O Criciúma cometeu 19 faltas, o Payssandú, 13. A gol, o Tigre finalizou 4 vezes, todas na 2ª etapa, incluindo o gol contra que, afinal foi a favor do Criciúma! Já, o Payssandú concluiu 3 vezes, todos os chutes no 1º tempo. Pra fora, 5 a 3 para o Criciúma. Escanteios...11 favoráveis ao Criciúma, 6 pros paraenses. Impedimentos...2 no ataque do Tigre, 5 do “Papão”. Próximo jogo...CRB do “Zé Calo”...sábado(15), em Maceió. 

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Reta final de turno nas séries A e B.

Tanto na 1ª como na 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro, faltam duas rodadas pra acabar o turno. Assim, vamos chegando à metade de cada uma das competições. Na Série A, algumas situações de momento podem nos dar idéia de projeções visando o returno. Por exemplo, na parte de baixo da tabela, 5 pontos separam o 16º colocado, Avaí, do 17º, no caso...Goiás, o primeiro que cai. Isso quer dizer que o time esmeraldino terá que ganhar seus dois próximos jogos, torcer contra o azurra de Florianópolis e ainda depender de outras combinações para fugir do descenso. Imaginem, então, Joinville, Vasco e Coritiba que, respectivamente, têm 13 pontos e 12, o último? Claro que são circunstâncias de agora! Mas, pelo “andar da carruagem” equipes como Vasco, Joinville e Coritiba estão cada vez mais se afundando na zona do rebaixamento! Nas duas próximas rodadas, atentem para os jogos destas equipes que, na minha opinião, são as que enfrentam maiores dificuldades técnicas. O Joinville tem o Cruzeiro em casa e o Grêmio, fora. O Vasco pega o Santos na Vila Belmiro e o Coritiba, em Curitiba. E... o “Coxa” que, na próxima rodada joga contra o Palmeiras, em São Paulo. Convenhamos, só “pedreira” pela frente os maiores freqüentadores do Z-4!!!

Há também uma observação a ser feita com relação ao meio da tabela. Ou seja, a distância entre o 8º e o 9º colocado: São Paulo, 28...Chapecoense 24. Tipo assim...está bem escancarado que, do São Paulo “pra cima” há uma disputa mais acirrada pelas primeiras colocações, pensando em título e classificação para a Taça Libertadores. Sobre os catarinenses, a Chapecoense faz uma campanha bastante tranqüila. Pra quem está no 2º ano disputando a elite do nosso futebol, a “Chape” vai “muito bem, obrigado! Com certeza não está fazendo campanha com riscos de rebaixamento. Já, Figueirense e Avaí, que estão perto da”degola”, mais Joinville, que não sai da zona de desespero desde o início do torneio, têm que tomar muito cuidado para não causar novas decepções a quem gosta do futebol catarinense...!!!

Na Série B do Campeonato Brasileiro, também há detalhes a serem observados no que se refere às últimas posições da tabela. O ABC é o primeiro que cai, “de cima pra baixo”...tem 17 pontos, 3 a menos do que a Luverdense, no caso o último clube que não “desce”! Mas, na Série B, há maior nivelamento até em razão dos quesitos técnicos que são inferiores aos da Série A. Mal mesmo, entretanto, está o Ceará! Onze pontos, já trocou de técnico duas vezes e não se ajeita!! É o lanterna!! O Botafogo, que liderou a competição em quase todas as rodadas, vem decaindo e já é quarto colocado! Vitória, Bahia e América Mineiro fazem campanhas com um pouco maior de solidez! Os três são os primeiros com 31 pontos!

Quanto ao Criciúma, que joga nesta terça-feira(11) novamente em casa, contra o Payssandú, continuo com a idéia de que vai ter de jogar mais do que jogou contra o Oeste pra conquistar nova vitória. Já é mais do que sabido por todos que o Criciúma tem carências técnicas e que, se não houver providências no sentido de qualificar o elenco, o Tigre vai ficar “no meio da tabela”! Na verdade, o time montado pelos dirigentes não pode ser chamado de ruím! Masss... há defecções, problemas e falta de maior qualificação! Enquanto isso, o técnico Petkovíc vai “ganhando pontos” com sua competência e muita sorte!! Há insistência no esquema tático e, assim, o Criciúma segue ainda sem provocar total convencimento em relação a seu futebol. Também não se tem projeções mais otimistas de uma boa campanha daqui pra frente porque o time, em campo, não nos passa uma real confiança!! E...de última hora: Marcos Assunção, 39 anos, no Tigre??? Pra jogar!!! Aguardemos! Mas, é o que rola nos bastidores!!! Huummm...!!!

Copa Sul Minas com o Tigre, sim!!

“A Copa Sul Minas vai sair!”. Tal afirmação é do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto Filho. Os interessados na realização do torneio já se reuniram em duas oportunidades, a última delas em Porto Alegre na sexta-feira passada(07). A foto da reunião está a seguir. Inclusive, esta com a presença do diretor de relações e marketing do Criciúma, Cláudio Gomes(que aparece na foto abaixo). As informações preliminares dão conta de que a nova edição da Copa Sul Minas tende a ser realizada no 1º semestre de 2,016 e os representantes dos estados participantes seriam indicados pelo atual rancking da CBF e os últimos campeões estaduais também teriam direito adquirido. De qualquer modo, é uma briga política que, por aquilo que se observa, deverá render novos capítulos e mais reuniões aqui e ali até que se chegue a um acordo.
Particularmente, entendo que “premiar” os melhores do rancking de cada estado e mais o campeão estadual de 2.015 é uma maneira bastante justa! Aqui em Santa Catarina chegou a se falar em dar vagas para representantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Ora bolas...como garantir isso se não sabemos se os quatro, Joinville, Avaí, Figueirense e Chapecoense...estarão na “elite” do nosso futebol ano que vem??? De outro modo, acho justíssimo que o melhor de cada certame regional tenha presença garantida na Sul Minas. Sobre posicionamento para o rancking, é uma forma absolutamente racional de possibilitar que os dois melhores colocados de cada estado também joguem o torneio. Assim, Figueirense e Criciúma...pelo rancking catarinense e, Joinville, campeão dentro de campo no último regional, seriam os representantes do nosso Estado na Copa Sul Minas de 2.016. Se considerarem o Figueirense campeão, não mudaria nada porque o imediatamente melhor colocado seria chamado, no caso o Joinville. Entenderam bem?

Passarinho Arrepiado me “cutuca” aqui do lado e faz lembrar:”Visse quem esteve de aniversário no último domingo(09)??”. Respondi: “Ah...o velho Lobo!!”. Sim, Mario Jorge Lobo Zagallo...pra mim, um dos maiores técnicos de toda a história do futebol mundial, completa 84 anos de vida!! Claro que o pique não é aquele!! Lembram do “vocês vão ter que me engolir”? Foi em 1.997, na final da Copa América daquele ano, realizada na Bolívia contra os donos da casa. A Seleção Brasileira era muito criticada, como é nos dias atuais, só que naquela época tinha craques e jogadores que, realmente, “resolviam”! A imprensa paulista era ainda mais dura na forma de analisar a Seleção e principalmente o trabalho de seu treinador...Zagallo. Quando acabou o jogo, 3 a 1 e a Taça na mão...o técnico não teve dó: “Vocês vão ter que me engolir!”. Masss...é apenas uma rápida história que dariam alguns livros sobre a carreira de Zagallo que, durante sua época, acima de tudo, demonstrou altíssimo grau de profissionalismo, paixão e amor pelo futebol nacional! O entrevistei uma vez, pelo telefone, e continuo seu fã até hoje! A Zagallo, cidadão de Maceió...parabéns, com muita saúde e paz!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Mais sorte que juízo!!!

De novo o Criciúma teve muita sorte e conquistou sua quarta vitória em dez partidas com o comando de Petkovic, no Campeonato Brasileiro. Jogando mais pelas laterais o Tigre abriu 2 a 0 nos primeiros 20 minutos e deu impressão de que conseguiria uma vitória tranqüila. Ledo engano! Estranhamente, o Criciúma “parou” de jogar e o Oeste soube se aproveitar disso! Mais uma vez o goleiro Luiz, em pelo menos seis oportunidades, salvou o time de uma derrota. Na 2ª etapa, inteligentemente, o técnico do Oeste, Roberto cavalo, percebeu a falta de melhor ritmo de jogo do zagueiro Wílliam Rocha e deslocou o bom meia-atacante Mazinho para jogar nas costas do atleta tricolor. E deu certo! Mazinho fez a jogada do 1º gol do Oeste e criou outras situações que levaram perigo à meta de Luiz. O 2º gol também saiu em cima de Wílliam Rocha e o Criciúma acabou encontrando muitas dificuldades na partida. Na verdade, “achou” um pênalte...bem marcado, que seja dito, em cima de Maicon Silva. Neto Baiano bateu forte, no canto direito...o goleiro Jéfferson ainda tocou na bola, mas não impediu o tento da vitória tricolor! Foi no sufoco! E, mesmo sem fazer por merecer, o Criciúma ganhou o jogo... cumprindo o dever de casa!!
Jogadores do Criciúma saem comemorando o gol de Natan...o 2º na vitória de 3 a 2 sobre o Oeste.

Novamente, Luiz foi o cara do jogo! Apesar de ter errado em duas reposições de bola, debaixo da trave...fez várias intervenções evitando mais gols do Oeste. Nota 8. Máicon Silva também fez bom jogo! Nitidamente, seu futebol, principalmente na parte ofensiva tem evoluído. Nota 7. Wânderson teve bastante trabalho pra parar os atacantes do Oeste. Inclusive, sua atuação acabou sendo comprometida pelo comportamento ineficiente de seu parceiro Wílliam Rocha. Este, por sinal, foi escalado sem melhor condicionamento em relação a ritmo de jogo. Pet arriscou e quase compromete seu trabalho!! Nota 5 pra Wânderson e 4 para Wílliam Rocha. Sobre Guilherme Santos, é um atleta muito voluntarioso...ofensivamente! Entretanto, há necessidade de cobertura defensiva! Nota 6. No meio...Wéllington recuou muito pra ajudar a dupla de zagueiros e não saiu muitas vezes pra ir à frente. Nota 5. Paulinho fazia boa partida... até cansar! Boa visão de jogo e, enquanto tem fôlego...mostra ser bastante útil ao time! Nota 7. Natân...mesmo com razoável movimentação, continua encontrando problemas de ordem física. Não suporta um jogo inteiro! Nota 6. No ataque, Maurinho também cansou! Masss...correu bastante e o esquema tático exige muito que ele recomponha pra ajudar atrás. Ofensivamente, razoável produtividade! Nota 6. Neto Baiano...continua caindo muito, jogando pouco...situação, inclusive, reconhecida por ele próprio! Só que teve o mérito do gol da vitória! Nota 5. Lucca...fez o 1º gol e, depois disso, rendeu também abaixo do que se espera dele. Nota 5. Entraram Marcão, com o objetivo de bloquear no meio, nota 5; Róger Guedes...que conseguiu algumas poucas jogadas na frente da área adversária, nota 5; e, Juba, que não conseguiu acertar passes e dribles. Além disso, perdeu um gol de dentro da área que um bom atacante não costuma perder! Nota 3.

Passarinho Arrepiado faz observações em relação ao técnico Petkovic...frisando que ele está há 10 jogos invicto! Só sorte! Não, claro! Total competência, então? Também, não! Mas, com certeza, um pouco de cada! Nota 5...principalmente por ter escalado, equivocadamente, o zagueiro Wílliam Rocha sem melhor condicionamento! Quanto aos números do jogo...9 faltas cometidas pelo Criciúma, 12 do Oeste. Foram 5 conclusões a gol do Tigre, 7 do Oeste. Pra fora...6 chutes do Criciúma, 6 também do Oeste. Escanteios...7 a 5 pro time do Roberto Cavalo. Impedimentos...3 a 0 Tigre! Próximo jogo: Payssandú, terça(11), 19 horas, no estádio Heriberto Hülse!