sábado, 15 de abril de 2017

Criciúma não mereceu melhor sorte no Campeonato Catarinense!!

Ou alguém acha que o Tigre foi realmente um tigre voraz...daqueles que aterrorizou os adversários e tem como justificativa principal pelos insucessos os erros cometidos pelas arbitragens que, claramente, prejudicaram a campanha do time no Campeonato Estadual??? Não!!! Vamos reconhecer que o Criciúma não fez jus à uma melhor colocação na competição!! Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa!! As arbitragens foram uma vergonha? Sim! A FCF pouco ou quase nada fez pra resguardar os direitos de um filiado seu? Também...sim!! Os dirigentes do Criciúma não demonstraram força política pra se impor perante os comandantes da Federação? Da mesma forma, sim! Contudo, é preciso aceitar que o time montado para as disputas do torneio regional tem suas limitações! É necessário discernimento! Pois tanto Avaí como Chapecoense têm jogadores mais qualificados e, num todo, essas equipes são mais competentes e competitivas do que o Criciúma!! Então...mais uma vez, a tentativa de recuperar a hegemonia do futebol catarinense fica adiada...!!

No jogo de Blumenau, com o auto-falante do estádio do SESI anunciando que a Chapecoense estava ganhando do Joinville ajudou ainda mais a “broxar” os ânimos nem tão estimulados assim de Deivid de Souza e comandados! O resultado acabou sendo justo pelo que fizeram as duas equipes em campo! Novamente, como vimos na grande maioria das partidas do Criciúma este ano, ocorreram erros defensivos e gols perdidos “que não se perde”!! Placar de 2 a 2 pra nenhum dos dois, Metropolitano e Criciúma, ficar lamuriando!!

Atuações individuais do Criciúma:
LUIZ, pra mim, falhou no segundo gol do Metropolitano pois o chute de Paulo Vítor era defensável. Nos demais momentos, pouco foi exigido. Nota 5.

DIOGO MATEUS, comum, dentro do que já conhecemos de sua “capacidade”! Fico me perguntando se ele não treina jogadas pra chegar à linha de fundo?! Nota 4.

RAPHAELSILVA de razoável rendimento defensivo. Se deu melhor quando saiu jogando com a bola dominada...trocando passes, dentro daquela proposta já conhecida do treinador tricolor! Nota 6.

NINO deu mostras de Diego Giaretta tem “sombra”, sim!! Firme na defesa e com boa troca de passes! Nota 7.

MARLON, mais tímido do que em outros jogos. Mesmo assim... mesmo com poucas investidas, continua sendo a melhor opção pra lateral-esquerda que o Criciúma tem! Nota 6.

Com 100 jogos no time profissional, a dupla BARRETO  e DOUGLAS MOREIRA teve atuação distinta! O “camisa 5” começou bem, participou da jogada que originou o 2º gol do Criciúma, mas entendo que ele deveria estar posicionado na frente da área defensiva pra marcar o setor que resultou na 2ª conquista do adversário! Nota 5. E, disperso...com pouca movimentação ofensiva, uma característica sua, “Dôdi” não esteve bem e acabou substituído! Também nota 5.

RICARDINHO acabou sendo o melhor do Criciúma, no meio-campo! Fez um gol e deu assistências, além de bom sentido de marcação! Nota 7.

Impressionante como CAÍQUE VALDÍVIA se esforça pra melhorar sua performance e pouco consegue!! Desperdiçou oportunidade “de ouro” quando o jogo estava 0 a 0! Outro que ainda não me convenceu de que será verdadeiramente útil no Brasileiro!! Nota 4.

No ataque, JHÊIMY igual ao Jhêimy de quase todo o restante do Campeonato Catarinense. Com certeza, joga porque não há outro um pouquinho melhor sequer na posição! Limitado...é atleta que até tenta...correndo e procurando o jogo! Só que a “a bola não é sua amiga”!! Nota 3.

Por sua vez, CAIO RANGEL foi, novamente, a melhor “peça” do Criciúma em campo! Uma assistência e um gol, além de dribles e jogadas em profundidade, sempre objetivo!! Nota 8.

Dos que entraram, JOÃO HENRIQUE, ANDREW e PITBUL, avaliação apenas deste último que esteve mais tempo em campo! Contudo, baixa produtividade e nenhum chute a gol! Nota 4.

Sobre o técnico DEIVID DE SOUZA, já se sabe que ele “tirou leite de pedra” o campeonato inteiro! É bom técnico, trabalhador e, com certeza, se lhe derem reforços o Criciúma poderá cumprir boa campanha na Série B do Brasileiro...que é o que nos aguarda a partir de agora!!

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Sabem quantos jogos do Criciúma, fora de casa, foram mostrados na TV aberta??

Nenhum!! O desrespeito, pra mim, é total por parte da rede de tv que detém os direitos de transmissão do Campeonato Estadual para com um Clube que é uma das principais marcas do futebol de Santa Catarina!! E, faltando duas rodadas pra acabar a fase de classificação do Catarinense, só o Criciúma vem sendo discriminado desta forma!! Os demais...Joinville, obviamente a dupla da Capital e mais a decantada Chapecoense, estão recebendo maior atenção!! Por que?? Sinceramente, não sei explicar!! Antes que pensem algo da Federação Catarinense de Futebol, ela apenas é aliada dos clubes e parte interessada na venda do Campeonato para esta ou aquela rede de televisão sem interferir na escolha de qual jogo será transmitido. Contudo, os dirigentes do Criciúma deveriam se posicionar, questionando a referida emissora sobre os motivos de o “povão”... torcedor do Tigre ficar excluído!! Sim!! Porque nem todo mundo pode pagar televisão por assinatura...muito menos nos dias atuais em razão da crise que estamos vivenciando!!

De qualquer modo, vai terminar o Campeonato Catarinense deste ano e, pela primeira vez, nenhum jogo do Criciúma “de fora pra cá” terá televisionamento na tv aberta!! Afinal, o confronto com o Metropolitano será num sábado e o do outro fim de semana, diante da Chapecoense, no Heriberto Hülse. Assim, a não ser que o Tigre conquiste o returno e garanta-se na final do torneio, então...jogo do Criciúma, fora e pela tv, só na Série B do Campeonato Brasileiro!! Ah...aproveito e lembro que, se o Joinville no Estadual tem suas partidas transmitidas, na Copa do Brasil o critério é diferente!! Na disputa, hoje, o Joinville é o único representante catarinense uma vez que a Chapecoense, por estar jogando a Taça Libertadores, entrará somente nas oitavas de final. E, por ser só ele no torneio, claro que poderiam ter transmitido a partida perante o Sport, em Recife, na quarta-feira(12), pra todo o Estado!! Massss...“neca de pitibiriba”!! A tv aberta mostrou Flamengo x Atlético-PR. Pergunta me coçando aqui: Se fosse o Figueirense, o Avaí ou agora a Chapecoense será que haveria essa tendência?? Cá entre nós...todos sabemos que não!!!

E a rodada do Catarinense no fim de semana?? Passarinho Arrepiado opina! “Pois bem, Gilberto...fecho contigo!! Mesmo ficando muito na torcida pelo Tigre, imagino ser pouco provável que a Chapecoense deixe escapar a grande chance real que tem pra ganhar o returno e o direito de ir à final do Estadual contra o Avaí! Se isso não acontecer neste fim de semana, tem tudo pra se confirmar na última volta da fase de classificação. Claro que, matematicamente, há chances para o Criciúma “melar” tudo isso!! Mas, Deivid de Souza e cia. necessitam fazer, cada um, o seu papel em Blumenau que é ganhar do Metropolitano!! Este, inclusive, corre sérios riscos de rebaixamento e, com toda certeza, fará jogo de “vida ou morte” diante do Criciúma! O Joinville, contra a própria Chapecoense, ainda alimentando possibilidade de classificação; da mesma forma o Brusque x Inter; Avai e A. Barroso; e, Tubarão x Figueirense...todos os jogos, por certo guardando muitas emoções pois podem mexer tanto na parte de cima como na últimas posições da tabela!!”.

terça-feira, 11 de abril de 2017

Algumas coisas que precisam ser ditas e esclarecidas!! Talvez vocês entendam melhor o que acontece nos “bastidores” da mídia televisiva!!

No começo...pois, eis que uma certa rede de televisão de um próspero estado em um país onde a democracia começava a aflorar mais impulsivamente. A referida tv se instalou na capital do estado e com um trabalho de marketing bem realizado, até com certa facilidade “passou por cima” na audiência das demais emissoras da época. Afinal, além de ser forte por si só, era tb vinculada à uma das maiores e mais estruturadas redes de comunicação do mundo!! O grupo, proprietário...fortíssimo, sobre todos os aspectos!! As coisas da capital sempre foram muito bem divulgadas, até porque suas praias e pontos turísticos...com certeza, entre os mais lindos e freqüentados do continente e fora dele!!

Eis que, no futebol, uma das maiores paixões do seu povo...o objetivo estava claro: deixar de lado os clubes do interior e exaltar as agremiações da cidade/capital. As primeiras tentativas não deram certo! Até porque, por ser um estado com diversidade cultural e de costumes diferentes, cada uma das regiões, norte, sul, leste, oeste e central...com suas respectivas peculiaridades!! Eis que o primeiro tropeço da tentativa de “estadualizar” os clubes da capital se deu com um título importantíssimo conquistado por uma equipe do interior! A referida conquista foi em nível nacional e, além disso, houve uma campanha histórica do mesmo time em âmbito internacional num outro torneio!! Pois não é que tiveram de “se curvar” ao tal clube?? Sim! Isso, isso, isso... como diria o carismático Chaves!!

O tempo passou, as coisas foram aos poucos mudando e, em termos de penetração nas casas do telespectador, a dita cuja tv continuava a crescer de forma avassaladora!! Havia coberturas em relação a eventos e acontecimentos em outras regiões, mas a forma de repercutir isso junto ao público era de um modo mais tímido!! Ou seja, o que é da capital sempre foi decantado aos quatro cantos! Mas, do interior...nem tanto!! Mesmo procedimento...no futebol!! Ainda, no futebol, os clubes que eram propagados e na tentativa de “enfiá-los goela abaixo”...na verdade, nunca atingiram o mesmo êxito daquele que havia sido campeão do país e de outro que enfileirou títulos regionais!!

Como se diz nos dias de hoje...a fila anda, o tempo passa e eis que surge o crescimento fantástico de um outro clube de futebol do interior que, na verdade, nunca fora muito simpático à própria tv. E, pra surpresa de muitos, o dito grupo de comunicação “mudou de mãos”!! Ou, foi vendida para um outro grupo cujo sócio majoritário possui interesses econômicos e negócios justamente na região onde este clube de futebol conseguiu rápido crescimento e até projeção mundial!! Pois não é que a tal tv teve que, novamente, reverenciar mais um que não é da capital!! Assim, outra vez, seus clubes de preferência ficaram meio que “de lado”!! Incrível como a força do futebol do interior deste estado é mais potente do que os clubes da capital!! E outra: já que não dá pra projetar a capital como queriam, surgiu mais um do interior com capacidade superior aos demais... até os outros que também fazem parte do contexto de considerados grandes do estado foram “marginalizados”...como se fossem meros coadjuvantes!! Mas, a vida segue!! A fila anda!! O barco segue!! E um dia dá pra contar sobre quanto desemprego já foi causado...!! Esxtão compreendendo??!!

domingo, 9 de abril de 2017

Foi no sufoco, mas Tigre “comeu” Peixe no almoço de domingo!

Quase três mil pessoas compareceram no estádio Heriberto Hülse no “Domingo de Ramos”(09) pra acompanhar um jogo em que o Criciúma foi superior e, no fim das contas, acabou por merecer a vitória! Como quase todos os adversários que pisaram na casa tricolor este ano, o Atlético Tubarão veio disposto a se defender e explorar os contra-ataques. O oportunista Renteria incomodou muito a defesa do Criciúma! Inclusive, num dos lances, claramente “cavou” penalidade que ele mesmo desperdiçou chutando a bola contra a trave direita do goleiro Luiz. No jogo em si as melhores chances de gol foram do Criciúma que, novamente, teve mais posse de bola e dominou a partida. Importante frisar que o Criciúma teve supremacia em relação ao adversário! Contudo, em nenhum momento foi brilhante! Numa das oportunidades criadas, Pitbul driblou o goleiro duas vezes pra fazer o gol que colocou justiça no placar: Criciúma 1 Atlético Tubarão 0, aos 18 minutos da etapa final. Novamente o Criciúma saiu reclamando bastante da arbitragem! Houve um gol que Jhêimy fez e a TV não comprovou o impedimento alegado. Da mesma forma, no lance do pênalte pro Tubarão, deu pra ver que o atacante Renteria ludibriou o árbitro Leandro Messina Perrône. Lances difíceis...complicados! E, pra quem já não apita lá essas coisas como a grande maioria dos juízes de futebol aqui em Santa Catarina...as tarefas e funções ficam mais complexas ainda!!

Dentro das análises individuais:
O goleiro LUIZ salvou o Criciúma em duas oportunidades ainda no 1º tempo. No pênalte, desperdiçado por Renteria, ele foi no canto certo, dando a impressão de que defenderia se a bola tivesse ido em direção ao gol! Nota 7.

Outra vez DIOGO MATHEUS teve oportunidade de jogar mais ofensivamente, procurar a linha de fundo adversária...mas não o fez em nenhum momento do jogo!! Considerando-se que, defensivamente, não comprometeu...nota 5.

RAPHAEL SILVA foi o mais seguro da zaga...mesmo com os importunos do valente Renteria! Soube sair jogando com a bola dominada, como quer Deivid de Souza e até chegou na área ara concluir! Nota 7.

DIEGO GIARETTA não mereceu ser expulso! Analisando o lance da penalidade com calma e de forma mais detalhada depois na televisão, ficou claro que o atacante “cavou” a falta! Mesmo assim, em outros lances, o “quatro” do Criciúma errou passes e parecia estar ansioso demais!! Nota 6.

O lateral MARLON foi várias vezes à frente pra tentar chegar à linha de fundo e complementar as jogadas ofensivas pela esquerda. Se movimentou bem no setor e fez o “vai e vem” ataque e defesa, suportando o conseqüente desgaste físico! Nota 7.

No meio, BARRETO voltou a errar passes...o que não ocorria há alguns jogos! Além disso, encontrou dificuldades na marcação! Nota 5.

RICARDINHO, pra mim surpreendentemente, foi o melhor do Criciúma na partida! A sequência de jogos fez com que seu futebol demonstrasse certa evolução em passar a bola e no sentido de marcação! Nota 8.

Discretíssima a participação de CAÍQUE VALDÍVIA! Jogador que não “aparece” pro jogo...parecendo ficar “sumido” em campo! Corretamente foi substituído ainda no intervalo! Nota 4.

ALEX MARANHÃO, com altos e baixos, não rendeu o mesmo futebol de partidas anteriores. Ainda assim, tem sido útil no esquema do treinador sendo o jogador do meio com mais características de “encostar” nos atacantes! Nota 6.

O atacante JHÊIMY, apesar de demonstrar comprometimento, perdeu um gol “cara à cara” com o goleiro Luiz Carlos, do Tubarão. Aquele tipo de lance que um “nove” bom não pode deixar passar!! Pelo esforço, nota 5.

Outro que desperdiçou excelente chance pra fazer gol foi CAIO RANGEL! Na velocidade, tirou do goleiro adversário e também da trave!! Mesmo assim, continua sendo boa opção para dribles e jogadas em profundidade! Nota 6.

Entraram, PITBUL...“premiado” com o gol da vitória e, depois, quase oportunizou ao Tubarão o gol de empate após lance em que perdeu a bola infantilmente, na frente...nota 6. Também foram usados ANDREW e JEAN MAGABEIRA que, pelo pouco tempo em campo, prefiro deixá-los sem nota!

Quanto ao técnico DEIVID DE SOUZA, dá pra ver que tem o grupo na mão e, com ele no comando, o Criciúma pode jogar mais...pensando já em Campeonato Brasileiro! Contra o Tubarão, pôs em campo o que dispunha de melhor e conseguiu fazer com que a equipe jogasse mais...procurasse mais a vitória no 2º tempo! Não tenho nenhuma dúvida de que, se lhe derem alguns bons reforços, o Tigre tende a crescer na Série B. E, Deivid como técnico, em pouco tempo estará num clube “de ponta” do futebol brasileiro!! Nota 8.