sexta-feira, 14 de junho de 2013

Os oportunistas...

Significado de oportunista: “Que ou aquele que sabe tirar proveito das circunstâncias de dado momento, em benefício de seus interesses.”  Pois assim classifico algumas manifestações que tenho observado nesta semana de começo da Copa das Confederações. Entenderam ou não? Pois bem...quem não “captou”, eu explico. Queimar pneus em Brasília, ameaçar greve no Recife, atear fogo nos ônibus em São Paulo, ou até mesmo atrasar entrega de obras...são atitudes de quem espera momento para chamar atenção...principalmente da mídia, e então, obter lucro. Não tenho nada contra greve ou quem reivindica melhores salários e condições de trabalho. Entretanto, me refiro ao momento para tais atitudes. Certo ou errado? Sinceramente...não sei! Mas que é oportunismo, é...sem dúvida!! Aliás, todos sabem que nós estamos num país onde se luta para levar vantagem em tudo. Alguma dúvida? Leio, vejo e ouço quase todos os dias “vááárias” críticas em relação ao empreguismo e outros “ganhos” conquistados por políticos ou funcionários de Assembléia Legislativa e Congresso Nacional. Muitos, contudo, esperneiam porque “não comem da fatia do bolo”!! Sei de pessoas, entre as quais algumas “muuuuiito” conhecidas, que protestavam, faziam greve, movimentos contra patrões, insultavam a classe política, criticavam “tudo e todos”. Masss...nada como um dia após o outro! Um cargo político ou não...aqui ou ali, um parente...geralmente filho(a) ou irmã(o) bem colocado em determinado órgão ou empresa...e os ideais ficam de lado. É assim e ponto!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Povão não vais mais a futebol.

Com altos preços dos ingressos os torcedores que têm baixa renda, em hipótese alguma, podem ir a estádios de futebol. Afinal...que ganha salários em torno dos mil reais ou até menos, como vai desembolsar 30, 40, 50 reais...as vezes até mais...para ir a um jogo? Isso sem falar que, as vezes o “dono da casa” precisa pagar também as entradas de um ou mais filhos e, eventualmente, o da esposa...o transporte, o estacionamento, um lanche... Sendo assim, chega-se a uma fácil conclusão de que o futebol está cada vez mais elitizado. Os estádios, principalmente aqueles reformados ou recentemente construídos, não têm mais setores chamados de “geral”. Lembram do Maracanã antigo? Por aqui, a Baixadinha, do H. Hulse; a Costeirinha, na Ressacada; a Coloninha, do Scarpélli; ou a Coréia, no Beira-Rio. Estes locais eram freqüentados pelo povão...o cara que não podia ir na arquibancada. E...cadeiras...nem pensar!! Hoje os salários dos jogadores, técnicos e administradores de futebol são altíssimos. Em alguns casos absurdamente fora da nossa realidade!! Assim...o “pobre” só vê jogo de futebol pela tv aberta. Lamentável...mas absolutamente real!!!
Zico comemorando gol pertinho da geral do Maracanã na década de 80. Nos dias de hoje, os "menos favorecidos" não têm como ir à campo!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Analisem comigo!

Plantel atual do Criciúma e os possíveis aproveitamentos... São quatro goleiros: Bruno, titular, e Hélton Leite, o reserva imediato. Galatto buscando espaço e Darley se recuperando de lesão. Entendo que Bruno e Galatto disputam preferência do treinador. Entre os laterais direitos, Pacheco, se continuar no Clube, será reserva. A “briga” fica entre Suéliton e Tony. Na esquerda, está claro que Márlon vai continuar jogando. Gílson é bom reserva e tem se mostrado versátil. Na zaga não há unanimidade de pensamentos. No meu entendimento, sob o ponto de vista técnico e também físico, Matheus e Fábio Ferreira estão melhores condicionados. Thiago Heleno e Leonardo ainda não vimos atuando pelo Criciúma. Éwerton Páscoa jogou bem no Catarinense, mas tem falhado no Brasileiro. Entre os volantes, Serginho e Élton “casaram” bem no setor. Os demais, Amaral, Thiago Dutra e João Vítor ainda não jogaram o suficiente pra merecer titularidade. Quanto a Leandro Brasília, este também ainda não estreou. Sobre os meias...André Gava já disseram que “é pro futuro” e Ivo tem condições de lutar por uma vaga. Mas a chegada de Morais pode mudar os planos de Vadão. Em relação aos atacantes, fica meio óbvio apostar em Lins e Wellington Paulista. Gosto mais de um time no 4-4-2. Assim, Fabinho e Tartá seriam opções no banco...à exemplo de Marcel e Giancarlo. Vadão tem quase um mês pra tratar disso.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Alteração: sai o Brasileiro, entra a Copa!

Ainda faltam três jogos pra que sejam completadas as primeiras cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Depois disso a competição pára e vamos, então, para a Copa das Confederações. O Brasil ganhou três vezes, em 97, 2.005 e 2.009; a França duas...2001 e 2.003; e, o México uma, em 99. Vale destacar que nos anos de 92 e 95 houve a Copa Rei Fahd, disputada na Arábia Saudita, edições vencidas por Argentina e Dinamarca, respectivamente, e que são consideradas pela F.I.F.A. como os dois primeiros torneios da Copa das Confederações. A seleção brasileira está no Grupo A e joga à partir do dia 15, próximo sábado, contra Japão, em Brasília; México, em Fortaleza; e, Itália, em Salvador. Na outra chave estão Espanha, Nigéria, Taiti e Uruguai. Por que essas seleções? Pois bem: Brasil, país sede; Japão, campeão da Ásia; México, campeão da Copa Ouro(Concacaf); Itália, última vice-campeã da Eurocopa(a campeã foi a seleção espanhola); Espanha, que ganhou o último Mundial; Nigéria, que faturou recentemente a Copa da África; Taiti, ganhador da Copa da Oceania; e, Uruguai, campeão sul-americano. Favoritismo do Brasil? Não! Infelizmente o nosso futebol não é o melhor do mundo, no momento! No tal ranking da F.I.F.A., a seleção brasileira ocupa a singela 22ª colocação. Tecnicamente e pela ordem, Espanha, Uruguai e Itália estão melhores do que o Brasil. Entretanto, a tradição do futebol no País e o fato de sediar o evento podem ser fatores determinantes para a recuperação de auto-estima e prestígio da seleção comandada por Felipão e Parreira. Vou ficar na torcida!!
Atacante Fred vive bom momento e poderá ser destaque do Brasil na Copa das Confederações.