sábado, 28 de março de 2015

Quem vai contratar o contratador?

Prolongo o assunto, iniciado na postagem anterior, por considerá-lo de suma importância para a continuidade da vida do Criciúma Esporte Clube na atual temporada. Afinal, insisto em tal opinião...de que não há NINGUÉM no estádio Heriberto Hülse com conhecimento e experiência para realizar tal tarefa! E coloco ao torcedor...ao leitor, os nomes envolvidos para que também façam suas respectivas avaliações. Dentre todos...o presidente Antenor Angeloni é o que tem mais “anos de estrada”. Não como entendedor do futebol, na sua essência. Mas, sim, administrativamente. Lembro que, pela quarta vez o “sêo” Antenor preside o Criciúma! Muito embora, ele mesmo reconheça que não manja muito de assuntos relacionados “à bola”! Arnaldo Angeloni, seu irmão e vice-presidente da G. A. e do Criciúma é alheio a quase tudo! Gosta do Clube, está por dentro do que acontece, mas não se envolve...diretamente. Lédio Daltoé é superintendente, homem de confiança dos irmãos Arnaldo e Antenor, masssss...da mesma forma, não tem, ainda, conhecimento e bagagem pra sair “à caça” de um novo “gerentão” para o futebol. E...Cláudio Gomes que, todos sabem, é ligado ao marketing e ainda tem suas interferências em qualquer coisa que se desenvolva na instituição Criciúma E. C. Ano passado mandou tanto no futebol...foi tão centralizador que acabou afastando outras pessoas que trabalhavam no mesmo setor! Cláudio Gomes é inteligente e visionário... qualidades que não se encontra em qualquer um! Entretanto, sua forma de se relacionar, o mau funcionamento do departamento que comandava e os fatores aliados à queda pra Série B do Campeonato Brasileiro acabaram “trucidando” Cláudio Gomes junto à opinião pública!! Parte da torcida tem opinião de que Cláudio virou “persona non grata” e que deve, inclusive, se afastar até da área comercial e de marketing!! Diante do exposto fica comprovado que quem contratar o contratador vai ter de contar com o pouco conhecimento que tem e, claro, com a sorte!!

E o perfil do novo comandante do futebol no Criciúma? Qual deve ser? Pelo que já ouvi nos bastidores do Clube, deverá ser alguém com experiência na área e que goste de trabalhar também com a garotada da base. O Criciúma não abre mão de permanecer utilizando os garotos. Obviamente que, para o Brasileiro da B, o Criciúma não será o mesmo do Estadual! Claro que não!! Entretanto, alguns “meninos” continuarão recebendo oportunidades. Só que a maioria de um imaginário time titular, com toda certeza, será formado por jogadores de bem maior qualificação do que aquilo que estamos vendo no Campeonato Catarinense! Ouvi dizer que o Criciúma irá ao mercado da bola pra buscar 9 jogadores pra jogar(na verdadeira acepção do termo)...sendo titulares mesmo! Mas, primeiro vem o “executivo” que vai formar sua equipe de trabalho e o time do Brasileiro.

Enquanto isso, aqui do lado e ainda extremamente abatido com as vergonhas que vem passando por causa da campanha do Criciúma no Estadual, com gozações, inclusive de amigos seus do Oeste, Norte do Estado e Capital, o Passarinho Arrepiado se requebra todo para imaginar um Criciúma que, pelo menos, não dê vexame em Joinville, neste sábado(28). Reconhece, entretanto, que fica evidente o favoritismo do time da casa! Em condições normais, o JEC deve ganhar e até sem grandes dificuldades de um time que, há algum tempo atrás, era identificado com as garras de um Tigre!! Hoje, no entanto...tudo está diferente!  Mesmo que o Criciúma continue sendo grande...em campo estamos vendo um time pequeno!! Lamentável!!

sexta-feira, 27 de março de 2015

Os dedos de Raimundo Queiroz.

Eles “derrubaram” o diretor executivo do Criciúma E. C. Sua atitude durante o jogo Criciúma e Joinville, quarta(25), mostrou despreparo para ocupar tal função num clube de tamanha tradição e importância como o Criciúma! Quando foi xingado, Raimundo Queiroz deveria usar de toda sua experiência ao longo de mais de 30 anos vividos em cargos diretivos no mundo do futebol, e utilizar as mãos para pedir calma ao grupo de torcedores que estava à frente do camarote, no estádio Heriberto Hülse. Numa hora dessas, ta todo mundo de cabeça quente e, quem for mais “malandro”(no bom sentido)...”mata no peito” as vaias e críticas e “segue o barco”!
Raimundo Queiroz preferiu devolver as ofensas na mesma moeda e, justamente aí foi seu maior erro! Minutos depois, com a adrenalina mais em baixa, resolveu encarar alguns torcedores que estavam perto da porta de saída do vestiário e até pediu desculpas! Mesmo assim, e penso que de forma absolutamente correta, os dirigentes do Criciúma resolveram demiti-lo do cargo!! E...convenhamos, depois da derrota para o Joinville por 2 a 0, em casa; os acontecimentos ao final do jogo, a reação da torcida e o “adeus” do Criciúma à qualquer chance de classificação às finais do Campeonato Catarinense...não havia muitas opções para Antenor Angeloni e cia.
Massss...será que Raimundo Queiroz era mesmo o cara que mandava e desmandava no futebol do Criciúma?? Bem...pelo que se tem de conhecimento, sim!! Algumas pessoas, inclusive da própria mídia esportiva, tentaram provar que Cláudio Gomes ainda mantinha ingerências no Depto. de Futebol e não conseguiram! Há algum tempo, quando Cláudio teoricamente deixou o futebol para voltar ao marketing do Clube, o presidente Antenor Angeloni, mais Lédio Daltoé e até o próprio Raimundo Queiroz fizeram questão de deixar bem claro que Cláudio só trata das questões financeiras. Tipo...vem um jogador e o acerto salarial é com ele! Entenderam? Obviamente, que na sua área específica, a mercadológica...Cláudio Gomes, claro, “manda e desmanda”!!

E os protestos de boa parte da torcida quanto à permanência de Cláudio Gomes no Clube? Eles continuam e a G. A. não consegue contornar!! Ou seja, cada situação negativa que ocorre no Criciúma...independentemente de onde acontecer, o culpado é Cláudio Gomes!! Já vi, li e reli em redes sociais e até conversando com alguns torcedores...”tira o Cláudio de lá que a coisa melhora!”. Que coisa, hein? Impressionante como ele conseguiu atrair pra si tanta antipatia!! E olha que Cláudio Gomes é de total confiança do presidente!!

Em cima deste assunto, fica a pergunta: Quem vai contratar o novo executivo do futebol? Vou mais além...quem tem conhecimento e competência pra efetuar tal aquisição?? E...qual o projeto a ser colocado em prática? A continuidade do que vem sendo feito ou uma mudança radical de planos, com a vinda de um técnico “de ponta” e jogadores de reconhecida qualificação?? Dentro do que penso, NINGUÉM na atual estrutura administrativa tem conhecimento e experiência necessárias para sair no mercado e buscar os profissionais adequados! Como não tem e não vão contratar alguém para trazer outros...então...vai “sobrar” pro presidente!! Ou será Lédio Daltoé? Ou Cláudio Gomes? Não...não!! Insisto que o assunto é de responsabilidade do presidente e a ele cabe tal tarefa!! Entenderam bem??

quinta-feira, 26 de março de 2015

Criciúma 0 x 2 Joinville...vergonha no H. Hülse!!

Na recente história do Criciúma...uma das situações de maior vexame já vistas na casa tricolor! Lamentável a apresentação do Criciúma quando da derrota para o rival Joinville! Depois de mostrar pelo menos raça em Florianópolis, no empate em 0 a 0 diante do Figueirense, o time do Criciúma voltou a expôr toda sua inoperância e passividade contra o JEC. Derrota merecida...justíssima! Os visitantes “deitaram e rolaram”...fizeram 2 a 0 e, depois da expulsão do lateral Rômulo, o Criciúma acusou golpe de “nocaute”! O Joinville fez o tempo passar e, se forçasse, faria mais...com certeza!! Claro que a derrota “mata” o Criciúma no Campeonato Estadual e, nos próximos jogos, os 5 que faltam do returno...apenas cumprimento de tabela! Vou ficar esperando que algo seja providenciado de forma urgente para que as atenções se voltem aos preparativos visando o Campeonato Brasileiro.

Costumo fazer análises em relação às atuações individuais dos jogadores do Criciúma. Pois bem...Luiz foi o mais consciente e profissional dentre todos que atuaram. Cobrou bastante de seus companheiros e, por demonstrar atitude...como deve se comportar um atleta em campo, nota 7. Ezequiel, sucumbiu diante de uma passividade coletiva e só procurou ir a frente, atacar, durante a 1ª etapa. No 2º tempo, se preocupou em “cercar”...não marcar! Até porque, no quesito marcação ninguém se sobressaiu!! Nota 5. Joílson, individualmente, não comprometeu. Entretanto, o rendimento coletivo do sistema defensivo foi extremamente prejudicado pela atuação de Iago Maidana que, novamente, esteve inseguro e apresentou baixo rendimento técnico. Nota 5 pra Joílson e 3 pra Maidana. O lateral esquerdo Rômulo, até pela sua própria inexperiência, foi facilmente envolvido pelas freqüentes jogadas do lado direito no ataque joinvilense. Pelo que temos visto...precisa jogar bem mais pra merecer titularidade! Nota 4. Rafael Pereira jogou o futebol que, já se sabe, pode jogar! Sua qualidade não é das melhores e não dá pra exigir mais do que já assistimos! Nota 4. Continuo achando um desperdício Cléber Santana jogando de segundo volante! Sua boa qualificação técnica fica “escondida” por não atuar na função em que rende bem melhor...no caso, de meia armador. Nota 5. Natan, outra vez, teve produtividade discretíssima! Continua “devendo” em termos de bom futebol. É meia atacante e não deu um chute sequer a gol! Nem “pifou” qualquer companheiro!! E olha que recebemos as melhores informações quando de sua contratação! Nota 4. Sobre o ataque, lembro ao torcedor que o Criciúma não concluiu em nenhum momento contra o gol adversário! Róger Guedes e Lucca foram os “piores” em termos de produção ofensiva. Lucca...inclusive, não acertou sequer uma jogada!! Nota 4 pra Róger e 3 pra Lucca!! Quanto a Kallil...vou poupá-lo de criticas mais incisivas. Teve sua primeira oportunidade pra começar uma partida como titular e, pelo menos, não se intimidou! Mas, sem “parceria” pra uma tabela ou jogada ofensiva...caiu na “mesmice” dos demais! Nota 5. Entraram ainda Danilo Tarracha, Luizinho Mello e Edy. Avaliação só para os dois primeiros. O lateral participou pouco, mas errou em uma jogada na frente, que acabou resultando no contra-ataque para a marcação do 2º gol do Joinville. Nota 3. E...Luizinho Mello, que entrou só pra ajudar no muito confuso sistema de marcação do Criciúma. Nota 4.
   Criciúma 0 x 2 Joinville. JEC "deitou e rolou" no Heriberto Hülse!
.
O técnico Luizinho Vieira está “afundando” junto com a grande maioria dos jogadores que ele mesmo ajudou a promover quando saiu da base para a equipe profissional! Luizinho tem boas intenções...mas precisa aprender muito ainda para treinar o time profissional de um clube como o Criciúma!! Ainda não adquiriu estabilidade e confiança para a importância e responsabilidade da função!! Impressionante como o Criciúma continua confuso em campo...jogo a jogo! Nota 4 pra ele!! E...a “nota” mais triste da noite ficou por conta do diretor executivo Raimundo Queiroz!! Ao ser xingado por alguns torcedores...devolveu o “ato”, mostrando o dedo maior de cada mão! Demonstrou não ser preparado para absorver críticas e suportar uma pressão natural em razão da terrível campanha no Catarinense! Os dirigentes do Criciúma precisam tomar providências urgentes! Minha opinião é de que Raimundo Queiroz não deve continuar no cargo!!

quarta-feira, 25 de março de 2015

A rodada do meio de semana no Catarinense!

O melhor jogo vai acontecer em Florianópolis! Afinal...em campo, os líderes Figueirense e Chapecoense. Ambos têm 8 pontos e, até o momento, apresentaram o melhor futebol da competição! A Chapecoense arrancou bem, depois caiu um pouco e o Figueirense, ao estilo Argel Fucks, cresceu ao longo do campeonato...sempre demonstrando muita força! Insisto que, se não houver nenhuma “zebra”, os dois vão decidir o Catarinense/2.015. Resta saber quem terá vantagem de fazer a segunda partida em casa!!! De outro modo, Metropolitano e Internacional se enfrentam em Blumenau com o objetivo único de vitória! O empate pode deixar os dois um pouco longe dos primeiros colocados, dificultando seus planos de chegar à final. E...Criciúma x Joinville, tanto um como outro com muita vontade de vencer, só que por motivos diferentes. Com 7 pontos, o JEC quer ganhar, ou no mínimo não perder, pra poder ficar perto de Figueirense e Chapecoense. Já o Criciúma precisa dos 3 pontos porque ainda não ganhou no hexagonal, é lanterna e necessita da vitória...se quiser continuar pensando em tentar chegar à decisão!!
.
Meio intelectual...as vezes difícil de ser entendido, Ricardo Drubscky ganha maior notoriedade em nível nacional ao ser confirmado como novo técnico do Fluminense. Cristóvão Borges foi demitido depois que o Flu perdeu pontos para times considerados pequenos no Campeonato Carioca: Volta Redonda, Macaé e Tigres. Como a quantia financeira que o clube dispõe não é mais a mesma, pois a parceria com a Unimed acabou, os dirigentes optaram por uma solução barata e o ex-Criciúma, em 2.014, foi contratado. Ao contrário do que alguns pensam, Ricardo Drubscky é trabalhador, mas o considero um técnico sem muita expressão ou grandes conquistas...ainda! Comum, para os padrões de treinadores brasileiros! Sua passagem pelo Criciúma, ano passado, foi discreta. Na época, botei fé e acabei me frustrando com os resultados alcançados. Ao sair do Heriberto Hülse disse que os jogadores não conseguiam entender suas orientações!! Então ta...!!

Ainda sobre técnico quem retorna pra Santa Catarina, depois de 12 anos, é Gílson Kleina. Está chegando ao Avaí com a incumbência de tentar tirar o time do segundo rebaixamento no Campeonato Catarinense. Lembro que Gílson Kleina despontou para o futebol nacional ao treinar o Criciúma em 2.003 numa espécie de parceria com seu amigo, hoje já falecido, Lori Sandri. Na época, Lori havia sido contratado pelo Criciúma, mas faltavam alguns meses para terminar seu contrato com o futebol japonês onde trabalhava. Lori Sandri garantiu ao então presidente Moacir Fernandes que seu auxiliar “daria conta do recado” até que ele chegasse. A idéia deu certo e, após boa campanha em parte do Campeonato Brasileiro daquele ano, Gílson Kleina efetivou-se na função, deixando de ser coadjuvante. Contudo, seu objetivo no Avaí, claro, terá prioridades para a montagem dos planos visando a Série A do Brasileiro. Antes, porém, a árdua tarefa de livrar o Leão da Ilha do descenso no Estadual!!

Aproveitando que o assunto é técnico, e voltando ao Criciúma, todos sabem que, de forma sigilosa...nos bastidores, os dirigentes da G. A. já tratam da contratação de um novo treinador e, imagino, uma outra equipe de trabalho para o Campeonato Brasileiro da Série B. Em outras temporadas e oportunidades, me iludi com um “jogo de palavras” que acabou não se confirmando! Lembram? Quantas vezes nós ouvimos que o Criciúma contrataria um técnico renomado e capacitado para montar planejamento e formar um time afim de alcançar determinada meta?? Algumas...não? A realidade foi outra e os resultados aquém do esperado...pelo menos nos últimos dois anos, à exceção da campanha com Vadão que levou o Criciúma a conquistar o título estadual de 2.013.

terça-feira, 24 de março de 2015

Todo mundo atrás da linha da bola!!

A expressão tem sido bastante usada nos últimos anos e ouvida por quem acompanha futebol. Vários técnicos e profissionais “da bola” orientam seus atletas para recompor rapidamente o sistema de marcação e, assim, evitar ser surpreendido com uma possível jogada rápida do adversário. O que o Criciúma fez no estádio Orlando Scarpélli, no empate com o Figueirense, 0 a 0...sem dúvida alguma, ato de time pequeno! Jogar daquela forma...com todos atrás da linha de meio campo, esperando o adversário e bloquear suas principais jogadas, abdicando de uma postura mais ousada, foi demonstrar covardia!!

Ah...estratégia armada por Luizinho Vieira? Sim...e, importante frisar, bem executada pelos jogadores dentro de campo! Todos cumpriram à risca o que foi determinado! Se fecha...espera uma ou outra oportunidade para contra atacar e, quem sabe, definir o jogo! Particularmente, não gostei do que se propôs o Criciúma diante do tradicional adversário. Se de um lado funcionou o sistema coletivo de marcação, de outro o Criciúma se negou a ter um posicionamento mais ofensivo e ousado. Tudo foi planejado pra “jogar fechadinho” e conquistar pelo menos um ponto! Ou...se as chances permitissem, fazer um gol e tentar garantir a vitória. Dentro do que projetou Luizinho Vieira e comandados, o goleiro Luiz, com atuação destacada, impediu que o gol criciumense fosse vazado e...uma sorte e outra em alguns lances, mais o fato de o Figueirense não estar num dia tão inspirado...o Criciúma... ”pimba”! Conseguiu parte de seu objetivo que era de não perder o jogo em Floripa.

Massss...no que somou o 0 a 0 para as pretensões do Criciúma no Campeonato Catarinense? Quase nada! O Criciúma entrou na rodada como último colocado e na “lanterna” continuou! Lá se vão quatro jogos com duas vitórias e dois empates e míseros dois pontos!! Internacional de Lages e Metropolitano que, digamos...numa escala “hierárquica” imaginária no contexto do futebol catarinense, aparecem bem menos do que o Criciúma, estão na frente dentro da tabela de classificação!! É uma pobreza técnica e uma fase que, há tempos, o Criciúma não vivia...pelo menos em edições mais recentes do Campeonato Estadual!

Dá pra classificar? Matematicamente, sim! Só que...sob o ponto de vista técnico, claro que não!! Faltam seis partidas...sendo dois jogos contra o Joinville, aqui e lá, na sequência; e depois, pela ordem, Figueirense aqui, Internacional na Serra, Metropolitano no Heriberto Hülse e Chapecoense, no Índio Condá. Três partidas em casa, outras três fora. Mesmo que consiga um “milagre” ganhando os jogos contra o JEC, terá de brigar ainda contra o líder Figueirense, de novo, e, numa projeção bem otimista, disputar vaga na final com a Chapecoense, em Chapecó, na última rodada!!! Alguém...de fé...acredita??!!

A colaboração do Passarinho Arrepiado para a coluna de hoje diz respeito à situação de Fábio Ferreira e Maurinho. O quesito técnico pesa a favor do zagueiro. No atual plantel, o Criciúma não dispõe de um jogador com tal qualificação. Sem jogar o “fino da bola”...Fábio Ferreira tem capacidade para ser titular no Criciúma. Entretanto, a exemplo do que já aconteceu ano passado, o atleta volta a ter problemas de ordem disciplinar e de relacionamento interno, no vestiário, a ponto de Luizinho Vieira deixá-lo de lado e bancar o sistema defensivo sem seu melhor zagueiro!! Quanto a Maurinho, que perdeu a hora pra viajar semana passada para o Espírito Santo porque dormiu demais, sua condição técnica é limitada. No somatório de tudo...indisciplinas e deficiência técnica, no caso do atacante, devem fazer com que ambos não voltem a vestir a camisa do Criciúma!

segunda-feira, 23 de março de 2015

Figueirense 0 x 0 Criciúma...esquema 1-10!!

Foi um retrancasso!! O Criciúma se propôs a dificultar o jogo para o adversário e conseguiu!! Luizinho Vieira armou esquema com apenas um volante de marcação...os jogadores se uniram em campo, mostraram certo comprometimento e dedicação e acabaram evitando uma derrota em Florianópolis. Por sua vez o Figueirense não jogou bem! Muito ansioso, não conseguiu furar o fortíssimo bloqueio defensivo do Criciúma e ainda por cima, seu próprio rendimento, foi bastante ineficiente. Só valeu pelo empate conquistado fora de casa.Pra efeito de Campeonato Catarinense, pouco ajuda o ponto conquistado! Continua “morre...não morre” dentro da competição e vai precisar ser mais ofensivo pra poder ganhar do Joinville, em casa, na próxima quarta-feira(25).

Individualmente...Luiz fez muito bom jogo! Suas defesas e intervenções impediram a derrota do Criciúma no Scarpélli. Esteve seguro e foi o melhor em campo! Nota 8. Ezequiel só melhorou seu rendimento ofensivo nos minutos finais algumas investidas pelo seu setor, a lateral direita. Cumpriu papel defensivo conforme o que lhe foi determinado pelo treinador. Nota 6. Joílson, a exemplo do que havia feito no Espírito Santo, pela Copa do Brasil, também realizou boa partida. Ele e Rafael Pereira demonstraram firmeza e competência...sem erros já vistos em outras partidas. Nota 7 pra dupla de zaga. Rômulo desempenhou função idêntica a de Ezequiel, só que na esquerda. Poucas vezes foi ao ataque e, assim, procurou mais se resguardar pra ajudar na marcação. Nota 6. No meio campo, Barreto realizou bom jogo e colaborou bastante com a proposta de Luizinho Vieira em priorizar o sistema defensivo. Nota 7. Quanto a Cléber Santana, dentro do que penso sobre futebol, é um desperdício usá-lo mais atrás no meio, quase como um segundo volante! Jogador de boa qualidade e com facilidades pra armar como Cléber, até pela sua qualidade, deve atuar na função de meia de ligação onde ele pode render mais ofensivamente. Mesmo assim, cumpriu bom papel! Nota 7. Natan se movimentou bastante e merece, também, referência positiva. Diferentemente de outras partidas, encontrou espaços pra jogar e chegou em algumas oportunidades na área adversária. Nota 7. Róger Guedes ficou fixo na direita e conseguiu alguns dribles e jogadas de efeito. Nada de excepcional, importante frisar! Nota 6. Lucca foi o mais acionado no ataque do Criciúma. Correu e se doou muito. Mas, rendimento efetivo, pouco conseguiu! Nota 5. Bruno Lopes foi quase um “auxiliar” de lateral direito!! De novo, executou aquela função que tantas vezes lhe foi atribuída. Ou seja, de voltar...voltar e marcar!! E...conseguiu!! De outra forma, continua encontrando dificuldades pra finalizar ao gol adversário. O atacante do Criciúma é, claramente, sacrificado pelo esquema de Luizinho Vieira que abdica de atacar...pra fortalecer o “voltar pra marcar”!! Nota 6. Usados, ainda, Vítor Míchels e Kalil que tiveram pouco tempo pra apresentar futebol que merecesse avaliação.

Em relação ao técnico Luizinho Vieira...mudou o jeito do time jogar, pelo menos pra essa partida, e sua idéia acabou, pelo menos, evitando que o Criciúma perdesse! O Criciúma se defendeu com eficiência...claro! Tanto que o goleiro Luiz foi o melhor em campo! Além disso, no que quesito marcação, o Criciúma foi muito bem! Masss...considero muito pouco pra um time da tradição no Estado, com uma rica história de vitórias, como é o Criciúma...e ser tão covarde como foi neste domingo(22), diante do Figueirense. Nota 5.

Passarinho Arrepiado e os números de Figueirense 0 x 0 Criciúma. Foram 46 faltas no jogo...número alto! 21 do Figueirense, 25 do Criciúma. A gol, o Criciúma chutou 7 vezes, o Figueirense 3. Pra fora, 8 conclusões dos “manezinhos”, e 4 do Criciúma. Escanteios...6 a 4 pro Figueirense. E...impedimentos...2 no ataque do Figueirense e 1 no ataque do Criciúma.

Por que Rampinélli não volta ao Criciúma?

Foi um retrancasso!! O Criciúma se propôs a dificultar o jogo para o adversário e conseguiu!! Luizinho Vieira armou esquema com apenas um volante de marcação...os jogadores se uniram em campo, mostraram certo comprometimento e dedicação e acabaram evitando uma derrota em Florianópolis. Por sua vez o Figueirense não jogou bem! Muito ansioso, não conseguiu furar o fortíssimo bloqueio defensivo do Criciúma e ainda por cima, seu próprio rendimento, foi bastante ineficiente. Só valeu pelo empate conquistado fora de casa.Pra efeito de Campeonato Catarinense, pouco ajuda o ponto conquistado! Continua “morre...não morre” dentro da competição e vai precisar ser mais ofensivo pra poder ganhar do Joinville, em casa, na próxima quarta-feira(25).

Individualmente...Luiz fez muito bom jogo! Suas defesas e intervenções impediram a derrota do Criciúma no Scarpélli. Esteve seguro e foi o melhor em campo! Nota 8. Ezequiel só melhorou seu rendimento ofensivo nos minutos finais algumas investidas pelo seu setor, a lateral direita. Cumpriu papel defensivo conforme o que lhe foi determinado pelo treinador. Nota 6. Joílson, a exemplo do que havia feito no Espírito Santo, pela Copa do Brasil, também realizou boa partida. Ele e Rafael Pereira demonstraram firmeza e competência...sem erros já vistos em outras partidas. Nota 7 pra dupla de zaga. Rômulo desempenhou função idêntica a de Ezequiel, só que na esquerda. Poucas vezes foi ao ataque e, assim, procurou mais se resguardar pra ajudar na marcação. Nota 6. No meio campo, Barreto realizou bom jogo e colaborou bastante com a proposta de Luizinho Vieira em priorizar o sistema defensivo. Nota 7. Quanto a Cléber Santana, dentro do que penso sobre futebol, é um desperdício usá-lo mais atrás no meio, quase como um segundo volante! Jogador de boa qualidade e com facilidades pra armar como Cléber, até pela sua qualidade, deve atuar na função de meia de ligação onde ele pode render mais ofensivamente. Mesmo assim, cumpriu bom papel! Nota 7. Natan se movimentou bastante e merece, também, referência positiva. Diferentemente de outras partidas, encontrou espaços pra jogar e chegou em algumas oportunidades na área adversária. Nota 7. Róger Guedes ficou fixo na direita e conseguiu alguns dribles e jogadas de efeito. Nada de excepcional, importante frisar! Nota 6. Lucca foi o mais acionado no ataque do Criciúma. Correu e se doou muito. Mas, rendimento efetivo, pouco conseguiu! Nota 5. Bruno Lopes foi quase um “auxiliar” de lateral direito!! De novo, executou aquela função que tantas vezes lhe foi atribuída. Ou seja, de voltar...voltar e marcar!! E...conseguiu!! De outra forma, continua encontrando dificuldades pra finalizar ao gol adversário. O atacante do Criciúma é, claramente, sacrificado pelo esquema de Luizinho Vieira que abdica de atacar...pra fortalecer o “voltar pra marcar”!! Nota 6. Usados, ainda, Vítor Míchels e Kalil que tiveram pouco tempo pra apresentar futebol que merecesse acaliação.

Em relação ao técnico Luizinho Vieira...mudou o jeito do time jogar, pelo menos pra essa partida, e sua idéia acabou, pelo menos, evitando que o Criciúma perdesse! O Criciúma se defendeu com eficiência...claro! Tanto que o goleiro Luiz foi o melhor em campo! Além disso, no que quesito marcação, o Criciúma foi muito bem! Masss...considero muito pouco pra um time da tradição no Estado, com uma rica história de vitórias, como é o Criciúma...e ser tão covarde como foi neste domingo(22), diante do Figueirense. Nota 5.

Passarinho Arrepiado e os números de Figueirense 0 x 0 Criciúma. Foram 46 faltas no jogo...número alto! 21 do Figueirense, 25 do Criciúma. A gol, o Criciúma chutou 7 vezes, o Figueirense 3. Pra fora, 8 conclusões dos “manezinhos”, e 4 do Criciúma. Escanteios...6 a 4 pro Figueirense. E...impedimentos...2 no ataque do Figueirense e 1 no ataque do Criciúma.