sexta-feira, 25 de setembro de 2015

América(MG) x Criciúma...a luta continua pra ficar na “B”!!

Lembram do que aconteceu no Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado? Nos tribunais o que mais chamou atenção foi a perda de 21 pontos do América Mineiro. Conforme denúncia, que partiu do Joinville, o “Coelho” utilizou jogador de forma irregular...o lateral Eduardo. E, por causa de tal pena o América chegou a freqüentar o grupo de descenso! Recorre aqui e ali, caso julgado no Tribunal Pleno e parte dos pontos foram recuperados. De 21 perdidos, o América acabou sendo punido com “só” 6. Só que tal irregularidade impediu o time mineiro de conquistar o acesso pra Série A! Refresco a memória do leitor e blogueiro sobre a classificação final dos 5 primeiros colocados na Série B de 2.014: Joinville com 70 pontos; Ponte Preta, 69; Vasco, 63; Avaí, 62; e, América, 61. Observem que os seis pontos perdidos por causa da escalação irregular de Eduardo custou ao América, justamente, sua promoção para a elite do futebol brasileiro! Fechou a competição com 61 pontos quando poderia ter atingido os 67 pontos, ficando em 3º lugar. Se isso tivesse ocorrido, o Avaí não estaria disputando a Série A, este ano!!

Fiz tal analogia para advertir que o América tem pretensões reais de subir pra Série A. Hoje...é 8º com 42 pontos, 4 atrás do primeiro do G-4, no caso, o Bahia. O jogo desta sexta-feira(25), com certeza, será de extrema dificuldade para o Criciúma. Se, por um lado o América está mais próximo do “paraíso”...o Tigre luta pra chegar perto dele, América, e...mais do que isso...ficar o mais longe possível da parte de baixo da tabela!! Aqueles cálculos que são feitos a cada rodada indicam que, na situação de hoje, com 45 pontos escapa da Série C. Assim, observem que o Criciúma tem 35 e precisaria de mais 10 pra se garantir na “B” de 2.016. Atentem para o detalhe de que ainda faltam 11 rodadas! Desta forma, cá entre nós galera...11 jogos pra fazer, no mínimo, 10 pontos!!! Não dá pra admitir que o Tigre encontre tantas dificuldades assim pra atingir o primeiro objetivo que é de permanência na Série B!!! Alguém tem alguma dúvida??

Sempre uso esse termo no rádio quando mudo o tema: “Vira a página, troca o assunto!”. Pois bem...está confirmada para dia 29, próxima terça-feira, as 19 horas, no auditório da ACIC, uma reunião do Conselho Deliberativo do Criciúma onde vários assuntos serão tratados. Entretanto, o que mais vai despertar o interesse dos presentes...uma manifestação que está prevista por parte do presidente Antenor Angeloni. Está claro que ele vai usar a palavra para comunicar os conselheiros que deixará o Clube em 30 de novembro. Pelo menos esta é a posição atual do mandatário tricolor!! Se ele vai manter a palavra até a última hora...dia 30/11, aí não tenho toda essa certeza!! De qualquer modo, será importantíssima a presença e participação do maior número possível dos conselheiros!! O futuro do Clube estará em pauta!!
À esquerda, Renato Bastos, pres. do Cons. Deliberativo; e, o pres. Antenor Angeloni.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Henrique Salvaro...presidente do Criciúma E. C.???!!!

Será? A informação foi prestada pelo próprio empresário, pessoa de extrema credibilidade e sucesso! “Sêo” Henrique tem quase 60 anos e nunca esteve diretamente ligado ao futebol. Mas, é um torcedor, sócio-patrimonial e conselheiro do Criciúma há vários anos. Possui empresas ligadas à mineração de carvão e transporte de cargas, além de órgãos de comunicação. Nunca foi sondado para tal cargo. Mas, observando os burburinhos que rolam soltos por aí, coloca-se à disposição para presidir o Criciúma. Importante frisar que, Salvaro impõe algumas condições para assumir o Clube! Na verdade, duas que chamam atenção: a continuidade de Antenor Angeloni e da atual estrutura montada; mais a permanência de Cláudio Gomes! Henrique Salvaro quer que Antenor fique como uma espécie de presidente de honra. Como seriam encaminhadas outras situações? Ainda não se tem conhecimento! De qualquer modo, está bem claro que Henrique Salvaro(foto abaixo) quer Antenor Angeloni como parceiro e Cláudio Gomes com cargo relevante!! Huuummm...aguardemos!! Dentro do que penso, pode ser uma boa saída, sim, para esse processo de transição que deve passar o Criciúma a partir de 30 de novembro!

Alguns sites, durante esta semana, vêm divulgando estudos e cálculos matemáticos a respeito das possibilidades de rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série A. Em todas as análises feitas, até por estar na última colocação, o Joinville chega a ter 94% de probabilidade para ser rebaixado! Só que o Vasco, penúltimo colocado, tem mais chances ainda de voltar pra segundona: 95%...isso por causa da sequência de jogos e o grau de dificuldade a ser enfrentado pelos vascaínos! Conforme as conclusões do “infobola”, pela ordem, os seguintes times e o percentual que cada um tem, hoje: Figueirense, 65%; Chapecoense, 38%; Goiás, 37%; Avaí, 25%; Coritiba, 17%; Cruzeiro, 12%; Fluminense, 9%; Sport, 3%; Ponte Preta, 4%; e, Atlético Paranaense, 1%. Assim, são 12 clubes que correm risco de jogar a Série B em 2.016. Os demais 8 participantes, no caso, Santos, Inter, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro e Corínthians...estão “fora de perigo”!!

Claro que as atenções por aqui recaem sobre os catarinenses. Uns “secando”...outros, poucos é verdade, torcendo pela permanência de todos na elite do nosso futebol. Pois bem...na próxima rodada da Série A, o Avaí, único fora do Z-4, enfrentará o Grêmio, em Porto Alegre. Parada duríssima!! O Figueirense joga diante do Corínthians, em casa...Corínthians líder!! O Joinville pega o Atlético Mineiro, em Joinville. E...a Chapecoense que estará em Recife para atuar contra o Sport. Na verdade, só tem “pedreira” e, dificuldades não faltarão para os representantes do Estado!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Outro empate...o 11º com Petkovíc!!

Que coisa, hein?! Vai empatar assim lá na Sérvia!! Impressionante como o Criciúma tem empatado nesse Campeonato Brasileiro da Série B!! São 11...todos com Petkovíc no comando técnico. Aliás, a campanha do Criciúma, depois que Pet assumiu...6 vitórias, 11 empates e 3 derrotas. No total, 27 jogos, 8 vitórias e 8 derrotas...e, os resultados iguais a que nos referimos. Desta feita, um 0 a 0 em Goiânia contra o Atlético local. Importante frisar, entretanto, que o Criciúma poderia ter vencido se o árbitro baiano Jaílson Macedo Freitas tivesse marcado um lance penal ainda no 1º tempo. Róger Guedes entrou a dribles na área e foi puxado pela camisa...inclusive de forma insistente!! O lateral Eron usou a mão esquerda para tirar o meia do Tigre da jogada. Pênalte claríssimo...absolutamente visível para a arbitragem que preferiu não marcar!! É assim!! Árbitro de futebol faz o que quer e fica por isso mesmo!! De outro modo, vale destacar que as oportunidades mais claras de gol foram criadas pelo adversário que só não converteu porque Luiz fez defesas importantes. No “frigir dos ovos”, o resultado acabou sendo justo pelo que fizeram os dois times.

Individualmente, Luiz salvou o Criciúma em alguns lances e, de novo, foi o melhor em campo! Nota 7. Maicon Silva...foi a frente mas não conseguiu terminar a grande maioria das jogadas com cruzamentos ou alguma finalização. Nota 5. Wânderson...o atrapalhado de sempre, mas que, eventualmente, demonstra algumas virtudes em bolas aéreas. Nota 5. Wílliam Rocha voltou a jogar bem. Nos minutos finais sofreu lesão muscular e acabou a partida no sacrifício... com muita raça e espírito de luta! Nota 7. Guilherme Santos...lampejos de jogadas com velocidade e razoável técnica. Nota 6. Barreto, por sua vez, não jogou bem...novamente!! Depois que voltou do Canadá...nas disputas dos Jogos Pan-Americanos, com a Seleção Brasileira, ainda não recuperou seu bom futebol. Nota 5. Paulinho, que voltou depois de um período lesionado, sentiu a parte física. Mas, deu conta do recado, enquanto teve fôlego! Nota 6. Natân realizou bom jogo. É atleta com bom toque de bola e qualidade no passe. Nota 7. Róger Guedes atuou no lado direito...às vezes fechando pro meio afim de cumprir aquela função tática, conhecida já...de recomposição!! Nota 6. Neto Baiano...bem mais vontade e uma oportunidade de gol desperdiçada! Nota 5. Quanto ao atacante Hugo...muito bom 1º tempo e um surpreendente “sumiço” do jogo, na 2ª etapa. Mesmo assim, nota 6. Entraram... Dudú Figueiredo, Rodrigo Andrade e Jéfferson. Nota 5 pela entrega de cada um! Segue a luta e que venha o América Mineiro, na próxima sexta-feira(25). Outro empate e o Criciúma se mantém em posição intermediária...objetivo real do Criciúma, diante das atuais circunstâncias!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Criciúma efervescente!!

A semana promete!! Depois do que disse o presidente Antenor Angeloni, sábado(19), manifestando publicamente seu desejo de deixar o comando do Criciúma Esporte Clube... os desdobramentos, com certeza, terão grande repercussão! Há uma correspondência, agora sim, confirmada e entregue oficialmente pelo “sêo” Antenor, endereçada ao presidente do Conselho Deliberativo, Renato Bastos. O conteúdo da referida carta indica para uma formalização de desistência no próximo dia 30 de novembro. Será mesmo?? Olha...expressei minha opinião em postagens anteriores. Ou seja, pra mim, mesmo estando descontente, decepcionado, frustrado e utilizando-se de outros adjetivos que caracterizam insucesso...o presidente Antenor Angeloni vai fazer parte da próxima estrutura administrativa do Clube. Vou mais longe e ainda acredito na permanência dele como dirigente maior!! Caso isso não ocorra, o próximo presidente será de sua indicação ou confiança!!

De qualquer modo, se a decisão final dos irmãos Antenor e Arnaldo for radical, ou seja, saindo de uma vez por todas do Criciúma, será de fundamental importância a participação do Conselho Deliberativo. Seu presidente, Renato Bastos, mais os pares de diretoria e a figura do conselheiro...todos terão que envolver-se ativamente!! Atentem para aventureiros que poderão se candidatar à direção do Criciúma com objetivos e interesses pessoais!! Como clube de futebol, nos dias de hoje, obviamente que compra e venda de atletas ocorrem a qualquer momento! Masss... me refiro a quem pode querer “pegar” o Clube para fazer dele um verdadeiro “balcão de negócios”!

Mais uma vez é preciso deixar bem claro que o Criciúma é uma instituição desportiva que tem como “produto” o futebol!! Então, com ou sem Antenor...o futebol precisa e deve ser priorizado!! Tudo o que foi feito na estrutura do estádio Heriberto Hülse, no Centro de Treinamento e na área administrativa do Clube deve continuar a ser reverenciado por quem gosta do Criciúma. Antenor Angeloni está claramente chateado...magoado com críticas que segundo ele...”vêm de tudo quanto é lado!”. O que o presidente precisa entender é que se o futebol não vai bem o torcedor e a imprensa cobram e o fazem de forma incisiva, às vezes dura!! Aliás, como deve ser!!

A torcida do Criciúma se acostumou com vitórias e títulos importantes. E...lembro que outros mandatários também foram “endeusados” , mas também severamente criticados!! Ora bolas... eu mesmo vivenciei várias vezes situações em que Moacir Fernandes, por exemplo, foi carregado nos braços da torcida e, em outras, queriam o “couro” dele!! Absolutamente normal!! Caramba...quando o time perde jogos ou títulos...é rebaixado, há reprovação e, eventualmente, reações mais fortes!! Já, de outro modo, em momentos de conquista, alegria e campeonatos vencidos...os responsáveis são idolatrados!! O futebol é assim!! Aliás, na vida... no dia a dia, o mundo é desta forma!! Ficamos tristes quando sofremos uma derrota. E, alegres e felizes quando somos vencedores!! É o ditado aquele: “Não há mal que sempre dure, nem bem que se perdure!”.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Derrota injusta com erro gravíssimo da arbitragem!!

Esta a frase que melhor define o que aconteceu no jogo Criciúma 0 Luverdense 1, na noite deste sábado(19), no estádio Heriberto Hülse. O volume de jogo apresentado pelo Criciúma, na 2ª etapa, as chances criadas e desperdiçadas...mais o lance claro da penalidade não marcada pela arbitragem...justificam a tese de resultado injusto! Masss...é do jogo!! Precisamos reconhecer que o Criciúma realizou um 1º tempo lento, sem muita criatividade e, na jogada que originou o gol do adversário, a retaguarda tricolor permitiu uma tabelinha na entrada de sua área. Com espaços...Diego Rosa finalizou na saída do goleiro Luiz. Foi a única vez que o Luverdense chegou com perigo no período complementar! Por sua vez, o Criciúma fez quase “meia linha” e não conseguiu furar o bloqueio do time mato-grossense. Quanto ao lance penal, Neto Baiano aparou de sem pulo da entrada da pequena área, pelo meio, só que o zagueiro Lázaro cortou com o braço uma bola que ia pra dentro do gol, já com o goleiro da Luverdense batido. Importante frisar que, quando isso aconteceu, a partida estava 0 a 0 e os encaminhamentos poderiam ter sido outros. Leandro Bizzio Marinho, de São Paulo, é o nome do cidadão que apitou o jogo!!

Luiz não teve grandes dificuldades...não foi muito exigido! Nota 6. Maicon Silva foi bastante voluntarioso...mas continua errando dribles e cruzamentos! Desta vez...vontade não lhe faltou!! Só!! Nota 5. Wânderson e Adalberto...uma dupla de zaga muito atrapalhada e extremamente limitada tecnicamente. Ambos têm sido mantidos como titulares...mas não possuem “bola” para tal! Nota 3 pra cada um. Guilherme Santos não comprometeu defensivamente e apoiou mais no 2º do que no 1º tempo. Nota 5. Wéllington, que estava ausente por lesão, retornou e saiu machucado...de novo!! A exemplo dos seus companheiros de zaga é limitado e continua errando passes! Nota 4. Marcos Assunção jogou até a metade da 1ª fase e sentiu lesão muscular. Enquanto esteve em campo...funcionou bem nas bolas paradas. Nota 6. Rodrigo Andrade, sem ser brilhante, procurou mais o jogo na 1ª etapa... justamente quando o Criciúma, como um todo, produziu menos!! Na 2ª etapa...caiu de rendimento e acabou substituído. Nota 5. Natân se movimentou bem e demonstrou entrega e espírito de luta no meio de um time fraco e restrito! Nota 6. Neto Baiano e a bola continuam não se entendendo!! Além disso, está nitidamente intranqüilo e lhe falta maior confiança! Nota 4. Já, Hugo, foi o melhor jogador do Criciúma. Atleta que pega a bola, parte pra cima do adversário e tenta ingressar na área afim de bater a gol. Tem tudo pra ser bastante útil...caso continue jogando assim, importante frisar!! Nota 7. Entraram Barreto, Marcão e Dudú Figueiredo. Melhor avaliação para o ex-Coritiba que foi quem tentou mais ajudar o setor ofensivo. Nota 6.

Passarinho Arrepiado e eu comentamos muito sobre o que disse o presidente Antenor Angeloni antes do jogo. Contrariando a coluna...garante que vai deixar o Criciúma no fim do ano. Particularmente, não acredito que isso se confirme! Todos sabemos que “sêo” Antenor tem lampejos de bipolaridade!! Não é a primeira vez que ele fala em sair!! Pra mim e pro Arrepiado...não precisava ter se manifestado daquele jeito! Se quer deixar o Criciúma...que trate isso internamente, não publicamente!! Falou que “o time é ruím”! Também se equivocou ao manifestar tal opinião nas emissoras de rádio. De qualquer modo, assunto que renderá mais comentários durante a semana! E...se realmente sair, não faltarão interessados em substituí-lo!! É vida que segue...!!!