sexta-feira, 15 de abril de 2016

Girando pelo mundo do futebol.

A chamada grande mídia, principalmente aquela ligada a Rio de Janeiro e São Paulo, está dando bastante atenção às Olimpíadas/2.016. Que, por sinal, serão realizadas na capital fluminense! Em sorteio realizado nos grupos do futebol, nos dois naipes, a situação parece ser mais complicada para o feminino. O time que é treinado por Oswaldo Fumeiro Alvarez, o Vadão, que inclusive foi o técnico o último título do Criciúma, em 2.013, no Estadual, enfrentará China, Suécia e África do Sul. Mesmo não tendo grande divulgação e apelo popular, quem acompanha o futebol feminino sabe que as meninas brasileiras terão muito trabalho pra superar, principalmente, chinesas e suecas. As duas melhores seleções em cada um dos 3 grupos, formados por 4 times, classificam-se à etapa seguinte do torneio. O fato de jogar em casa não faz da Seleção Brasileira uma favorita no futebol feminino das Olimpíadas do Rio. Com certeza, as equipes mais fortes são Estados Unidos, Canadá, Austrália, China, Suécia e Alemanha.
No masculino, cujo treinador deverá ser mesmo Carlos Caetano Bledorn Ferri, o Dunga, os primeiros adversários não são considerados de ponta no futebol mundial: África do Sul, Iraque e Dinamarca. Se não houver nenhuma surpresa, o Brasil deverá se classificar sem dificuldades extremas! Como sempre, a Argentina e a Alemanha, além de Portugal, México e Colômbia devem ser as seleções mais bem preparadas para tentar “melar” o tão sonhado ouro do Brasil. Aliás, só pra lembrar, o único título que o futebol brasileiro não tem, é, justamente, uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos!! Se Neymar realmente vier jogar e...jogar, na verdadeira acepção do termo, com certeza, o Brasil terá maiores chances de conquistar tal façanha. Caso contrário, as probabilidades diminuem um pouco!!

Na Taça Libertadores da América, apesar de golear seu adversário na última rodada, o Palmeiras ficou de fora próxima fase da competição. A reação do time de Cuca(foto acima) veio tarde e, como diria Muricy Ramalho, a “bola pune”!! Foi o único brasileiro que frustrou sua torcida!! Os demais, pelo menos Grêmio, Atlético Mineiro e Corínthians conseguiram vaga na etapa seguinte da Libertadores. Ainda falta a última rodada no grupo do São Paulo, o “1”, e os tricolores vão decidir a vaga fora de casa, na semana que vem, dia 21, contra o The Strongest, na Bolívia. Por ter um ponto a mais que o adversário, o time brasileiro jogará pelo empate. Acredito no São Paulo e, a partir de então, teremos quatro clubes do País na fase dois da Libertadores. Após...no estilo “mata-mata”, as oitavas de final com quem tiver melhor campanha na etapa de grupos jogando a segunda partida em casa! Observando o que acontece de momento, talvez só o Grêmio não decida a classificação em seu estádio. Aguardemos!

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Que tal deixar o Roberto Cavalo trabalhar?? O presidente também...!! E, os 92 anos da F. C. F.

Ainda bem que a grande maioria é sensata e não precisa ficar “espinafrando” esse ou aquele pra impôr opiniões que, na grande maioria das vezes, são com o intuito de “jogar pra baixo”, destruir, fazer com que as pessoas que hoje estão comandando o Criciúma, dentro e fora de campo, “chutem o balde” e “mordam a isca”!! Tenho observado via sites de notícias e de opiniões, as tais redes sociais, que acabaram se transformando na principal forma de comunicação entre torcedor e clube. E, pelo que tenho visto e constatado, alguns agem até com certa maldade!! Ora bolas...pra mim, nenhuma novidade pois conheço bem determinadas “peças” e “figuras carimbadas”!! E é sempre uma linha de emitir parecer dizendo que este “não presta...não joga nada”! Ou...”direção omissa”, “quem dirige não entende nada de futebol”...e por aí vai...!!

Aliás, lembro ao leitor, aquele que prima em ser mais ponderado...que, na história recente do Criciúma, até o vitorioso ex-presidente Moacir Fernandes chegou a ser contestado e tinha gente que queria porque queria sua saída do Clube! Isso em 2.006/07. Depois foi a vez de Édson Roberto Búrigo, o “Cascão” ser “caçado” por “raposas”!! Veio Antenor Angeloni que deu “nova vida” ao Criciúma como instituição desportiva e, mesmo assim, havia “raivinha” daqui e dali! Diretor de futebol...então, passaram uns quantos pelo cargo e nenhum prestava!! Nas duas últimas temporadas, Cláudio Gomes só faltou ser crucificado em praça pública!! Lembro que o “sêo” Antenor se “encheu” de tanta corneta e preferiu abandonar o barco, passando o comando pra Jaime Dal Farra que, pra alguns...também “não serve”!! Que coisa, hein??
Longe de ser advogado de defesa de qualquer integrante da área diretiva do Criciúma, faço também minhas críticas!! Mas, NUNCA com o intuito destrutivo ou mexendo na vida particular de qualquer um deles!! Jaime Dal Farra, pra mim, errou ao desmontar a equipe médica que havia antes com o comando de José Carlos Ghëdin e Marcelo Beirão. Roberto Cavalo, por sua vez, em alguns jogos fora de casa dispõe o time, taticamente, com exagerados cuidados defensivos!! O presidente tem pavio curto e “vai na pilha” de quem quer sua derrocada! E tais reações acabam prejudicando bastante o desenvolvimento de seu trabalho e funções como dirigente maior do Criciúma. Se fosse ele, faria “meu trabalho” e daria tudo pra que a resposta viesse dentro de campo...que é o que mais interessa para o torcedor!! Quanto a Roberto Cavalo, este é mais experiente no mundo da bola! Sabe até onde pode ir e só obterá melhor rendimento de seu time a partir do momento em que este for mais qualificado! De qualquer modo, tanto um como outro têm seus méritos depois do processo de transição que viveu o Clube no fim do ano passado. Há uma visível evolução do Criciúma em todos os aspectos se formos comparar com o que víamos anteriormente. Cavalo é mais “light”...e o presidente Jaime Dal Farra precisa e deve agir assim também!! Caso contrário, se “rebater”... correrá riscos de não alcançar estabilidade administrativa!! Ei...o que nos faz mal, descartamos!! O que é do bem...acatamos e aprendemos!! Entenderam bem??

Passarinho Arrepiado me faz lembrar que não posso deixar passar “em branco” o aniversário da Federação Catarinense de Futebol: 92 anos comandando o futebol do nosso Estado. Em 1.924, a entidade foi fundada com o nome de Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres. Os clubes e entidades fundadoras? Pois bem...Atlético Florianópolis, Figueirense, Trabalhista, Avahy e Internato. Desde 1.986 a F. C. F. tem a presidência de Delfim Peixoto, o “da barba”, contestado por uns...admirado por outros!! Mantenho uma ligação fraternal com Dr. Delfim(foto abaixo) e já apontei, aqui neste espaço, erros e acertos, méritos e situações adversas em relação à sua administração!! Reconheço, entretanto, sua capacidade e empenho na tentativa de projetar cada vez mais o futebol catarinense em nível nacional. Aqui da coluna...os parabéns à “Federeca” por mais um aniversário!!


quarta-feira, 13 de abril de 2016

Criciúma não mereceu melhor sorte em Ponta Grossa!

A derrota de 2 a 1 do Criciúma para o Operário, no interior paranaense, foi justa e merecida!! O Tigre realizou um primeiro tempo horroroso!! A bem da verdade, só jogou um “pouquinho” depois dos 15...20 minutos da 2ª etapa. Com todo respeito que merece o Operário...mas a equipe que é treinada por Gérson Gusmão também é muito limitada!! Recentemente, inclusive, foi rebaixada pra 2ª Divisão do Campeonato Paranaense. E...nove jogadores que começaram o jogo contra o Criciúma fizeram parte da campanha que levou o descenso do Operário. Quanto ao Criciúma, faltou quase tudo!! Vi um grupo em campo sem inspiração, retrancado na fase inicial e que se deixou pressionar por um time que, se disputasse o Campeonato Catarinense, estaria com certeza no meio da tabela...talvez pra baixo!! O futebol mostrado tanto pelo Operário como pelo Criciúma foi de baixíssima qualidade!! Jogo truncado, bolas rifadas sem passar pelo meio-campo, erros de passes, e falhas defensivas...bem mais do Criciúma, fizeram parte do que notei  em relação ao jogo desta terça-feira(12). Sobre os gols... no 1º do Operário, defesa que se preza jamais pode permitir dois toques de cabeça dentro de sua área!! Falha grave e fatal do sistema defensivo tricolor!! Lucas Batatinha, o “9” do Operário, se aproveitou e marcou ainda na etapa inicial! No 2º, nova falha em cruzamento pra área do Criciúma. Raphael Silva rebateu mal e a bola sobrou pra Juba(foto abaixo) bater pro gol...a 4 minutos da fase derradeira de partida. E...depois de conseguir esboçar discretíssima reação, o Criciúma conseguiu seu gol aos 23 minutos com Gustavo, de cabeça, após escanteio batido por Élvis. A partir de então, o Criciúma conseguiu ter mais posse de bola, criou algumas poucas oportunidades, mas não chegou ao empate. No “frigir dos ovos”...a vitória do Operário foi justa e o Criciúma, pelo regulamento da Copa do Brasil, “só” precisa de um a zero no jogo da volta pra seguir em frente na competição.

Luiz não teve culpa nos gols que tomou e fez duas boas defesas em bolas chutadas pelo adversário. Numa delas, em cabeçada do zagueiro Douglas Mendes, foi buscar no cantinho direito de sua meta! Entretanto, Luiz prefere procurar sempre bolas esticadas à frente do que sair jogando com quem está próximo. Talvez haja falta de confiança dele em relação a seus companheiros! Nota 6. Ezequiel “ficou devendo”! Esteve atrapalhado na marcação e foi pouquíssimas vezes ao ataque. Nota 4. Raphael Silva cometeu várias falhas durante todo o jogo. Saiu jogando errado, deu bolas de presente pros atletas do Operário e se mostrou bastante inseguro! Nota 3. Diego Giaretta, com atuação discreta, se serve como consolo, errou bem menos do que seu parceiro de zaga. Masss...nota-se que, quando o jogo provoca elevado grau de dificuldade, ele também encontra problemas pra manter certa regularidade. Nota 5. O lateral Márlon correu...lutou, mas não mostrou bom rendimento técnico, acompanhando o restante do time! Nota 5. O garoto Carlos Eduardo, escalado em lugar de Ricardinho, sentiu a responsabilidade de uma Copa do Brasil, pareceu estar intranqüilo e acabou substituído no intervalo. Nota 4. Barreto ficou muito lá atrás...dividindo espaço entre os zagueiros e não jogou bem. Errou passes e teve dificuldades até pra dominar a bola! Nota 4. Douglas Moreira e Élvis, como em outras oportunidades em que o Criciúma, num todo, não apresenta bom futebol, ambos se destacam, em alguns pontos, positivamente...mesmo que sem brilhantismo! Nota 6 pra cada um. No ataque, Andrew esteve bem marcado e produziu muito pouco. Nota 4. E...Gustavo que finalizou algumas bolas e conseguiu um gol que pode ser o “salvador” do Criciúma, pensando no jogo da volta. Nota 6. Entraram Jéfferson e Crispim. Avaliação somente para o atacante que usou de bastante velocidade e demonstrou afinco e vontade de acertar! Nota 5. Sobre Roberto Cavalo...continua na busca da tão desejada regularidade para que o Criciúma não seja tão instável como tem sido nesta temporada. Nota 5 pro técnico do Tigre que poderia ter disposto o time com menos cuidados defensivos e mais ousadia!!

terça-feira, 12 de abril de 2016

Sonhar...nunca é demais!!

Toda vez que começa uma Copa do Brasil para o Criciúma o torcedor lembra de 1.991. Não há como fazer distinção entre as situações! Claro que o tempo passou, o futebol mudou e a fórmula de disputa atual...o modo do torneio dá pouquíssimas chances pra um clube de médio/pequeno porte realmente querer brigar por uma conquista histórica. Pra dar uma rememorada no histórico da competição, os times de menor expressão que levaram a Copa do Brasil pra casa, até agora...Criciúma, em 1.991; Juventude, em 1.999; Santo André, em 2.004; Paulista, em 2.005; e, Sport, em 2.008. Como se vê...das 27 edições de Copa do Brasil já disputadas, apenas 5 não foram vencidas por clubes “grandes”! As demais 22 foram ganhas por Grêmio, Flamengo, Internacional, Cruzeiro, Palmeiras, Corínthians, Flamengo, Fluminense, Santos, Vasco e Atlético Mineiro...divididas entre esses, claro! Lembrando que, o tricolor gaúcho e a “Raposa” de Minas Gerais são os maiores vencedores da Copa do Brasil com 4 títulos cada!!
Quem me conhece e acompanha meu trabalho sabe que sou um saudosista assumido!! Tenho viva na memória muitas coisas que se passaram naqueles anos em que ver o Criciúma jogar provocava um enorme prazer!! Como nesta terça-feira(12), o Tigre inicia mais uma caminhada em Copa do Brasil...algumas curiosidades pra lembrar coisas boas!! Olhem só...Baresi; Velhinho, Xerife, Papel ou Táipa e Nariz; Cavalo, Cabecinha e Feio; Pinto, Brutus e Chitãozinho. Tinha ainda o Ferrinho, o Zé, o Charuto, o Calcinha, o Palha, o Cabeção, o Vevê...e uma turma que, obviamente, se tornou inesquecível em razão dos resultados alcançados dentro de campo, além da alegria e satisfação que proporcionaram a uma gigante torcida...inclusive de times rivais em Santa Catarina! Bem...só pra confirmar que Baresi era o goleiro Alexandre; Sarandi...o Velhinho, por motivos óbvios; Vilmar, o Xerife...da zaga; Evandro...o Papel; e, Itá...com seu nariz pontudo que, na época, aparecia ainda mais por ele ser um jogador mais franzino. Tinha no meio...Cavalo, o Roberto; Gélson...o Cabecinha, que era realmente grandinha; e o Feio...Grizzo, segundo seu amigo Roberto Cavalo, por motivos óbvios!! No ataque, Pinto...o Vanderlei; Soares, o Brutus...por seu jeito meio rude e discreta aparência com o personagem do desenho animado Popeye; e, Jairo Lenzi, o Chitãozinho, em razão de usar um corte de cabelo parecido, na época, com o famoso integrante da dupla sertaneja. Ainda havia o Altair que veio do Ferroviário, de Tubarão. Por isso, o “Ferrinho”. Wílson, nascido na localidade de Táipa, em Orleans; Adílson Gomes, o Charuto; o “Zé”... de Zé Roberto; Jairo Santos, o Calcinha...porque ele gostava de ficar “olhando” pra elas nos varais da sua Ponta da Barra, em Laguna; o Palha...cognome do goleiro Évelton; o Cabeção...Jair(atacante); e, o Vevê...de Everaldo. Outro goleiro...Almir, e o zagueiro Omar...não eram chamados por apelidos. Ah...e o presidente Moacir Fernandes, “carinhosamente” chamado pelos jogadores de Saddam!!! Quanta saudade, hein?? 
A foto acima é recente e, num momento de descontração no Balneário Rincão, aparecem, pela ordem e/d: D. Terezinha Fernandes, Dudú Ávila, Moacir Fernandes, Antônio Roncôni, Lauvir Albino, o colunista e Vilmar Casagrande. Todos amigos e que viram de perto um Criciúma que nos deixa saudades até hoje…!!!

Quem gosta de acompanhar tudo que envolve o Criciúma poderá fazê-lo através das imagens do Sportv, canal 39, na noite desta terça. A Copa do Brasil não tem Premiere e, portanto, estaremos de olho no comportamento do Tigre em campo. Mesmo que o jogo seja contra uma equipe que acaba de ser rebaixada em seu certame regional, não aponto o Criciúma como franco favorito! E, em princípio, descarto a possibilidade de eliminar o jogo da volta com uma vitória de 2 ou mais gols de diferença! Em termos de expectativa, acho que há certa equivalência pelo fato de esta primeira partida ser realizada no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. De outro modo, considero que o Criciúma tenha melhores recursos estruturais e técnicos pra passar de fase. O rendimento do time de Roberto Cavalo, em si, não tem sido o esperado por todos nós. Masss...tenho quase certeza de que o Criciúma, num todo, é melhor do que o Operário!! Pelo menos, considero assim!!

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Tigre atropela o Camboriú: 5 a 0!!

O time visitante criou apenas duas oportunidades que não foram convertidas. Numa...Luiz mandou a escanteio e, na outra, a bola bateu na trave. Só!! De resto vi um Criciúma que fez o que quis em campo no jogo diante do Camboriú e, ao natural, aplicou uma “sonora” goleada de 5 a 0!! O “Cambúra” mostrou-se um time “morto” em todos os sentidos e levou a goleada que até poderia ter sido maior!! Na “marcha do placar”...durante o 1º tempo, 4 gols e outro no início da 2ª etapa. O primeiro, de pênalte sofrido por Andrew, após “cochilada” da defesa do Camboriú que Élvis bateu e a bola ainda tocou no poste direito antes de entrar. No segundo, Élvis cobrou falta pra área e o zagueiro Raphael Silva desviou de cabeça pro fundo das redes. Depois...Gustavo “cumprimentou” de cabeça o cruzamento feito por Márlon; e, Diego Giaretta acertou chute cruzado de fora da área, após batida de falta, pra fechar a contagem do tempo inicial. Na volta do intervalo, novamente Márlon cruzou e o atacante Gustavo finalizou duas vezes pra marcar o 5º gol do Criciúma! Insisto que em nenhum momento o Camboriú ameaçou a vitória do Criciúma. Mesmo sendo coisa rara...o jogo tornou-se fácil e o Criciúma, com completo domínio, fez o placar que a própria partida lhe ofereceu!!
Raphael Silva comemora seu gol, o 2º na goleada diante do Camboriú.

Sem ser muito incomodado pelos atacantes do Camboriú, o goleiro Luiz foi exigido mesmo apenas uma vez em cabeçada do atacante Cadú. No mais...atuação dentro da média e com certa tranqüilidade! Nota 7. O lateral Ezequiel teve espaços pra avançadas ofensivas pela direita e o fez em vários momentos do jogo. Boa apresentção do garoto de Treze de Maio!! Nota 7. Raphael Silva e Diego Giaretta, desta feita, com rendimento seguro e aproveitando oportunidades na área adversária com um gol de cada. Nota 7 pra ambos. O lateral Márlon voltou a atuar bem e, com a fragilidade do Camboriú, encontrou “campo livre” pra ir à frente com freqüência. Nota 7. Barreto se movimentou bem e até arriscou chegadas ao ataque. Nota 7. Mesma nota pra Douglas Moreira que conseguiu de novo ser o “motorzinho” do time... sempre carregando a bola com objetividade em direção ao campo de ataque. Nota 8. O volante/ meia Ricardinho teve função mais de marcação em razão de que Barreto e Douglas Moreira jogaram com maior liberdade ofensiva. Nota 7. Élvis foi o melhor do Criciúma em campo! Com passes precisos e cobranças de falta que sempre levavam perigo à meta adversária...o “10” tricolor foi destaque na goleada com participação em todas as jogadas dos 5 gols do Tigre! Nota 8. No setor de ataque, Andrew soube aproveitar a oportunidade dada por Roberto Cavalo pra ser titular. Tende a crescer mais...se tiver continuidade! Nota 7. E...nota 8 também pra Gustavo que, com oportunismo, fez dois gols e mostrou boa movimentação entre os zagueiros do Camboriú. Foram usados, ainda, Luiz Eduardo, atacante; Gabriel Pereira, meia; e Carlos Eduardo, volante. Este último merece melhor avaliação! Nota 7. E...Roberto Cavalo que soube preparar a equipe pra confirmar o status de favorito que o Criciúma sempre tem quando enfrenta times como o Camboriú, embora não tivesse confirmado isso em circunstâncias parecidas diante do Guarani, na rodada anterior!!! Desta vez...nota 8 pro Cavalo.

Quanto ao que vem pela frente...uma parada no Catarinense para a estréia na Copa do Brasil, terça-feira(12) em Ponta Grossa perante o rebaixado Operário, no Campeonato Paranaense. Ricardinho tem uma punição a cumprir, ainda na competição do ano passado, e é o único que não poderá ser aproveitado. Depois...volta o Estadual e a partida contra o Metropolitano. E... os reforços pro Campeonato Brasileiro que estão sendo esperados para esta semana. Segundo Roberto Cavalo, em razão da negociação que envolveu a ida de Róger Guedes para o Palmeiras, os primeiros contratados visando a Série B virão de lá! Masss...jogadores que estejam afim de jogar uma segunda divisão nacional!!!Isto está BEM claro, entenderam bem??!!