sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Atenção Conselho Deliberativo do Criciúma: cuidem muito pra quem vão “entregar” o futebol do Clube!!

Não vou ficar em cima do muro! Quem me conhece sabe o que penso a respeito do Criciúma! O futebol sempre foi o carro-chefe do Clube e, portanto, precisa e deve ser priorizado! Sendo assim, é necessário ter MUITO cuidado nesse momento de transição que envolve a possível saída de Jaime Dal Farra! Digo isso porque vejo uma certa ansiedade de todos, principalmente de torcedores e simpatizantes, em mudar “da noite pro dia” o jeito de administrar o Clube! Em razão da rejeição que existe quanto ao modo Dal Farra de gerir o Criciúma, a “massa tricolor” quer uma solução imediata!

Não sou favorável à existência de três “correntes” querendo “pegar” o Clube! Historicamente, as eleições no Criciúma sempre foram tranquilas! Lembro que, apenas uma vez, houve alguma controvérsia quanto ao então Conselho de Administração. Isso, próximo de meados dos anos 2.000. E, pois não é que já surgiram TRÊS grupos que pensam em reivindicar o poder?? Não conheço o cidadão que se manifestou por último, Gilmar Cechet. Mas, acho estranho o aparecimento de alguém que nem conselheiro é, não vive o Clube, não tem identificação com a instituição e, “do nada” surge como “salvador da pátria”! E, ainda por cima, criticando os projetos e planos dos demais prováveis concorrentes!!

Pra contribuir com tal discussão, lembro que há anos o Figueirense quase pediu licença por causa da ação de “AVENTUREIROS”! Foi quando ocorreu a entrada no Clube do empresário Paulo Prisco Paraíso, uma espécie de Antenor Angeloni “deles”, lá na Capital, que salvou o Clube do abismo! Mais recentemente, todos têm conhecimento sobre a forma como a Elephant agiu no Figueirense, o levando à beira da falência! Digo isso pra ALERTAR os conselheiros do Criciúma, sejam eles da turma mais tradicional, os chamados “velhinhos”, ou aqueles mais “avançados”...a galera “jovem”!! Não esqueçam que as pessoas passam e o Clube fica!!

terça-feira, 1 de setembro de 2020

O produto futebol tem que ser prioridade!!

Em tempos que parecem estar cada vez mais difíceis, merecem “aplausos” o empresário Moacir Fernandes e o advogado Alexandre Farias! Ambos têm projetos distintos pra dirigir o Criciúma Esporte Clube! Pelo que pude observar, até agora, Moacir com seu jeito mais tradicional envolvendo investidores que entrariam com quotas, mais a participação efetiva da “gente local”! Já, entre as ideias de Alexandre, está a aplicação de capital externo e parcerias com agentes de fora do País! O que é bom? Caramba...bem organizado ambos os propósitos podem obter sucesso! Tanto Moacir Fernandes quanto Alexandre Farias possuem credibilidade junto à torcida, imprensa e possíveis apoiadores! Pesa a favor do popular “Saddam”, claro, tudo o que ele fez e representa na história do Criciúma!!

O mais importante é que as vaidades não sejam prioridades numa hora como essa! Afinal, como me refiro no título da manchete...“AS PESSOAS PASSAM E O CLUBE FICA”! E, da mesma forma, não abro mão de que o FUTEBOL seja prioridade no Criciúma que a gente pretende ver a partir de 2.021! Aliás, já...desde agora!! Cuidar do patrimônio do Clube, do CT, do Estádio, da camisa que pode ser mais ou menos amarelada, marketing, sócio...tudo também precisa e deve ser tratado com muito carinho!! Mas, nenhum desses itens citados faz sentido sem o produto FUTEBOL!! Este sim, alavanca novos sócios e simpatizantes e impulsiona fatores para que a vida natural da instituição tenha sucesso e continuidade!!

Também não abro mão do aproveitamento maciço da garotada da base! Pra isso, contudo, o trabalho “lá em baixo”, obrigatoriamente, necessita ser muito bem feito! A captação de garotos é tarefa a ser conduzida por quem tem conhecimento amplo, total e irrestrito! Dali saem as “jóias” da casa e que poderão render “bons frutos” dentro de campo e, por consequência, consideráveis dividendos pro caixa do Clube! O dinheiro gira, o Criciúma cresce, recursos ficam mais acessíveis, a economia interna possibilita novos investimentos e o resultado final, aí sim, a busca de novas conquistas, vitórias e títulos que a torcida tanto quer! Simples? Não...claro que não!! Muito trabalho a ser feito! E, pelo que observo, a “turma” que está querendo “pegar” o Criciúma tem planos nesta direção!! Pois...que assim seja!!