sábado, 18 de maio de 2019

Como é fácil fazer gol no Criciúma!!! E...a Seleção Brasileira pra Copa América.

Em tópicos:
Foram escalados três volantes pra tentar parar o ímpeto do time da casa, em Goiânia. Eduardo, mais avançado, foi quem melhor tentou cumprir a função a ele determinada. Wésley esteve muito mal...e, Adilson Goiano ainda não jogou NADA  que justificasse sua contratação!!

O resultado de 3 a 1 pro Atlético foi absolutamente dentro de normalidade e justiça observadas na partida! O Criciúma não fez nada além pra merecer melhor sorte! Em todos os setores a marcação esteve muito distante! O adversário encontrou espaços que precisava pra chegar à área do Tigre que ficou só “olhando”!!

Infelizmente, dentro do que vi, Paulo Gianezini falhou em pelo menos dois dos três gols sofridos pelo Criciúma! No caso, o 1º e o 3º. E, na 2ª conquista do Atlético, mesmo que a bola tivesse passado no meio da barreira, entendo que o goleiro tricolor pulou tarde na bola!

De outro modo, é preciso destacar que o Criciúma não conjuga o verbo “criar”!! Sim!! Em razão da visível pobreza técnica, não há jogadores de boa qualificação pra produzir jogadas objetivas e que venham a causar perigo ao time oponente!! E, o que raramente é “fabricado” na parte ofensiva, da mesma forma é desperdiçado pelos atacantes que, também, têm pouco talento!!

Em suma, só se Gilson Kleina “tirar coelho da cartola” pra melhorar o rendimento do Criciúma!! Caso contrário vamos continuar vendo isso que observamos até agora no Campeonato Brasileiro! Falando em Kleina, ele é o menos culpado!! Mas, também tem sua parcela de responsabilidade!! Insistir com três atacantes permanece sendo TEIMOSIA!!
........

Abaixo o Passarinho Arrepiado, com a colaboração do "globo.com", mostra a Seleção Brasileira convocada pra Copa América!! E, tinha gente que imaginava o Neymar fora!! Só pode ser maluco quem pensa assim!! Mesmo, às vezes indisciplinado, "marrento", exagerando nas "firulas"...ainda é o que o futebol brasileiro tem de melhor no aspecto técnico!! Claro que precisa e deve ser punido pelo caso lá da França quando agrediu um torcedor!! Mas, uma coisa é uma coisa...outra coisa é outra coisa!! Claramente, o técnico Tite quis manter a base de um grupo parecido com as últimas convocações e que ele considera ideal pra sua maneira de trabalhar!!


quinta-feira, 16 de maio de 2019

Perguntas que obtive respostas. E...o Criciúma na Nova Zelândia!!

-Kleina, por que tu tá insistindo com o Caíque???
=Gilberto, eu preciso de mais velocidade por ali.
-Mas, o Marlon joga menos do que ele??
=Marlon fecha mais pelo meio. Eu preciso de jogadas de linha de fundo!
-Tu não acha que o Daniel Costa precisa de alguém pra jogar com ele?
=Sim! O presidente já sabe! Mas, o mercado tá restrito!! Trabalho com o que tenho!!
-Te sentes tranquilo e com total apoio??
=Opa...claro!! Vamos com calma que vai dar certo!!
...........
-Presidente, dá pra subir ou ainda é cedo pra falar sobre isso?
=Cedo é! Mas, estamos trabalhando! Jogamos melhor do que o América e a vitória não veio. Maicon cruzou certinho na cabeça do Lúcio Flávio. Era pra ele escolher o canto!! Foram duas na trave!!
-Mas, pra tentar subir, precisa contratar, né presidente??
=Eu já trouxe uns que o Kleina pediu. Até a Copa América vamos com esse time. Tem gente que nem estreou ainda!!  Preciso do apoio de vocês da imprensa!! O Kleina já subiu outras vezes!! Quero o apoio da torcida também!!
..........
Recebi num grupo de WhatsApp e repasso aos amigos:
“Uma frota de carros com escudo do @criciumaoficial na NOVA ZELÂNDIA!
Conversei com o dono dessa frota, direto da Nova Zelândia! O nome dele é Clodoaldo Luis Tiscoski!
Nasceu em Criciúma e foi com 20 anos pra Nova Zelândia onde mora há 18 anos!
Após 10 anos no país, montou uma empreiteira. Ele tinha outra logomarca, mas foi copiada. Como teve que fazer outra, surgiu ideia do escudo do Criciúma, pra lembrar algo da sua história, já que faz tanto tempo que tá fora do Brasil...
Disse que não é um fanático por futebol mas torce pro Criciúma sim, pois é o time da sua cidade!"


segunda-feira, 13 de maio de 2019

Criciúma e seus 72 anos! Muito mais a comemorar...!!

Claro que sim!! Neste 13 de maio/19, ora bolas...prefiro lembrar dos 10 títulos estaduais conquistados, da Copa do Brasil, da inesquecível campanha na Taça Libertadores, da Série B de 2.002, C de 2.006, enfim, várias alegrias! Os jogos de acesso de divisão...no Heriberto Hülse ou fora dele!! As tristezas e decepções a gente deixa de lado em dia de aniversário!! É um orgulho imenso ter estado presente em todos triunfos do Criciúma!! Até a quebra do tabu(Comerciário 2 x 1 Metropol), em 1.969, eu estava lá!! A primeira vez que fui um jogo do então Comerciário?? Em 1.967, contra o Carlos Renaux, vitória do “Bacharel” por 3 a 2! Nem sabia o que significava ser “pé quente”! Mas, fui!!
Ficaria aqui contando histórias e mais histórias de momentos vividos acompanhando este clube...esta instituição que orgulha tanto o futebol de Santa Catarina! Mas, as postagens precisam ser rápidas nos dias atuais. Situações ou partidas inesquecíveis? Ixxx...! Váááárias!! Quando criança, gaseei a aula numa quarta à tarde pra assistir Comerciário x Operário, de Mafra. Pulei o muro atrás do gol do Colegião, só tinha um barranco por ali...quase me “estrepei” todo, mas, valeu a pena!! O Comerciário aplicou uma das maiores goleadas registradas no futebol profissional do Estado: 9 a 0!! O centroavante Ademir Patrício marcou 6 gols(eu disse seis!), Laerte fez 2 e Dirceu, 1!!
Outro acontecimento que me marcou muito...a eleição de Moacir Fernandes para a presidência do Clube! Era meados de outubro/ novembro de 1.985 e o Criciúma estava indo pra disputar o “Hexagonal da Morte” no Campeonato Catarinense. Tempos difíceis ...hegemonia do Joinville!! O então presidente Antenor Angeloni anunciava publicamente que não queria mais continuar no cargo! As “cabeças pensantes” do Criciúma, representando o Conselho Deliberativo, se reuniram numa noite em um cantinho da quadra do Ginásio Colombo Sales, ao redor de uma mesa de madeira e algumas cadeiras! Eu não fazia parte da imprensa, ainda! Mas, estava lá!! Sentado na arquibancada com mais outros poucos curiosos, consegui ouvir umas frases que lembro até hoje!
Guido Búrigo, que já tinha sido presidente, disse: “Eu não quero mais! É muita incomodação!”. Antenor Angeloni: “Olha...vcs arrumem alguém. Eu já tô cansado!”. Pelo que lembro ainda estavam outras figuras conhecidas como José Ijair e Pedro Izaú Conti, Domerval Zanatta, Décio Góes(o pai), Osvaldo Souza, Heitor Carvalho, Carlos Augusto Borba,Edson Gaidizinski, Aderlei Porto, Nério Spíllere, Moacir Fernandes...enfim, alguns dos nomes que estão na memória. Depois de um bom tempo de discussões e conversas sem levar a decisão qualquer sobre quem iria “pegar” o Criciúma, eis que o “Sêo” Moacir, com aquele tom de voz que quase ninguém ouviu, falou: “Olha...se vocês querem alguém pra administrar, eu “pego”. Só que, de futebol, não entendo nada!”. Guido, meio empolgado, em voz alta, disse: “Isso Moacir!! Pega tu, pega tu!”.
Moacir Fernandes era engenheiro civil de uma empresa da família Conti. Teria que se afastar um pouco de suas atividades profissionais. José Ijair e Pedro Izaú (Luli) Conti deram o maior apoio!! Moacir assumiu a presidência no dia seguinte e, juntamente com Milioli Neto e Cláudio Wágner, mais os ensinamentos da dupla Aderlei Porto e Nério Spíllere, começaram uma era de conquistas, vitórias e títulos que consolidaram a marca do Criciúma E. C. no futebol catarinense, do País e até no exterior!!

Como disse antes, ficaria aqui relembrando e contando momentos  que vivi desde que me entendo por gente, acompanhando o Criciúma E. C., bem antes do Passarinho Arrepiado nascer!! Um dia conto mais!! Agora...PARABÉNS CRICIÚMA!! Lá se vão 72 anos de uma riquíssima história!! E...que assim continue!!