sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Catarinense, Sul/Minas/Rio e Libertadores.

Duas situações não muito comuns foram verificadas nos dois jogos do meio de semana pelo Campeonato Estadual. Uma delas se observou no estádio Orlando Scarpélli, em Florianópolis, onde o Internacional, de Lages, surpreendeu o Figueirense em jogo atrasado da 3ª rodada: 2 a 1. O “colorado serrano” chegou aos 8 pontos e ocupa a terceira posição na tabela! Uma campanha, para as pretensões do Inter, acima de qualquer expectativa mais positiva feita antes de a competição se iniciar! É bom lembrar que o Inter já havia vencido o Criciúma e agora ganhou do Figueirense dentro da casa deles!! Na rodada do fim de semana, o Inter estará atuando em Jaraguá do Sul, contra o Metropolitano, que também tem 8 pontos na tabela...é quarto colocado! Jogo que, por certo, vai “pegar fogo”!! Lembro ao torcedor que nos acompanha e está de olho no Catarinense... Inter e Metropolitano praticamente têm os mesmos objetivos na competição. Ou seja, garantir-se na Série A pra 2.017, vaga em Série D, subir no ranking pra participar de Copa do Brasil ano que vem...etc...! Entenderam bem?

Ainda sobre o certame regional, o destaque do momento fica por conta de uma partida de oito gols, Camboriú 3 Criciúma 5; e, o golaço marcado pelo meia Élvis, do Tigre(em destaque na foto acima). Não é toda hora que, em partidas...na sua grande maioria, de médio/baixo nível técnico, se tem a oportunidade para assistir uma jogada de tamanha eficiência e qualidade técnica. A tabela entre Élvis e Jheimy, culminando com o “balãozinho” em cima do zagueiro adversário e a complementação a gol...foi de “cinema”!! Ou melhor...de Maracanã, como diriam os mais saudosistas!! De outro modo, é bem verdade que, se não melhorar bastante, o Camboriú será seríssimo candidato ao rebaixamento!! Já, o Criciúma, continuando assim, irá “brigar” com a Chapecoense pra ver quem garante a primeira vaga da final!!

Na Copa Sul/Minas/Rio...vi um jogo interessantíssimo entre Cruzeiro e Fluminense, no Mineirão. Os dois, inclusive, estão na chave do Criciúma, o grupo 1 e proporcionaram uma disputa muito acirrada. Sem Fred, suspenso, o Flu saiu perdendo...virou pra 3 a 1, permitiu o empate e acabou ganhador por 4 a 3! Gostei porque vi duas equipes buscando gol o tempo inteiro! O típico jogo “lá e cá”! Assim também espero ver Atlético Paranaense x Criciúma, partida da quarta-feira que vem(24), em Curitiba. Ganhando lá na Arena da Baixada, o Tigre vai com chances de classificação na última rodada contra o Fluminense, fora de casa. É esperar e conferir! E...outro catarinense também esteve em campo no meio desta semana pela Primeira Liga. O Avaí foi ao Beira-Rio e levou 3 a 0 do Internacional. Com apenas um ponto e em último na chave B, o Leão só cumprirá tabela na última rodada diante do Coritiba, no Couto Pereira. Por sua vez, o Figueirense, ainda tem possibilidades de alcançar vaga na etapa seguinte...ele que faz parte do grupo C. Está em segundo na tabela e decide sua sorte contra o líder Flamengo, com mando de campo rubro-negro!! Huuummm...bronca, hein?!

E a Libertadores? Bem...começou a fase de grupos e o São Paulo surpreendeu, negativamente! Afinal, perdeu em casa para o boliviano The Strongest...isso, no grupo 1. Como o torneio é em turno e returno...dá pra recuperar! No grupo 2, estréia dentro da normalidade do Palmeiras contra o River Plate, não o argentino, mas, sim, o uruguaio! Dois a dois o placar final...mas com o time de Marcelo Oliveira apresentando alguns problemas defensivos. O Atlético Mineiro, no grupo 5, ganhou fora de casa na altitude do Perú, do tal de Melgar: 2 a 1. Destaque para o segundo gol do Galo marcado pelo criciumense Patríc. Pelo grupo 6, o Grêmio que deixou meio que de lado o Campeonato Gaúcho, levou 2 a 0 do Toluca, no México. O tricolor dos pampas não viu a cor da bola!! Finalmente, no grupo 8, o Corínthians, melhor time do Brasil na atualidade, fez seu dever e bateu o Cobresal, no Chile, um a zero, gol contra...mas em chute de Lucca que desviou no zagueiro adversário. Lucca(foto abaixo) está “podendo” no Timão...sem qualquer dúvida!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Camboriú 3 Criciúma 5...com sustos e gol de placa!!

O gol que marcou o meia Élvis, a 44 minutos e meio do 2º tempo, é daqueles que raramente se vê em jogos de futebol hoje em dia! Num lance de tabela entre o atacante Jheimy e o “10” do Tigre, este chegou a dar “chapéu” no zagueiro adversário e, entrando pela área, bateu com convicção pra “matar” a partida! Golaço para premiar um atleta que, claramente, vem crescendo de produtividade jogo a jogo! Masss...o Criciúma levou sustos na partida. Pois... quem não conferiu pela TV, o Tigre abriu 3 a 0 na etapa inicial, foi pro intervalo e com 5 minutos do tempo final o placar apontava 4 a 1! Com o escore adverso, o “Cambúra” foi pra cima, encostou em 4 a 3 e por pouco não conseguiu complicar uma vitória que estava se tornando fácil para o Criciúma. Os espaços dados pelos zagueiros e laterais do Tigre proporcionaram ao Camboriú esboçar uma reação no jogo. Aliás, pelos lados do campo, principalmente procurando o bom Thiago Silva, na direita...o adversário criou as melhores jogadas pra entrar na área do Criciúma. De outro modo, importante frisar que, num todo...o Criciúma não perdeu o controle da situação! O time de Roberto Cavalo, nitidamente, foi superior e construiu uma vitória que acabou confirmando seu favoritismo!! Ganhou o melhor...técnica e fisicamente, sem qualquer contestação!!

Luiz levou 3 gols e não teve culpa em nenhum! Os problemas enfrentados pelo goleiro do Criciúma estiveram relacionados ao baixo rendimento de seus companheiros de defesa!! Nota 6 pro capitão do Tigre. O zagueiro Nino, que jogou improvisado na lateral em razão da suspensão de Ezequiel, “quebrou o galho”. Não apareceu na frente! Por não ser da posição...preferiu ser quase um terceiro zagueiro, ajudando na marcação. Pelo esforço...nota 5. Já o outro lateral, Marlon, pela esquerda...tomou um sufoco danado e acabou sendo totalmente envolvido pelos atacantes do Camboriú. Nota 4. Os zagueiros do Criciúma também não jogaram bem! Faço questão de lembrar que o Criciúma tomou seis gols de times que, bem provavelmente, não brigarão pelo título: Internacional e Camboriú. E isso é muito preocupante! O que acontece?? Olha...tanto Raphael Silva quanto Diego Giaretta, dentro do que tenho visto, têm se mostrado muito instáveis!! Alguns bons jogos e outros com nível bem abaixo da normalidade!! Nota 4 pra ambos. No meio, João Afonso foi um dos mais regulares e parece ter atingido bom nível afim de continuar sendo titular. Verdade seja dita...jogou mais no 1º tempo do que no 2º!! Nota 7. Quanto a Douglas Moreira e Élvis foram mais efetivos, mantendo boa produtividade. Nota 8 pro garoto da base e 9 pro ex-Botafogo...até pelo gol que marcou que, sem dúvida alguma, foi o mais bonito até agora do Catarinense/2.016. No ataque, Roger Guedes foi mais participativo na 1ª etapa quando a ofensividade do Criciúma apareceu mais. Nota 6. Jheimy marcou dois gols e deu assistências. Nota 8. Mesma avaliação e nota para Bruno Lopes que, finalmente, desencantou! Dentre os que entraram...Wéllington Saci, Alex Santana e Barreto...melhor rendimento do volante que cumpriu função tática, marcando forte o “cara” do Camboriú...o veloz atacante Thiago Silva.

Sobre o técnico Roberto Cavalo, precisa dar um jeito nas atuações irregulares da defesa do Criciúma! Com o andamento da competição, os outros times tendem a crescer e quem errar menos, com certeza, vai se dar melhor!! Outra...ganhando de 3 a 0 e depois 4 a 1, do Camboriú, pra quem quer realmente chegar na reta final brigando pelo título, não pode passar por situações como a que vimos...quase se complicando porque deixou o adversário crescer!! Contudo, foi uma grande vitória e resultado pra elevar o moral da equipe que, imagino, pretende tentar desbancar o favoritismo da Chapecoense!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Dois jogos em sequência...favoritismo todo do Criciúma!!

Alguém tem dúvida?? Ora bolas...é uma questão de lógica e racionalidade!! Masss...não uma certeza de que o Tigre vai “patrolar” os adversários desta quarta(17) e domingo(21). Aliás, se formos comparar tamanho e pretensão de cada um no Campeonato Catarinense e até mesmo na temporada, além da estrutura que cada um dispõe...obrigatoriamente teríamos de apontar o Criciúma como vencedor das duas partidas “por antecipação”!! Só que não!! O futebol mudou bastante e o Vasco já não “deita e rola” mais como antigamente contra o Madureira; ou o Flamengo diante do Campo Grande! Isso no Rio de Janeiro...já, em São Paulo...com uma prévia goleada do São Paulo sobre a Portuguesa Santista; ou do Grêmio diante do Pelotas...por exemplo, no Campeonato Gaúcho. Nos dias atuais, há muita igualdade...com nivelamento por baixo, na minha opinião.

Por isso, prefiro apontar e destacar o óbvio favoritismo do Criciúma contra o Camboriú ... mesmo que o jogo seja na casa do adversário. Da mesma forma, considero o Figueirense com maior propensão de sair ganhador no confronto contra o Internacional, jogo também desta quarta, atrasado da 3ª rodada. Há 15...20 anos atrás ou mais, poderíamos “cantar” vitória antes do tempo. O futebol era assim!! Havia muita disparidade...diferenças técnicas e estruturais que apareciam claramente nos 90 minutos de uma disputa. Hoje...são poucos os que sabem MESMO jogar futebol e, na sua grande maioria, os jogos...principalmente os de começo de temporada, apresentam baixo nível técnico! As vezes se transformam em verdadeiras peladas!!

Virando a página e mudando o assunto...a nova camisa do Criciúma, aquela que é parecida com o modelo(na foto com Élvis e Bruno Lopes)...com o estilo da do Paraná Clube, tem dado mais sorte do que azar ao Tigre. Não é a minha predileta!! Sou meio conservador e prefiro a tradicional...com largas faixas em amarelo, preto e branco que não foge dos padrões oficiais do uniforme número 1(tipo esta...com a modelo acima). De outro modo, entendo que há necessidade de se “modernizar”, os grandes clubes também fazem o mesmo e o principal objetivo é promover o marketing, direcionando alvo para as vendas e uma melhor arrecadação financeira em comercialização de produtos oficiais do Clube. E...ainda sobre os uniformes que o Criciúma, tendo como fornecedora de material a marca Kappa...pelo “andar da carruagem” esta manterá sua parceria com o Clube. Meio que aos “trancos e barrancos”... sem que a torcida saiba o porque da insistência com tal provedor, o Criciúma deixa de aproveitar produtos como os da Embratex, por exemplo, que é da cidade e, pelo que sei, já apresentou projeto oficial com um número bastante considerável de peças afim de abastecer o Clube durante a atual temporada!! Santo de casa não faz milagre?? Mas a Replay e a Toplay já distribuíram materiais ao Criciúma em épocas de vacas magras...lembram??

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Catarinense só tem um invicto! Outra: LARM poderá ter que fechar sua sede!!

E...confirmando o que prevíamos antes do início da competição, a Chapecoense está sendo melhor do que os demais e, com merecimento, vem liderando o Campeonato Estadual. Há de se levar em consideração, obviamente, que não se trata de uma posição definitiva! Isso é o que se apresenta NO MOMENTO. Por enquanto não há o que contestar!! A Chapecoense manteve boa parte do time de 2.015, tem no lateral Dêner uma das principais peças...em boa fase, e...boas opções no banco de reservas. Arrisco a dizer que a Chapecoense, sem gastar ainda o dinheiro que virá da TV para o Campeonato Brasileiro e mais o que tem em caixa, já possui uma base pra começar a Série A!! A escalação do time que ganhou do Brusque na rodada do fim de semana teve, pro leitor ter uma idéia: Danilo; Gil, Neto, Thiego e Dêner; Josimar(Andrey), Cléber Santana e Lucas Gomes e Maranhão: Ananías(Silvinho/ex-Criciúma) e Kempes(Bruno Rangel). 

Notem que,para as necessidades atuais envolvendo uma disputa regional, é, sim...uma boa equipe e que, por certo, continuará sendo a principal favorita pra ganhar o 1º turno do Catarinão/2.016.
Isso não quer dizer, entretanto, que outro clube não poderá chegar pra desbancar o “verdão d’oeste”. E, com cinco rodadas disputadas...à exceção de Figueirense e Inter que têm um jogo a menos, o Criciúma aparece como principal concorrente da Chapecoense. Analisando rapidamente...com frieza e desprendimento, é fácil chegar à conclusão de que o Tigre ainda poderá encostar no “Índio” e tentar derrubar seu favoritismo. Chapecoense 13, Criciúma 10, Metropolitano 8, Avaí 7 pontos...são os melhores colocados faltando quatro rodadas pra acabar a primeira etapa do torneio. O jogo que o Figueirense tem atrasado será na próxima quarta(17), no Orlando Scarpélli, diante do Internacional. Se ganhar...vai a 8 pontos e ainda poderá aumentar suas chances. Aliás, o próprio Inter também tem 5 pontos e, caso vença, matematicamente estará no páreo!

De qualquer modo, há indícios de que a briga pela conquista do turno e conseqüente vaga na final, está se monopolizando  para Oeste e Sul do Estado. Jogos que faltam pra Chapecoense? Pela ordem, Figueirense e Metropolitano, ambos de forma consecutiva, em Chapecó; Joinville, fora; e...Criciúma, outra vez na Arena Condá. Para o Tigre, as partidas que restam...na mesma ordem: Camboriú, fora de casa; Guarani e Metropolitano, no Heriberto Hülse; e...a Chapecoense, em Chapecó. Moleza? Pra ninguém!! Masss...há de se considerar que nas quatro últimas rodadas a Chapecoense tem 3 jogos em casa e só um fora. Já, o Criciúma, dois no Heriberto Hülse, dois fora dele! Além disso, olhando pra tabela...”eles” têm três pontos a mais do que “quadro” de Roberto cavalo e, reconheçamos que o time de Guto Ferreira está melhor preparado tecnicamente...pelo menos por enquanto!!

Passarinho Arrepiado me passa algumas informações sobre a L. A. R. M. (Liga Atlética da Região Mineira). Segundo o presidente Émerson Lodetti, a crise financeira na entidade é bastante preocupante e ele não descarta a possibilidade de ter que fechar as portas de sua sede, localizada no bairro Comerciário. Ocorre que as verbas que eram distribuídas nos tempos de Taça Cecrisa acabaram! Há também o atraso no repasse de recursos destinados ao esporte através do Poder Público. Em razão de tais dificuldades, o “Arrepiado” conseguiu apurar que o local onde está a entidade poderá ser fechado por falta de dinheiro visando sua manutenção! E olha que a L. A. R. M. vai completar 68 anos em maio!!! Que coisa...hein??!!



domingo, 14 de fevereiro de 2016

TERMINA MAIS UM CICLO...

...DA MINHA VIDA PROFISSIONAL! PELA 4ª VEZ ENCERRO UM PERÍODO DE TRABALHO NA RÁDIO ELDORADO. DESDE QUANDO SAÍ DA RBS/TV EM JULHO DE 2.010, A CONVITE DE CLAYTON SALVARO, CLÁUDIO GOMES E DÊNIS LUCIANO, FORAM 5 ANOS E 7 MESES DE UM CONVÍVIO DENTRO DOS PADRÕES QUE O PROFISSIONALISMO EXIGE! ALIÁS, SEMPRE DEI PRIORIDADE AO ASPECTO PROFISSIONAL, PROCUREI TER LINHA DE CONDUTA...SEM AGREDIR PESSOAS OU INSTITUIÇÕES! E ASSIM SIGO MEU CAMINHO...NUNCA ESQUECENDO QUE QUANDO SE FECHA UMA PORTA, DEUS LOGO ABRE DUAS OU MAIS!! QUEM ME CONHECE SABE QUE ME ENTREGO AO TRABALHO...SEMPRE FOI ASSIM!! A VIDA SEGUE...A FILA ANDA E APROVEITO PARA AGRADECER A TODOS QUE SÃO DO BEM!! AOS DEMAIS...DEIXO QUE A VIDA E O TEMPO ENSINEM!! MASSSS...VC QUE GOSTA DO NOSSO TRABALHO PODERÁ NOS ACOMPANHAR AQUI NO "BLOG DO GILBERTO CUSTÓDIO", NO CRICIUMANEWS, NA TVCRICIUMA.COM E NA RADIO ONDA JOVEM(FORQUILHINHA). CABE, CLARO... UM “MUITO OBRIGADO” A BETO SPÍLLERE/ELOÍSA E VANDERLEI RICKEN! NO POPULAR...”TÂMU JUNTO”!!

Tigre “engole” o Furacão no Esxtreito!!

A vitória do Criciúma foi bastante expressiva em Florianópolis, neste sábado(13), diante do Figueirense. Depois de um primeiro tempo em que os dois times tiveram chances de marcar... e a melhor oportunidade foi do Criciúma, com Élvis, veio uma segunda etapa onde a superioridade tricolor foi escancarada!! Não tenho a menor dúvida em afirmar que o Criciúma jogou mais...foi mais efetivo, marcou melhor, passou com maior eficácia e, portanto, justificou o resultado! Quanto ao meia Élvis, entendo ter sido um dos melhores em campo! Se transformou no personagem mais falado do jogo porque perdeu um gol “que não se perde”; e...em contrapartida, abriu o caminho pra vitória! Isso...depois de jogada individual de João Afonso entrando na área pela direita e efetuando cruzamento para o chute certeiro do “dez” criciumense. Na segunda conquista, outra individualidade aparecendo! Desta feita, Douglas Moreira driblou pelo meio e arriscou à média distância. A bola rasteira tocou no poste direito da meta adversária e no corpo do goleiro Gatito Fernandes, antes de mansamente ir pro fundo da rede! Por sua vez, o Figueirense também criou situações para fazer gol(s) com Nirley, Marquinhos e Clayton. De qualquer modo, valeu a atuação do time de Roberto cavalo que foi BEM diferente do “apagão” de quarta-feira(10), em Lages!!

Luiz não teve grande trabalho. O Figueirense chegou...chegou...só que não a ponto de causar maiores problemas. Nota 6. Os dois laterais do Criciúma tiveram bastante trabalho pra marcar e “parar” os bons atacantes do Figueirense. Ezequiel vigiou muito o melhor “deles”...Clayton e não teve tanta presença ofensiva. Nota 6. Já, Marlon, jogou bem...reeditando outras boas partidas do fim do ano passado! Nota 7. Com relação aos zagueiros, atuação mais segura de ambos na 2ª etapa quando todo o time cresceu de rendimento. Nota 7 pra Raphael Silva e Diego Giaretta. No meio, João Afonso entendo ter sido o jogador mais eficiente dentro da proposta colocada em prática por Roberto Cavalo. Pela atuação de “estréia”, João Afonso mostrou “bola” pra continuar a ser titular! Nota 8. Douglas Moreira, o “motorzinho” que também jogou marcando e indo com força à frente. Acabou premiado com a marcação do 2º gol! Nota 8. Élvis também merece a mesma nota. Como destaquei  antes...não pode perder o lance ainda nos minutos iniciais quando entrou pela área em contra-ataque. Ficou cara à cara com o goleiro do Figueirense e desperdiçou!! Mas, se redimiu no 2º tempo com um gol e boa atuação! Entre os três atacantes...Roger Guedes foi participativo...nota 7. O atacante Jhêimy, que fez sua estréia, também teve chance de gol e não marcou! Entretanto, com boa movimentação, merece um “7” também! E...Bruno Lopes com aquele trabalho de recomposição e ajudar na marcação...foi quem menos apareceu no setor de frente. Nota 6. Em relação ao técnico Roberto Cavalo, armou sua equipe de forma compacta e, insisto, que o Criciúma teve rendimento BASTANTE diferente do que havíamos visto no jogo anterior. Cavalo continua na luta pra buscar a estabilidade necessária afim de que o Criciúma possa realmente brigar pelo título...ainda do 1º turno! Nota 7 pro treinador do Tigre!!
Meia Élvis sai pra comemorar o primeiro gol do Criciúma na vitória de 2 a 0 sobre o Figueirense.