sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O que falta ao Criciúma?

Talvez o torcedor se pergunte sobre os motivos que estariam levando o time a apresentar uma campanha extremamente discreta, até agora, no Campeonato Brasileiro. Já passaram Ricardo Drúbski, Caio Júnior e Wagner Lopes e o rendimento coletivo do Criciúma é pífio…decepcionante! A campanha indica a 15ª colocação, 17 pontos em 16 jogos, com 4 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. São 9 gols marcados e 21 sofridos. Aproveitamento de 35,4%. Abaixo do esperado? Sem dúvida! Quando os dirigentes se manifestaram, ainda no fim do ano passado, todos nós imaginávamos que as lições, em razão do drama vivido em 2.013, teriam sido assimiladas. Ledo engano! A Gestão de Ativos tem dinheiro, só não está sabendo usá-lo! Massss.., Sr. Gilberto Custódio…quer dizer, então, que ta tudo errado e os jogadores trazidos são de má qualidade? Parte deles, sim…não há qualquer dúvida! E algumas atitudes não são das mais adequadas pra quem está jogando uma Série A de Campeonato Brasileiro. Entre elas se destacam o empréstimo de Ezequiel, a insistência com Eduardo e a vinda de Maicon Silva. Por último…a contratação de Luiz Felipe, lateral que não se viu jogar ainda. O Criciúma tirou um menino da casa, no caso, Ezequiel…e ficou com outros dois, contratando mais um!! E o Danilo Alves? Qual o critério usado para trazer um atleta que, visivelmente, não tem “bola” pra jogar em time de 1ª Divisão?! Continuo insistindo que o Criciúma não tem aquele “cara” de vestiário para estar próximo do grupo de jogadores, nos bons e maus momentos. O diretor de futebol, Cláudio Gomes, me garantiu, entretanto, que o gerente Julio Rondinelli cumpre tal papel. Como, hoje em dia não se tem mais acesso a vestiários e sala de com. técnica, ficamos sem saber se Julio cumpre a função que lhe é determinada.
           Wagner Lopes precisa fazer o time jogar mais! 
Ainda sobre a campanha do Criciúma no Campeonato Brasileiro, usando expressão bastante popular, a vitória sobre o Flamengo terá de acontecer nem que seja “na marra”!! Claro que é apenas uma frase de efeito para sintetizar a necessidade de uma vitória sobre o rubro-negro carioca para que o Criciúma dê uma respirada legal na classificação. Depois de jogar contra o Flamengo, vem a Copa Sul Americana no meio da próxima semana, e o jogo contra o Sport Recife, fora de casa. E, longe do Heriberto Hülse a campanha do Criciúma é ridícula! Não ganhou nenhuma partida e só fez um gol! Será que o time tem sido medroso quando não está em Criciúma? Nem tanto! Diante do Bahia, o Tigre se resguardou, marcou, mas também chegou à frente…criando três chances claras pra fazer gol. Tudo parece muito preocupante em relação à permanência do Criciúma na Série A. Contudo…as coisas ainda não fugiram do controle!!
Chapecoense e Figueirense, por enquanto, estão bem mais tranqüilos! O “Índio” é 12º e os “manezinhos” ocupam a 14ª colocação. É claro que Argel Fucks, bem a seu estilo, está tendo papel fundamental neste processo de recuperação do Figueirense que chegou a estar na lanterna da competição! A “Chape”, por sua vez, joga feio, mas com eficiência! Lá…sobram raça e espírito de luta!! Isso é uma característica e acho até pré-requisito afim de ser contratado pra jogar na Chapecoense…!! Assim…cá entre nós…alguns que aportaram no Heriberto Hülse não jogariam no Verdão…com certeza!!
O Passarinho Arrepiado ficou indignado com outro questionamento de torcedores. Este diz respeito a Cléber Santana e Paulo Báier. Entendem alguns que ambos não podem jogar juntos! No meu entendimento, não se trata de poder jogar. Mas, sim, de dever!! Sim…eles podem e devem ser escalados por Wagner Lopes o quanto antes! Tanto um como outro possuem qualidade técnica abundante, virtude não vista com fartura no atual plantel do Criciúma! Portanto, é quase uma questão de ordem…entenderam bem??

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dava pra ganhar!!

O empate na Arena Fonte Nova, 0 a 0, diante do Bahia, acabou sendo um bom resultado para o Criciúma. Isso...se formos considerar que o Tigre vinha de uma atuação muito ruím em Porto Alegre, perdeu pro Grêmio e havia a necessidade de recuperação. Mas, pelo que não fez o Bahia e a própria atuação do Criciúma...o Tigre até merecia a vitória! É o tipo do jogo que a gente diz que “se fosse obrigatório ter um vencedor...este seria o Criciúma”. O Bahia mostrou ser um time muito fraco! As melhores chances foram criadas pelo Tigre. Silvinho, Danilo Alves e Maurinho receberam bolas em lances claros de gol. Sobre a atuação dos jogadores do Criciúma... Luiz esteve firme e seguro quando exigido. Nota 7. Eduardo, talvez por orientação técnica, preferiu se resguardar e abdicou de atacar. Nota 5. Fábio Ferreira foi o melhor jogador da defesa. Ganhou os principais lances defensivos e ainda saiu pro jogo. Nota 7. Gualberto também esteve bem. E...vale destacar que os atacantes baianos não causaram grande perigo. Nota 6. Sobre o lateral Giovânni, mesmo sem ser ofensivo por característica...procurou o campo adversário e demonstrou voluntariedade. Nota 6. Serginho voltou a errar passes e, novamente, quase comprometeu sua atuação. Nota 5. João Vítor voltou a mostrar bom volume de jogo. Continua sendo muito útil por marcar e passar bem. Nota 7. Martinêz, que também tem bom fundamento do passe, fazia razoável partida até se machucar e ser substituído. Nota 6. Wéllington Bruno foi o jogador mais completo do Criciúma em Salvador. Conseguiu dar equilíbrio ao meio campo...o que não víamos há algum tempo. Nota 8. Silvinho voltou a ter boa movimentação. Só que perdeu a melhor chance do jogo, em lançamento de W. Bruno, no começo do 2º tempo. Quanto a Danilo Alves...muita vontade, pouco futebol e uma oportunidade de fazer o gol da vitória...no finalzinho do jogo. Nota 5. Usados, ainda, Rodrigo Souza, Cortês e Maurinho. O volante foi chamado para ajudar na marcação. Nota 6. O lateral entrou para tentar ajudar numa invenção do técnico Wagner Lopes. Não comprometeu. Nota 6. E 6 também para Maurinho que se movimentou...e até chutou uma bola no gol, exigindo boa defesa do goleiro Marcelo Lomba. O próximo jogo será contra o Flamengo e há necessidade de vencer...urgente!!
O treinador do Criciúma fez uma salada danada na 2ª etapa ao tirar Silvinho e colocar Cortês, se utilizando assim de dois laterais pela esquerda. Giovânni foi deslocado pra frente, segundo o treinador, pra tentar dar maior mobilidade ofensiva. Depois, Giovânni machucou e entrou Maurinho. O correto seria a troca de lateral por lateral. Inventou o técnico! Até porque havia opções no banco. Desnecessário o que fez Wagner Lopes!
Passarinho Arrepiado me passa alguns detalhes em relação ao jogo Bahia 0 Criciúma 0. Esperam, por lá, 30 mil torcedores e deu 10.001! Renda: R$260.901,00. Pablo dos Santos Alves, o árbitro da partida, mostrou 7 cartões amarelos: 2 para o Bahia, 5 para o Criciúma. João Vítor é um dos pendurados no Tigre. Já levou 8 cartões amarelos! Está na terceira série!! E o Arrepiado já está “esfregando as mãos” esperando o jogo de domingo. Criciúma e Flamengo, talvez com a estréia de Cléber Santana, promete muito!!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Empate em Salvador é bom resultado!

Obviamente que o Criciúma deve lutar pela vitória no jogo desta 4ª feira(20), em Salvador, diante do Bahia. Entretanto, se não for possível ganhar...o empate já será considerado uma conquista em razão da posição de cada um na tabela de classificação. Lembro ao leitor que o Tigre é 15º, com 16 pontos; e o Bahia, 19º, com 14. Então...um ponto é quase certo que o Criciúma não entra na “degola” e deixa o adversário onde está! Só que pra conseguir tal objetivo, obrigatoriamente, o Criciúma terá de mostrar comportamento BEM diferente daquele visto em Porto Alegre. A questão anímica será fundamental! E...ter disposição tática com cuidados defensivos não implica em ser retranqueiro! Vários técnicos defendem a idéia de que...com posse de bola, sai pro jogo; sem ela...todos voltam pra ficar atrás da linha da bola. Nem sempre, entretanto, isso dá certo! A qualidade de um ou de outro pode fazer diferença num momento mais complicado. No caso de Bahia e Criciúma, há certa equivalência...analisando os dois times. Só pesa a favor dos baianos o fato de jogar em casa. Então, cabe ao Criciúma ter inteligência e atenção para não repetir o que fez contra o Grêmio!!
Acabou a novela envolvendo Cléber Santana. Pelo que estamos acompanhando, desta vez, o “88” do Avaí vai vestir a camisa do Criciúma. Tudo acabou sendo acertado pelo gerente de futebol, Julio Rondinelli. O Avaí “pediu água”! Não tem mais condições de continuar bancando o jogador que custaria aos cofres do clube algo em torno dos 4 milhões de reais até o final de seu contrato, em maio de 2.016. Aliás, sobre o compromisso pré-acertado com o Criciúma, este vai até 30/05/16 com opção de renovação até dezembro do mesmo ano. Continuo achando que é risco firmar compromisso oficial com um atleta que já tem 33 anos de idade. Insisto, ainda, que Cléber Santana perdeu um pouco da agressividade ofensiva e mobilidade, comparando com seu próprio rendimento, por exemplo, durante o último Campeonato Estadual. Tecnicamente, não há qualquer dúvida em relação a sua qualidade! Se conseguir espaço pra expor suas virtudes será muito útil ao Tigre. Esperamos que seja o tão esperado parceiro de Paulo Báier!!
Com a confirmação por parte da Conmebol(Confederação Sul Americana de Futebol) em relação às datas dos jogos pela Copa Sul Americana, o Criciúma vai fazer 5 jogos em 14 dias! Acompanhem...dia 28/08, aqui contra o São Paulo; dia 31...Sport, em Recife, pelo Campeonato Brasileiro; 04/09...jogo de volta pela Sul Americana, no Morumbi; dia 07/09, Corínthians, no Heriberto Hülse; e, Palmeiras, dia 10, ambos pelo Brasileiro. Problemas à vista? Com certeza! No entanto...”ossos do ofício”! Ora bolas...o Criciúma precisa e deve estar preparado para competir e cumprir o calendário. Afinal, quem quer ser grande precisa pensar grande e se preparar para tal!!
Pela TV o Passarinho Arrepiado acompanhou a convocação da Seleção Brasileira para dois amistosos em setembro, nos Estados Unidos, contra Equador e Colômbia, dando início a uma nova fase que vai tentar recuperar o moral do nosso futebol, extremamente abalado em razão do vexame na Copa do Mundo. O técnico Dunga está proporcionando nova chance para dez jogadores que fizeram parte do time de Felipão no Mundial. Surpresas? Nenhuma...entendo assim! Dunga tem três desafios pela frente: Eliminatórias pra próxima Copa...que já começam na segunda metade do ano que vem; Olimpíadas...no Rio de Janeiro, em 2.016; e, a própria Copa da Rússia, em 2.018. 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Por que o rendimento de Paulo Báier caiu tanto?

Desaprendeu? Claro que não! Entretanto, entendo assim pelo menos, são vários os fatores que levam Paulo Báier a estar jogando bem menos do que realmente sabe e, principalmente, abaixo do que se espera dele. E o torcedor, por sua vez, fica se perguntando como o “velhinho” jogava, rendia e fazia gols no Atlético Paranaense e no Criciúma não consegue repetir o mesmo?! Ocorre que, lá, todos sabemos que o time jogava pra ele. Ou seja, Paulo Báier era procurado pelos companheiros em campo e havia maior qualidade, juventude e poder de fogo no Atlético para que as jogadas fluíssem com maior facilidade e rapidez. Jogadores como Marcelo Cirino, João Paulo, Éverton, Éderson e Leonardo davam uma sustentação tática adequada prá que Paulo Báier pudesse mostrar melhor futebol. Para o leitor ter uma idéia, o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2.013 foi justamente do Atlético: Éderson, com 21 gols. Destes, com certeza, Báier teve participação direta em assistências ou como colaborador dos lances. O próprio Paulo Báier fez 9 gols...quantia bastante razoável para um atleta com sua idade e jogando na meia, não como atacante! No Criciúma, Paulo Báier tem que criar e ser o finalizador! Tecnicamente, o grupo montado pelo Criciúma tem se mostrado frágil...com dificuldades extremas de conseguir melhor aproveitamento. Se Paulo Báier, reconhecidamente já não é mais o mesmo...imaginem num time com qualificação duvidosa!! Sobre o fato de estar beirando os 40 anos obviamente que influencia de forma bastante considerável na produtividade. Por mais que tenha se cuidado ao longo da carreira e receba atenção especial por parte de profissionais da comissão técnica...o tempo é implacável e não há como jogar sempre em alto nível! Criciúma e Báier estão tomando as providências necessárias e cabíveis. Joga um jogo...fica fora outro; joga mais dois...descansa...e assim segue na tentativa de contribuir com a campanha do Tigre na Série A.
Paulo Báier não vem jogando bem. Seu futebol está bem abaixo do que ele sabe!
.
Por outro lado, vale destacar que não é somente Báier que jogava bem lá e, aqui, caiu de rendimento. Outros chegaram no Heriberto Hülse...foram trazidos como solução e o que se viu e se observa é bem diferente!! Exemplos? No plantel do Catarinense...Rodrigo Silva, Thiago Humberto, Lulinha e Fernando Karanga. Entre os que ainda permanecem no Clube, o que há com Eduardo que era objetivo e ofensivo no Joinville e aqui...huummm?! E o tal de Maicon Silva...um dos melhores laterais do último campeonato paranaense e aqui...?! Sobre o Cortêz...já merece voltar ao time titular. Mas, convenhamos, continua longe de sua melhor forma técnica! Ronaldo Alves é outro que ainda não disse a que veio. Ano passado chegou a ser titular em alguns jogos no Internacional e aqui...!! Martinêz, não o considero decepcionante. Só que sabe e precisa jogar bem mais! E Wéllington Bruno? Maylson? Além de Paulo Báier, sobre o qual nos referimos anteriormente.
Grêmio x Santos; Botafogo x Ceará; Cruzeiro x Santa Rita; Vasco x ABC; Coritiba x Flamengo; América de Natal x Atlético Paranaense; Palmeiras x Atlético Mineiro; Bragantino x Corínthians. Estes os confrontos sorteados e confirmados pela CBF para a próxima etapa da Copa do Brasil. Os dois do Rio Grande do Norte, o time de Bragança Paulista e o Santa Rita, da cidade alagoana de Boca da Mata, são as surpresas nas oitavas de final. Não acredito em nenhum deles! No “frigir dos ovos”...vai dar um grande!! Podem acreditar!!
Estamos de olho, também, nos catarinenses dentro da Série B do Campeonato Brasileiro. Faltam três rodadas para acabar o turno e o Avaí está no G-4, o Joinville fora dele. Por sua vez, o Vasco ganhou quatro jogos consecutivos e parece ter chegado na zona de classificação prá ficar! Pelo “andar da carruagem”, Ceará e Luverdense têm apresentado certa estabilidade na competição. Assim, chego à conclusão de que avaianos e joinvilenses irão “brigar” com América Mineiro, Atlético de Goiás e Ponte Preta pela última vaga. Pelo menos este é o quadro de momento!!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pior atuação depois da Copa!

O Criciúma foi uma caricatura de time de futebol contra o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, neste domingo(17). Depois do Mundial foram jogadas seis partidas e, no meu entendimento, a pior apresentação do time de Wagner Lopes. Nem contra o Vitória, naquela derrota em casa por 3 a 1, o Criciúma jogou tão mal! É importante destacar que o Grêmio não precisou ser exuberante para fazer 2 a 0 no Tigre. Por sua vez, o Criciúma cometeu duas falhas individuais e acabou sofrendo a sétima derrota em quinze rodadas. No primeiro gol gremista, Gualberto cometeu penalidade de forma infantil! Foi imprudente e, absolutamente sem necessidade, fez falta na área. Pênalte bem cobrado por Luan! Isso no 1º tempo. No 2º, logo a 3 minutos, Serginho foi driblar na intermediária defensiva, perdeu a bola...ocasionando a jogada para o chute cruzado de Lucas Coelho: 2 a 0 Grêmio! Além destes erros acima citados...o Criciúma não produziu quase nada ofensivamente. Havíamos elogiado o aspecto anímico do Criciúma nos recentes jogos anteriores contra São Paulo e Cruzeiro. Mas, contra os gaúchos o Tigre foi “frouxo” e não fez por merecer melhor resultado. Individualmente, Luiz levou dois gols...entretanto não posso culpá-lo de nada. Nota 6. Eduardo, não fez bom jogo. Apesar de participativo, voltou a ter baixo rendimento. Ou seja, aparece pro jogo, mas não rende...principalmente na parte ofensiva. Curiosamente, quando pega na bola...Eduardo não procura a linha de fundo! E, sim, prioriza jogadas em diagonal. Por que? Não sei! Mas gostaria muito de saber o motivo. No Joinville era justamente o contrário!! Nota 4. Gualberto teve sua atuação extremamente prejudicada em razão da falta penal cometida a 10 minutos de jogo. Nota 3. Fábio Ferreira, até pela sua maior experiência e qualidade, mostrou mais regularidade. Nota 5. Quanto ao lateral Giovânni...rendimento comum e bem abaixo do que se espera para um jogador de time de série A. Nota 5. Serginho falhou ao tentar driblar numa zona perigosa, logo no início da 2ª etapa. Cometeu grave erro e teve maior responsabilidade no 2º gol que o Criciúma levou. Em razão do lapso cometido foi cobrado pelo capitão Paulo Báier e não gostou. Houve bate boca entre os dois...problema, segundo o técnico Wagner Lopes, resolvido no vestiário. Nota 3 pra ele! João Vítor, outra vez, voltou a se destacar diante de tanta mediocridade coletiva. Do Criciúma...foi o mais lúcido em campo. Nota 7. Martinêz jogou muito atrás. Atuação discreta...nota 5. Paulo Báier esteve muito mal! Com certeza, uma das apresentações mais apagadas do “10” tricolor. Nota 4 pro “velhinho”. Silvinho, repetindo o que já fez em vários outros jogos, correu muito! Só!! Nota 5. Gustavo, também ficou devendo...de novo! Teve uma oportunidade e não soube aproveitar. No mais...a bola bate na canela e volta! Nota 4. Entraram Ronaldo Mendes, alguma voluntariedade...nota 5; Danilo Alves...muita vontade, somente. Nota 4. E... Wéllington Bruno, que entrou no lugar de Báier, pouquíssimo fez. Nota 4. Atuação ruím, jogo sem muito “tempero”...mas resultado justo na capital dos pampas!
Criciúma teve comportamento abaixo da mediocridade em Porto Alegre. Mereceu perder!
.
Alguns torcedores do Criciúma, em Porto Alegre, me questionaram sobre as razões da minha “má vontade” em querer contar com Cléber Santana no Criciúma. Rebati e disse que “em absoluto...não sou contra a vinda dele pro Tigre”! Entretanto, quero que o Cléber Santana jogue no Criciúma o que jogou, por exemplo, no Campeonato Catarinense quando foi escolhido, de novo, o craque da competição. Vir por vir...pelo fato de não estar recebendo em dia no Avaí...não é o que queremos! Se acomodar no Heriberto Hülse e esperar pra encerrar carreira afim de conseguir equilíbrio e estabilidade financeira só vai ser bom pro jogador! Esperamos retorno e de qualidade! E o contrato a ser feito com Cléber Santana não pode ser até 2.016, como comenta-se nos bastidores! Lembro que o atleta já tem 33 anos!!
Passarinho Arrepiado anotou alguns dados sobre Grêmio 2, Criciúma 0. A torcida do Criciúma deu um show em termos de participação no jogo de Porto Alegre. Foram algo em torno de 2 mil torcedores presentes na Arena. Em relação aos números do jogo...17 faltas cometidas pelo Grêmio, 19 pelo Criciúma. Cinco chutes a gol, por parte do Grêmio...1 do Tigre. Pra fora, 7 finalizações do time da casa, 6 dos visitantes. Escanteios 3 a 2 para o Criciúma. E, impedimentos...2 no ataque do Criciúma, um no do Grêmio. Lembro ao leitor que Paulo Báier não vai a Salvador para a partida contra o Bahia. Será poupado. É confronto direto contra o Bahia!!