sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Quanta reclamação do VAR...!! E, por que os árbitros de futebol são “intocáveis”?????

Mas, o sistema empregado para arbitragem de vídeo veio pra aprimorar os serviços prestados pela “turma do apito” ou atrapalhar o trabalho dela?? Pelo visto, até agora, claro que há bem mais acertos do que erros!! Só que, dentro do que penso, o tal VAR tem contribuído, infelizmente, para que algumas polêmicas sejam escancaradas!! A situação mais recente se verificou nesta semana com o pênalti não marcado a favor do Grêmio, em partida diante do Atlético-PR, por uma das semifinais da Copa do Brasil. Quem viu o lance pela TV ficou com a nítida certeza de que a bola bateu na mão do zagueiro Wellington, dentro da área, após cabeçada de Pedro Geromel!
Caramba...o braço direito do jogador atleticano estava aberto, a bola ia em direção ao gol, o árbitro central estava próximo do lance, tem o bandeirinha pra auxiliá-lo e com todos os recursos oferecidos pelo VAR e, mesmo assim, com tudo isso...Wágner Magalhães “optou” por não marcar a penalidade!! Vale frisar que o lance aconteceu a quatro minutos de jogo quando o placar ainda era zero a zero! Refresco a memória do leitor e blogueiro que o Grêmio havia vencido o jogo de ida por 2 a 0 e um gol logo no início, jogando fora de casa, poderia dar outro encaminhamento ao confronto!! Alguém que está lendo pode pensar que eu estava torcendo pelo Grêmio, por isso a “choradeira”! Não! Em absoluto! Só procuro prezar sempre por um bom trabalho de todos os envolvidos no futebol que é, obviamente, meu esporte predileto!!
Aliás, ainda em cima do assunto exposto nesta postagem, quem acompanha meus comentários ou manifestações em redes sociais, sabe que me intriga muito o fato de árbitro de futebol, bandeirinha, delegado de jogo...enfim, o pessoal do “apito” não conceder entrevistas, comumente, como ocorre com jogadores, técnicos e dirigentes!! Por que árbitro de futebol tem que ser “intocável”?? Se os outros participantes de competição “x” são, praticamente, obrigados a falar...a explicar os motivos de tal escalação, por que perdeu esse ou aquele gol, marcou mal, deixou passar um “frango”, contratou errado...por que “raios” as pessoas que “mexem” com arbitragem são “blindados”??? Ah se eu mandasse...!!!

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Criciúma não tem time pra jogar com três atacantes!

O Criciúma jogou um pouquinho mais do que a Ponte Preta. Só que esbarrou na boa atuação do goleiro adversário! Não foi uma pressão do tipo avassaladora! Mas, até que merecia ter vencido o jogo diante da “macaca”! Afinal, ficou mais com a bola e, através de cruzamentos pra área, conseguiu algumas boas oportunidades de chegar ao gol. Contudo, as defesas do goleiro Ygor impediram que o Tigre conquistasse sua primeira vitória após mudança na comissão técnica. Inclusive, lá se vão dois jogos e dois empates em zero a zero: Cuiabá, no Mato Grosso; e, Ponte Preta, em casa. Aliás, sobre Waguinho Dias, as primeiras impressões sobre o trabalho do novo treinador, pelo menos na minha opinião, indicam um profissional esforçado...com muita vontade em levar seu time pro melhor possível dentro da competição! Mas, até em suas declarações e atitudes na hora de uma mexida no time, demonstrando certa inexperiência.
Waguinho disse, após o jogo, que “esperava mais da Ponte Preta”! Palavras ingênuas...!! E, na forma de jogar, expor o Criciúma com três atacantes, é algo que já foi tentado por técnicos passados e nunca deu certo!! Caramba...foram escalados três jogadores lentos no meio: Liel, Wesley e Daniel Costa! Além disso, o “coitado” do Léo Gamaho saía toda hora da área pra tentar buscar a bola, justamente porque ela não chega lá onde deveria chegar!! E ainda tem as situações de Maicon, bom tecnicamente, contudo sem a mesma força de outrora; e, Marlon, que também é lento e ainda por cima cansou na metade do 2º tempo! Desta forma, restou ao Criciúma “dominar” o setor de defesa com Luiz, Sandro e Derlan; e, esperar que a velocidade de Reinaldo e Vinícius pudesse “resolver” no setor de frente!!
O meia Eduardo, claramente, fez muita falta em razão de lesão muscular! Insisto que times com plantel sem melhor qualificação técnica como o Criciúma e com jogadores mais  “velhinhos” e “lerdos”, principalmente no meio, fica difícil alcançar maior intensidade de jogo! A Série B vai passando e a maioria dos times participantes vai buscando melhorar de produtividade! Há muita pegada, todos voltam pra recompor o sistema de marcação...o que dificulta cada vez mais a ação ofensiva adversária! Sendo assim, segue a luta que, com certeza, será para evitar o rebaixamento e “brigar” pra ficar, ao menos, no meio da tabela!!

domingo, 1 de setembro de 2019

Obrigação constante de vencer!

Independentemente de almejar “só” ficar na Série B ou continuar sonhando com possibilidade de subir pra Série A do Campeonato Brasileiro, o Criciúma vai precisar continuar tentando buscar vitórias. Até porque, é importante frisar que, ao final do torneio, se repetir a campanha do 1º turno quando fez 21 pontos, somará 42 e não dá pra garantir que escapará do rebaixamento! Só pra lembrar, o Oeste foi o 16º colocado em 2.018 e atingiu 46 pontos. O Criciúma fez um a mais, ocupando a 14ª posição. Então, é uma questão matemática e, contra números, não há contestação! Mesmo levando-se em conta de que cada campeonato tem sua peculiaridade!

Desta forma, o jogo contra a Ponte Preta é mais uma “decisão”! Primeiro em razão de o Criciúma ainda estar próximo do Z-4; e, em segundo, por uma questão óbvia de querer subir na tabela. Ainda sobre comparativos com a Série B do ano passado, o quarto colocado que subiu, no caso, o Goiás, conquistou 60 pontos. Simplificando, com os 21 que fez na primeira metade do torneio este ano, o Criciúma terá de realizar uma campanha idêntica a do Bragantino, agora, no returno! Isso, considerando-se que há, no Clube, objetivo de acesso!! E, vale frisar que todos os clubes acabam tendo maior atenção para que suas respectivas metas sejam alcançadas!! Isso significa aumento de dificuldades pra todos e, quem for mais competente, poderá se dar melhor quando findar a competição!!

A postagem está sendo feita na tarde deste domingo(01) e a partida contra a Ponte é na terça(03). Não sei o que está preparando o técnico Waguinho Dias. Contudo, é sabido por todos que a qualidade do plantel do Criciúma não permite formação com três atacantes! Fechar a “casinha” não significa se retrancar e, muito menos, ser covarde!! Mas, sim, trabalhar com a realidade do que tem!! O mais “tradicional” 4-4-2 é o formato tático melhor adequado para as atuais condições do Criciúma! Já que alguns titulares descansaram ou foram poupados na rodada passada, é possível que o time entre em campo um pouco mais “arrumadinho” perante a “macaca campineira”!!