sexta-feira, 19 de junho de 2015

É craque! Mas, destemperado!!

Assim dá pra resumir o que penso no momento sobre o atacante Neymar, da Seleção Brasileira. O “10” do Brasil sabe muito de bola!! Sem a menor sombra de dúvida, depois dos nossos últimos “feras”...tipo, Ronaldo, Romário, Ronaldinho e Kaká...Neymar é uma espécie de única esperança diante da atual safra...magérrima de bons jogadores criados no País! O que ele fez no jogo com a Colômbia, derrota por 1 a 0, acabou se transformando no principal assunto da Copa América...no momento! Neymar jogou mal, aceitou as provocações dos colombianos, reclamou exageradamente da arbitragem, chutou a bola contra um adversário depois do jogo e ainda teve tempo para trocar empurrões com outro oponente! Resultado: foi expulso e vai desfalcar a seleção de Dunga no jogo contra a Venezuela, domingo, as 18:30, quando será definida a “sorte” do Brasil na competição.
Pelos atos e, principalmente, por seu despreparo e irresponsabilidade, merecia uma surra de cinta...diria meu pai!! Sou fã do futebol de Neymar e, como bom brasileiro, quero ver o nosso futebol “lá em cima”!! Entretanto, não posso deixar de apontar erros e problemas observados! Não vou entrar no mérito das questões políticas e administrativas. Tem um monte de sujeira escondida embaixo do tapete que precisa e deve ser tirada de lá e os responsáveis punidos!! É o mínimo que devemos exigir e fiscalizar! Mas, me refiro à falta de grandes jogadores, a pobreza técnica vista no Campeonato Brasileiro. Lá fora, apenas alguns se destacam, verdadeiramente! A grande maioria está em clubes da “2ª linha” pra baixo no futebol europeu e resto do mundo! A qualidade é duvidosa e, a partir disso, como formar uma seleção brasileira mais competitiva?? Os caras, jogadores, empresários e até alguns dirigentes, estão muito mais interessados no bolso...nos negócios, do que em formar atletas que possam, a médio prazo, proporcionar bom retorno dentro de campo! Alguém tem dúvida?? Eu não!!

E o “Pet”? Está conhecendo a cidade, o Criciúma como clube de futebol , tirando muitas fotos e concedendo autógrafos. Virou ídolo da torcida do Criciúma? Não! Claro que não! Pelo menos ainda!! Ocorre que, por aqui como em boa parte do Estado Catarinense, a influência do futebol carioca ainda é bastante significativa. Então, por ter jogado no Fluminense, Vasco e Flamengo...”chove” de gente querendo uma “selfie” com Dejan Petkovic. O fato de ter estreado com vitória no comando do Tigre ajuda a popularizar mais cedo o novo treinador! Inclusive, está se criando um clima bastante positivo para a partida contra o América Mineiro, a próxima do Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro, na terça-feira da semana que vem, dia 23, as 19:30. É numa hora como essa que o torcedor precisa participar! Todos sabemos que o futebol que o Criciúma está jogando é de baixo rendimento. Então...é melhor voltar a incentivar, promover um clima positivo para o jogo e dar aquele apoio necessário pra todos em campo! Com certeza, Petkovic e os jogadores vão gostar muito!!

Uma curiosidade do Passarinho Arrepiado. O Sul do Estado continua com sua representatividade no cenário do futebol catarinense...agora para o fim do 1º semestre, virando pro 2º. A Federação Catarinense de Futebol se adequou à nomenclatura que envolve as divisões em disputa. Assim, a Série A tem o Criciúma, cujo campeonato já acabou; mais Hercílio Luz e Tubarão, na Série B; e, na Série C o Santa Catarina Cube, que representa o futebol de Imbituba. Da C sobe só o campeão pra B; e, da B, os dois primeiros ascendem à Série A de 2.016. Lembrando que Guarani de Palhoça e Marcílio Dias foram rebaixados e, ano que vem, vão jogar a “segundona”. Entenderam bem??

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Vitória não pode “apagar” erros!!

Muito importante frisar que o bom resultado alcançado em Lucas do Rio Verde, diante do Luverdense, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, não pode fazer com que esqueçamos os problemas que tem o Criciúma! E são defeitos que já se arrastam desde o ano passado! Massss...as prioridades se resumem a corrigir o que tem de errado, agora, na Série B! O time já passou pelas mãos de Luizinho Vieira, Moacir Júnior e Duca. Alguns jogadores chegaram, outros foram embora e, no momento, com Dejan Petkovic cria-se expectativa para que o desempenho do Criciúma melhore de forma bastante considerável! E não adianta ficar “escondendo o sol com a peneira”!! Pra chegar na parte de cima da tabela, a qualidade do futebol do Tigre precisa receber acréscimos bastante consideráveis!! E será que Petkovic terá capacidade, assim, com o que tem...e muito trabalho, fazer com que o Criciúma jogue bem mais do que está jogando?? Certeza ninguém tem! De qualquer modo, fica essa expectativa. O que o Criciúma mostrou no Mato Grosso foi uma compactação maior do time em campo e um grupo de jogadores com mais disposição e espírito de luta do que estávamos observando anteriormente. Portanto, como nem poderia deixar de ser diferente, o tempo “nos dirá” se o estilo Pet irá modificar o Criciúma...pra melhor, é claro!!
Não se sabe ainda se o novo técnico do Criciúma conhece os jogadores que foram trazidos mais recentemente! Afinal, os zagueiros Wânderson e Adalberto; os laterais Arnaldo e Cristiano; os volantes Wéllington , Walfrido e Marcão; os meias Hégon, Natan e Rodrigo Andrade; e, os atacantes Paulo Sérgio, Juba, Thiago Áddamm, foram trazidos por Marcos Moura Teixeira e Felipe Ximenes que estavam trabalhando com Moacir Júnior. Petkovic está chegando agora e talvez tenha mais conhecimento em relação a Neto Baiano...este com rodagem já conhecida no mundo do futebol. Os demais devem ser “caras novas” para um treinador que, convenhamos, estava fora do mercado há um ano e só vendo futebol pela televisão ou indo nos estádios do Rio de Janeiro, onde tem residência fixa. Não citei os atletas que já estavam aqui porque, imagino, que Pet tenha informações e visto jogar o goleiro Luiz, o zagueiro Fábio Ferreira e o atacante Bruno Lopes que foi convocado algumas vezes pra Seleção Brasileira sub-20. Os demais, imagino, sejam “novidades” que, aos poucos, serão avaliados.

Segundo os informantes do Passarinho Arrepiado, Petkovic irá morar, provisoriamente, no Condomínio Lagoa Dourada. O médico, cirurgião plástico Bóra Kostic, sérvio que reside no local, fará as “honras da casa” e oferecerá sua residência para que Pet se hospede até encontrar um local que lhe agrade em Criciúma. Bóra e Petkovic se conheceram no Rio de Janeiro quando o médico ainda estudava. A nacionalidade colaborou para uma empatia entre as partes, tanto que Pet ofereceu sua casa para que Bóra passasse uns tempos por lá. Convite feito e aceito!! Como o “mundo da voltas”...o destino fez com que o treinador viesse pra Criciúma e, agora, a troca de gentilezas...a retribuição!! Ah...o novo treinador do Criciúma já está sendo requisitado para gravar comerciais pra TV, participar de eventos e festas...tudo por causa da fama!! Marketing? Aproveitar-se do momento? Sim...já aconteceu isso quando Paulo Baier chegou! Portanto...não é novidade!!



quarta-feira, 17 de junho de 2015

Estréia de Petkovic com vitória no Criciúma!

Valeu pelo resultado!! Mas o Criciúma armou um “retrancaço” daqueles no 2º tempo e conquistou a 3ª vitória no Campeonato Brasileiro: 1 a 0, no Mato Grosso, pra cima do Luverdense. O “dedo” de Petkovic? Algumas poucas situações observadas. Muito mais nas palavras e no estado anímico!! A forma de jogar? Um 4-2-3-1...algo já visto anteriormente. Dois volantes de marcação, um meia de ligação e três atacantes, sendo que dois ajudavam bastante na recomposição! Isso no aspecto tático. Até porque, o que se viu foi um Criciúma “ligado” o tempo todo, marcando muito e todos voltando pra trás da linha da bola!! Retranca? Sim, sem dúvida!! Sorte? Também! Masss... principalmente competência pra suportar uma pressão bastante incisiva do Luverdense, na 2ª etapa. O pênalte em cima de Neto Baiano, já nos acréscimos do 1º tempo, existiu e foi bem batido por Rodrigo Andrade. Começar um trabalho ganhando sempre é bom e, com certeza, pode mudar o rumo do Criciúma para os próximos jogos no Campeonato Brasileiro!

Sobre a apresentação de cada um dos que vestiram a camisa do Tigre...Luiz foi o melhor em campo...disparado!! Fez, no mínimo, 5 defesas de grande dificuldade e colaborou bastante para que o Criciúma saísse de Lucas do Rio Verde com mais 3 pontos na tabela. Nota 8. Arnaldo, que tanto queríamos ver como titular em razão da inércia anterior verificada em Ezequiel, acabou decepcionando! Atrapalhado, não foi veloz como nas outras partidas que vimos jogar e também esteve mal na marcação! Nota 4. Wânderson com mais baixos do que altos, é um zagueiro que não passa confiança! Meio “durão”...encontrou problemas para dar conta do recado, principalmente em bolas altas! Nota 4. Adalberto, um pouco melhor e mais seguro, deu maior sustentação à zaga do Tigre. Nota 6. O lateral Cristiano continua sendo um jogador “sem sal”! Quando encontra espaços até consegue ir à frente. Mas, sua qualidade, visivelmente é duvidosa...principalmente no aspecto defensivo! Nota 5. Outro que também tem mostrado suas limitações é o volante Wéllington. Não é bom passador, marca apenas razoavelmente e, pelo menos, tem muita vontade! Nota 5. Marcão, outro estreante no Criciúma, não impressionou! Tem boa condição física e corre bastante...pra ajudar a marcar! Nota 6. Rodrigo Andrade se movimentou como meia de armação e de chegada ao ataque. Conseguiu algumas poucas jogadas e converteu a penalidade do gol! Nota 7. Em relação aos 3 atacantes... Paulo Sérgio, de novo, marcou mais do que atacou. É o trabalho tático que já conhecemos! Nota 6. Neto Baiano, que reclama de a bola não chegar pra ele, a “ironia do destino” fez com que perdesse dois gols que não costuma perder!! Mesmo assim, se mexeu bem e causou preocupações à defesa adversária!! Em razão disso...nota 6. Lucca...foi o melhor do ataque com bons dribles e investidas, principalmente pela esquerda. Nota 7. Entraram Ezequiel...que foi mais ofensivo do que Arnaldo, nota 6; Silvinho...muita correria e marcação, e “escorregões” quando tentava puxar contra-ataques; nota 4; e, Juba...com pouco tempo pra merecer avaliação. Sobre a estréia do técnico Dejan Petkovic...extremamente positiva! Taticamente, pouca coisa mudou...e nem poderia ser diferente! No entanto, mudou o motivacional do grupo que pareceu estar mais unido e com maior espírito competitivo! Nota 8 pro Pet!! Boa vitória...masss, pra encostar na parte de cima da tabela tem que melhorar MUITA coisa, hein?
Rodrigo Andrade fez o gol e colocou a bola debaixo da camisa. O camisa 10 bateu bem a penalidade!

terça-feira, 16 de junho de 2015

O Criciúma do Pet!!

É o que esperamos ver contra o Luverdense Esporte Clube, que tem uma espiga de milho como mascote!! Pois então...programa para esta terça-feira(16)...assistir no estádio Passo das Emas, o duelo entre Tigre x Espiga de Milho, pela rodada de nº 8 da Série B do Campeonato Brasileiro. Masss...o que todos nós esperamos mesmo é uma mudança de comportamento do Criciúma! Afinal...troca de técnico sempre causa motivação extra para qualquer grupo de jogadores. Time que foi preparado por Petkovic? Pois bem...ele começou com uma formação e fez 4 alterações na atividade realizada no próprio campo do jogo, nesta 2ª(15): Luiz; Ezequiel (Arnaldo), Wânderson, Adalberto e Cristiano; Wéllington, Marcão(Barreto) e Rodrigo Andrade; Juba(Neto), Paulo Sérgio e Lucca(Silvinho). Definição? Só momento antes da partida!! Boa sorte na estréia do Pet no Criciúma!!
Lucas do Rio Verde, interior do Mato Grosso, cidade de 60 mil habitantes. Criciúma vai buscar recuperação por lá!
...
Figueirense contra Internacional, em Florianópolis; Cruzeiro x Chapecoense, em Minas Gerais; São Paulo versus Avaí no Morumbi; e, Joinville diante do Goiás, em Joinville. Estes os próximos jogos dos catarinenses na Série A do Campeonato Brasileiro. Os “manezinhos do Esxtreito” jogam na quinta(18); a “Chape” vai experimentar o horário das 11 da manhã de domingo(21); sendo que Leão e Coelho estarão em horário nobre, as 16 horas...também no domingo. Em sete rodadas disputadas, a melhor posição é do Avaí: está em 9º com 11 pontos. Os demais... Chapecoense 11ª com 9; Figueirense 15º com 8; e, Joinville, 20º com só um ponto conquistado! Preocupações? Sim...sempre e em qualquer circunstância! Claro que, momentaneamente, tanto Avaí quanto Chapecoense podem respirar mais aliviados!! Já, o Alvinegro está perto da “degola” e o JEC...convenhamos, faz campanha ridícula! De outro modo...aquela velha história de que só foram 7 jogos de cada e, portanto, ainda faltam 31 rodadas para que haja recuperação daqueles ameaçados e para quem tiver “bala na agulha” possa se manter ou até buscar “algo mais” na competição! Continuo com minha opinião exposta já antes do começo do torneio, ou seja, de que o Figueirense...dentro do que penso, é o que tem melhores condições pra se manter na Série A. Masss...ainda tem muita coisa pela frente até dezembro quando termina a temporada!!

Passarinho Arrepiado dá uma “espiada” nas competições envolvendo as categorias de base do Criciúma. No Catarinense, campanhas apenas razoáveis até o momento, ainda na primeira fase da competição. Em outros torneios, o Tigre que não fez feio na última Copa São Paulo e ganhou o Torneio de Lanús, na Argentina, no fim do ano passado, se prepara agora para a Taça Belo Horizonte em sua 28ª edição. Este ano, inclusive, uma alteração importante que é a categoria a ser disputada, agora sub-17 e não mais a sub-20. Segundo o pessoal da organização, tal modificação foi um pedido dos clubes participantes...os 20 da 1ª Divisão de 2.014, 3 estrangeiros convidados e Ponte Preta, Vasco e América Mineiro, último campeão. Outras equipes de menor expressão também vão jogar a Taça BH...totalizando 40 times! O Criciúma, cujo técnico é o experiente Luiz Gonzaga Milioli, está na Chave 5 juntamente com Botafogo, Grêmio, Tupynambás e Athletic, estes dois de Minas Gerais. O último é da cidade de São João Del Rei, adversário de estréia, inclusive, dia 9 de julho; e o tal de Tupynambás, é de Juiz de Fora. 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Cléber Santana...do Tigre pro Índio!!

A saída de Cléber Santana, indo do Criciúma para a Chapecoense, convenhamos... era algo já esperado. Não especificamente pra Chapecó! Masss...quem acompanha o Criciúma sabe que desde o fim do ano passado quando consumou-se o rebaixamento pra Série B, o presidente Antenor Angeloni já havia se manifestado favorável a uma negociação em razão do alto custo. Cléber Santana tem contrato com o Criciúma até metade do ano que vem e sua ida pro Oeste se dá por empréstimo. Há quem garanta até, que o Tigre ainda tenha de arcar com parte dos salários do jogador, mesmo com ele atuando por lá! Com 33 anos de idade, Cléber Santana chegou ao Criciúma em agosto do ano passado. Importante lembrar que, quando aportou no Heriberto Hülse, o meia já não vinha de grandes jogos pelo Avaí. A parceria com Marquinhos não causava o mesmo efeito quando da primeira passagem pela Ressacada, em 2.012. Mesmo assim, até fez boas partidas no Criciúma...embora sem aquela volúpia e desenvoltura que víamos anteriormente. Talvez, a inoperância técnica do plantel e outros problemas extra-campo causados por uma direção também passiva e incompetente, contribuíram para que Cléber Santana(foto abaixo) tivesse sido discreto por aqui! Se ele não se ajudou...mas, o Clube também deixou a desejar e ainda tem sérios problemas para conseguir desenvolver um trabalho administrativo de forma convincente!!
...
O técnico Dejan Petkovic  já quer estrear no comando do Criciúma na partida da próxima terça-feira(16), quando o Tigre estará em Lucas do Rio Verde-MT, para enfrentar o Luverdense, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Pelo fato de não estar bem na tabela com 7 jogos e 5 derrotas, em 16º...beirando a zona do rebaixamento, entendo que Petkovic deveria, claro, acompanhar tudo mas não ficar na área técnica. Já que ele está com a delegação que foi de São Luiz do Maranhão para o Mato Grosso, Pet poderia observar o clima, o ambiente...sentir o grupo mais de perto, se abastecer de todas as informações possíveis e deixar que Duca cumpra a função à beira o gramado. Depois, o novo treinador teria praticamente uma semana para preparar o time e aí, sim, estrear no jogo diante do América Mineiro, dia 23, no estádio Heriberto Hülse. Até porque, também criaria uma situação de expectativa junto à torcida pelo fato de o jogo ser em casa! Já, por outro lado, se quer chegar e “botar a mão” pra trabalhar, Petkovic dá mostras de que ta afim, o que não deixa de ser uma atitude elogiável de sua parte!!
Nesta foto, já em Lucas do Rio Verde(MT), Petkovic... uniformizado, aparece ao lado de Marcos Moura Teixeira.
...
Passarinho Arrepiado acompanhou com atenção a 1ª rodada da Copa América. Desde sexta(12) alguns resultados que chamaram bastante atenção! O mais surpreendente ocorreu no grupo C, o do Brasil, a vitória da Venezuela sobre a Colômbia...1 a 0. Outros destaques, o empate num jogo bem movimentado entre Argentina e Paraguai...2 a 2, no grupo B; e, a vitória com autoridade dos donos da casa, o Chile, sobre o Equador...2 a 0, na chave A. Sobre a estréia da Seleção Brasileira que ganhou de 2 a 1, eu esperava mais do time de Dunga e menos do Perú. Claro que o Brasil jogou melhor do que o adversário! Entretanto, em hipótese alguma admite-se um erro de 3 defensores da equipe nacional como ocorreu com Miranda, David Luiz e Jéferson...ocasionando o gol peruano, logo a 2 minutos do 1º tempo. Aos 4 a resposta num contra-ataque puxado pela direita...bom cruzamento de Daniel Alves que Neymar aproveitou e cabeceou pras redes. Aliás, Neymar foi o “cara” da partida e acabou premiado com belíssima jogada, já nos acréscimos do 2º tempo, e um belíssimo passe pra Douglas Costa finalizar e conseguir o gol da vitória. Neymar, inclusive, finalizou 6 vezes durante o jogo, fez um gol e uma assistência pra conquista final! Justo o resultado...mas, pra ser campeão no Chile, o técnico Dunga terá que fazer o Brasil jogar mais!!
Neymar, no lance em que marcou o 1º gol do Brasil...vitória "magra" sobre o Perú!

domingo, 14 de junho de 2015

A “aposta” Dejan Petkovic...o novo técnico do Criciúma!

Tem 42 anos, 10/09/72, nasceu em Majdanpek, cidade da antiga Iugoslávia, hoje Sérvia. Trata-se de alguns dados de Petkovic, ex-meia de boa técnica, o novo treinador do Criciúma E. C. Teve apenas uma experiência nesta função: em 2.014 quando comandou o sub-23 do Atlético no Campeonato Paranaense. O Atlético apostou em jogadores mais novos para disputar o Estadual de lá e chamou Petkovic. Treinou o time em 15 jogos, obtendo 6 vitórias, 3 empates e outras 6 derrotas...aproveitamento de 46,6%. Segundo as últimas informações, Petkovic vai estar com o Criciúma em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Com ele, virá também seu auxiliar Mauro Fonseca.
Dentro do que penso não é o melhor nome ou opção mais viável! Trata-se de uma aposta que, obviamente, vamos torcer pra dar certo! Masss ...eu particularmente gostaria que o Criciúma tivesse contratado um profissional com outro perfil. Gostaria que fosse um vencedor, experiente, com amplo currículo, vibrante e dedicado!! Petkovic não é esse cara!! Foi, sim, como atleta profissional! Ganhou títulos e serviu a seleção da extinta Iugoslávia. Jogou no Real Madrid, Flamengo, Vasco, Fluminense, Santos, Atlético Mineiro...e mais uns quantos times pelo mundo do futebol! Ganhou vários títulos na sua carreira, batia faltas com perfeição e escanteios sempre levando perigo ao adversário! Boa sorte a ele!! Que seja o “salvador da pátria” que o Criciúma tanto precisa!!
Em relação ao jogo contra o Sampaio Corrêa, “um time totalmente sem alma”! Assim dá prá sintetizar o comportamento do Criciúma em São Luiz do Maranhão em mais uma derrota, a 5ª no Campeonato Brasileiro da Série B! O resultado coloca o Tigre mais próximo da zona de perigo na tabela de classificação. Sobre a atuação do time...nada mudou!! Digo isso porque tudo o que vimos com Duca já havíamos observado anteriormente com o comando de Moacir Júnior. O Criciúma conseguiu abrir 1 a 0 com Cléber Santana em lance de contra-ataque e tomou o empate antes do fim do 1º tempo, com Wílliam Simões batendo falta. Nitidamente o Criciúma foi pro Nordeste com o intuito de se defender e arriscar nos contragolpes. Na volta do 2º tempo, logo a 6 minutos, o atacante Pimentinha do Sampaio Corrêa fez boa jogada pela direita e cruzou para Diônes desempatar. A partir de então, a apatia do Criciúma aumentou ainda mais!! E...o 3º gol dos maranhenses foi conseqüência da fragilidade demonstrada, novamente pelo Criciúma. Derrota justa e merecida!!
Individualmente...Luiz levou 3gols, sem qualquer culpa! O time não ajuda!! Nota 6. Ezequiel ...disperso e desatento. Nota 4. Wânderson não comprometeu individualmente. Nota 5. Adalberto...o menos “ruím”. Nota 6. Cristiano exagerou em faltas e pouco apoiou. Nota 4. Wéllington, discreto, levou drible fácil no 2º gol. Nota 4. Cléber Santana...”só” o gol e algum acerto de passes. Nota 5. Rodrigo Andrade...dribles e pouca objetividade. Nota 4. Juba...sumido e sem função definida. Tenta ajudar a marcar e pouco consegue. Nota 3. Paulo Sérgio abaixou a cabeça quando estava na barreira no lance da cobrança de falta e gol de W. Simões. Além disso, pouquíssima produtividade ofensiva. Nota 3. Jéfferson...a surpresa da escalação inicial, foi mais “auxiliar” de lateral do que atacante! Nota 4. Entraram Lucca, Barreto e Silvinho. Nota mesmo...só pra Silvinho. Muita vontade e baixo rendimento. Nota 4.

Passarinho Arrepiado chega rapidinho pra informar que Barreto(foto abaixo) foi convocado pelo técnico Rogério Micale para a Seleção Brasileira sub-22 que vai representar o País nos Jogos Panamericanos que, este ano, vão ser disputados no Canadá, de 10 a 26 de julho. O grupo se apresenta na Granja Comary no dia 29 de junho. Nesta competição, o Brasil jogará contra Canadá, Perú e Panamá...na primeira fase.