quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Massss...o Lisca é “doido” mesmo!!

Só que um “doido consciente”!! Sim!! Inclusive, não tenham dúvidas de que, se o Criciúma tivesse perdido pra Chapecoense, com certeza, boa parte da imprensa e torcida estariam achincalhando o treinador tricolor! Lisca arriscou muito ao barrar alguns jogadores considerados titulares e colocou uma garotada pra jogar contra o melhor time de Santa Catarina na atualidade. Penso que a própria Chapecoense se surpreendeu com a escalação disposta em campo pelo Criciúma! O resultado de 0 a 0 acabou sendo justo pelo que mostraram as duas equipes. Nem Tigre, nem Índio fizeram por merecer melhor sorte na partida. Claro que o Criciúma foi mais cauteloso! Um dos motivos das alterações promovidas por Lisca foi justamente não deixar que aparecesse a boa qualidade técnica do adversário! Em parte, deu certo!!

Numa análise “rapidinha” sobre a atuação do Criciúma...o goleiro Luiz não foi muito exigido; Crístian, escalado pra “cuidar” do bom Guilherme, da Chapecoense, cumpriu bem a tarefa; entre os zagueiros, atuação segura tanto de Sandro como de Nino; e, Chico, enquanto teve fôlego, foi algumas vezes ao ataque. No meio, muito bem o garoto Jean Mangabeira; Douglas Moreira(foto)...o melhor em campo com excelente movimentação; Wallacer, conseguiu ajudar a “povoar” o setor pra dificultar as ações da Chapecoense; e, Caio, que foi discreto. No setor de frente, Lucas Coelho atuou “sem ver a bola chegar até ele”; e, Maílson, mesmo bem marcado, até que realizou algumas boas jogadas de velocidade. Entraram Élvis, João Paulo e o garoto Enzo... com rendimento razoável do trio.

Em quinto na tabela com quatro pontos, obrigatoriamente o Criciúma precisará ganhar do Atlético Tubarão na próxima rodada! São cinco pontos que separam ele, Criciúma, do líder Figueirense. Os dois próximos jogos serão fora de casa, Tubarão e Brusque; e, na sequência, o Avaí, no Heriberto Hülse. A fórmula do Campeonato Catarinense com pontos corridos para os dois primeiros decidirem o título após turno e returno, indica que não dá pra ficar perdendo pontos em jogos considerados menos difíceis!!

Newton Drummond, o diretor-executivo do Depto. de Futebol, aceitou proposta do Vasco e deixou o Criciúma. Ficou pouco mais de um mês no Clube e ajudou na vinda de Lisca e na montagem do atual planejamento de trabalho que, na verdade, ainda está só iniciando. Lá no Vasco vai trabalhar com Paulo Pelaipe, outro ex-Criciúma. Jaime Dal Farra precisa agir rápido e recompor o Depto. de Futebol! Pelo “andar da carruagem”...e tomara que eu não esteja enganado, o Criciúma está mais próximo dos “trilhos” do que ano passado!!

O Passarinho Arrepiado e eu lamentamos profundamente a morte do ex-prefeito Altair Guidi. O conheci desde sua primeira gestão e considero um dos maiores prefeitos da história de Criciúma!! Político marcante e um criciumense fanático pelas coisas da cidade e da região!! Nos deixou aos 81 anos de idade e seu legado, como político e administrador, com certeza vai ficar marcado pra sempre na minha, na sua, na nossa Criciúma!!!!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Tigre fez o que tinha de fazer contra o Concórdia! E...diante da Chapecoense? Há favorito??

Foi um jogo “morno” como se costuma dizer na linguagem do futebol, principalmente no 1º tempo. No 2º, o Criciúma tocou melhor a bola, envolveu o adversário e, ao natural fechou os dois a zero perante o Concórdia. Placar justíssimo...atuação dentro do esperado pras circunstâncias de começo de temporada e, enfim, feito o dever de casa! Sobre o time do Mauro Ovelha, pelo que jogou vai lutar com “unhas e dentes” pra se manter na Série A pensando em 2.019! Pelo que notei, equipe limitada!! Massss...sobre a atuação do Criciúma, ela não foi “nota 10”! Longe disso!! A defesa andou falhando, de novo, e em alguns lances foram necessárias intervenções precisas do goleiro Luiz!
Gostei do que vi em relação aos dois laterais, os “meninos” Carlos Eduardo e Chico. Este, por sinal, jogando “fácil” no lado esquerdo! Outro que também esteve muito bem e, pra mim, tem que ser mantido no time titular, foi o volante Lucas Bessa. Jogou tranquilo e passando o “recado” pra Barreto, que cumpriu suspensão! Na zaga, Sandro, outra vez, foi mais firme e confiante do que Nino. Novamente, “nas suas costas” o oponente criou algumas jogadas! Entre os meias, Wallacer melhorou um pouco comparando com a partida anterior. Douglas Moreira, continua “carregando o piano”; e, Alex Maranhão, como de costume, com bons momentos e outros nem tanto!! Sobre os atacantes, claro que Maílson foi bem melhor do que Siloé. O “9”, apesar de demonstrar dedicação, tem que aparecer mais em lances de área. Já o “11” estreante, foi responsável pelas melhores jogadas ofensivas e de velocidade do Criciúma! Com certeza, Maílson se constituiu no principal destaque do Tigre durante o jogo!! Entraram, ainda, Eltinho...com razoável rendimento; Élvis, que elevou um pouco o toque de bola do meio-campo; e, Lucas Coelho, que ficou mais fixo na área, comparando com Siloé.
A verdade é que o Criciúma demonstrou certa evolução se lembrarmos do jogo de estreia no Catarinense diante do Figueirense! Mesmo que a etapa inicial tenha sido meio que “sonolenta”, o time de Lisca voltou mais “ligado” e aceso no 2º tempo e, sem maiores problemas, fez aquilo que tinha de fazer jogando em casa contra um frágil Concórdia!! Massss...e agora?? Vem aí a Chapecoense que, claramente, tem o melhor grupo e o time mais qualificado e preparado pra competição!! Será só a 3ª rodada? Sim! No entanto, se o Criciúma conquistar vitória vai “dar uma brecada” no maior candidato ao título, além de ganhar maior autoconfiança!! Tem favorito o confronto de 4ª feira(24)?? Penso que não!! Entretanto, cuidados, respeito e “caldo de galinha” não fazem mal a ninguém!! Entenderam bem??