sábado, 18 de junho de 2016

Se não houver surpresa....

...o Criciúma deverá confirmar mais uma vitória no Campeonato Brasileiro! Alguém duvida?? Eu não!! É sabido, por todos, entretanto, que as “zebras” estão soltas...e que, nem sempre, o melhor vence!! Aliás, uma das situações que tornam o futebol sempre apaixonante! Mas, a lógica é clara quanto ao favoritismo do Criciúma! O Tupi tem 4 pontos, é 19º na tabela...portanto está zona do rebaixamento com aproveitamento de 14,8%. Já, o Criciúma é 5º...busca o G-4, possui 16 pontos e 59,3% de aproveitamento em sua campanha. O torcedor e leitor deve lembrar que, antes da partida com o Sampaio Corrêa, há duas rodadas atrás, a projeção era idêntica. Só que, desta feita, o Criciúma vai jogar no seu “chão”...onde se torna muito forte e com comportamento bem diferente dos confrontos longe de casa! Então...é meio óbvio apostar no Tigre diante de uma situação como esta! No seu campo, vem de vitória expressiva sobre o Bahia, tem time mais qualificado, está melhor posicionado na tabela e suas pretensões são de ficar no G-4 ou no máximo possível perto dele!! Certo??

No Criciúma, Roberto Cavalo não esquentou muito a cabeça pra confirmar Hélio Paraíba como substituto de Gustavo, suspenso. Até porque, o ex-Guarani, de Palhoça, prestou assistência e fez um gol no jogo com o Bahia. Nas demais posições, a idéia de Cavalo é manter os mesmos jogadores que começaram a partida de terça passada(14). Correto o treinador tricolor? No meu entendimento, gostaria de ver novamente Niltinho na lateral, apesar de reconhecer as qualidades de Marlon...este que voltou recentemente após período machucado. No meio, Juninho virou “banco de luxo”; e, Élvis precisa voltar a jogar melhor futebol!! Suas últimas atuações, de certa forma, nos deixam a impressão que, se continuar caindo de produção...irá perder a titularidade!! Sobre o Tupi...o técnico é Estevam Soares e, no grupo conheço bem a dupla de ataque que pode ser confirmada pra enfrentar o Criciúma: Thiago Silvy e Giancarlo, ambos com passagens pelo Criciúma. Além deles, o plantel da equipe juiz-forense tem o volante Jataí, que já atuou no Atlético Mineiro...jogador de razoável qualidade; e, o zagueiro Bruno Costa que jogou no Joinville em duas temporadas(2.013/14) e vem sendo usado na lateral-esquerda. Pelo menos estes...os mais conhecidos!

Dando uma “passada” nos outros clubes de Santa Catarina que disputam as competições nacionais...a maior “bronca” tem o Figueirense! Apesar de jogar em casa, enfrentará o líder Internacional que abriu três pontos sobre o 2º colocado na classificação da Série A. E...o alvi-negro do Esxtreito necessita de muita atenção porque tem só um ponto a mais de quem abre a zona do rebaixamento!! Já a Chapecoense, estará em Salvador pra pegar o Vitória. Jogo complicado, mas nada que não possa ser superado pelo bom time de Guto Ferreira! E...tem ainda a Série D, 2ª rodada da 1ª fase. O Brusque tem boas chances diante do Novo Hamburgo, no Augusto Bauer. Entretanto, não dá pra dizer o mesmo de Inter e Metropolitano que têm jogos contra São Paulo, em Rio Grande; e, Ituano, em casa, respectivamente!! Dos 3 catarinenses na Série D...o Brusque se preparou melhor!!

Passarinho Arrepiado e eu ficamos entristecidos com a notícia da morte do sr. Rubén Aguirre, o professor Girafales do seriado mexicano Chaves! Estava com 82 anos e não suportou as complicações em razão de uma pneumonia. Nas montagens acima... prof. Girafales na ativa e, na direita, uma foto mais recente. O Arrepiado e eu somos “fãs de carteirinha” da turma do Chaves! Os episódios da série, mesmo que vistos repetidamente, nos fazem rir muito!! Aliás, humor sadio e pra todas as idades!! É mais um que deixa saudades!! Daqueles atores que começaram a gravar o seriado ainda na década de 70, já “se foram”...Ramón Valdés, o “sêo” Madruga; Angelines Fernández...a d. Clotilde; e o próprio Chaves, interpretado pelo ator Roberto Bolaños. Vivos...estão Carlos Villagran, o Kiko; Maria Antonieta De Las Nieves, a Chiquinha; Edgar Vivar, o sr. Barriga; e...a d. Florinda, que na vida real trata-se da viúva de Roberto Bolaños, o Chaves. O nome de d. Florinda é Florinda Méza de Gomez Bolaños. Simples...assim!!

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Ninguém mais respeita a CBF!!

O presidente do Corínthians, Roberto de Andrade, esculachou os dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol por causa da investida sobre o técnico Tite. Segundo o dirigente corinthiano, ninguém o procurou antes de conversar com o próprio treinador! A CBF se defende dizendo que várias ligações foram feitas, mensagens e emails enviados e, como não obteve nenhum retorno, então...contato direto com o profissional!! Roberto de Andrade chegou a dizer que “Tite merece a Seleção; mas...nem Seleção, muito menos CBF merecem Tite”!! Declaração contundente e que, na minha opinião, revela bem o que pensam a maioria dos presidentes e comandantes de clubes espalhados pelo País. Alguns, com toda certeza, têm medo de expôr seus pensamentos temendo represália ou algo parecido. Como Roberto de Andrade(foto abaixo) preside um clube que é considerado o mais influente no contexto do futebol brasileiro...”soltou o verbo”!!
Lamento, entretanto, a forma como tudo vem sendo conduzido no nosso futebol! A começar pelos clubes que, na sua grande maioria, estão falidos!! Devem impostos, obrigações trabalhistas e boa parte deles já até “pegou” verba antecipada da televisão pra poder se manter!! Quanto à Seleção Brasileira principal...ora bolas!! Desde que me entendo por gente e acompanhando tudo o que envolve a “bola” do Brasil, este é o pior momento dos últimos 50 anos...talvez de toda a história!! O que não vi, li e chego a conclusão de que nem quando perdemos o Mundial de 50, jogando em casa; o vexame da Copa de 1.966...eliminada ainda na 1ª etapa; ou de 1.974...quando, sem Pelé, fomos “engolidos” pelo carrossel holandês! Tem ainda a frustração de 1.982, as decepções de 86 e 90...e, claro, o “inesquecível” 7 a 1 de 2.014!! Masss...em nenhuma condição ou instante citados sentimos tanta vergonha quanto a que estamos vivenciando nos dias atuais!! Depois da Copa no Brasil imaginei que algo prático e com solução imediata fosse feito!! Que nada... ”necadipitibiriba”!!! Veio a Copa América, no Chile; as Eliminatórias; e, por último, a Copa América do Centenário, nos Estados Unidos...e a Seleção “Canarinho” continuou sendo humilhada!!
Reitero meu pensamento em relação a uma varredura geral em quem manda na CBF!! Os caras que lá estão são corruptos e já provaram, cada um, sua incompetência!! Insisto que a troca no comando técnico, saindo Dunga e entrando Tite, pode ser apenas uma solução paliativa! De qualquer modo, Tite é quase uma unanimidade junto a torcedores, crítica especializada e até entre os próprios jogadores! E...a forma de trabalhar que conhecemos do ex-Corínthians não deixa dúvidas de que, dentro de campo, as coisas podem ser diferentes!! Tite tem um estilo de jogo e consegue cativar o grupo pelo qual é responsável!! Importante frisar, contudo, que o novo técnico da Seleção Brasileira terá pela frente o maior desafio de sua vida profissional!! O respeito ao futebol nacional precisa e deve ser resgatado! Não dá pra exigir uma mudança radical de comportamento de uma hora pra outra! Masss...com certeza, está depositada na nova comissão técnica uma grande esperança de que a Seleção Brasileira pare de envergonhar um país que continua sendo apaixonado por futebol!! Aguardemos...com muita expectativa!!

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Homenagem pra quem foi um craque no Criciúma!!

Esteve completando 53 anos de idade nesta quarta-feira(15/06). Na foto ao lado, com Roberto Cavalo...nos áureos tempos de grandes vitórias no Criciúma e, acima, com mais de “meio século” de vida!! Hoje trabalha nas categorias de base do próprio Clube...é técnico do time sub-20. Me refiro ao cidadão Vitalino Adolfo Barzotto, gaúcho de Tapera(RS), o popularíssimo Grizzo!! Chegou no Heriberto Hülse em 1.988, ano em que o Criciúma não faria boa campanha no Campeonato Estadual e, no fim da temporada, sentiria o sabor amargo de um descenso na então Copa União! Mas, participou do processo de reestruturação que levou o Tigre ao tri-campeonato estadual: 1.989, 90 e 91. Obviamente que jogou e muito na campanha vitoriosa da Copa do Brasil e na Taça Libertadores, em 92. Nesse mesmo ano, foi negociado com o Bahia e, desde então, o Criciúma nunca teve jogadores do tipo “camisa 10” com a qualidade de Grizzo! Ele mesmo conta até hoje que o futebol de salão, o futsal dos dias atuais, lhe ensinou muito!! Sua habilidade e dribles curtos Grizzo “herdou” das quadras! Eu diria que jogou “na época errada”! Com certeza, no futebol de hoje teria grande destaque!! Grizzo atuou em 9 clubes. Desde o início de carreira...pela ordem, Pato Branco, Joinville, Colorado, Criciúma, Bahia, Hercílio Luz, Ponte Preta, Avaí e Passo Fundo. No Criciúma foram quase 233 jogos e, segundo dados, 48 gols marcados. Poucos tinham a perspicácia e inteligência para encontrar um companheiro melhor colocado e então deixá-lo na “cara do gol”!! Em tempo...aqui da coluna e do Passarinho Arrepiado, parabéns Grizzo!! Merece...com “estrelinha”...!!

A Confederação Brasileira de Futebol está confirmando o sr. Adenor Leonardo Bacchi, 55 anos(foto ao lado com crédito para o globo.com), o Tite, como substituto de Dunga no comando técnico da Seleção Brasileira principal. Ao mesmo tempo, também há a informação de que Rogério Micale será o treinador para dirigir a equipe olímpica que representará o País nos jogos do Rio, em agosto. Sobre a saída de Dunga e a entrada de Tite...entendo que o presidente Marco Polo Del Nero e seus pares de diretoria na CBF estão tentando amenizar uma situação que há algum tempo vem incomodando muito quem gosta do futebol brasileiro. O agora ex-Corínthians, Tite, é quase uma unanimidade nacional e, de certa forma, as questões envolvendo os maiores problemas que cercam a CBF e seus comandantes ficarão momentaneamente em segundo plano...meio que de lado, entenderam?? Ou seja, todas as atenções agora estarão voltadas pro que pode fazer Tite como uma espécie de “salvador da pátria”!! Assim, todo o “lamaçal” em que estão metidos dirigentes e a própria entidade CBF...ficam pra mais tarde...depois...!!!

Sobre Rogério Micale, cidadão baiano, 47 anos...é bom lembrar que ele conhece bem o futebol de Santa Catarina! Por aqui trabalhou durante duas temporadas no Marcílio Dias, em 2.001 e 2.002; além de mais 4 anos no Figueirense...clube onde conquistou a Taça São Paulo de Juniores, em 2.008. Entendo que ele, sim, é o “cara” pra comandar a seleção sub-23 nas Olimpíadas!! Foi ele quem esteve à frente em toda a fase de preparação, viu os jogadores mais de perto e, com certeza, sob o ponto de vista técnico, tem conhecimento à altura pra desenvolver bom trabalho! Vou torcer pra ambos, Tite e Micale! Masss...continuo afirmando que pra mudar verdadeiramente o futebol no Brasil precisa, com certeza, trocar os nomes de quem manda...!!!

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Virada do Tigre...com garra e raça!!

A história se repetiu e, jogando no Heriberto Hülse, realmente o Tigre mostra suas garras, pressiona o adversário e, na gana, na vontade, na raça e com o apoio da torcida...conquistou uma vitória muito importante dentro do Campeonato Brasileiro da Série B! O Criciúma esteve duas vezes atrás no placar, um pênalte desperdiçado e outro não marcado por uma arbitragem meio confusa! Fatores que acabam prejudicando o bom rendimento de qualquer equipe dentro de campo. Pois...com esses ingredientes, entre outros, o Criciúma ganhou de virada, 3 a 2, e... convenhamos, poderia ter sido até mais!! Mesmo assim, entendo que o futebol apresentado pelo Bahia valorizou muito o resultado obtido pelo Criciúma!! O time treinado por Doriva tem virtudes e jogadores de qualidade como o goleiro Marcelo Lomba, o lateral Tinga, o volante Feijão, além do meia Renato Cajá e dos atacantes Hernâne e Thiago Ribeiro. Masss...a auto-confiança do Criciúma, em casa, tem sido fator determinante para as vitórias alcançadas na competição, até aqui.
Sobre o placar e o andamento da partida...a defesa do Criciúma “parou” esperando marcação de impedimento que não existiu! Danilo Pires, meia baiano recebeu livre dentro da área, pela direita, e cruzou rasteiro para a conclusão fatal de Hernâne. O Criciúma foi pro vestiário com a derrota parcial e, na 2ª etapa, o jogo ganharia bem mais em movimentação e emoção!! Hélio Paraíba que havia entrado em lugar de Roberto, cruzou pra finalização de Gustavo...vencendo o goleiro do Bahia. Um minuto depois, Moisés, lateral do tricolor da “boa terra”, avançou pela esquerda e, perto da linha de fundo bateu forte, cruzado, e o goleiro Luiz “aceitou”!! Uma verdadeira ducha de água fria em quem imaginava a reação do Tigre! Mas, aos 30 minutos, Gustavo...de cabeça, igualou o placar novamente após cruzamento de Juninho. Aos 32, falta penal assinalada sem contestação do Bahia porque a bola visivelmente bateu na mão do lateral Tinga. Entretanto, Élvis bateu mal e perdeu a primeira oportunidade de virar o placar! A 37 minutos...contudo, depois de bola levantada na área, o zagueiro Raphael Silva foi bater de primeira e a bola encontrou a cabeça de Hélio Paraíba que, assim, decretou os 3 a 2 e a confirmação dos 100% de aproveitamento do Criciúma...DENTRO DE CASA!!!

Luiz errou feio no 2º gol baiano! Talvez estivesse esperando um cruzamento. Mesmo assim, falha clara, inclusive, por ele mesmo reconhecida!! Nota 4. Ezequiel manteve a média de bom futebol...bom jogo! Perdeu um gol que “não se perde”!! Masss...foi sempre ao apoio e importante pra virada! Nota 7. Raphael Silva teve bastante trabalho com o tal de “Brocador”...atacante nove do Bahia. Foi decisivo na vitória porque, de seu pé esquerdo, saiu o “passe” pra finalização de Hélio Paraíba. Nota 7. Nathân foi quem não saiu pra adiantar a linha de zaga e provocar o impedimento no 1º gol do Bahia! Ficou, “cochilou” e deu condições pra penetração do meia Danilo Pires que fez a jogada. Nem por isso merece ser criticado! Em outros lances mostrou maior segurança. Nota 6. Outro 6 pro lateral Marlon que sentiu a alta intensidade do jogo...ele que retornou após período no D. M. Barreto, errando passes, não fez bom 1º tempo e acabou substituído. Nota 5. Entrou Juninho em seu lugar que deu maior movimentação ao setor de armação. Nota 7. Com dribles e bons passes...sendo quem “carrega o piano” no meio-campo, Douglas Moreira foi o melhor do Criciúma! Nota 8. Élvis, outra vez, comprometido...muita vontade, mas seu futebol tem sofrido alguma queda em relação ao que ele próprio já mostrou por aqui! Já é a 3ª penalidade máxima desperdiçada por Élvis no Criciúma!! Nota 5. Mais um 5 pro atacante Roberto que, também tem elevado espírito de luta...mas, diante do Bahia, pouco produziu! Gustavo é outro que merece nota 8 pelos gols e por sua boa movimentação entre os bons zagueiros do Bahia. Quanto a Niltinho...se mexeu bastante e procurou usar o que tem de melhor: os dribles em velocidade!! Nota 7. Só que, faço uma ressalva em relação a seu aproveitamento: entendo que se deu melhor quando atuou na lateral! Foram usados, ainda, Hélio Paraíba que, pela entrega, “parceria” com Gustavo e o fato de ter marcado o gol da vitória...nota 7; e João Afonso, já no finalzinho, sem tempo pra mostrar algo mais expressivo. Em relação ao técnico Roberto Cavalo...dentro do que penso, João Afonso merecia ter continuado como titular em razão das irregularidades de Barreto. Acho que houve equívoco de Cavalo. Masss...há de se ressaltar que as alterações efetuadas durante o jogo surtiram o efeito desejado e o time em si não desistiu em nenhum momento de buscar a vitória! Nota 7 pro treinador tricolor!! Segue o “barco”...e, sábado, tem o Tupi, de novo, na casa tricolor!!

terça-feira, 14 de junho de 2016

Dunga é só um “pneu que ta furado”!!

Ora bolas...não adianta apenas trocar o treinador para que o futebol brasileiro volte a ser temido e respeitado pelos adversários!! Dunga é apenas peça de uma engrenagem que está toda danificada!! A forma de conduzir e dirigir o produto futebol no Brasil está ultrapassada e o pior...ou seja, é comandado por pessoas que estão metidas num lamaçal de corrupções e irregularidades quase sem fim!! Resguardadas a importância de cada uma das competições e o nível dos adversários, o vexame na Copa América do Centenário tem semelhanças com o que ocorreu há dois anos e os 7 a 1 diante da Alemanha!! É preciso uma intervenção urgente para que o futebol brasileiro reconquiste credibilidade...interna e externa! A Confederação Brasileira de Futebol necessita hoje...agora...de uma varredura geral!! Chego a dizer que Gilmar Rinaldi, Dunga...demais integrantes da comissão técnica principal e os atletas são os menos culpados!! Falta seriedade, atitude e competência a quem se diz dirigente!! Marco Polo Del Nero e sua “trupe”....todos têm que sair!! Alguém que tenha poder e um pouco de dignidade teria que agir afim de que a “limpeza” comece por cima!! Quem?? Ex-jogadores da própria Seleção, tipo Zico, Romário, Ronaldo, Pelé...enfim, gente que entre lá e trabalhe pelo futebol na sua essência!! Políticos?? Não!! De preferência...que fiquem bem longe da CBF!! Treinadores e profissionais diretamente ligados ao aspecto técnico mesmo, também poderiam fazer parte de uma comissão a ser formada com o intuito de, verdadeiramente, salvar o futebol brasileiro!! Difícil, na prática?? Com certeza!! É preciso mudar a legislação vigente, o que convenhamos, é algo bastante complexo!! Masss...que alguma coisa precisa ser feita, não tenho NENHUMA dúvida...!!!

O Criciúma vai pra mais um jogo em casa...aliás, dois, onde volta a velha máxima de que, pelo fato de jogar em seu estádio, se vê na obrigação de ganhar ambas as partidas. Diante do que temos visto e observado já sabemos que os problemas não estão no aconchegante Heriberto Hülse! A coisa fica feia quando passa da Polícia Rodoviária do bairro Liri, em Içara!! Em Florianópolis, alguns “manezinhos” dizem que o Avaí, quando em má fase, “passando da ponte não ganha de ninguém”! Pois...o Tigre tem mostrado já há algum tempo que jogar bem e vencer fora de casa é algo “quase impossível”!! Em continuando assim, ganha do Bahia e do Tupi, os próximos adversários; depois perde do Vila Nova...porque o jogo será em Goiânia; vence o Bragantino; derrota pro Atlético e pro Londrina; ganha do Luverdense; perde do Ceará; vitória sobre o Paraná; outra derrota...desta feita pro Vasco; e, ganha do Payssandu...fechando o turno. Como já tem 13 pontos e é o sexto colocado, soma mais 18 e totaliza 31 pontos!! Mesmo não sendo “expert” em matemática, dá pra projetar campanha tranqüila pra quem quer se manter na Série B pro ano que vem! Talvez ficando ali na 7ª ou 8ª posição na tabela!! Acesso?? Não!! Com o que tem feito e apresentado, FORA DE CASA, o Criciúma não sobe!! É preciso mais...!! Mais futebol, menos covardia, mais ousadia, menos chances desperdiçadas, mais qualidade, menos passes errados, e...mais atitude...se é que Jaime Dal Farra, Roberto Cavalo e cia. pensam realmente em fazer o Tigre retornar pra Série A!!

domingo, 12 de junho de 2016

Mais um “morto ressuscitado”...!!

Novamente o Criciúma decepcionou fora de casa, mostrou-se um time absolutamente covarde e acabou sucumbindo perante o adversário que, até então, não havia vencido nenhuma partida no Campeonato Brasileiro. E...com todo o respeito que merece qualquer equipe disposta em campo porque, afinal, todas brigam por objetivos numa competição como a Série B! Massss...o Sampaio Corrêa é muito limitado!! O leitor observa e já “pula” dizendo: Llimitado, mas ganhou do Criciúma!”. Sim, ganhou porque nós estamos “carecas” de saber o comportamento do Tigre fora de casa!! Bem que eu poderia pegar algumas frases da postagem pós-jogo com o CRB ou diante do Oeste e “colar” aqui!! Caramba...chega a ser irritante e ao mesmo tempo deprimente assistir o Criciúma quando este atua longe do estádio Heriberto Hülse!! E, importante frisar que não é de hoje! Isso vem de anos, independentemente do torneio em disputa! Continuando assim, bom aproveitamento em casa e “queimando o filme” fora...dá pra projetar uma campanha de permanência na Série B, sem riscos de descenso!! Acesso?? Assim?? Nem sonhando!!
                    Atacante Edgar comemora gol sobre o Criciúma.

Na derrota contra o Sampaio Corrêa, nesta sexta-feira(10), o Criciúma...de novo foi um time que se dispôs em campo de uma forma muito recuada...bem atrás mesmo!! Ora bolas...era o 5º colocado contra o último, dono da pior defesa e que só havia conquistado um ponto!! Sei que é de costume as equipes pressionarem os adversários quando jogam em seus estádios. Era de se esperar tal comportamento do Sampaio Corrêa. Só que o Criciúma, por se tratar de um time com maiores ambições no campeonato, deveria ter outra atitude!! Entretanto, não vimos nada disso!! O Criciúma começou esperando o Sampaio...como, aliás, sempre faz no campo do inimigo!! Sem ser brilhante...sem apresentar absolutamente NADA de especial, o Sampaio “achou” um gol ainda na 1ª etapa em chute do atacante Edgar, do bico esquerdo da grande área. Bola bem colocada, em curva, tirando chance de defesa do goleiro Luiz. Depois do gol sofrido, o time maranhense foi se encolhendo...manteve o mesmo comportamento no tempo final e, contra um Criciúma mais ofensivo...só que sem inspiração, conquistou sua primeira vitória no Brasileiro da Série B! Simples assim...!!

Luiz tomou o gol...sem culpa, e não teve mais outro momento em que fosse ameaçado pelo ataque adversário. Nota 6. Ezequiel procurou o ataque sem conseguir realizar boas jogadas como em jogos recentes. Nota 5. Raphael Silva...sabe defender, marca com eficiência. A coisa complica quando tem que sair jogando com a bola dominada! Ele não sabe!! Isso, por sinal, fica mais evidenciado fora de casa quando o Criciúma joga com a “bunda lá atrás” e é pressionado pelo adversário!! Nota 5. Com um pouco mais de qualidade, Nathan soube passar e até arriscou algumas subidas à área do Sampaio. Nota 6. Niltinho foi um dos poucos que procurou atacar com insistência, pela esquerda, sempre procurando a individualidade. Nota 7. No meio, João Afonso, “cercou” aqui e ali...sem obter o mesmo desempenho do jogo anterior quando foi um dos melhores em campo, contra o Brasil. Com a ausência de Douglas Moreira, ficou sobrecarregado!! Nota 5. Ricardinho, apesar da boa vontade, ainda não conseguiu justificar a preferência que tem do técnico Roberto Cavalo! Volante comum que fica “plantado” o tempo todo, sem produzir pros meias e atacantes! Nota 4. Juninho apareceu pouco e foi substituído ainda no intervalo, por Alex Maranhão que, pelo menos, deu mostras que busca um lugar “ao sol” no time titular!! Chutou a gol e procurou estar à frente nas jogadas de bola parada. Nota 4 pra Juninho e 6 pra Alex Maranhão. Élvis...já é o 3º jogo consecutivo que “fica devendo”!! Sabe jogar...por isso espero bem mais dele!! Nota 4. Gabriel Leite tem sido jogador de “2º tempo” e pouco rende, objetivamente! Arrisca jogadas individuais que, quase sempre, não dão certo!! Nota 4. No ataque, Roberto foi bastante esforçado e até conseguiu algumas jogadas de linha de fundo que não foram aproveitadas por Gustavo. Nota 6. Aliás, com relação ao “nove” do Tigre e Hélio Paraíba, que entrou em lugar de Niltinho, cansado, os dois tiveram uma  oportunidade de cada pra marcar.  Mas, em ambas, observamos boas defesas do goleiro Rodrigo Ramos. Nota 5 pra Gustavo e 4 pra Hélio Paraíba. E, sobre o técnico Roberto Cavalo...como responsável maior pela produtividade do time por ser seu comandante, continua com a sina de ver o Criciúma atuando razoavelmente bem em casa e, as vezes, sendo horroroso em jogos fora!! Assim, nota alta no H. Hülse e baixa ...longe dali: 4 pro treinador tricolor!