sábado, 19 de setembro de 2015

Ximenes e Moura Teixeira...decepcionando!!

Tanto Felipe Ximenes quanto Marcos Moura Teixeira foram contratados pelo Criciúma na atual temporada com a responsabilidade de levar o Tigre de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Não houve um planejamento escancarado...publicado, à disposição do associado e, muito menos, da torcida. Ou estou enganado? Creio que não! Tirando o jogo de palavras, nada mais foi exposto aos simpatizantes do Criciúma. Apenas algumas manifestações deste ou daquele ligado à área do futebol dizendo que o Criciúma iria formar um plantel para chegar entre os 4 primeiros colocados. Entretanto, não foi nada disso que se viu, não se observa e muito menos se tem projeções otimistas para o restante da competição. O plantel formado pela dupla que comanda o Depto. de Futebol, sem querer ser repetitivo, é de baixa qualidade! Por conseqüência, a “bola” em campo também não é tão cheia assim e, as perspectivas são de que, mais uma vez, o Tigre jogará a Série B em 2.016!


E...será que houve realmente um projeto de trabalho previamente elaborado com o intuito de encaminhar de volta o Criciúma para a Série A?? Tenho minhas dúvidas!! Acompanhando de fora... não vi nada concreto! Antenor Angeloni deixou tudo nas mãos de Cláudio Gomes que, por sua vez, trouxe Ximenes(foto acima) e Teixeira(ao lado). Quando ambos chegaram fiquei com a nítida impressão de que as coisas seriam levadas a sério e o Tigre iria fazer uma campanha mais convincente do que a que estamos vendo. O tempo foi passando...os jogos acontecendo e o Criciúma não conseguiu se aprumar! O torcedor ficou esperando jogadores de boa qualidade...que pudessem chegar, vestir a camisa e resolver o problema!! Nada disso!! A grande maioria de quem estava aqui já não era grande coisa e quem chegou também não deu aqueeeela resposta positiva!! Cá entre nós...o goleiro Luiz, o volante Marcos Assunção...recém chegado, e o meia Rodrigo Andrade são aqueles em quem se deposita, hoje, maior confiança! Lamenta-se as saídas de Fábio Ferreira e Lucca. E...Guilherme Santos, Natân , Hugo...outro que chegou há pouco tempo, jogadores que mostram lampejos de eficiência!! Barreto? Talvez também! Massss...os demais são absolutamente comuns!! Até Neto Baiano que, por onde passou, fez gols! Só que aqui... huuuuummm!!!

Rodada do Campeonato Brasileiro da Série A com alguns jogos bastante interessantes neste fim de semana! Os melhores pra se ver? Palmeiras x Grêmio; Corínthians x Santos; Atlético Mineiro x Flamengo. São três partidas que envolvem disputa por garantia de vaga ou ingresso no G-4! Expectativa, também, pela estréia de Eduardo Baptista no comando técnico do Fluminense diante da Ponte Preta, em Campinas. Em relação aos catarinenses...a “bronca” maior está com o Figueirense! Joga em Porto Alegre, no Beira Rio, contra o Inter que vem embalado depois da vitória sobre o líder Corínthians. O alvinegro está na zona do descenso e, se não vencer vai continuar nela!! Já os manezinhos da Ilha atuam em casa diante do São Paulo. E, dependendo do resultado e do andamento da rodada, poderão fazer companhia ao rival no Z-4. Outra situação complicada a ser enfrentada por um catarinense...a do Joinville que joga em Goiânia necessitando desesperadamente ganhar do Goiás. Ambos estão na “degola” e fazem jogo de seis pontos!! Por sua vez, a Chapecoense, que já esteve melhor e com situação mais cômoda no campeonato, duela com o Cruzeiro em Chapecó. Se perder, poderá começar a olhar com mais preocupação para a parte de baixo da tabela. Masss...o “verdão” ...mesmo com alguns problemas, ainda é o catarinense “mais tranqüilo”, por enquanto, na Série A!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Faltam só 13!!

Parafraseando um dos profissionais mais vitoriosos da história do futebol, no caso...Mário Jorge Lobo Zagallo, refiro-me ao número de jogos que falta para o Criciúma neste Campeonato Brasileiro: 13. Pela ordem, o Tigre tem...Luverdense, em casa; Atlético, em Goiânia... jogo atrasado; América Mineiro, fora; Paraná, no Heriberto Hülse; Bragantino, em São Paulo; Ceará, em Criciúma; Bahia, em Salvador; Santa Cruz, no Arruda; Botafogo e Oeste, na sequência, em casa; Boa Esporte, em Varginha; Payssandú, em Belém; e, CRB, no Heriberto Hülse. Assim, serão 6 partidas no Heriberto Hülse e 7 fora dele. Pra chegar ao acesso quantos pontos serão necessários?? As últimas competições da Série B indicam que quem atinge entre 59 e 71 pontos...garante-se no G-4! Só pra se ter uma idéia, o Vitória, em 2.007, subiu com 59 pontos. Por outro lado, ano passado, o Avaí teve que fazer 62 pontos para retornar à Série A. Os indicativos atuais são de 65 pontos...conforme estudos matemáticos. Pois bem...o Criciúma tem 34 e hoje está há 11 pontos atrás do 4º colocado, o Bahia que tem 45. E...se são necessários 65 pontos, o Criciúma precisará somar mais 31. Então ...10 vitórias e um empate!! Assusta?? Claro que sim!! Cá entre nós...pelo que temos visto do futebol apresentado pelo Criciúma neste Campeonato Brasileiro é mais fácil empatar 10 e ganhar um do que empatar um e ganhar 10!!! Não é corneta, e, sim realidade!!!

Em cima destes dados e projeções...qual o grau de confiança que o Criciúma passa a seu torcedor e simpatizante no sentido de conseguir um “sprint” final alucinante e obter o acesso? Não vamos nos enganar...por favor!! Só se acontecer algo meio que surreal!! O torcedor do Criciúma, por mais fanático que seja, deve estar consciente que o mais provável é o Tigre se encaminhando para finalizar sua campanha “no meio da tabela de classificação”! Insisto que risco de rebaixamento...a chance é quase zero! O primeiro que cai, na posição atualizada, é o Ceará que tem 25 pontos. O Criciúma tem 9 na frente!! Uma boa vantagem que, embora não garanta absolutamente nada, mas que tende a se manter ou até aumentar em razão da pouca eficiência dos demais concorrentes! Pelo que observo...mesmo com a baixíssima qualidade do futebol mostrado, tem time pior do que o Criciúma!! Então...nada de acesso, nada de descenso!!!
        As faixas de “Vamos subir Tigre!”...vão ficar pra 2.016!!

Na Série A do Campeonato Brasileiro começa a chamar atenção uma briga muito particular que pode se intensificar nas rodadas seguintes da competição. Ou seja, o “entra e sai” da zona do rebaixamento da dupla da Capital, Figueirense e Avaí. Como o Leão ganhou o clássico do meio de semana, foi a 29 pontos e deixou o “pepino” pro rival que é 17º com 27 pontos!! E, na próxima rodada, o Figueirense estará em Porto Alegre para pegar o Internacional; o Avaí atuará na Ressacada diante do São Paulo. No jogo do Beira Rio, tem promoção onde torcedores que forem ao estádio com traje tradicionalista gaúcho, não pagarão ingresso. Isso, por conta da semana Farroupilha, festa comemorada anualmente nos pampas. Já imaginaram a disputa até o fim do ano, entre Avaí e Figueirense pra ver quem sobrevive na Série A??? Mesmo à distância...bom de ver, não é mesmo?? 
Os dois rivais de Florianópolis podem brigar até o fim do Brasileiro por permanência na Série A.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A dupla Antenor/Arnaldo vai deixar o Criciúma? Não!!

Ainda existem comentários muito fortes nesta direção! Chegou a circular uma informação, extra-oficial, de que toda a papelada contendo rescisão do contrato entre o Criciúma e a empresa que administra o Clube, já teria sido encaminhada ao presidente do Conselho Deliberativo, sr. Renato Bastos. Lembro que os irmãos Angeloni assumiram o Criciúma em 1º de março de 2.010. O compromisso, entretanto, foi “firmado em cartório” dois anos após. Conforme o acordo...por cinco anos o Criciúma seria gerido pela então G. A., com possibilidade de renovação ou não por mais cinco. Quando uma das partes achar interessante romper o contrato, deverá comunicar a outra no mínimo seis meses antes para que providências necessárias sejam tomadas. Pois bem...pelo que conversei com Renato Bastos(foto abaixo), este NÃO  recebeu nenhum documento assinado por qualquer integrante da G. A. indicando desistência.
O que há, na realidade, é uma suspeita de que, caso o Criciúma não suba de divisão, o presidente Antenor Angeloni venha a se sentir desmotivado!! Ou seja, não se sabe, na verdade, se o empresário permanecerá ou não para a temporada de 2.016. Particularmente, acredito que haverá continuidade. Mesmo contrariado com algumas coisas, o “velhinho” vai se manter no comando do Criciúma. Pelo menos creio que esta seja a maior tendência! Há também as questões ligadas à área financeira. Uma volta para a Série A visando a próxima temporada garantiria verba de 25 milhões/ano, contando 2.016 e 17, independentemente de cair ou não ano que vem!! Imaginem...quem está recebendo menos de 3 milhões na Série B, aumenta pra 25...como fica a cabeça de quem paga as contas???!!!

Entendo perfeitamente a revolta do torcedor do Criciúma com o que está sendo apresentado em campo. Quem é apaixonado pelo Criciúma, novamente, está sendo enganado!! Antes de começar o Campeonato Brasileiro “cantaram aos quatro ventos” que o Criciúma faria time para brigar pelo acesso!! Dois dirigentes de prestígio e capacidade foram contratados: Marcos Moura Teixeira e Felipe Ximenes. Quando anunciados...botei fé!! Só que ambos estão deixando muito a desejar!! O Criciúma trouxe jogadores sem qualificação e o resultado está sendo mostrado... com campanha bem abaixo do que chegou a ser “sonhada” pela torcida!! O que não abro mão é que haja cobrança forte pra cima de quem é responsável pelo futebol no Criciúma! Caramba...os caras recebem em dia e ganham bem; estrutura e condições de trabalho invejáveis!! Então, como podem ser tão inoperantes em campo...sem comprometimento e alto grau de profissionalismo??? Quem deve cobrar?? O presidente Antenor...ora bolas!! Ele(foto abaixo) tem obrigação!!!

Já assinou contrato e teve seu nome divulgado no BID! Está pronto para estrear com a camisa do Corínthians. Me refiro ao garoto Lucca que acabou, mesmo, deixando o Criciúma. O jogador fica no Parque São Jorge, por empréstimo, até fim do Campeonato Paulista de 2.016. Pode voltar? Talvez! Masss...o melhor mesmo é que jogue bem por lá e siga seu caminho e carreira como atleta de futebol profissional. Vai ser titular no Corínthians? Pelo menos por enquanto, acho que não! A concorrência por lá é grande e, com toda certeza, terá de jogar bem mais do que vinha jogando por aqui para alcançar um “lugar ao sol” e ganhar o carinho do torcedor corinthiano que é extremamente exigente!! Boa sorte a ele e que consiga atingir seus objetivos!! Lucca é do bem e tem potencial. Jogou muito em 2.012...lembram?! Como o Corínthians está liderando até com certa folga o Campeonato Brasileiro e jogando futebol de bom nível, Lucca se encaminha para ser campeão brasileiro...!!!  Enquanto isso, parte da torcida se revoltou porque o Criciúma permitiu a saída de Lucca. Só que...ora bolas...como “brecar” uma transação como essa?? Houve proposta oficial ao Criciúma e ao atleta e o salário oferecido foi considerado “proposta irrecusável”!! Se não faz o negócio, fatalmente o jogador ficaria descontente...influenciando no seu comprometimento!! Então...vida que segue, pra ambos!!

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Água mole em pedra dura...

...tanto bate até que fura!! Foram quatro cobranças de faltas de Marcos Assunção. Até que na última, já no finalzinho do jogo, ele acertou o gol e evitou que o Criciúma fosse derrotado em casa! Considerando-se o time que tem e tratando-se de Série B no Campeonato Brasileiro, o Sampaio Corrêa realizou muito bom jogo! Marcou de forma compacta e aproximada; teve nos contra-ataques sua principal arma; e, conseguiu controlar o pouco ímpeto ofensivo do Criciúma. Aliás, sobre a atuação do Criciúma...novamente ela foi “de doer”!!! Registrei SÓ duas chances claras de gol, com bola rolando, criadas pelo time...sendo uma em cada tempo, desperdiçadas por Hugo e Dudú Figueiredo. As outras ocorreram com bola parada...sempre com Marcos Assunção!! Inadmissível, outra vez, ver um Criciúma que só esboçou reação nos momentos finais da partida! O primeiro tempo e boa parte do segundo...foram quase que um “filme de terror”!! Notei falta de comprometimento, principalmente na 1ª etapa; muitos erros de passe; e, a já habitual falta de recursos técnicos!!
Marcos Assunção sai pra comemorar o gol, após falta batida com perfeição!

Luiz...sem muito trabalho. Os atacantes do Sampaio não levaram grande perigo à meta do Criciúma. O gol que sofreu...Luiz não teve culpa. Nota 6. Maicon Silva...lateral comum que teve dificuldades pra chegar à linha de fundo e, defensivamente, andou tomando bola nas costas!! Nota 4. Wânderson e Adalberto...um caso à parte! Ambos continuam “desfilando” suas limitações!! Nenhum dos dois sabe sair jogando e ainda demonstraram seguidos momentos de intranqüilidade! Nota 3 pra cada um deles!! Guilherme Santos, desta feita, não foi ofensivo... muito menos participativo, comparando com outros jogos. Nota 4. A exemplo dos dois zagueiros, Marcão voltou a jogar mal. É volante que parece ter vontade e...só! Lhe falta qualidade no passe e percepção de marcação! Nota 4. Marcos Assunção, dentro do que vi, foi o melhor do Criciúma em campo! Bom sentido de colocação, liderança e precisão nas bolas paradas! Nota 7. Já...Rodrigo Andrade esteve sumido do jogo, pouco participativo e diferente de jornadas anteriores. Nota 5. No setor de frente, Maurinho continua sendo sacrificado pelo esquema! Mesmo que não tenha aptidões para ser titular no Criciúma, ser canhoto e jogar pela direita ainda tendo que recompor para ajudar na marcação é quase um “homicídio” que comete o treinador do Criciúma para com esse atleta!! Nota 4. Nota 4 também para Neto Baiano que luta bastante e produz MUITO pouco!! E...Hugo que acabou se constituindo na grata surpresa! Estreou bem fazendo jogadas agudas pela esquerda e passando uma impressão de que poderá ser bastante útil! Nota 7. Entraram Dudú Figueiredo, Natân e Róger Guedes. Melhor avaliação para a agressividade e atitude do primeiro citado. Nota 6 para Dudú. Sobre o técnico Petkovic, continua teimoso uma “barbaridade”! Sua insistência com alguns jogadores e seu esquema predileto estão prejudicando em demasia seu trabalho e o rendimento do Criciúma na competição! Nota 4.

Passarinho Arrepiado e suas avaliações. Na hora do lance, sem o recurso da televisão, o pênalte reclamado pelo Criciúma pareceu ter existido! Masss...alguém avisou a arbitragem que a TV teria comprovado que o lance foi legal! No campo, fiquei com a nítida certeza de que Neto Baiano foi derrubado pelo zagueiro do Sampaio Corrêa. Vendo o lance pela TV repetidas vezes, há dúvida!! É, no mínimo, polêmico!! Quanto aos números do jogo...10 faltas cometidas pelo Criciúma, 21 pelo Sampaio. Conclusões a gol, 7 do Criciúma...3 do Sampaio Corrêa. Pra fora, 6 finalizações do Tigre, 4 dos maranhenses. Escanteios...9 a 2 Criciúma. E, impedimentos, 3 no ataque do Criciúma; 2 no do Sampaio. Renda: R$63.790,00; público: 6.358.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Lucca deixando o Criciúma para jogar no Corínthians!!

A transação já está concretizada: por empréstimo até o fim do Camp. Paulista de 2.016. No entanto,em hipótese alguma posso concordar com a saída de Lucca do Criciúma!! Trata-se do melhor atacante que há, atualmente, no plantel!! Alguém duvida disso? Eu não! Aliás, uns poucos torcedores...eu diria uma turma que pode ser chamada de “clube do ódio”...que não gosta do futebol apresentado pelo garoto, gostaria que isso se confirmasse. Com certeza, o Criciúma deixará de contar com um grande “reforço” para o restante da Série B!!
Lucca chegou ao Criciúma trazido pelas mãos de Abel Ribeiro, que até hoje reveza funções de dirigente e técnico de futebol. Isso foi em 2.011. O atleta veio de “contra-peso”, lembro bem...numa transação que envolveu o atacante Oliveira, centroavante de área que pouco jogou aqui. Os primeiros jogos de Lucca com a camisa do Criciúma foram no time júnior. Aos poucos conseguiu maior projeção até ser aproveitado no time principal, transformando-se já em 2.012, numa das principais figuras do time que subiu pra Série A do Campeonato Brasileiro, formando dupla que deixou saudades...ele e Zé Carlos! Andou emprestado na Chapecoense e acabou negociado com o Cruzeiro. Depois, o Cruzeiro ficou com um percentual sobre seus direitos econômicos e o repassou novamente ao Criciúma. Levou azar em algumas situações. Sofreu lesões nos dois joelhos e teve de passar por cirurgias em ambos. Uma composição entre a Raposa e o Tigre fez com que Lucca voltasse para atuar no estádio Heriberto Hülse. Com 4 gols, Lucca é o artilheiro do Criciúma no Campeonato Brasileiro. Seu futebol, hoje, não é o mesmo de dois ou três anos atrás. Mesmo assim, ainda é o que o Criciúma tem de melhor para o setor de frente! Lucca já fez 150 jogos pelo Tigre e marcou 42 gols...feito obtido anteriormente por Máhicon Librelato e Paulo Báier.

A estréia de Marcos Assunção com a camisa do Criciúma acabou sendo dentro do esperado. Não dá pra exigir mais de um jogador que tem 39 anos e não jogava partida oficial há um ano!! Reforço o detalhe, mais uma vez, de que Marcos Assunção não errou sequer um passe diante do Macaé! De outro modo, foi visível que sua participação não teve grande intensidade! Mas, bateu bem bolas paradas e exerceu sentido de liderança, inclusive, assumindo a condição de capitão! Deixou boa impressão e mostrou que poderá ser bastante útil! Tomara que sua experiência ajude Petkovíc e o Criciúma a ainda proporcionar esperanças ao torcedor de que há reais chances de acesso para a Série A!!!

Passarinho Arrepiado e as probabilidades de escalação do Criciúma para jogar contra o Sampaio Corrêa, nesta terça-feira(15), no estádio Heriberto Hülse. Vamos ao time que treinou: Luiz; Maicon Silva, Wânderson, Adalberto e Guilherme Santos; Marcão, Marcos Assunção e Rodrigo Andrade; Hugo, Neto Baiano e Lucca. Durante a atividade, Petkovíc substituiu Lucca e Neto Baiano por Barreto e Maurinho. Bem...Pet volta com o esquema 4-2-3-1 e depois... modificando para o 4-4-2. Vale frisar que o zagueiro Wílliam Rocha e o volante Wéllington, machucados, não podem ser aproveitados. Por opção do treinador, Barreto não começou a atividade como titular e fica evidenciado que Hugo, apesar de também jogar “fincado” na área, tem preferência pra atuar pelas beiradas! Quanto a ausência de Natân, ela se deve ao fato de o atleta não possuir resistência e aptidão físicas para jogar duas partidas num espaço de 4 dias. De qualquer forma, independentemente de quem for escalado e a formatação tática, o Criciúma precisa ganhar o jogo pra alimentar esperanças de retorno à Série A!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Criciúma empata em Macaé com Luiz salvando o time...de novo!!

Esta frase sintetiza bem o que aconteceu no Rio de Janeiro quando o Criciúma empatou com o Macaé pelo placar de 1 a 1. O futebol que o Criciúma jogou no 1º tempo foi de “doer”!! Passividade, falta de comprometimento e de espírito de luta...o que observamos por parte do time de Petkovíc. A exceção foi o goleiro Luiz que evitou gols do adversário em pelos 3 lances. Mesmo assim, o Macaé que era muito mais incisivo e forte na marcação, conseguiu seu gol numa “bobeira” do lado esquerdo da defesa. Guilherme Santos deu espaço, Adalberto “olhou a banda passar” e Juninho chutou forte, de dentro da área, pra abrir o placar. Na 2ª etapa, o Macaé voltou mais sossegado...já não atacava tanto...até que o Criciúma “achou” seu gol! Lateral cobrado por Maicon Silva e, dentro da área, Neto Baiano “fez a parede”. Maurinho aproveitou-se e bateu pra defesa parcial do goleiro Rafael. Lucca pegou o rebote e, já quase em cima da linha, só teve o trabalho de fazer o gol de empate. Depois disso, Rodrigo Andrade entrou e deu mais vida ao meio campo do Criciúma...maior movimentação. O Criciúma ficou com a bola mais tempo no campo adversário e aumentou seu volume ofensivo.  Resumindo... resultado justo porque o Macaé jogou mais no 1º tempo e o Criciúma no 2º!
Lucca fez seu 42º gol com a camisa do Criciúma. Igualou Máhicon Librelato e Paulo Báier.
.
Individualmente, Luiz foi o melhor do Criciúma em campo...disparado!! Pelo menos três defesas com alto grau de dificuldade. Nota 7. Maicon Silva...poucas jogadas ofensivas e cruzamentos sem eficiência. Se serve como consolo...bateu o lateral que originou a jogada do gol do Criciúma. Nota 5. Wânderson...o de sempre. Ou seja, jogador que só dá chutões e não passa confiança quando o ataque do adversário aperta...!! Nota 4. Adalberto começou o jogo meio intranqüilo e atrapalhado. Cometeu erros de saída de bola e passes errados. Nota 4. Guilherme Santos...mesmo com alguns problemas de ordem física, é jogador que só ataca bem. Pega a bola e tenta jogadas individuais. Masss...a marcação não é seu forte! Nota 5. Barreto iniciou muito mal o jogo com erros de passes e “botes” errados. Depois...com ajuda e orientação de Marcos Assunção, melhorou um pouco. Nota 5. E...Marcos Assunção, que finalmente estreou com a camisa do Criciúma, fez bom jogo...dentro do que se esperava. É verdade que não teve participação intensa. Nem poderia...pela idade e porque não jogava há um ano! De qualquer modo, gostei do que vi em relação ao que pode mostrar. Não errou passes e cobrou duas faltas com perigo! Nota 6. Dôdi foi escalado com a função de ajudar na recomposição de marcação. Nota 5. Natân...jogador que se movimenta bem enquanto o fôlego lhe permite. Nota 5. Neto Baiano continua com dificuldades de conclusão a gol. A bola e ele permanecem em litígio!! Nota 4. E...Lucca que, novamente, tentou jogadas individuais e pouco conseguiu! Só que teve o mérito do gol!! Nota 6. Entraram...Maurinho, nota 5; Róger Guedes, nota 4; e, Rodrigo Andrade...que deu maior mobilidade ao meio campo. Foi depois da sua entrada que o Criciúma produziu mais! Nota 6. Sobre o técnico do Criciúma...surpreendeu na escalação ao fazer voltar Maicon Silva ao time titular e, finalmente, abdicou do esquema 4-2-3-1, pelo menos diante do Macaé. Não sei se assim será nas próximas partidas. Masss...alô Pet!! Com Rodrigo Andrade formando o 4-4-2, o Criciúma tende a render melhor!! Nota 6. Próximo jogo...Sampaio Corrêa, em casa, terça(15).